Porto Velho (RO) terça-feira, 12 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira + Do Mar do Caribe à beira do Madeira


Lenha na Fogueira + Do Mar do Caribe à beira do Madeira - Gente de Opinião

O ex-presidente Lula deixou a prisão da Policia Federal de Curitiba na tarde de ontem.

**********

O alvará de soltura foi expedido pelo juiz Danilo Pereira Jr. da 12ª Vara Federal de Curitiba. Ele substitui a juíza Carolina Lebbos, que está em férias até o dia 22 deste mês.

**********

Na realidade quem possibilitou a soltura do petista, foi a decisão dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. A maioria dos ministros entendeu que, segundo a Constituição, ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado (fase em que não cabe mais recurso) e que a execução provisória da pena fere o princípio da presunção de inocência.

 

******

Esse negócio de soltura de condenados pela Lava Jato com certeza, vai se transformar em uma BOLA de NEVE. Espero que a decisão dos Ministros do STF fique apenas na alçada política, porque se for para o lado da bandidagem do tráfico, o Brasil e o brasileiro estão lascados.

**********

Isso vai ser mais impactante que o indulto de natal, quando a moçada presa, em parte, ganha o direito de passar o Natal em Casa com a família. Dessa vez, quem sair, dificilmente voltará a ser preso.

***********

Lula estava preso desde 7 de abril de 2018 na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Em Porto Velho os militantes do PT se reuniram na praça Mal. Rondon e com palavras de ordem, festejaram a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

********* 

Quem estava que não se aguentava de tanta felicidade, era a jornalista blogueira Luciana Oliveira. Não temos dúvida de que Lula será o calcanhar de Aquiles do atual presidente. Resta saber se sua liberdade lhes dará o direito de concorrer a cargos eletivos nas próximas eleições.

**********

Repercussão internacional sobre a soltura de Lula:

**********

O jornal britânico The Guardian colocou uma chamada na home do site sobre a soltura. A reportagem, escrita pelo correspondente do jornal no Brasil, diz que ele foi recebido efusivamente por apoiadores ao deixar a carceragem.

**********

O jornal americano The New York Times registrou o fato dizendo que Lula deve seguir com sua atividade política. O texto o descreve como "carismático" e enfatiza sua popularidade, citando políticas de inclusão social.

O Times cita Thiago de Aragão, analista da consultoria de risco político da Arko Advice, em Brasília, que disse ao jornal que a decisão provavelmente fará os investidores pensarem duas vezes antes de fazer apostas de longo prazo no Brasil, porque será inevitavelmente interpretado como um revés na luta do país contra a corrupção.

***********

Outros veículos americanos e europeus também deram destaque à notícia, como o francês Le Monde, o italiano Corriere Della Sera e o americano Washington Post.

*********

Enquanto isso no Congresso Nacional. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Felipe Francischini (PSL-PR), afirmou nesta sexta-feira que pretende colocar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permita a prisão após condenação em segunda instância em votação até, no máximo, a próxima terça-feira.

**********

Paralelamente, a presidente da CCJ do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), disse ao GLOBO que pautará uma PEC, de autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), para a primeira sessão do colegiado, na semana que vem.

**********

— Diante da decisão do STF, principalmente da declaração de voto do presidente daquela Corte no sentido de que o Congresso pode alterar a legislação sobre a prisão em 2ª instância, incluirei, na pauta da próxima reunião da CCJ, a PEC de autoria do Senador Oriovisto — afirmou a senadora.

**********

Essa discussão está apenas começando, por isso, o melhor que fazemos é deixar que eles resolvam os problemas que eles colocaram em pauta.

***********

Aqui na terra dos inocentes, a moçada da Banda do Vai Quem Quer já começou a trabalhar a festa de 40 anos de fundação do maior bloco carnavalesco da região Norte.

**********

O evento que vai dar a largada nas comemorações vai acontecer no dia 30 deste mês durante feijoada que será servida no Clube da OAB.

*********

Para encerrar vamos convidar todos para o 3º Concurso de Samba de Quadra promovido pela escola de samba Acadêmicos da Zona Leste que vai acontecer neste sábado dia 9, na Associação Mãe Esperança a partir do meio dia.

**********

A Associação Mãe Esperança fica na sede da Associação dos Moradores do Esperança da Comunidade rua Mamoré com a Vieira Caula. Vai lá sambista e prova da feijoada preparada pela presidente Anne Mamedes.


Lenha na Fogueira + Do Mar do Caribe à beira do Madeira - Gente de Opinião

FESTIVAL INTERNACIONAL

Do Mar do Caribe à beira do Madeira tem parceria do IFRO

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia e a Embaixada de Barbados no Brasil são parceiros no Festival Internacional “Do Mar do Caribe à beira do Madeira”.  O evento tem por objetivo criar um registro da culturalidade amazônida regional de Porto Velho, com uma perspectiva internacional e que seja uma tradição cultural porto-velhense. A realização do Festival colabora para a preservação e valorização da cultura, história, memória, gastronomia, musicalidade, historiografia, literaturas, documentários, intercâmbios e incentivar as expressões culturais diversas do município de Porto Velho.

A programação inicia às 19 horas, do dia 09/11 (sábado), no Teatro Guaporé. O Festival Internacional representa a concretização da “Semana Barbados X Brasil/Porto Velho”. Na oportunidade será lançado o livro “Mar do Caribe à Beira do Madeira” (Editora Appris), de autoria da Bibliotecária da Reitoria do Instituto Federal de Rondônia, Cledenice Blackman. Ela atualmente é doutoranda em Educação no convênio do IFRO com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-Marília).

A obra é resultado das pesquisas realizadas há mais de 14 anos por Cledenice Blackman, que também é historiadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias (GET/IFRO). A autora explica que o material bibliográfico vem romper com a história regional, nacional e internacional no sentido de desmistificar conceitos tidos como verdades cristalizadas sobre o processo imigratório para o Brasil, para regiões como: Belém, Manaus, Porto Velho, Espírito Santo e outros territórios brasileiros do povo negro das regiões que compõem as Antilhas Inglesas durante o período fins do século XIX e início do XX, conhecidos na historiografia como sendo barbadianos.

A Professora do IFRO, Rosa Martins, escreve na sinopse que “este livro nos convida a assumir uma postura diante da vida, de respeito e empatia, pois para reconhecer a si e ao outro, é preciso chegar mais perto”.

No evento, o tema da palestra da embaixadora de Barbados, Tonika Sealy Thompson, será “Nos vemos em Barbados 2020”. Haverá ainda apresentação cultural de Luana Shockness, Kaltman Shockness, Matheus Shockness, Pastoras do Asfaltão e do poeta Mado.


Lenha na Fogueira + Do Mar do Caribe à beira do Madeira - Gente de Opinião

ANIVERSÁRIO DO GREGO

Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos prometem fazer o show do ano 

Tudo pronto para o show do ano neste sábado na Talismã 21. A noite promete receber mais de 5 mil expectadores e fãs para comemorar o aniversário do Grego com o show dos integrantes da Legião Urbana, banda de maior sucesso no rock nacional de todos os tempos. “Vai ser um show memorável para Porto Velho, pois nós sabemos que a Capital comporta milhares de fãs da nossa banda”, comentou Marcelo Bonfá, integrante da formação original da Legião.

A banda legião urbana é considerada o maior ícone do rock nacional, tendo a maioria de suas letras musicais decoradas na ponta da língua por seus fãs e até quem não curte muito o estilo. A formação original sofreu uma perda no início dos anos 90, quando o vocalista partiu devido a um agravo de uma doença. Mesmo assim, a banda continuou na boca do povo com suas canções tocadas em rádios e multiplicada por milhares de bandas covers em todo o país. Sucessos como Geração Coca Cola, Tempo Perdido, Será, Eduardo e Mônica, Quase Sem Querer, e o grande clássico Faroeste Caboclo, que era cantado por 9 em cada 10 roqueiros no Brasil nos anos 80 e 90.

“Está tudo pronto e o que esperamos é que a casa fique lotada, pois o aniversariante, na verdade, está dando um verdadeiro presente para os amantes do rock nacional, trazendo o maior ícone do gênero e que revolucionou o rock no país, criando uma cultura única e que atravessou e até hoje atravessa gerações”, ressaltou Ronaldo Carriço, um dos produtores do evento.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Escolas de samba de Porto Velho  Declaradas Patrimônio Cultural + Livro aborda o racismo pelo viés da psicologia

Escolas de samba de Porto Velho Declaradas Patrimônio Cultural + Livro aborda o racismo pelo viés da psicologia

Começo a coluna desta terça, registrando o falecimento do meu compadre José Augusto Mendonça marido da comadre Zenith Amaral. Zé Augusto irmão do meu

Lenha na Fogueira + Ernesto Melo ganha Concurso Samba de Quadra + Festival Do Mar do Caribe à Beira do Madeira

Lenha na Fogueira + Ernesto Melo ganha Concurso Samba de Quadra + Festival Do Mar do Caribe à Beira do Madeira

O sábado foi recheado de eventos culturais em vários segmentos. Tivemos no inicio da tarde, a festa de aniversário dos 61 anos da escola de samba Os D

Concurso Samba de Quadra  da escola Acadêmicos da Zona Leste + Casa Ruante realiza Sarau no próximo sábado + Lenha na Fogueira

Concurso Samba de Quadra da escola Acadêmicos da Zona Leste + Casa Ruante realiza Sarau no próximo sábado + Lenha na Fogueira

Lenha na Fogueira Aconteceu ontem e já está causando comentários nas redes sociais:*************O governo federal decidiu transferir a Secretaria Espe

Rondônia é destaque na Feira WTM  que aconteceu em Londres + Começa nesta quinta feira o III Novembro Afro + Lenha na Fogueira

Rondônia é destaque na Feira WTM que aconteceu em Londres + Começa nesta quinta feira o III Novembro Afro + Lenha na Fogueira

Faltam dois dias, para a festa de aniversário do Pub Grego Original a casa que reúne a galera amante do ritmo do Rock N’Rol em Porto Velho.**********O