Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com os bois bumbás Malhadinho e Flor do Campo e o I Workshop Supera Turismo


Lenha na Fogueira com os bois bumbás Malhadinho e Flor do Campo e o I Workshop Supera Turismo - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

A cultura realmente é surpreendente e a qualquer momento, pode mudar ou colocar as coisas em seus devidos lugares.

**********   

Vejam por exemplo, o que aconteceu no último final de semana em Guajará-Mirim com relação aos bois bumbás Malhadinho e Flor do Campo.

************

Reunidos, o agitador cultural Carlinho Castro e as representantes dos dois bois Camila Miranda (Malhadinho) e Rosa Solani (Flor do Campo) entre outros folcloristas resolveram trazer de volta os dois grupos folclóricos para a cena cultural do nosso estado.

**********

Os dois grupos que estão sem se apresentar oficialmente há alguns anos, em virtude de problemas, que no momento não vale a pena explorar.

**********

Os idealizadores disso tudo, resolveram começar com uma live que deve ir ao ar no próximo mês de outubro.

**********

A respeito disso, a Comissão me enviou a carta que passo a divulgar a partir de agora:

**********

Porto Velho/RO, 23 de junho de 2021.

**********

Caro amigo Sílvio “Zé Katraca” Santos.

**********

Por estas entrelinhas vou fazer breve narração sobre o acontecido neste final de semana, na Cidade de Guajará Mirim/RO, a nossa querida Pérola do Mamoré, Cidade do Duelo na Fronteira, protagonizado pelos Bumbá: Malhadinho & Flor do Campo.

**********

Fui convidado pelas amigas Camila Miranda (Malhadinho) e Rosa Solani (Flor do Campo), para juntos iniciarmos uma conversa já desenvolvida por nós no whatsapp, a qual seria discutirmos uma forma de realizarmos uma “Live dos dois Bois”, no vindouro mês de outubro, bem como a possibilidade de resgatarmos o Festival “Duelo na Fronteira”, que alguns anos não é realizado, por diversos fatores.

************

E que bom foi vê a união entre as representantes dos Bois, sentadas juntas e deixando de lado as picuinhas de outrora e buscando desenvolver em parceria este trabalho de resgate do Festival, união esta que sempre desejamos e incentivamos para que se tornasse real, ou seja, as duas associações juntas, irmanadas em busca de parcerias e recursos para a realização da live e posteriormente para o resgate do Festival, e deixando a “briga”, no bom sentido da palavra, para dentro da arena.

**********

Estiveram presentes nesta reunião, além de mim Carlinho Castro, Camila e Rosa Solani, o amigo/locutor do Festival Lúcio Jorge, Jean (esposo da Rosa Solani) e Jhef Couteiro.

**********

Decidimos por consenso que deveríamos formar uma equipe de pessoas do meio cultural, capacitadas e conhecedoras do Festival, para juntos iniciarmos esse resgate cultural, tão importante para a Cidade de Guajará Mirim.

***********

E estas foram as pessoas indicadas para fazer parte desta comissão: Sílvio Zekatraca Santos, Bebel Silva, Fabiano Barros, Wéllida Sodré, Wisnete Ojopi, eu Carlinhos Castro e as Representantes dos Bois, Camila Miranda e Rosa Solani.

***********

A live está decidida que acontecerá no final do mês de outubro, sem data e local ainda definidos, mas que será em dois dias, no primeiro dia se apresenta um boi e no dia seguinte o outro bumbá.

************

E esta live servirá de “pano de fundo” para o resgate do Festival “Duelo na Fronteira 2022”.

*************

Em breve teremos muitas novidades a apresentar. Aguardem. Cordialmente!

**************

Carlos A C Castro “Carlinhos Castro”Agitador e Incentivador Cultural - “Pulsando Cultural 100% pelas Veias”.

***********

OS. Aproveitamos para fazer uma visita ao Bumbódromo e constatamos o total abandono em que se encontra aquele patrimônio, todo depredado, cheio de mato e sem condições de sequer chegarmos aos barracões ali construídos para ambos os bois, pois o mato não permitia. Realmente um crime, uma lástima vê aquele patrimônio, tão importante para a Cidade de Guajará Mirim naquele estado.


TURISMO

 

Setur vai promover I Workshop Supera Turismo - para fortalecer o empreendedorismo no setor

Lenha na Fogueira com os bois bumbás Malhadinho e Flor do Campo e o I Workshop Supera Turismo - Gente de Opinião

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) tem promovido ações de fomento ao Turismo em diferentes eixos, principalmente diante dos impactos causados pela pandemia. É com esse intuito que irá realizar no dia 2 de julho, o I Workshop Supera Turismo – Um novo empreendedorismo pelo turismo, às 9h, no Palácio Rio Madeira.

A finalidade é apresentar aos empresários rondonienses, as vantagens, benefícios e projeções do turismo estadual. O workshop contará com a presença dos representantes do setor hoteleiro, agências de viagens, guia de turismo, balneários, parques aquáticos, resorts, pesca esportiva, associações, federações e entre outros que fazem parte do seguimento.

Conforme o superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, o Supera Turismo objetiva reunir todos os secretários da região Norte, além da classe empresarial, em especial, do Estado de Rondônia para fomentar o retorno do turismo pós-pandemia. Além disso, amplia o convite ao Ministério do Turismo e sua equipe técnica, em que vai palestrar sobre temas relacionados a investimento e ao empreendedorismo.

Um dos temas a ser apresentado pela equipe técnica do Ministério do Turismo é o “Portal do Investimento”, em que visa captar, divulgar e ampliar a visibilidade dos investimentos turísticos de todo o Brasil, em destaque para o momento, a região Norte, e aos empreendedores que queiram investir nesses lugares.

A outra palestra ministrada pelo Ministério do Turismo está voltada à linhas de crédito de retorno ao Turismo, com recurso do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), em que há no momento disponível mais de R$ 1 bilhão, para todo o Brasil. De acordo com Gilvan Pereira, a região Norte está contemplada com esse recurso.

“O Banco da Amazônia (Basa) também estará presente, mostrando como adquirir esse crédito, juntamente com a Caixa Econômica Federal (CEF). Será um evento em que os empresários de Rondônia vão descobrir esse potencial de retorno ao empreendedorismo de turismo, além de termos a oportunidade de apresentarmos também o potencial da região Norte. Esse evento vem trabalhar esse fortalecimento das Rotas Amazônicas Integradas, onde a visita dos secretários de Turismo aqui no Workshop terá tratativas para a regulamentação desta Rota, além da roda de experiências. Pela primeira vez eventos como este está ocorrendo, juntamente com o Ministério do Turismo, no Estado de Rondônia”, declarou.

FORTALECIMENTO NO SETOR

Esta é mais uma iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Setur em promover o fortalecimento no âmbito empresarial turístico da região, uma vez que a classe sofreu impactos expressivos, reflexos da pandemia no Estado. O exemplo desse cenário foi a queda na receita cambial turística, que até outubro do ano passado, apresentou uma redução do número de colaboradores e, até outubro de 2020, apresentou uma queda de 19,4% na arrecadação de impostos federais (dados do Ministério do Turismo).

Foi tentando buscar um trabalho eficiente perante a retomada iminente do Turismo junto à cadeia produtiva, que a Setur está executando ações para impulsionar o setor. Entre essas ações está a abertura de linhas de financiamento, por meio do Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios (Proampe) e programas de incentivo ao fluxo turístico e publicidade como o “Viaja mais Servidor”. Além disso, a Setur segue trabalhando com a disseminação dos programas a projetos que partem do Ministério do Turismo: Portal de Investimentos e do Fungetur.

De acordo com a coordenação do Workshop, é importante enfatizar que, a formalização do “Rotas Amazônicas Integradas” (RAI), vem solidificar ainda mais o compromisso entre todos os estados da região Norte, para o desenvolvimento do Turismo, a fim de agregar experiências e apresentar a região de Rondônia de forma atrativa, organizada e unificada com base nos segmentos em comum que possuem. A Setur estendeu o convite a todos os secretários de Turismo da Região Norte e ao ministro do Turismo, senhor Gilson Machado Neto. Todos já confirmaram presença.

LIVE

O I Workshop Supera Turismo também será transmitido ao vivo por uma plataforma digital, estando disponível para quem desejar acompanhar. Posterior ao Workshop, no dia 1 de julho vai ocorrer a Rodada de Experiências da Rota Amazônica Integrada, que envolve um momento com os secretários da região Norte e representantes do Ministério do Turismo para debaterem sobre as expectativas quanto à Integração da Amazônia, por meio do Turismo. Na oportunidade, a comissão fará visitas técnicas em atrativos turísticos da Capital, que retratam e relatam a história e cultura de Rondônia.

Fonte

Texto: Jaqueline Malta

Fotos: Daiane Mendonça e Marcos Anconi

Secom - Governo de Rondônia

Galeria de Imagens

  • Bumbódromo abandonado
    Bumbódromo abandonado
  • Bumbódromo abandonado
    Bumbódromo abandonado

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)