Porto Velho (RO) sexta-feira, 7 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira e a Um Ensaio sobre a Paixão de Cristo e a prorrogação da Lei Aldir Blanc.


Lenha na Fogueira e a   Um Ensaio sobre a Paixão de Cristo e a prorrogação da Lei Aldir Blanc. - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Atenção comunidade cultural, veja que noticia ótima para todos:

***********

Senado aprova a prorrogação da Lei Aldir Blanc.

***********

Foi aprovado na tarde de ontem/ quarta feira dia 31 de março pelo Senado Federal o Projeto de Lei n° 795/21 de autoria do Senador Wellington Fagundes do (PL/MT), relatoria do Senador Vital do Rêgo (MDB/PB), que recebeu contribuições das diversas iniciativas sobre o tema que tramitam na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

**********

O PL estabelece a prorrogação dos prazos de execução, prestação de contas e utilização dos recursos da LAB.

***********

Agora o projeto segue para votação na Câmara dos Deputados e, caso aprovado em primeiro turno, seguirá para sanção presidencial.

**********

Para conquistarmos a aprovação no plenário da Câmara, vamos precisar de muita participação e uma mobilização permanente dos fazedores e fazedoras de cultura de todo o país.

************

Mobilize os deputados e deputadas federais do seu estado!

***********

Saudações culturais, Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura (Conecta) Articulação Nacional de Emergência Cultural

Escola de Políticas Culturais.

*************

A Cena Negra Amazônica.

************* 

Nos dias 02, 03, 09 e 10 de abril, será realizado o projeto “A Cena Negra Amazônica”, que contará com apresentações de obras artísticas e debates sobre a temática afrodiáspórica com artistas e pesquisadores acerca da historicidade e da trajetória do povo negro amazônico. Dentre as participações teremos os professores Flávio da Conceição (UFAC) e Marco Teixeira (UNIR), as artistas Marcela Bonfim, fotografa de Porto Velho e Keyla Serruya, performer de Manaus, Beradera Cia de Teatro, a arqueóloga e ativista social Alyne Mayra, no campo musical um encontro geracional, Carlinhos Maracã que fez parte do Cabeça de Negro e Anderson Black cantor de soul music. 

************

As transmissões ocorrerão via plataforma digital, com duração de duas horas a cada dia. Os debates contarão com mediação da produtora cultural Betania Avelar, que também pesquisa a temática afroameríndia.

************

O projeto foi contemplado no Edital nº 77/2020/SEJUCEL-CODEC - 1ª  EDIÇÃO MARY CYANNE DO EDITAL DE FOMENTO Á CULTURA E Á PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL PARA TRANSMISSÕES AO VIVO/GRAVADAS, dentro do EIXO II – Apresentações artísticas(ao vivo/gravadas) - SUBEIXO C – Lives transmitidas ao vivo- com estrutura espaço adequado para as transmissões (estúdio, teatro, casa de show, etc).

************ 

SOBRE A PROPONENTE DE A CENA NEGRA

Jamile Soares é produtora, atriz e palhaça com 8 anos de experiência cênica, integrante dos coletivos Teatro Ruante, Trupe dos Conspiradores e Cia Peripécias. Com o Ruante foi ganhadora dos Prêmios Funarte de estímulo ao Circo 2019, Prêmio Sesc de Incentivo a Arte Cênica 2018 – (2018); com o mesmo coletivo integrou a produção da Mostra de Repertório do Teatro Ruante (2017 e 2018), como atriz atuou em diversos espetáculos dos grupos citados como Era uma vez João e Maria... e ainda é, CIDADE GRANDE, joão ninguém e Um inimigo do povo. Mais recentemente, na condição de discente, participou do Curso de Extensão Estudos em Teatro Negro (2020), Curso em Dramaturgia Negra (2020) e do Grupo de Extensão em Crítica Teatral da UNIR.

************

SERVIÇO - O QUE: A Cena Negra Amazônica; QUANDO: Dias 02, 03, 09 e 10 de março de 2021 às 19h. ONDE: pelos canais do Teatro Ruante – YouTube e Facebook;

 

*************

MAIORES INFORMAÇÕES: (69) 99201-6765. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Produção).


Espetáculo sobre a Paixão de Cristo ganha versão online em cordel

Lenha na Fogueira e a   Um Ensaio sobre a Paixão de Cristo e a prorrogação da Lei Aldir Blanc. - Gente de Opinião

Propagar a mensagem de fé e amor inspirada pela história de Jesus Cristo é a missão do Um Ensaio sobre a Paixão de Cristo. O espetáculo, assinado pelo Grupo de Teatro Anankê, será apresentado online – devido as circunstâncias do coronavírus – no dia 2 de abril, data em que se celebra a Sexta-Feira da Paixão. A transmissão acontece no canal da Cia no YouTube, em três horários: 15h,18h e 20h.

A narrativa do espetáculo, que se desenrola em formato de cordel, segundo o diretor da peça, Chicó Ferreira, é levar ao palco as ações de uma trupe de teatro que fará a contação dessa história, conhecida há mais de 2 mil anos. “O fio condutor deste espetáculo é a reunião de uma coletânea de textos baseados na obra de grandes cordelistas, e que foram reescritos pelos próprios integrantes do Grupo”, comenta.

Em destaque nessa peça estão as culturas das regiões Norte e Nordeste do país, compreendidas neste segmento literário, trazendo as cores e alegria de um povo que sabe lidar com as adversidades e dores do dia a dia com muita leveza. “Com este espetáculo reverenciamos a arte e fazemos uma homenagem a todos os artistas que, neste momento de pandemia, estão se reinventando sem perder sua própria essência”, destaca Chicó que dirige e atua neste espetáculo.

A ideia do projeto surgiu em virtude do cenário atual de pandemia, que impede a realização de espetáculos presenciais. Em razão disso, a proposta inicial, que previa o espetáculo Paixão de Cristo em Cordel – inspirado na peça Um Cordel de Natal, estreada em 2017 – foi adaptada em uma versão prévia do espetáculo, própria para o online, o Um Ensaio sobre a Paixão de Cristo. “Nossos esforços são para manter a arte viva, por isso, dentro das condições que o momento permite, conseguimos preparar um material que tem como objetivo disseminar o teatro popular para o maior número de pessoas, ou seja, teatro do povo para o povo”, completa.

O espetáculo Um Ensaio sobre a Paixão de Cristo será transmitido no dia 2 de abril, às 15h e às 18h, pelo canal do Youtube do Grupo Anankê, de forma gratuita. Porém, quem quiser contribuir com algum valor, que terá como destino ajudar a cobrir os custos da produção, poderá fazê-lo por meio do Chapéu online, batizado pelo grupo de CHAPIX, no número 15.372.888/0001-60.

Ficha Técnica

Direção: Chicó Ferreira l Elenco: André Almeida, Chicó Ferreira, Eluizio Félix, Flávio Cardoso, Gabriel Kitzmann, Gisele Campos, Leonardo Kayan e Marli Lopes l Técnica: Clélio Santos l Captação de vídeo: Moa Almeida e Vitor Gabriel l Edição de vídeo: Moa Almeida

Grupo de Teatro Anankê nasceu em 2014 e conta com oito integrantes experientes, que atuam desde a década de 1990 individualmente, e que já encenaram inúmeros espetáculos e participaram de diversos festivais, entre eles: Virada Cultural Paulista, Mapa Cultural Paulista, Campanha de Popularização do Teatro de Campinas e Mostras Municipais em Indaiatuba (SP). Nessas participações, inclusive, foram premiados ao longo de suas carreiras em categorias como Melhor Atriz, Melhor Cenário, Melhor Figurino, entre outros.

SERVIÇO
Ensaio sobre a Paixão de Cristo

Data: 2 de abril

Horários: 15h | 18h I 20h

Local: Canal Youtube Grupo Anankê 

Colaboração voluntária: Chapix 5.372.888/0001-60

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o “Galo da Meia Noite, Uma Festa a Mais” e o Festival PAN! Prorroga exibições de espetáculos

Lenha na Fogueira com o “Galo da Meia Noite, Uma Festa a Mais” e o Festival PAN! Prorroga exibições de espetáculos

Lenha na Fogueira  Acontecerá neste sábado, dia 08 de maio, véspera do Dia das Mães, a Live de Lançamento do Livro: “Galo da Meia Noite, Uma Festa a M

Lenha na Fogueira com Nazaré: do verde ao barro e o SHOW SOBRE VOCÊ do cantor BRUNO BRATILIERI

Lenha na Fogueira com Nazaré: do verde ao barro e o SHOW SOBRE VOCÊ do cantor BRUNO BRATILIERI

Lenha na Fogueira  Animação inspirada em Nazaré, distrito do baixo Madeira em Porto Velho, estreia neste final de semana. Nazaré: do verde ao barro é

Lenha na Fogueira com o “Prorroga já! Prorroga Rondônia!, Prorroga SEJUCEL!” e o ‘Minuano’, de Bado, traz identidades culturais em poesia e melodia

Lenha na Fogueira com o “Prorroga já! Prorroga Rondônia!, Prorroga SEJUCEL!” e o ‘Minuano’, de Bado, traz identidades culturais em poesia e melodia

Lenha na Fogueira  O I Fórum Digital de Cultura de Rondônia realizado por iniciativa da rede Pro Cultura e outros coletivos na tarde dessa segunda-fei

Lenha na Fogueira com “A Mãe da Seringueira e a Onça” e Do Cangaço ao Seringal – A história do forró

Lenha na Fogueira com “A Mãe da Seringueira e a Onça” e Do Cangaço ao Seringal – A história do forró

Lenha na Fogueira E ontem aconteceu o lançamento do livro infanto-juvenil: “A Mãe da Seringueira e a Onça” *************O lançamento aconteceu de form