Porto Velho (RO) domingo, 20 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira + Conheça Tony Gordon, o vencedor do The Voice + Cursos da parceria Setur e Senac nesta segunda


Lenha na Fogueira + Conheça Tony Gordon, o  vencedor do The Voice + Cursos da parceria Setur e Senac  nesta segunda - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira 

Em outros tempos, quando a população de Porto Velho ou a comunidade católica devota de Nossa Senhora de Nazaré era quem comandava as atividades do Círio em Porto V velho.

 

***********

Neste que é o primeiro domingo do mês de outubro, acontecia o Translado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré numa Procissão que saia da Catedral do Sagrado Coração de Jesus rumo a Capela de Nossa Senhora Auxiliadora no Colégio do Mesmo nome na ladeira Madre Mazarelo.

 

**********

O Andor com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré voltava para a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Procissão, que era realizada no segundo domingo de outubro. Era uma festa e tanto.

**********

Porto Velho era invadido pelo cheiro agradável do Tucupi utilizado na preparação do prato típico paraense “Pato no Tucupi” que tomou conta de toda a Região Amazônica em especial, no dia do Círio de Nazaré.

**********

O Círio de Nazaré foi trazido para Porto Velho pelos paraenses em 1930. Quando Aluízio Pinheiro Ferreira foi nomeado primeiro governador do Território Federal do Guaporé transformou Nossa Senhora de Nazaré em Padroeira do Território.

**********

A devoção a Nazaré em Porto Velho, era festejada com a realização de novenas todas as noites a partir do 1º domingo de outubro, seguido do Arraial em volta da Catedral que era muito concorrido.

***********

Essa festa praticamente deixou de acontecer com a “Pompa” que aconteceu até bem pouco tempo, em virtude de um padre que resolveu acabar com a tradição da realização do Círio de Nazaré em Porto Velho no segundo domingo de Outubro.

***********

Bom! Recentemente o governador Marcos Rocha sancionou a lei que cria o dia da Padroeira Nossa Senhora de Nazaré.

***********

Segundo o governo do estado, o dia da Padroeira Nossa Senhora de Nazaré passa a ser comemorado anualmente, sempre no SEGUNDO DOMINGO DO MÊS DE SETEMBRO.

***********

O autor do Projeto é o deputado estadual Adelino Follador (DEM). À época em que foi apresentado o Projeto no parlamento, Adelino disse que recebeu das mãos do Padre Alceu Weber uma carta que exalta a motivação de fé pelos católicos a Maria, mãe de Jesus.

*************

Como já dissemos, a santa foi proclamada padroeira de Rondônia por Aluízio Pinheiro Ferreira, que foi diretor da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e primeiro governador do Território Federal do Guaporé.

 

***********

Gostaria apenas, que alguém nos informasse, se a Paroquia de Nossa Senhora de Nazaré que fica a Rua Pua Ferro no bairro Eldorado, realizou o Círio de Nazaré no Segundo domingo de Setembro. Se realizou, pouca gente ficou sabendo!

***********

Quer dizer, mais uma tradição de Porto Velho deixou de acontecer, por simples capricho de um pároco!

***********

Quem ficou muito chateado com a mudança da data, foi nosso amigo Waldemir Pinheiro da Silva que por muitos anos, atuou como “’Fogueteiro” do Círio de Nazaré. Que pena né BAINHA?



Conheça Tony Gordon, o vencedor do The Voice 

Aos 53 anos, o paulistano Tony Gordon é o grande vencedor da oitava edição do programa The Voice Brasil. Representando o time de Michel Teló - agora vencedor das últimas cinco temporadas -, o cantor se consagra como a melhor voz do reality e garante um prêmio de R$ 500 mil, além de um contrato com a Universal Music, gerenciamento de carreira artística e um carro. O perfil de Tony chama atenção devido a uma trajetória com mais de 30 anos de carreira, fato pouco comum entre os participantes do programa.

O cantor de pop e R&B tem a música no sangue. Tony é filho de Dave Gordon, cantor que veio da Guiana para o Brasil na adolescência e ficou conhecido por seus shows que misturavam ritmos caribenhos aos brasileiros, e de Denise Duran, irmã da cantora e compositora Dolores Duran, que ficou famosa nos anos 1950.

A rouquidão e o grave da voz transmitem serenidade nas suas apresentações, e foi justamente isso que fez os quatro técnicos virarem as cadeiras na fase das Audições às Cegas, quando cantou You're so Beautiful, de Joe Coker. Na ocasião, Tony explicou que estava ali para confrontar os próprios medos e "em busca do desconhecido". O primeiro a aprovar sua apresentação foi Michel Teló, que virou a cadeira em menos de 10 segundos e antes mesmo do candidato escolher o Time Iza, chegou a dizer que queria vê-lo na final da competição: "Eu não sei se você vai vir para o meu time, mas eu tô torcendo para você ganhar o programa!", disse Teló.

O encontro entre os dois veio logo na segunda noite da fase das batalhas, quando na apresentação da música Easy, de Lionel Richie, Tony foi derrotado pela também finalista Ana Ruth e Michel Teló usou o recurso do "Peguei" para incluí-lo no seu time.

Antes da final, em entrevista ao Estado, Michel Teló já havia dito que um dos motivos do qual se orgulha de participar do The Voice é o fato de o programa dar oportunidade para "pessoas que às vezes estão a vida inteira tentando viver de música e de repente conseguem mostrar o trabalho em rede nacional", como é o caso de Tony Gordon. Com essa temporada, o técnico segue invencível após ganhar a competição nos últimos cinco anos.

Vencedor com 36,62% dos votos, o resultado foi recebido com muita emoção pelo cantor, que interpretou O Portão, imortalizada por Roberto Carlos e Erasmo Carlos. A comemoração no palco incluiu um abraço que levantou Michel Teló no colo e, em seguida, a entrega do troféu para a sua mãe, que estava na plateia.

No Instagram, o vencedor aproveitou para agradecer e dedicou a conquista a todos os que torceram para ele. "Fomos campeões juntos! Todo mundo que cantou comigo! Que subiu naquele palco, votando, pensando, torcendo! Todo mundo que mandou tanto amor nesse caminho", escreveu. Ao técnico Teló, foram só elogios: "Indescritível sua atenção, carinho e parceria. Muita moda juntos se Deus quiser." Você merece demais! Deus te abençoe e conte comigo sempre". Comemorou Teló.


Lenha na Fogueira + Conheça Tony Gordon, o  vencedor do The Voice + Cursos da parceria Setur e Senac  nesta segunda - Gente de Opinião

Cursos da parceria Setur e Senac nesta segunda feira em Porto Velho 

Começa nesta segunda feira 07, o curso Qualidade  no Atendimento ao Turista uma parceria do governo do estado – Superintendência Estadual de Turismo – Setur e o Serviço Nacional de Aprendizagem  Comercial – Senac.

O curso tem carga horária de 40 horas e duração de dez dias úteis, ensinando relacionamento humano, hospitalidade, e apresentação pessoal.

No dia 17 de setembro, o superintendente Gilvan José Pereira Júnior assinou com o superintendente do Senac, Hilton Gomes, o ato de entrega de R$ 732,47 mil para promover 580 cursos de capacitação da rede hoteleira e qualidade de atendimento.

Saiba as datas dos cursos. Fale com a Setur:
seturprojetoro@gmail.com

Fale com o Senac
(69) 2181 6900
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira + Bado representa Rondônia na III Mostra Nacional de Música + Mostra Sesc Rondônia de Música 2019

Lenha na Fogueira + Bado representa Rondônia na III Mostra Nacional de Música + Mostra Sesc Rondônia de Música 2019

Lenha na Fogueira Direto do Vale do Guaporé, precisamente do Real Forte Príncipe da Beira onde acontece neste sábado 19,  a solenidade de premiação do

Lenha na Fogueira + Conferência Estadual da Cultura começa nesta sexta-feira, em Cacoal

Lenha na Fogueira + Conferência Estadual da Cultura começa nesta sexta-feira, em Cacoal

Lenha na FogueiraDe hoje até domingo Cacoal será a capital da Cultura em Rondônia.***********Acontece que o governo estadual via Sejucel abre na noite

Lenha na Fogueira + Rumos Itaú Cultural 2019-2020 + Seminário Investe Turismo

Lenha na Fogueira + Rumos Itaú Cultural 2019-2020 + Seminário Investe Turismo

 A respeito da matéria sobre o Primeiro Bairro de Porto Velho publicada na edição de ontem dia 16. A pesquisadora Cledenice Blackman postou o seguinte

Lenha na Fogueira + Qual o primeiro bairro de Porto Velho? + Abertura do V Festival UNIR Arte  e Cultura

Lenha na Fogueira + Qual o primeiro bairro de Porto Velho? + Abertura do V Festival UNIR Arte e Cultura

 Como dissemos, o Arraial Flor do Maracujá 2020, já está na pauta de discussão dentro da Sejucel.**********Segunda feira dia 14, à noite, no auditório