Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira + Conferência Estadual da Cultura começa nesta sexta-feira, em Cacoal


Lenha na Fogueira + Conferência Estadual da Cultura começa nesta sexta-feira, em Cacoal - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira



De hoje até domingo Cacoal será a capital da Cultura em Rondônia.


***********

Acontece que o governo estadual via Sejucel abre na noite desta sexta feira no Cacoal Selva Park a IV Conferencia Estadual de Cultura.


**********

Durante dois dias, já que a abertura só acontece hoje a noite, os delegados representante de todas setoriais de cultura do estado de Rondônia e os delgados representantes dos municípios, estarão discutindo temas como A Revisão do Plano Estadual de Cultura e a Renovação do Conselho Estadual de Política Cultural.


**********

Na Terceira Conferência que também aconteceu no Cacoal Selva Park foi discutido e aprovado o Sistema Estadual de Cultura, além de serem eleitos, os Delegados que representaram Rondônia na Conferencia Nacional.


*********

Durante a Terceira Conferencia em Rondônia foi aprovado uma resolução para que nossos representantes na Conferencia Nacional colocasse na pauta de discussão que foi o “Custo Amazônia” que realmente foi discutido e em parte aprovado pela plenária nacional


**********

Pela programação distribuida pela Sejucel, os temas a serem discutidos nessa IV Conferencia são outros como o problema da cultura indígena que será apresentado pelo Almir Surui em palestra que será proferida amanhã.


**********

A questão do fomento a cultura afro-brasileira e outro sobre a política de museu em Rondônia.


*********

O Movimento Pacultura se fará representar por vários Delegados pertencentes a Setoriais específicas como a da Música e Arte.


*********

Representando o município de Porto Velho estará, o Diretor de Cultura da Funcultural Eudes Caludino.


*********

Domingo, todo mundo volta aos seus municípios de origem e então o que foi discutido e aprovado na IV Conferencia de Cacoal será discutida pelos integrantes das Setoriais de Cultura de cada município.


*********

Vamos ficar torcendo para que tudo aconteça de positivo para o Movimento Cultural do estado de Rondônia.


*********

O Zekatraca marcará presença através de um colaborador especial que estará participando da Conferencia, como representante de uma das Setoriais.


*********

Já o Zekatraca titular, participará de um outro evento turístico/cultural/educativo no Forte Príncipe da Beira, entre os dias 18 e 20.

**********

É o Projeto “Redação Turismo” coordenado pela SETUR em parceria com a Seduc e o Exercito Brasileiro que envolveu alunos de praticamente todos as escolas do estado de Rondônia.


**********

O Redação Turismo é uma ideia do técnico da Setur William Souza Alencar que tem como objetivo, incentivar os jovens estudantes de Rondônia a valorizar as riquezas e belezas naturais e patrimoniais do nosso estado.


**********

O prêmio é uma viagem ao Real Forte Príncipe da Beira nosso mais antigo patrimônio imaterial, construído para defender as terras da Coroa Portuguesas cuja Pedra Fundamental data do ano de 1776.


**********

Aproximadamente 260 alunos, mais de 50 professores e técnicos da Setur, além de aproximadamente 300 alunos das escolas de Costa Marques, São Francisco e municípios próximos participarão da visita.

***********

Vamos aproveitar para visitar os amigos de Costa Marques e rever as belezas do Vale do Guaporé. “Esse Vale é tão bonito, é preciso preservar”.


**********

Na próxima semana o Serviço Social do Comércio – SESC vai promover o famoso Encontro Musical Sesc com apresentações de artistas cantores locais.


*********

Falta apenas a coordenação de Cultura do Sesc divulgar melhor o que está ou vai acontecer. A Mostra de Cultura até hoje não consta de nenhuma publicação do estado de Rondônia. Ranieri Coelho puxa a orelhas dessa equipe que não está colocando a entidade na mídia!


**********

Se a internet funcionar a contenta no Forte Príncipe da Beira, com certeza estaremos publicando os acontecimentos culturais do nosso estado, inclusive os bastidores da Conferência de Cacoal, nesta coluna neste final de semana.


**********

Tô na estrada!



Lenha na Fogueira + Conferência Estadual da Cultura começa nesta sexta-feira, em Cacoal - Gente de Opinião

CULTURA

Conferência Estadual da Cultura começa nesta sexta-feira, em Cacoal


Com o tema “Uma Política de Estado para Cultura: Desafios do sistema estadual de cultura” o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), realiza, em Cacoal, a IV Conferência Estadual da Cultura. A solenidade de abertura está marcada para esta sexta-feira (18), às 20 h, no Cacoal Selva Park. O evento segue até o domingo (20).

Entre os temas que serão discutidos estão a revisão do Plano Estadual de Cultura e a Renovação do Conselho Estadual de Política Cultura. Uma oportunidade única para a sociedade civil e o governo, juntos, avaliarem as políticas culturais da União, Estado e Municípios, além de propor aperfeiçoamento.

Segundo o superintende da Sejucel, Jobson Bandeira, o espaço de conhecimento que a conferência oferece é um dos pontos altos do encontro. “A Conferência da Cultura é um momento de aperfeiçoamento da política pública. Lá encontraremos os delegados de cada municípios, que conhecem a cultura e potencial local. Será uma oportunidade de conhecer muito mais sobre a cultura de Rondônia,” disse.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

18/10 – Sexta-feira – Credenciamento

10 h às 15 h Receptivo dos Delegados, Conselheiros, Gestores e Convidados.

12h às 14h – Almoço

15h às 17h – Reunião do Conselho Estadual de Política

Cultural, Auditório Ecológico.

18 h às 20 h – Jantar

20h – Abertura Oficial da IV Conferência – Abertura oficial

no Salão de Festa.

21h30 – Coffee Break

19/10 – Sábado – Painéis Temáticos

Auditório: Hilda Bianchini (90 participantes)

8h às 9h – Sistema Nacional de Cultura, com Chicão

Santos – Coordenador do Sistema Estadual de Cultura – Sejucel

9h às 10h – Cultura Indígena, com Almir Suruí

10h às 10h30 – Coffee Break.

10h30 às 11h30 – Política de fomento e promoção da Cultura Afro-brasileira, Com Vanderlei Lourenço – Presidente da Fundação Palmares/MC.

11h30 às 12h30 – Políticas de Museu, com Ednair Rodrigues do Nascimento – Diretora do Museu da Memória Rondoniense – Sejucel

Auditório Ecológico (90 participantes)

8h às 9h – Política de fomento e promoção da Cultura Afro-brasileira, Com Vanderlei Lourenço – Presidente da Fundação Palmares/MC.

9h às 10h – Políticas de Museu, com Ednair Rodrigues do

Nascimento – Diretora do Museu da Memória Rondoniense – Sejucel

10h às 10h30 – Coffee Break

10h30 às 11h30 – Sistema Nacional de Cultura, com Chicão

Santos – Coordenador do Sistema Estadual de Cultura –Sejucel

11h30 às 12h30 – Cultura Indígena, com Almir Suruí

12h30 às 14h00 – Almoço

14h as 16h – Revisão do Plano Estadual de Cultura

Grupo I – Revisão das Metas de 01 a 25, Mediadora: Ednair

Rodrigues do Nascimento

Local: Auditório Hilda Bianchini

16h às 16h30 – Coffee Break

Grupo II – Revisão das Metas de 26 a 53, Mediador: Chicão

Santos Auditório Ecológico

16h às 16h30 – Coffee Break

16h30 às 19h – Renovação do Conselho Estadual de Política Cultura, Auditório Ecológico.

20h – Noite Cultural

20/10 – Domingo (Enceramento)

8h as 11h – Atividade de encerramento

11h as 12h – Almoço 12h – Retorno

Fonte - (SECOM

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Desfiles das escolas será no Espaço Alternativo + 40 anos da Banda do Vai Quem Quer + Lenha na Fogueira

Desfiles das escolas será no Espaço Alternativo + 40 anos da Banda do Vai Quem Quer + Lenha na Fogueira

Hoje a grande festa, acontece em Guajará Mirim, com o evento “Encontro dos Filhos e Amigos de Guajará”**********Todos os hotéis e pousadas da Pérola d

Balé da Funcultural + Clássicos da literatura ganham  versões em quadrinhos + Lenha na Fogueira

Balé da Funcultural + Clássicos da literatura ganham versões em quadrinhos + Lenha na Fogueira

Terça feira dia 12, em duas votações, foi aprovado o Projeto de Lei que torna a Banda do Vai Quem Quer como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de

BatucAndrade destaque no recital da Escola Jorge Andrade + Projeto Conheça Porto Velho e Redação Turismo

BatucAndrade destaque no recital da Escola Jorge Andrade + Projeto Conheça Porto Velho e Redação Turismo

Euro Tourinho o decano do jornalismo brasileiro, proporcionou na manhã de ontem 12, na sede do jornal Alto Madeira, uma aula de história a equipe de a

Escolas de samba de Porto Velho  Declaradas Patrimônio Cultural + Livro aborda o racismo pelo viés da psicologia

Escolas de samba de Porto Velho Declaradas Patrimônio Cultural + Livro aborda o racismo pelo viés da psicologia

Começo a coluna desta terça, registrando o falecimento do meu compadre José Augusto Mendonça marido da comadre Zenith Amaral. Zé Augusto irmão do meu