Porto Velho (RO) quinta-feira, 13 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com Revitalização do Cemitério da Candelária e das Locomotivas


Lenha na Fogueira com  Revitalização do Cemitério da Candelária e das Locomotivas - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Nem só de notícia ruim, se vive em tempo de pandemia. Nossa coluna desta quinta feira dia 15, traz algumas noticiais que podemos classificar como muito boas.

**********

Começa com a Revitalização do Cemitério da Candelária e do Cemitério das Locomotivas que foram anunciadas terça feira 13, pelo prefeito Hildon Chaves.

**********

Os dois Cemitérios ficam ha aproximadamente três quilômetros e meio, do centro de Porto Velho. O Candelária existe desde a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré enquanto o Cemitério das Locomotivas existe desde quando o governo militar, através do 5º BEC resolveu encerrar no início dos anos 1970 o funcionamento da EFMM.

************

Com o decorrer dos anos transformou as LOCOMOTIVAS que restaram em sucata, que foram jogadas no terreno em frente ao Cemitério da Candelária.

***********

Não resta dúvida, que os dois patrimônios históricos são atração turística, e é esse o objetivo do prefeito Hildon Chaves através da SEMDESTUR.

***********

Outra boa notícia, é que tudo indica que a Ponte do Madeira em Abunã, será aberta ao tráfego de veículos a partir de hoje, dia 15 de abril.

**********

A Ponte que é considerada a terceira maior do Brasil construída pelo DENIT, está com a inauguração marcada para acontecer no próximo dia 29 e quem vai cortar a FITA “Verde e Amarela”, é o presidente da República Jair Bolsonaro.

**********

Apesar dos protocolos da Pandemia que devem ser respeitados, não tenho nenhuma dúvida de que acreanos e portovelhenses marcarão presença na inauguração. A Ponte é o sonho dos motoristas de carretas e carros em geral, que deixarão de pagar pela travessia da Balsa.

**********

Por falar em atração turística, falta pouco para a prefeitura de Porto Velho abrir as portas para visitação pública, do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,

**********

Segundo nossas fontes, a inauguração deve acontecer provavelmente no mês de julho. A obra está praticamente toda pronta.

*********

Na realidade, falta apenas a construção do CALÇADÃO que será implantado na orla do Madeirão, com o objetivo de concentrar os turistas que gostam de contemplar o Pôr do Sol.

**********

E das pessoas que gostam de praticar caminhadas. Com certeza, será um dos espaços do Complexo mais utilizados.

**********  

A abertura no segundo semestre, com certeza vai acontecer com a maioria da nossa população (de Porto Velho), Vacinada contra a Covid 19.

***********

Tem um detalhe, quando o Complexo da Madeira Mamoré começar a funcionar em sua totalidade, será a salvação do chamado Centro Históricos de Porto Velho que hoje em dia, está mais morto que múmia do Egito.

*********

Acho apenas que o comércio da Sete de Setembro e adjacências não será tão beneficiado.

*********

O comerciante que for esperto tem que procurar adquirir a concessão de um espaço para montar seu negócio, no Galpão da Oficina ou no Galpão do antigo Cibec.

*********

Digo isso porque, se o turista tiver que comprar alguma coisa, seja roupa ou apenas um souvenir, vai comprar nas lojas que estarão funcionando no Complexo e não no comércio da Sete de Setembro.

*********

Se eu fosse empresário que tem negócio no Chamado Centro Histórico, ficaria esperto para o Chamamento Público que com certeza a Prefeitura vai publicar, para locar os espaços do Complexo Ferroviário.

**********

Pelo menos conseguimos alguma coisa boa para colocar na coluna de hoje. Até amanhã se Deus quiser!



Cemitérios da Candelária e das Locomotivas serão revitalizados para receber turistas

Lenha na Fogueira com  Revitalização do Cemitério da Candelária e das Locomotivas - Gente de Opinião

A construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) exerceu um forte magnetismo no século passado, a ponto de atrair trabalhadores de pelo menos 22 nacionalidades. A ferrovia foi útil à economia da época por pouco tempo e suas locomotivas acabaram abandonadas. Algumas delas formam agora um cenário instigante, ao lado dos trilhos que percorreram tantas vezes, onde ficou conhecido como Cemitério das Locomotivas. O local passará por obras para que possa acolher os turistas.

Prefeito destaca resgate histórico com obras Um projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) busca resgatar este e outro igualmente relevante para a história da região: o Cemitério da Candelária.

Como locais com alta potencialidade turística, o Cemitério das Locomotivas e o Cemitério da Candelária, onde foram enterrados trabalhadores tombados durante a construção da ferrovia, serão revitalizados.

“Vamos transformar esses locais em ambientes atrativos, com muitas melhorias. Será uma valorização ao passado com foco no futuro. Um estímulo ao pertencimento e acesso à história local”, disse o prefeito Hildon Chaves ao visitar os locais onde serão feitas as obras, terça-feira (13).

COMPLEXO

O projeto consiste na construção de um grande complexo que contará com calçamento, iluminação e guarita para a guarda municipal, placas de sinalização, além da limpeza e recuperação dos trilhos, que foram soterrados após a cheia histórica do rio Madeira, em 2014.

Trabalho será feito em parceria com pastas municipais. Haverá, ainda, conforme o projeto, placas com QR Code em frente de cada locomotiva, onde o turista terá acesso a informações sobre cada máquina.

No Cemitério da Candelária, a Prefeitura instalará um painel das nacionalidades, em homenagem aos operários ali sepultados. O local contará também com uma trilha de visitação e estátuas.

TURISMO

As ações nos dois locais fazem parte do plano que busca revitalizar espaços urbanos com potencial turístico. Abandonadas na década de 1970 com a desativação da EFMM, as locomotivas agora deixarão para trás as intervenções da natureza e do tempo para trilhar um novo caminho.

Além de valorizar a história e fortalecer o turismo, as obras vão beneficiar também a Comunidade da Candelária, que utilizará as intervenções de base comunitária. A interação dos visitantes junto aos moradores locais oportunizará a chance de gerar emprego e renda.

As obras terão acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A secretária, Glayce Bezerra, da Semdestur, apresentou o projeto ao prefeito Hildon Chaves. “Não haverá orçamento específico para essa obra. Estamos montando uma força-tarefa com várias secretarias municipais para garantir a restauração, a limpeza, iluminação, sinalizaçãoentre outras ações.

Será a oportunidade de resgatar e entender a história”, explicou.

Texto: Pedro Bentes

Fotos: Leandro Morais 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com a história do bloco Galo da Meia Noite e o Festival Rondoniana de Artes – As Mulheres na Cena

Lenha na Fogueira com a história do bloco Galo da Meia Noite e o Festival Rondoniana de Artes – As Mulheres na Cena

Lenha na Fogueira Quem está fazendo o maior sucesso, é a história do bloco Galo da Meia Noite que está no livro: “Galo da Meia Noite – Uma Festa a Mai

Lenha na Fogueira e Semusa, vamos facilitar a vacinação da população em Porto Velho

Lenha na Fogueira e Semusa, vamos facilitar a vacinação da população em Porto Velho

Lenha na Fogueira Tenho acompanhado a ação da prefeitura, ou melhor, da Secretaria Municipal de Saúde na tentativa de proporcionar dentro das possibil

Lenha na Fogueira  com Mãe a Mulher que enfrenta tudo e todos pelos filhos e Mãe é e sempre será Mãe

Lenha na Fogueira com Mãe a Mulher que enfrenta tudo e todos pelos filhos e Mãe é e sempre será Mãe

Lenha na Fogueira Neste dia 9 de maio de 2021, dia consagrado às Mães, iniciamos desejando muitas felicidades a todas as Mães de Rondônia, em especial

Lenha na Fogueira com Jair Bolsonaro inaugurou a famosa Ponte do Abunã

Lenha na Fogueira com Jair Bolsonaro inaugurou a famosa Ponte do Abunã

Lenha na Fogueira Ontem o presidente Jair Bolsonaro inaugurou a famosa Ponte do Abunã. Apesar de ficar totalmente no estado de Rondônia, a Ponte sempr