Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira: Folião prestigia ensaio dos blocos, sem animação


Lenha na Fogueira: Folião prestigia ensaio dos blocos, sem animação - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira


O Ministério da Cidadania prorrogou, até 17 de fevereiro, consulta pública para a elaboração de novo decreto do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), órgão responsável por propor a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no Brasil. Qualquer pessoa pode participar. As contribuições devem ser feitas na plataforma digital do CNPC.

*********

Os interessados em participar devem fazer o cadastro no ID da Cultura, colocando nome, e-mail e CPF (veja o passo a passo). Em seguida, na página da consulta, o participante cadastrado poderá inserir comentários com proposições de alteração ao texto em cada parágrafo da minuta do decreto.

***********

Segundo a secretária de Diversidade Cultural da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Magali Moura, o objetivo é ter um CNPC mais ágil, que fortaleça o Sistema Nacional de Cultura, com representatividade da sociedade civil por meio dos Conselhos dos Estados e Municípios e das entidades dos setores culturais, com paridade entre poder público e sociedade civil. “Além disso, levamos em conta as dimensões simbólica, cidadã e econômica da cultura, tendo a multissetorialidade como critério orientador, com vistas ao debate de políticas públicas transversais e também específicas”, afirma.

***********

A Secretaria da Diversidade Cultural coordenou o Grupo de Trabalho responsável por elaborar o decreto do CNPC, instituído em agosto de 2018, que teve em suas composições representantes das secretarias e entidades vinculadas à Secretaria Especial da Cultura, da Confederação Nacional dos Municípios, da Secretaria de Cultura do DF, do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura dos Estados e do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, entre outros.

***********

Composição do CNPC – A atual composição e o funcionamento do CNPC foram estabelecidos pelo Decreto nº 5.520/2005 e passou por duas atualizações, por meio da edição do Decreto nº 6.973, de 07 de outubro de 2009, e do Decreto nº 8.611, de 21 de dezembro de 2015.

**********

O Conselho é composto por: I Plenário, II Comitê de Integração de Políticas Culturais, III) Conferência Nacional de Cultura, IV) Comissões Temáticas ou Grupos de Trabalho e V) Colegiados Setoriais de áreas técnico-artísticas e de patrimônio. Sua estrutura fixa envolve mais de 600 pessoas, sendo os 540 integrantes dos Colegiados Setoriais, entre titulares e suplentes, escolhidos em processo eleitoral nacional. O Plenário do CNPC é composto por 76 integrantes, entre representantes do poder público federal, estadual e municipal, da sociedade civil e convidados, com mandato de dois anos. Mais informações: cnpc@cultura.gov.br.

*************

Ta vendo aí superintendente Jobson, o senhor como membro do Conselho como Gestor Estadual de Cultura, deveria promover reunião com a categoria para orientá-la como postar sugestão para o Novo Decreto do Conselho que será levado a câmara alta para discussão, aprovação e quem sabe entrar em vigor o mais rápido possível. É o CNPC quem coordena a cultura no Brasil.

***********

A participação de todos nós nesse movimento é muito importante, por isso, mesmo que o governo não se manifeste a favor ou contra, nós enquanto produtores culturais, não podemos cruzar os braços.

*******

Aliás, nunca mais ouvi falar no PROCULTURA. Cadê o Rômulo Pacífico, a Marcelle, Marcela Bonfim etc, e todo o povo, não foram mais atrás da emenda que altera o valor do repasse do governo estadual para o Fundo de Cultura que está pra ser votado desde o ano passado.

********

Aliás nunca mais se manifestaram! Foi só fogo de palha?


Folião prestigia ensaio dos blocos, sem animação


A coordenação dos ensaios dos blocos de trio elétrico, ficou preocupada com a falta de animação que reinou durante as mais de três horas de ensaio, “Parece que o povo estava acostumado com os ensaios do Galo da M eia Noite cujo repertório era recheado de marchinhas e quando viu no palco, bandas que pendem mais para o ritmo do forró, ficou inibido”, disse o senhor Grandes que apesar de estar animado, brincando carnaval, não gostou da falta de maior participação dos foliões no meio do Calçadão Manelão dançando carnaval.

A festa que conta com o apoio da cervejaria Cristal teve como atrações as Bandas Café com Leite e a SD Banda que tocaram até quase duas horas da madrugada. Não podemos dizer que a praça Getúlio Vargas estava com pouca gente, muito pelo contrário estava repleta de foliões, em especial do pessoal do bloco Furacão da Zona Sul. “O que faltou foi mais participação desse público brincando carnaval”, lamentou a dona Ana Maria Gonzaga carnavalescas das melhores acostumadas a brincar nos ensaios do Galo.

Eudes Claudino responsável pela coordenação por parte da Funcultural de Porto Velho, disse a nossa reportagem que o próximo sábado dia 9, está providenciando a contratação de uma Banda que tenha instrumento de sopro. “Não tenho dúvida que música de carnaval tem quer ser executada por instrumentos de sopro, tem mais animação”, disse Eudes.

Eudes lembrou que o público prestigiou o evento, pois que foi ou passou pelo Marcado Cultural na noite de sábado pode constatar o que estou dizendo


No próximo sábado acontece o último ensaio no Mercado Cultural uma vez que a no dia 16 o espaço vaia abrigar o Baile Municipal e a entrega da chave da cidade pelo p´refeito Hildon Cahaves a Sua Majestade Rei Momo 1 º e Único e sua Corte que em seguida abre oficialmente o carnavaçl de Porto Velho.


Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos prestigiaram evento do Bloco Leva Eu


Com a sede da rua Ananias literalmente lotada, o Bloco Leva Eu, realizou seu segundo ensaio servido saborosa Feijoada preparada pela equipe do Marcio Terço com o grupo de samba da escola Acadêmicos da Zona Leste tocando em sua maioria samba de raiz, os carnavalescos brincavam carnaval no espaço que fiou pequeno para tanta gente. O presidente rer honra e fundador do bloco Vava, recebeu na sede da sua entidade, representantes da diretoria da Banda do Vai Quem Quer na pessoa da rainha Sicilia Andrade a Siça, do bloco Us Dy Phora como Bosco Siqueira; diretoria da escola de samba Os Diplomatas e Diretoria da Escola de Samba Acadêmicos do São João Bastista., além de autoridades como foi o caso do deputado estadual Sargento Eyder Brasil.


Desfile em 2019

Comemorando 8 anos de atividades carnavalescas, o Leva Eu que tem a frente o carnavalesco Vavá, vai se apresentar no dia 8 de março, sexta feira, após o carnaval oficial. O bloco que em seu primeiro ano desfilou pelo CarnaLeste na avenida Mamoré na Zona Leste e logo depois, passou a se presentar no circuito da avenida Jatuarana. No carnaval deste ano de 2019, o bloco passa a desfilar no circuito Pinheiro Machado também conhecido como “Circuito Caiari”.

Para sua estreia no Circuito Carnavalesco mais badalado de Porto Velho seu presidente Vavá anuncia: “É com muita alegria no Coração, que o Bloco Leva Eu traz pela primeira vez a Porto Velho – RO a Banda Axé 90 Graus com a participação das atrações Tatau (Ex Araketu); Ninha (Ex Timbalada) e Reinaldinho (Ex Terra Samba). Vamos comemora nossos 8 Anos Com muito Alegria”, anuncia Vavá. Informações: 99325-7476 (watts).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Asfaltão comemora 48 anos  com esquenta da Pura Raça - Ruante, arte do circo e teatro, abre portas - O Pirarucu do Madeira vem aí

Asfaltão comemora 48 anos com esquenta da Pura Raça - Ruante, arte do circo e teatro, abre portas - O Pirarucu do Madeira vem aí

Lenha na FogueiraFaltam apenas oito dias para o bloco mais democrático da Amazônia desfilar pelas ruas do centro de Porto Velho.***********Bloco Pirar

Banda do Vai Quem Quer, Patrimônio Cultural de Porto Velho, sai com 'Tudo junto e misturado'  no desfile de 2019

Banda do Vai Quem Quer, Patrimônio Cultural de Porto Velho, sai com 'Tudo junto e misturado' no desfile de 2019

Com o Memorial Manelão literalmente lotado, apesar da chuva que insistia em cair sobre Porto Velho na manhã de ontem dia 15, a carnavalesca Sicília An

Baile Amarelo de Preto  da escolas Asfaltão na sexta - Bloco Murupi abre sede

Baile Amarelo de Preto da escolas Asfaltão na sexta - Bloco Murupi abre sede

Lenha na FogueiraNo próximo sábado 16, a primeira-dama do município de Porto Velho realiza no Clube da OAB a Feijoada Solidária.**********Ano passado

Lenha na Fogueira: Banda do Vai Quem Quer  promove sorteio em eventos

Lenha na Fogueira: Banda do Vai Quem Quer promove sorteio em eventos

Lenha na FogueiraPor que tantas tragédias em menos de um mês, aconteceram no Brasil?************Mal começamos a esquecer uma, vem outra e mais outra.