Porto Velho (RO) sexta-feira, 7 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com "Porto Velho Turística" e Casa em Cena exibe espetáculo Lete


Lenha na Fogueira com "Porto Velho Turística" e Casa em Cena exibe espetáculo Lete - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Vamos nos reportar na coluna de hoje, sobre um segmento que foi dos mais afetado, para não dizer prejudicado, com a pandemia do coronavírus.

**********

Esse segmento é o turismo. Chamado de indústria sem chaminé, o turismo é um dos maiores geradores de renda e emprego não só no Brasil, mas, no mundo como um todo.

***********

Apesar de Rondônia ainda estar engatinhando quando falamos sobre alternativa de roteiro turístico, em comparação aos grandes polos existentes no Brasil, inclusive na Região Amazônica e na Central, hoje nos deparamos com dois gestores públicos que realmente estão preocupados com o segmento em Rondônia.

**********

O governo estadual através da SETUR e o governo municipal de Porto Velho através da SEMDESTUR. O mais interessante, é que ao contrário de outros governos, SETUR e SEMDESTUR em se falando da capital Porto Velho, têm conversado muito, as reuniões são constantes entre a equipe da SETUR e da SEMDESUR.

***********

Outra entidade que tem participado dessas conversas inclusive apresentando soluções para alguns problemas, é a FECOMERCIO.

***********

Vários eventos têm acontecido com a parceria dessas entidades, visando o desenvolvimento do segmento em nossa cidade e estado.

***********

 O investimento no material humano tem sido dos melhores, a SETUR em parceria com a FECOMERCIO/SENAC formou uma turma de mais de 15 guias de turismo, segmento que até então não contava nem com dez profissionais em Rondônia. Pena que os novos guias ainda não puderam aplicar seus conhecimentos em virtude da pandemia.

**********

Já a SEMDESTUR está anunciando a segunda etapa do programa de capacitação para a cadeia produtiva, que começou ontem, terça-feira dia 30.

**********

O programa de capacitação "Porto Velho Turística" é realizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e foi idealizado em 2019, com a primeira etapa, mais de 200 inscritos. Entre os participantes estavam motoristas de aplicativos, taxistas e atendentes de hotelaria.

***********

A proposta da Prefeitura de Porto Velho é alavancar o turismo na capital e preparar os segmentos que atuam na área para o atendimento ao turista.

**********

Em razão da pandemia, segundo a secretária Glayce Bezerra, da Semdestur, esta etapa acontecerá na modalidade virtual pela plataforma Google Meeting.

**********

Serão realizadas quatro capacitações, que serão voltadas para diferentes públicos da cadeia produtiva do turismo, com abordagens distintas, uma vez ao mês.

**********

São elas: - Qualidade no atendimento ao turista, dia 26/04 às 14h; - Orientação para formatação de roteiros turísticos, dia 26/05 às 14h; - Atrativos culturais de Porto Velho, 30/06 às 14h; - Marketing turístico nas redes sociais, 28/07, às 14h.

************

A atual gestão municipal leva em consideração a importância de qualificar os serviços e acredita que no período pós-pandemia o turismo voltará a ser promissor para Rondônia.

**********

As inscrições para a capacitação serão feitas pelo e-mail: [email protected]gmail.com e pelo telefone: 3901-3180 (em horário comercial).

***********

Os interessados devem encaminhar nome completo, número do RG e número de telefone para contato.

***********

Enquanto isso a SETUR divulga as atrações turísticas de todas regiões do nosso estado, distribuindo livros que contam a história de cada atração. Além de investir na revitalização de atrações turísticas como o Museu Casa de Rondon em Vilhena.

***********

Quer dizer, quando a pandemia passar, o que esperamos aconteça o mais breve possível, os trabalhadores do segmento estarão aptos a receber todo tipo de turista.

***********

Temos mais é que elogiar o trabalho tanto da equipe do governo que atua na SETUR como a equipe da prefeitura de Porto Velho que atua na SEMDESTUR.


Casa em Cena exibe espetáculo Lete nesta sexta-feira, 2, pelo YouTube e Facebook

Lenha na Fogueira com "Porto Velho Turística" e Casa em Cena exibe espetáculo Lete - Gente de Opinião

Começa nesta sexta-feira (2) a programação especial do Casa em Cena, que vai exibir online importantes espetáculos teatrais de grupos rondonienses.

A partir das 20h, o público poderá assistir a “Lete”, montagem de 2013 da Cia Beradera de Teatro, escrita e dirigida por Rodrigo Vrech, que participa do bate-papo com o ator e comunicador Juraci Júnior ao vivo sobre o processo criativo após a exibição.

Contemplada pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2012, a história de Lete é inspirada  a partir da instalação das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau em Porto Velho, relacionando estes eventos com ciclos migratórios anteriores. A peça retrata uma cidade fictícia cuja população sofre os impactos destas grandiosas obras em sua forma de vida e cultura, em especial populações ribeirinhas, em prol de uma promessa de desenvolvimento.

Dividido em 10 cenas, o espetáculo tem início no tempo vigente, trazendo elementos do cenário atual, e retrocedem até 1914, ano da criação do município de Porto Velho, atravessando a instalação da Estrada de Ferro Madeira- Mamoré, os ciclos da borracha, garimpo de ouro e de cassiterita e efetivação da BR-364.

Lete foi a primeira montagem da Cia Beradera de Teatro, um grupo que se formou com o propósito de investigar raízes históricas que formam a memória e a identidade do povo porto-velhense a partir das heranças das diferentes culturas instaladas aqui nos diferentes ciclos migratórios que compõe a sua história de formação.

Após estreia em Porto Velho, o espetáculo rodou por 10 capitais da Amazônia Legal através do Projeto Amazônia das Artes, do Sesc. Em 2017, a companhia circulou com o espetáculo por 36 cidades de todas as regiões do país através do projeto Palco Giratório, também do Sesc.

Ficha Técnica:

Gênero: Drama

Classificação etária: 14 anos

Duração: 60 minutos

Concepção, Direção, Dramaturgia e Produção: Rodrigo Vrech Cenário, Iluminação e direção musical:

O grupo 

Figurino: Einstein Berguerand

Elenco: Andressa Silva, Cláudio Zarco, Elizeu Braga e Raoni Amaral.

O projeto Casa em Cena foi contemplado pelo edital nº 77/2020/ SEJUCEL-CODEC - 1ª Edição Mary Cyanne do Edital de Chamamento Público de Fomento à Cultura e à Produção Artístico-Cultural para transmissões ao vivo/gravadas – Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).

 

Serviço:

Exibição do Espetáculo Lete + bate-papo ao vivo

Quando: 02/04 - 20h (21h horário de Brasília)

Onde assistir:

https://www.facebook.com/juracicamposjr

https://www.youtube.com/JuraciCamposJr--

Folk Produções (69) 99963-0820 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o “Galo da Meia Noite, Uma Festa a Mais” e o Festival PAN! Prorroga exibições de espetáculos

Lenha na Fogueira com o “Galo da Meia Noite, Uma Festa a Mais” e o Festival PAN! Prorroga exibições de espetáculos

Lenha na Fogueira  Acontecerá neste sábado, dia 08 de maio, véspera do Dia das Mães, a Live de Lançamento do Livro: “Galo da Meia Noite, Uma Festa a M

Lenha na Fogueira com Nazaré: do verde ao barro e o SHOW SOBRE VOCÊ do cantor BRUNO BRATILIERI

Lenha na Fogueira com Nazaré: do verde ao barro e o SHOW SOBRE VOCÊ do cantor BRUNO BRATILIERI

Lenha na Fogueira  Animação inspirada em Nazaré, distrito do baixo Madeira em Porto Velho, estreia neste final de semana. Nazaré: do verde ao barro é

Lenha na Fogueira com o “Prorroga já! Prorroga Rondônia!, Prorroga SEJUCEL!” e o ‘Minuano’, de Bado, traz identidades culturais em poesia e melodia

Lenha na Fogueira com o “Prorroga já! Prorroga Rondônia!, Prorroga SEJUCEL!” e o ‘Minuano’, de Bado, traz identidades culturais em poesia e melodia

Lenha na Fogueira  O I Fórum Digital de Cultura de Rondônia realizado por iniciativa da rede Pro Cultura e outros coletivos na tarde dessa segunda-fei

Lenha na Fogueira com “A Mãe da Seringueira e a Onça” e Do Cangaço ao Seringal – A história do forró

Lenha na Fogueira com “A Mãe da Seringueira e a Onça” e Do Cangaço ao Seringal – A história do forró

Lenha na Fogueira E ontem aconteceu o lançamento do livro infanto-juvenil: “A Mãe da Seringueira e a Onça” *************O lançamento aconteceu de form