Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira e as Lives + Peça A Borracheira do O Imaginário é a atração do Palco Virtual do Itaú Cultural


Lenha na Fogueira e as Lives + Peça A Borracheira do O Imaginário é a  atração do Palco Virtual do Itaú Cultural - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Quero aqui agradecer a todos que visualizaram minha live, sobre o centenário da brincadeira de boi bumbá em Porto Velho, na noite da última quarta-feira 24.

 

**********

Jamais imaginei que os internautas, gostavam tanto de ouvir histórias sobre a brincadeira em Porto Velho. Basta lembrar que estamos beirando as 2.000 (Duas Mil) visualizações. Acho até que é recorde entre as lives apresentadas por representantes dos vários segmentos culturais que atuam em Porto Velho.

***********

Só me resta agradecer aos que visualizaram, acompanharam, curtiram, comentaram e compartilharam a minha live. Muito obrigado!

*********

Olha só, alguns que assistiram a história do boi bumbá em Porto Velho, estão sugerindo que realiza outra live, só, que apresentando minha produção de toadas.

***********

Querem que eu cante as toadas que compus, ao logo desses 33 anos participando como Amo de Boi no Flor do Maracujá. Quem sabe no mês de julho, apresente essa live, vamos estudar com carinho a sugestão.

**********

Por falar em live, na próxima terça feira dia 30, o Boi Bumbá Estrela de Fogo vai apresentar sua live. Vamos agendar. Depois divulgo a plataforma que eles vão utilizar na transmissão.

**********

Neste sábado, dia 27 (amanhã) de junho, das 12:00 às 16;00 horas, no enfrentamento à Covid-19, acontecerá a Live Solidária promovida pelo Sistema FECOMÉRCIO - SESC/SENAC.

***********  

Às 12h00, coordenada pelo Presidente e Mestre Danilo, a Família Asfaltão, no palco representada por Waldison Pinheiro, um dos intérpretes e compositores da agremiação, acompanhado pela trupe da Escola, harmonizada por Walber do Cavaco e Nilson do Cavaco, abrirá este encontro solidário.

************

A Escola estará neste palco virtual até às 13h30 com muito samba, para matar a saudade e levar otimismo e o abraço da Família Asfaltão.

**********

Se preparem para somar contribuindo com o Mesa Brasil e emanar boas energias e suas melhores vibrações nesta Corrente Solidária.

**********

Lenha na Fogueira e as Lives + Peça A Borracheira do O Imaginário é a  atração do Palco Virtual do Itaú Cultural - Gente de Opinião

Por meio de vídeos gravados antecipadamente, visando o bem estar desses convidados, contaremos com a participação de grandes Baluartes e compositores de Porto Velho, como o Mestre Bainha, o Poeta da Cidade Ernesto Melo, do Jornalista, agitador e fomentador cultural Silvio Santos e do gogó de Ouro, o intérprete Torrado. Teremos ainda a participação de mulheres, com As Pastoras do Asfaltão.

***********

No mesmo palco, ao vivo, estarão o Grupo D' Bobeira representado pelo intérprete Moca Cardoso e o Grupo Fala Sério representado pelo intérprete Junior Santos.

************

Lenha na Fogueira e as Lives + Peça A Borracheira do O Imaginário é a  atração do Palco Virtual do Itaú Cultural - Gente de Opinião

A programação seguirá com muito talento e boa música de Gabriê, Junior Magalhães e DJ Leudson.

************

Então se organize pra matar a saudade e curtir samba de raiz. Será amanhã dia 27/06, a partir das 12hs.

***********

Se você pode #FiqueEmCasa, curta, compartilhe. Acesse pelo Facebook e YouTube do Sesc Rondônia e contribua com o Programa Mesa Brasil, pelo QRcode para fortalecer esta corrente do bem!!

**********

Quem enviou esse release foi a amiga Silvia F. de O. Pinheiro.

*********

Lenha na Fogueira e as Lives + Peça A Borracheira do O Imaginário é a  atração do Palco Virtual do Itaú Cultural - Gente de Opinião

Vamos encerrar esta coluna, festejando o aniversário nesta sexta feira dia 26, de um dos mais ferrenhos defensores da nossa Arte e Cultura, o cara que praticamente desde quando nasceu, vive trabalhando pela preservação e valorização da nossa Arte e Cultura.

*********

Não dar para imaginar qualquer evento cultural em sua essência, sem pensar nele.

**********

Estou me referindo ao amigo CHICÃO SANTOS presidente do Grupo O Imaginário e do Conselho Estadual de Cultura de Rondônia, que hoje completa mais um ano de vida.

**********

Hoje o Tapiri reduto do “Palhaço” Chicão Santos, estará virtualmente repleto de amigos, ´isso mesmo, a turma preparou uma live para homenagear o grande ator e empreendedor do mundo das artes cênicas.

***********

Parabéns CHICÃO SANTOS!




Lenha na Fogueira e as Lives + Peça A Borracheira do O Imaginário é a  atração do Palco Virtual do Itaú Cultural - Gente de Opinião

Peça A Borracheira do O Imaginário é a atração do Palco Virtual do Itaú Cultural

 

O Itaú Cultural estreia nesta sexta-feira 26 de junho, o Palco Virtual, espaço fixo em sua grade online de programação, que exibe espetáculos teatrais em vídeo, reconectando artistas e plateia dentro de novos formatos do fazer artístico. Com uma agenda que segue nos finais de semana até o dia 7 de julho (terça-feira), este primeiro bloco da programação apresenta, às 11h, os infantis Suma daqui, menino!, da Cia. Patética, e Chapeuzinho Vermelho, montagem do Projeto GOMPA, a partir de texto do francês Joël Pommerat. Na faixa das 21h, são exibidos Viúvas - Performance sobre a ausência, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, A Borracheira, projeto do grupo O Imaginário selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural, Frida Kahlo – Viva La Vida, do Teatro do Ornitorrinco, e Fim de Jogo, com Renato Borghi e Elcio Seixas.

A cada dia, a sessão noturna é aberta por um curta-metragem do projeto Quarentena Filmes, do ator cearense Walmick de Holanda, radicado em São Paulo, que recriou os clássicos AntígonaCasa de BonecasÉdipo ReiOdisseia e Romeu & Julieta usando bonecos e outros objetos inanimados. Ele decidiu fazer essas adaptações para manter sua verve teatral em cena, neste período de suspensão social, transportando para o vídeo obras clássicas da literatura e do teatro no formato de toymovies – filmes feitos utilizando bonecos e outros objetos inanimados para contar a história.

“Em um momento tão singular para as artes cênicas, no qual o segmento é desafiado a manter-se vivo e pulsante fora dos espaços do convívio e dos encontros que lhes são tão caros, visto que estão na sua gênese, torna-se imperativo ampliar o entendimento da presença, buscando as potências que o diálogo com o digital pode oferecer”, diz Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural. “Já se vê muito vigor criador brotando nesse momento tão duro”, conclui ela.

 

Os vídeos

 

O clássico Antígona, de Sófocles, abre a sessão da noite de 26 de junho, data da estreia da programação. Com cerca de cinco minutos, o curta reúne bonecos de personagens do filme Guerra na Estrelas e do desenho Mário Bros, entre outros, para contar a tragédia na qual a personagem-título, uma das filhas de Édipo, luta pelo direito de prestar honrarias fúnebres ao irmão, contrariando as ordens do Estado, comandado pelo tirano Creonte.

Odisseia, poema épico atribuído a Homero, abre a sessão do dia 27. Personagens a exemplo de Wolverini, Pikachu e Ariel, de A Pequena Sereia, narram a história na qual Ulisses enfrenta diversas aventuras para reencontrar sua esposa Penélope e o filho Telêmaco, após 17 anos longe de casa. O clássico shakespeariano Romeu e Julieta, por sua vez, entra no ar no dia 28, conduzido por bonecos de personagens de filmes como Poderoso Chefão e Elvira, A Rainha das Trevas – além de uma imagem do próprio William Shakespeare – para contar a história de amor entre dois jovens filhos das famílias rivais Montéquio e Capuleto.

Na semana seguinte, o Quarentena Filmes volta à cena no dia 3 de julho (sexta-feira), com uma adaptação bem humorada da tragédia Édipo Rei, de Sófocles. Nela, Édipo, representado pelo toy de Simba, personagem do filme Rei Leão, contracena com bonecos dos Ursinhos Carinhosos e Power Ranges, entre outros, em busca por respostas sobre sua origem. Por fim, no dia 4, entra no ar o último curta da série, uma adaptação de Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen. Tendo, entre outros cenários, um tabuleiro de jogo, o enredo trata de uma dona de casa inserida no convencionalismo social e na hipocrisia no final do século XIX.

 

A BORRACHEIRA

 

No sábado, dia 27, o Palco Virtual apresenta Borracheira, espetáculo do grupo rondoniense O Imaginário, contemplado no programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018. Partindo da proposta essencial de discutir regionalidades e invisibilizações sócio-geográficas, a companhia coloca em cena personagens que narram memórias e interpretam histórias do seringal, no meio da floresta Amazônica, questionando as relações humanas.

A proposta é refletir sobre temas como a atuação das mulheres nos seringais, assim como o silenciamento de suas vozes, questões de justiça e poder, colocando em cheque, ainda, o sentido da vida. Nesse percurso, o público é conduzido também por áudios da pesquisa sonora feita durante a construção dramatúrgica de A Borracheira.

O Teatro do Ornitorrinco fecha a programação da primeira semana, no dia 28 (domingo), com a exibição de Frida Kahlo – Viva la vida.

 

SERVIÇO:

 

Palco Virtual

De 26 a 28 de junho (sexta-feira a domingo) e de 3 a 7 de julho (sexta-feira a terça-feira)

No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira e as 40 lives no Mercado Cultural

Lenha na Fogueira e as 40 lives no Mercado Cultural

Lenha na Fogueira Mais de 40 lives serão apresentadas, a partir do dia 16 deste mês, diretas do Mercado Cultural.*********Graças a iniciativa da Funcu

Lenha na Fogueira e o O Flor do Maracujá Virtual + Livro transforma poesia num mosaico de sentimentos

Lenha na Fogueira e o O Flor do Maracujá Virtual + Livro transforma poesia num mosaico de sentimentos

E o mês de julho chegou, chegou trazendo esperança de dias melhores, chegou com a notícia de que uma das vacinas contra o coronavírus, já est, á sendo

Lenha na Fogueira e a Alameda Jornalista Euro Tourinho + Lei Aldir Blanc: entenda pacote de R$ 3 bilhões para cultura

Lenha na Fogueira e a Alameda Jornalista Euro Tourinho + Lei Aldir Blanc: entenda pacote de R$ 3 bilhões para cultura

Lenha na Fogueira De vez em quando nossos políticos dão uma dentro, esse é o caso dos vereadores de Porto Velho, cujo presidente, promulgou a Lei que

Lenha na Fogueira e o Flor do Maracujá Virtual + Vitória da Cultura – Sancionada a Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira e o Flor do Maracujá Virtual + Vitória da Cultura – Sancionada a Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira Saiu a ordem de apresentação dos grupos folclóricos, no Arraial Flor do Maracujá Virtual, previsto para começar no próximo dia 10.**