Porto Velho (RO) domingo, 9 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira e o surgimento de Porto Velho + Novela “Pantanal” será produzida pela TV Globo


Lenha na Fogueira e o surgimento de Porto Velho +  Novela “Pantanal”  será produzida pela TV Globo - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Porto Velho a cidade que nasceu de costas para o Rio Madeira, completou 113 anos de surgimento, no último sábado dia 4.

**********

A cidade de Porto Velho, hoje capital do estado de Rondônia, foi oficializada como sede da construtora May & Jeckill no dia 4 de julho de 1907.

************

Segundo o historiador Francisco Matias, nesse dia os Estado Unidos se libertaram da Inglaterra, é o Independence Day.

**********

Lembra o historiador que: “Em todas as representações dos EUA, mundo afora, ocorre esta comemoração.

**********

No ano de 1907, em pleno coração da Amazônia, às margens do rio Madeira, no porto de abarrancamento conhecido como Porto Velho, em terras do município de Humaitá, técnicos e operários norte-americanos do consórcio May & Jeckill, contratado para construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré, aguardavam com ansiedade aquele 4 de julho para comemorar de forma bem patriótica sua independência”.

***********

“Afinal, eles estavam ali, sob o calor tropical da floresta, a mercê das febres palustres, longe de suas casas, mas em uma das possessões norte-americana para realizar uma das mais grandiosas obras ferroviárias do mundo, tão americana como se estivesse em solo dos EUA”, explicou.

***********

Matias disse ainda que eram costumes das empreiteiras ferroviárias norte-americana, bater simbolicamente um PREGO DE PRATA no primeiro dormente, e, ao terminar as obras, bater um prego de ouro no último dormente.

***********

Assim, a cerimônia de um ou de outro momento era muito prestigiada. Foi da mesma maneira no antigo porto amazonense, local escolhido para ser construída a estação inicial Madeira, da Madeira-Mamoré.

**********

“A partir desta data, disse o historiador, o acampamento da May & Jeckill daria lugar ao povoado denominado Porto Velho do Rio Madeira, ou, Porto Velho de Santo Antônio ou, simplesmente, Porto Velho.

**********

Seja como for, o povoado nasceu com as feições norte-americanas, com placas indicativas em inglês, onde se falavam vários idiomas, mas sobressaia-se o inglês como língua oficial”.

***********

Então meus amigos, a nossa querida Porto Velho, faz aniversário de surgimento, exatamente no dia 4 de julho.

***********

Infelizmente nós os portovelhenses de nascimento ou por adoção, desprezamos a data do surgimento da nossa cidade, para considerarmos apenas a data da criação do município de Porto Velho que é 2 de outubro que foi criado 7 anos após o surgimento da cidade de Porto Velho.

**********

Deveríamos fazer uma campanha perante nossos vereadores, para que o dia 4 de julho, seja oficialmente reconhecido como o dia do surgimento da cidade de Porto Velho.

**********

Lembro que em 2007, o então secretário de cultura do estado, Jucélis Freitas, mesmo sendo titular de uma secretaria estadual, nomeou uma Comissão com a missão de organizar a festa do Centenário da Cidade de Porto Velho.

*********

Fiz parte dessa Comissão e lembro, que durante uma reunião que estava acontecendo no gabinete do secretário no prédio do relógio, de repente, entra sala de ‘supetão’, um historiador que foi dizendo:

***********

Vocês não devem dar prosseguimento nessa comemoração, porque Porto Velho não surgiu em 1907 e sim, em janeiro de 1908.

***********

Argumentou o historiador que o governo federal, só liberou a licença para Farquar transferir o início da Ferrovia, de Santo Antônio para o local conhecido como Porto do Velho Lenhador, em janeiro de 1908.

***********

Jucélis receoso com a repercussão negativa, caso insistisse em comemorar a data de 4 de julho e com isso expor a figura do governador da época que era Ivo Cassol, cancelou a festa em comemoração ao Centenário do Surgimento de Porto Velho.

**********

Daí pra frente, ninguém mais se importou com a data. O que lamentamos!

**********

Porto Velho não é apenas a cidade que nasceu de costas para o Rio Madeira, é também a cidade que não tem uma DATA de NASCIMENTO para COMEMORAR! 

Lenha na Fogueira e o surgimento de Porto Velho +  Novela “Pantanal”  será produzida pela TV Globo - Gente de Opinião

Negócio fechado: novela “Pantanal” será produzida pela TV Globo

 

Pode até faltar alguma coisinha de ordem burocrática, mas fato é que Benedito Ruy Barbosa e a família dele já negociaram com a TV Globo os diretos de “Pantanal”.

E o desejo, vale deixar claro, desde o começo da conversa foi o de fazer uma nova novela. A proposta de série, também convém deixar esclarecido, nunca passou pela cabeça de ninguém.

Agora cabe à dramaturgia da Globo, organizar tudo que será necessário para a sua realização: definir cronograma de produção, estabelecer datas e já começar pensar em outras particularidades.

Entre elas, a escolha de um autor para os ajustes ou adaptações no texto original, como outro trabalho que será indispensável.

São detalhes que só agora, com o negócio sacramentado, poderão ser conversados e ajustados.

“Pantanal”, vale recordar, produzida pela TV Manchete em 1990, foi um grande sucesso na ocasião.

Detalhe

Apenas como curiosidade, o Benedito, num desses encontros, sugeriu que a direção do remake fosse entregue ao Ricardo Waddington, que hoje comanda toda a área de produção da Globo. 

Um pedido, nesta altura, um pouco complicado de ser atendido, mas que deve ter deixado o Waddington honrado e agradecido. (fonte: Coluna do Flavio Ricco – do R7.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira e o VI Festival Unir Arte e Cultura

Lenha na Fogueira e o VI Festival Unir Arte e Cultura

Lenha na Fogueira Começa neste sábado 8 de agosto, o VI Festival Unir Arte e Cultura.**********A abertura oficial será as 18 horas (Rondônia) com a pr

Lenha na Fogueira com a pergunta: cultura e política partidária combinam ou não? + O dia dos Pais

Lenha na Fogueira com a pergunta: cultura e política partidária combinam ou não? + O dia dos Pais

Lenha na Fogueira Cultura e política partidária combinam ou não? **********É claro que combinam! E mais, é necessário que os envolvidos com os segment

Lenha na Fogueira com a Lei Aldir Blanc  e a "A Mensageira das Violetas", da poetisa Florbela Espanca

Lenha na Fogueira com a Lei Aldir Blanc e a "A Mensageira das Violetas", da poetisa Florbela Espanca

Lenha na Fogueira LEI ALDIR BLANC***********31.155.659,00 (Trinta e Um Milhão, Cento e Cinquenta e Cinco Mil e Seiscentos e Cinquenta e Nove Reais).**

Lenha na Fogueira com Hildon Chaves que poderá não ser candidato a reeleição nessas eleições 2020

Lenha na Fogueira com Hildon Chaves que poderá não ser candidato a reeleição nessas eleições 2020

Lenha na Fogueira HILDON  CHAVES NÃO SERÁ CANDIDATO A REELEIÇÃO EM 2020.**********A cúpula do PSDB municipal e até a estadual, não sabe mais o que faz