Porto Velho (RO) sábado, 7 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira + Ernesto Melo ganha Concurso Samba de Quadra + Festival Do Mar do Caribe à Beira do Madeira


Lenha na Fogueira + Ernesto Melo ganha Concurso Samba de Quadra + Festival Do Mar do Caribe à Beira do Madeira - Gente de Opinião

O sábado foi recheado de eventos culturais em vários segmentos. Tivemos no inicio da tarde, a festa de aniversário dos 61 anos da escola de samba Os Diplomatas que aconteceu na praça São José no bairro Mocambo e apesar de não terem colocado venda de bebidas nem mesmo água, foi muito bem prestigiada pelos sambistas.

**********

O diretor da escola Carlinhos Maracanã justificou a falha na questão da bebida, porque o responsável pelo grupo de samba convidado para animar os presentes, pediu à direção da escola na pessoa do Jair Monteiro, que autorizasse o Grupo a comercializar a bebida, em troca, a escola não precisaria pagar cachê o que foi aceito.

**********

Acontece que o empresário do Grupo esqueceu-se de encomendar a cerveja a Distribuidora e a festa de 61 anos da escola mais antiga de Rondônia, se transformou em FESTA DE CAMELO quer dizer, sem nenhuma bebida, para pelo menos desentalar os legumes do caldo preparado pelo Caula.

**********

Na seca, corremos para a festa da escola de samba Acadêmicos da Zona Leste na Associação do Bairro Esperança da Comunidade e ali sim, a turma estava se deleitando com uma cerva geladinha e muito samba e pagode.

**********

No meio da programação aconteceu a entrega da Comenda Mérito Cultural Bola Sete e Mérito Cultural Marise Castiel aos sambistas Silvio Santos e Ernesto Melo mais o sambista cantor Hudson Mamedes.

**********

Depois aconteceu realmente o Concurso Samba de Quadra que no final, premiou a composição do Ernesto Melo como vencedora.

*********

Acontece que em virtude de muita falação durante a entrega das comendas, o festival objetivo da festa, demorou a começar e em consequência, seu resultado, o que fez com que o compositor Ernesto Melo se ausentasse antes da divulgação do resultado final.

*********

Que dizer, ele só ficou sabendo que foi o vencedor do concurso horas depois, ou seja, quando a festa já havia terminado fazia tempo. Então foi atrás da sua premiação de MIL REAIS.

*********

Como nem tudo são flores, e concurso seja do que for, sempre existem as polêmicas, pois no caso de concurso de samba só um ganha, os demais concorrentes não ganham nem água para repor as lágrimas derramadas.

**********

No caso da Acadêmicos da Zona Leste quem saiu atirando pra tudo quanto era lado, foi o compositor concorrente em parceria com o Beto Cezar Paulinho Santana que é conhecido também como Paulinho Cachaça.

**********

Paulinho postou nas redes sociais: “CONCURSO DE CARTAS MARCADAS” e depois: “Sabe quando vou fazer samba para concurso? Nunca mais, eles não tem o mínimo de respeito para com os compositores”.

*********

Não concordo com meu amigo Paulinho, pois, atuei como jurado no referido Concurso de Samba de Quadra e posso garantir, pelo menos da minha parte, que não houve nenhuma recomendação por parte da direção da escola, que deveríamos eleger esse ou aquele samba.

**********

As pessoas que atuaram como julgadores pelo que sei, não tem parentesco com nenhum dos compositores concorrentes. Ali estavam A Rejane cantora respeitadíssima. Hudson Júnior músico e compositor. Cliuson Torres um agitador cultural do Vale do Guaporé que inclusive dirige a única escola de samba fora de Porto Velho do estado de Rondônia, uma pessoa ilibada e Eu.

*********

Creio que o que os julgadores fizeram, foi escolher com total liberdade o samba que eles acharam melhor. Não era pra você Paulinho, sair atirando pra tudo que era lado, descarregando seu ódio, por sua obra não ter sido a escolhida.

**********

Fica nosso repúdio a atitude do compositor Paulinho Santana em relação ao resultado do Concurso de Samba de Quadra realizado pela escola Acadêmicos da Zona Leste.

**********

O outro evento cultural foi o Festival do Mar do Caribe à Beira do Madeira. que aconteceu no teatro Guaporé e aí sim, uma aula de cultura, que nos proporcionou um final de noite agradável. Parabéns aos organizadores do Festival.

Lenha na Fogueira + Ernesto Melo ganha Concurso Samba de Quadra + Festival Do Mar do Caribe à Beira do Madeira - Gente de Opinião

Ernesto Melo ganha Concurso Samba de Quadra da escola de samba Acadêmicos da Zona Leste 

À tarde de sábado 09, reuniu na Associação “Mãe Esperança”, a nata do samba de Porto Velho que foi prestigiar a disputa dos concorrentes, do Concurso de Samba de Quadra realizado pela escola Acadêmicos da Zona Leste.

Três parcerias se inscreveram e tiveram seus sambas classificados para a disputa final: Ernesto Melo (A Coroa e a Caçamba); Paulinho Cachaça, Marezinho do Engenho e Beto Cezar (A Beleza do Meu Carnaval) e Toninho Tavernard (A Mais Charmosa).

Antes do concurso, a escola serviu feijoada aos que adquiriram convite, enquanto o grupo “Camafeu” fez apresentação recebendo convidados como Orismilde Cabeça, Makumbinha e Toninho Tavernard.

MERITO BOLA SETE E MARISE CASTIEL

 

A Associação Cultural Rio Madeira - ACRM que tem a frente o Antônio Serpa do Amaral Filho – Basinho e o Heitor Almeida em parceria com a Fundação Serpa do Amaral cujo presidente é o historiador Anizinho Gorayeb com a devida licença da direção da escola Verde e Rosa, procedeu homenagem aos sambistas Silvio Santos e Ernesto Melo com a Comenda Mérito Cultural Bola Sete e com a Comenda Mérito Cultural Marise Castiel ao sambista Hudson Mamedes. “O Mérito Cultural Bola Sete homenageia o sambista cuja primeira composição, foi feita ha mais de 50 anos, enquanto o Mérito Marise Castiel presta homenagem aos sambistas compositores, autores de obras com menos de 50 anos”, explicou Heitor Almeida. Enquanto Basinho falou sobre o objetivo da ACRM dentro do Movimento Cultural de Porto Velho Anizinho Gorayeb ficou encarregado de falar sobre a produção cultural dos homenageados e os que dão nome às comendas. Assim, o público presente ficou conhecendo parte da vida do Eliezer dos Santos o Bola Sete e sobre a professora carnavalesca Marise Magalhães Costa Castiel.

 

TROFÉU ALKBAL SODRÉ

A direção da Acadêmicos da Zona Leste leia-se presidente Anne Pablicia Mamedes prestou homenagem, ao produtor musical e maestro José Alkbal Sodré falecido recentemente, dando seu nome, ao troféu entregue a parceria vencedora do Concurso Samba de Quadra.

Alkbal é merecedor de todas as homenagens, pois, dedicou sua vida, a registrar independente de recursos, a produção musical dos autores e compositores de Porto Velho. “É daquelas pessoas que podemos dizer que é pioneira na defesa da nossa cultura musical”, disse Anne.

No final do Concurso Samba de Roda os Jurados: Hudson Junior; Silvio Santos, Cliuson Torres e Rejane classificaram os concorrentes da seguinte maneira: 1° Lugar Ernesto Melo - 154,60.

2° Lugar Paulinho Cachaça - 151,20 e 3° Lugar - Toninho Tavernard – 151,00 Pontos.

A parceria vencedora além do troféu José Alkbal Sodré recebeu MIL REAIS.


Lenha na Fogueira + Ernesto Melo ganha Concurso Samba de Quadra + Festival Do Mar do Caribe à Beira do Madeira - Gente de Opinião

Festival Do Mar do Caribe à Beira do Madeira e o livro da doutora Cledenice Blakman 

O Teatro Guaporé recebeu na noite de sábado 09, grande público que foi prestigiar o 1º Festival Internacional “Do Mar do Caribe à Beira do Madeira” que segundo a direção do Instituto Federal de Educação – IFRO tem como objetivo, criar um registro da culturalidade amazônida regional de Porto Velho, com uma perspectiva internacional e que seja uma tradição cultural portovelhense.

Na realidade, o objetivo maior da noite, foi o lançamento do livro que conta a história do povo Antilhano que em Porto Velho ficou conhecido como “Barbadianos”, uma pesquisa da historiadora Cledenice Blakman que durou aproximadamente 15 anos e que agora, passar a integrar oficialmente a história do surgimento de Porto Velho e desmitifica estórias pejorativas sobre os negros oriundos das Antilhas que vieram trabalhar na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré ou apenas a procura de novos horizontes na promissora cidade que acabara de surgir. “A partir daí, mostramos o quanto os historiadores construíram um ideal de grupos que vieram das Antilhas do Caribe inglês como sendo os barbadianos que vieram somente para trabalhar na Estrada de Ferro Madeira Mamoré e a gente desmistificou todo esse ideário”, comentou Cledenice.

O evento como Festival apresentou performances do Poeta Cordelista Wellinton Vicente; Poeta Mado e apresentação musical do trio formado por descendentes da família Shoknes e as Pastoras da Escola de Samba Asfaltão.


Lenha na Fogueira + Ernesto Melo ganha Concurso Samba de Quadra + Festival Do Mar do Caribe à Beira do Madeira - Gente de Opinião

Na oportunidade, a embaixadora de Barbados no Brasil Tônika Sealy Thompson destacou que um dos objetivos de sua visita a Porto Velho é convidar todos os barbadianos e seus descendentes a visitar seu país. “Eu preciso saber quantos de você querem participar desse projeto que estamos chamando de 2020, pois, estou negociando com uma empresa aérea para realizar o voo Manaus/Barbados”, finalizou Tônika.


Lenha na Fogueira + Ernesto Melo ganha Concurso Samba de Quadra + Festival Do Mar do Caribe à Beira do Madeira - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Quatro Milhões de filhotes de Quelônios  Serão devolvidos ao Rio Guaporé domingo + Construção da Cidade da Cultura

Quatro Milhões de filhotes de Quelônios Serão devolvidos ao Rio Guaporé domingo + Construção da Cidade da Cultura

Lenha na FogueiraHoje a grande pedida, é o show do Edglay que vai acontecer no Teatro 1 do Sesc Esplanada a partir das 20 horas, com entrada franca.**

Presépio Vivo e Árvore de 30 metros  Atrações do Natal de Luz + Lenha na Fogueira

Presépio Vivo e Árvore de 30 metros Atrações do Natal de Luz + Lenha na Fogueira

Lenha na Fogueira Ainda sob o passamento do Cabeleira. Durante o velório, eu e alguns colegas, ficamos matutando na coincidência, que envolve mortes d

A Mostra Sesc de Cinema apresenta nesta quarta Orin: Música para os Orixás + Lenha na Fogueira

A Mostra Sesc de Cinema apresenta nesta quarta Orin: Música para os Orixás + Lenha na Fogueira

Lenha na FogueiraHoje é dia de Santa Bárbara que no sincretismo religioso, corresponde a Iansã**********Hoje o Terreiro de Mina de Santa Bárbara o mai

Adeus ao Magnifico Mestre Sala -  Cabeleira

Adeus ao Magnifico Mestre Sala - Cabeleira

São coisas que só Deus sabe explicar, o sambista Antônio Chagas Campo – O Magnífico Mestre Sala Cabeleira, após alguns dias internado na UTI do Hospit