Porto Velho (RO) quinta-feira, 13 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira e “Na Cadência do Samba” e com o Sarau Infantil da Fada Inad


Lenha na Fogueira e “Na Cadência do Samba” e com o Sarau Infantil da Fada Inad - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Meu amigo e parceiro como compositor, Carlinhos Maracanã, o cara que idealizou a “Feira do Porto” e implantou em Porto Velho no tempo que José Guedes era prefeito, o Projeto “Rua de Lazer”, Mais uma vez, leva a Funcultural, precisamente ao presidente Marcio Miranda uma ideia muito boa e que com certeza, conseguirá o apoio da Prefeitura de Porto Velho.

***********

Pois é, Maracanã conseguiu a promessa do presidente Marcio de que terá o apoio necessário, para realizar a gravação de um CD com músicas de jovens compositores, em especial de samba. Carlinhos Maracanã postou o seguinte:

**********

A Nova Geração do Samba em Porto Velho, há tempos vem trabalhando para que suas composições possam ser ouvidas e curtidas pelo público que gosta e admira o samba.

**********

São os Jovens sambistas entrando no time dos
que compõe, a maioria passando pela principal Escola de Compositores que são os Sambas de Enredo, trabalho difícil, pois, o compositor fica preso ao tema escolhido pela Escola de Samba.

 

***********

Nesse primeiro momento, escolhemos três Compositores, com trabalho em Porto Velho: Carlinhos Maracanã, Paulinho Cachaça e Hudinho Mamedes.

**********

Com uma seleção de 05 músicas de cada, totalizando, 15 faixas. São
Sambas, alguns já cantados nas Rodas de Samba pelos Autores ou por cantores ou Grupos que solicitam a autorização para divulgarem.

**********

A Proposta será realizar uma live com um bate papo entre os compositores, contando um pouco de suas histórias.

 

***********

A duração seria de 40 minutos, com a
participação de 05 músicos, que irão executar algumas faixas do disco.

***********

 

O CD - Nome de disco: (NA CADÊNCIA DO SAMBA). 15 Faixas Autorais. Tiragem: 1.000 Cópias. Capa, ficha técnica, Coral feminino, masterização, etc...

***********

Autores: Carlinhos Maracanã, Paulinho Cachaça e Hudinho Mamedes. Direção Musical: Junior Rodrigues.

***********

A direção musical não poderia estra na mão de melhor pessoa, Júnior Rodrigues realmente conhece do assunto gravação de samba, isso posso garantir, pois, foi ele quem produziu meu CD “Silvio M. Santos – 60 Anos de Música Autoral” cujas músicas estão disponíveis a custo zero, no Spotyfile.

**********

Se tudo correr como imagina Carlinhos Maracanã o CD “Na Cadência do Samba” estará à disposição dos sambistas de Rondônia até o final do ano.

**********

O que deveria ser providenciado meu amigo Maraca, era uma Vaquinha com a colaboração de quem quiser via redes sociais. Abre a conta em nome do Projeto e procura alguém que sabe sobre Vaquinha virtual. Esse negócio vem dando certo. Vamos nessa cambada!

*********

Se por acaso a Lei Aldir Blanc for prorrogada (o que deve acontecer), é só elaborar um Projeto e inscrever no Edital correspondente. Aí a grana chega mais rápido.



Sarau Infantil da Fada Inad contará com lançamento de livro e programação especial

Lenha na Fogueira e “Na Cadência do Samba” e com o Sarau Infantil da Fada Inad - Gente de Opinião

A 6ª edição do Sarau infantil da produtora cultural ji-paranaense Fada Inad, que acontece em formato 100% online, será transmitida no canal youtube.com/fadainad, no próximo dia 23/04, às 20h (horário de Brasília). O evento é gratuito, terá acessibilidade em Libras e contará com a participação de crianças e adultos de vários estados do Brasil! Dentro da programação terá vídeos com músicas, histórias, poesias e muito mais.

O Sarau Infantil, produzido pela Fada Inad, surgiu em 2018, para que as crianças e os adultos pudessem compartilhar arte e cultura em suas mais diferentes formas de expressão. O Sarau nesta edição acontece em comemoração ao lançamento do livro infantil Guirii e a Árvore da Vida.  

Guirii e a Árvore da Vida é um livro infantil com 36 páginas, escrito pela ji-paranaense Daniele Silva dos Santos e ilustrado pelo artista Kazuo Miyahara. Seu personagem principal é Guirii, um menino que mora na floresta amazônica com seus amigos Kapii’ Guara e A-coti, com quem ele vive várias aventuras. O livro possui em seu enredo vocábulos da língua indígena Tupi, as quais deram origem a palavras na Língua Portuguesa, gerando, assim, nas páginas finais do livro, um Glossário com os seus respectivos significados. A história ilustra de forma lúdica a importância da preservação do meio ambiente, do respeito à diversidade identitária, e ainda, promove o acesso ao pluralismo cultural. Vale ressaltar que livro impresso será distribuído em alguns municípios de Rondônia através de instituições de educação e Osc's e quem tiver interesse pode acessá-lo gratuitamente em formato digital pelo link: https://contacaodehistoria.com.br/guirii-e-a-arvore-da-vida/

"No Brasil, os nomes de muitos animais, plantas, rios, cidades, estados, comidas tem origem indígena. Porém, poucas pessoas conhecem o real significado destas palavras e de onde elas vieram. Por isso, é importante promover formas de propagar essa herança linguística que o povo brasileiro possui. Uma das melhores formas de se fazer isso, é através da literatura infantil. E a história de Guirii, além de preservar essa herança cultural, carrega em sua essência elementos que levam os leitores a pensar e refletir sobre temas como a preservação do meio ambiente, o valor da amizade e o respeito ao próximo." Pontua Daniele.

Guirii e a Árvore da Vida é um projeto que foi beneficiado pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel), pelo edital 1ª Edição Marechal Rondon (Nº 86/2020/SEJUCEL-CODEC).

O projeto ainda inclui a palestra “A Literatura Infantil na Formação de Leitores”, que visa demonstrar como a contação de histórias na Educação Infantil é uma atividade fundamental para despertar na criança o prazer pela leitura. A palestra, com o educador e produtor cultural Ivan Marinho, será transmitida no dia 24/04, das 19h às 20h (horário de Brasília), também no canal da Fada Inad. (Fonte: Jânio Gonçalves/Assessoria)  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com a história do bloco Galo da Meia Noite e o Festival Rondoniana de Artes – As Mulheres na Cena

Lenha na Fogueira com a história do bloco Galo da Meia Noite e o Festival Rondoniana de Artes – As Mulheres na Cena

Lenha na Fogueira Quem está fazendo o maior sucesso, é a história do bloco Galo da Meia Noite que está no livro: “Galo da Meia Noite – Uma Festa a Mai

Lenha na Fogueira e Semusa, vamos facilitar a vacinação da população em Porto Velho

Lenha na Fogueira e Semusa, vamos facilitar a vacinação da população em Porto Velho

Lenha na Fogueira Tenho acompanhado a ação da prefeitura, ou melhor, da Secretaria Municipal de Saúde na tentativa de proporcionar dentro das possibil

Lenha na Fogueira  com Mãe a Mulher que enfrenta tudo e todos pelos filhos e Mãe é e sempre será Mãe

Lenha na Fogueira com Mãe a Mulher que enfrenta tudo e todos pelos filhos e Mãe é e sempre será Mãe

Lenha na Fogueira Neste dia 9 de maio de 2021, dia consagrado às Mães, iniciamos desejando muitas felicidades a todas as Mães de Rondônia, em especial

Lenha na Fogueira com Jair Bolsonaro inaugurou a famosa Ponte do Abunã

Lenha na Fogueira com Jair Bolsonaro inaugurou a famosa Ponte do Abunã

Lenha na Fogueira Ontem o presidente Jair Bolsonaro inaugurou a famosa Ponte do Abunã. Apesar de ficar totalmente no estado de Rondônia, a Ponte sempr