Porto Velho (RO) sexta-feira, 7 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o XI FESTINAÇU e livro “Galo da Meia Noite, uma Festa a mais...”


Lenha na Fogueira com o XI FESTINAÇU e  livro “Galo da Meia Noite, uma Festa a mais...” - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

 

Estão abertas as inscrições para a Oficina Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança. A ação faz parte da programação do XI FESTINAÇU, realizado pela Associação Cultural Waraji. O FESTINAÇU - Festival Internacional de Teatro de Guajará-Mirim, está na 11ª edição, acontece desde 2011 na cidade de Guajará-Mirim (Rondônia) fronteira com a Bolívia.

***********

A WARAJI é uma organização que assume o desenvolvimento local, a coesão social, a cultura e a cidadania como dimensões estruturantes da sua missão, dos seus projetos e das suas atividades.

************

A WARAJI partilha da perspectiva de que o desenvolvimento das pessoas, a sua qualificação e valorização profissional, são condições indispensáveis para o desenvolvimento das organizações, das comunidades e dos territórios.

***********

A oficina é totalmente gratuita, são ofertadas 15 vagas para pessoas que possuam interesse na área de dança, artistas, professores e estudantes de arte. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de março.

***********

Com o objetivo de compor partituras corporais a partir de uma reflexão sobre o atual momento de isolamento social, motivado pela pandemia da Covid-19, e como isso nos afeta e reverbera no corpo, nos movimentos.

************

O Laboratório tem 4h de duração, divididas em dois encontros de 2h cada: dias 27 e 28 de março, às 10h (hora de Rondônia). Os encontros acontecem na plataforma Zoom.

*************

A criação partirá da experiência individual dos participantes nesse período de isolamento/distanciamento e de exercícios/experimentações propostas de dança contemporânea, cada participante criará pequenas células gestuais que serão “costuradas” até formar uma partitura corporal.

***********

Jornalista entra na lista de prioridade, da vacina contra a Covid-19.

**********

O responsável pelo feito, é o vereador Everaldo Fogaça (Republicanos), autor da emenda modificativa ao Projeto de Lei apresentado pelo vereador Edwilson Negreiros (PSB), que garante prioridade na vacinação para professores e jornalistas.

**********

A emenda do Fogaça que também é jornalista, veio em ótima hora. O jornalista, assim como o profissional da saúde, não mede esforços para levar a notícias a população e no caso da Covid-19, se arrisca e muito, ao cobrir pauta nas clínicas e hospitais, se colocando em risco de contaminação.

**********

Vivas ao colega Everaldo Fogaça. Agora vamos ficar torcendo para que o prefeito Hildon Chaves sancione a Lei, que permite a vacinação imediata dos jornalistas de Porto Velho.

Galo da Meia Noite finaliza livro contando sua História

Lenha na Fogueira com o XI FESTINAÇU e  livro “Galo da Meia Noite, uma Festa a mais...” - Gente de Opinião

Entrando em sua fase final de diagramação o livro “Galo da Meia Noite, uma Festa a mais...” conclui a fase textual. A obra conta a História de um dos maiores e segundo mais antigo Bloco de Carnaval da cidade de Porto Velho. Contemplado pelo Edital nº 86/2020/SEJUCEL-CODEC – Marechal Rondon – Edital De Chamamento público para publicação e difusão de expressões culturais, pela Lei Federal Aldir Blanc de auxilio Emergencial da Cultura.

Segundo o seu autor, Carlinhos Castro o livro é fruto de um esforço que vem desde o mês de novembro de 2020, quando a proposta foi aprovada no Edital da SEJUCEL. No primeiro momento foi apresentado uma “boneca do livro”, de forma resumida, em seguida foi empregado o trabalho de realização da obra cujo título é Galo da Meia Noite, uma Festa a mais...”.

Com conteúdo dinâmico o livro reúne entrevistas com fundadores e colaboradores, artigos de pessoas do meio cultural, compositores de marchinhas do Bloco, economistas e convidados que guardam relação de proximidade com o grupo. Também será apresentado um conjunto imagens históricas, como os desfiles memoráveis, suas rainhas, principais eventos, personalidades que fizeram parte dos momentos mais importantes, Logomarcas e os Abadás que marcaram época.

O livro também vai apresentar as suas principais Marchinhas, “como forma de homenagear seus autores, bem como contará fatos inusitados dos desfiles, e momentos onde o Galo foi protagonista de situações bem pitorescas”, comenta o autor da obra e também fundador do Bloco.

Ainda de acordo com Carlinhos, o livro deve ficar pronto até meados do dia 20 de março e será encaminhado para gráfica, com aproximadamente 120 páginas. O autor acredita que entrega as 1.500 cópias no tempo previsto, e em seguida será realizada uma Live de lançamento desta que é a primeira iniciativa de se registrar parte da história do Carnaval de rua da capital rondoniense.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o “Galo da Meia Noite, Uma Festa a Mais” e o Festival PAN! Prorroga exibições de espetáculos

Lenha na Fogueira com o “Galo da Meia Noite, Uma Festa a Mais” e o Festival PAN! Prorroga exibições de espetáculos

Lenha na Fogueira  Acontecerá neste sábado, dia 08 de maio, véspera do Dia das Mães, a Live de Lançamento do Livro: “Galo da Meia Noite, Uma Festa a M

Lenha na Fogueira com Nazaré: do verde ao barro e o SHOW SOBRE VOCÊ do cantor BRUNO BRATILIERI

Lenha na Fogueira com Nazaré: do verde ao barro e o SHOW SOBRE VOCÊ do cantor BRUNO BRATILIERI

Lenha na Fogueira  Animação inspirada em Nazaré, distrito do baixo Madeira em Porto Velho, estreia neste final de semana. Nazaré: do verde ao barro é

Lenha na Fogueira com o “Prorroga já! Prorroga Rondônia!, Prorroga SEJUCEL!” e o ‘Minuano’, de Bado, traz identidades culturais em poesia e melodia

Lenha na Fogueira com o “Prorroga já! Prorroga Rondônia!, Prorroga SEJUCEL!” e o ‘Minuano’, de Bado, traz identidades culturais em poesia e melodia

Lenha na Fogueira  O I Fórum Digital de Cultura de Rondônia realizado por iniciativa da rede Pro Cultura e outros coletivos na tarde dessa segunda-fei

Lenha na Fogueira com “A Mãe da Seringueira e a Onça” e Do Cangaço ao Seringal – A história do forró

Lenha na Fogueira com “A Mãe da Seringueira e a Onça” e Do Cangaço ao Seringal – A história do forró

Lenha na Fogueira E ontem aconteceu o lançamento do livro infanto-juvenil: “A Mãe da Seringueira e a Onça” *************O lançamento aconteceu de form