Porto Velho (RO) domingo, 24 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o São João dos Sonhos


Lenha na Fogueira com o São João dos Sonhos - Gente de Opinião

Vem aí o “São João dos Sonhos”. De acordo com o professor Marco Teixeira um dos idealizadores do evento, o São João dos Sonhos está previsto para acontecer no dia 2 de outubro, data da criação do município de Porto Velho, portanto, é feriado.

**********

Vários grupos folclóricos irão se reunir na Praça Presidente Vargas em frente ao Mercado Cultural a partir das 20 horas, para participar de uma apresentação que vai concentrar brincantes desde o Palácio onde hoje funciona o Museu de Rondônia até o edifício Rio Madeira.

**********

Vou passar algumas dicas sobre como serão as principais teatralizações:

************

Dança palaciana no calçadão com participação de casais de diversas Juninas e Bois.

***********

A Dança palaciana é acompanhada, na praça, pelas danças fixas dos grupos de bois bumbás e quadrilhas juninas, além dos grupos de dança (Aimê e Watikum Mayakam).

***********

Os personagens: seringueiro, caçador, índios e Bicho Folharal ficarão juntos às 17 árvores principais da praça.

*********

Os grupos de mascarados, padres dos bumbás e doutores ficarão se apresentando por toda a praça e devem fazer a alegria do evento.

**********

No primeiro terraço da praça, onde fica a fonte e o monumento à independência, ficarão os Bois Bumbás e Grupos de Dança. Suas Danças e músicas devem ser combinados e serão fixas.

**********

Essa apresentação contará também com alguns especialistas descendo de ‘Tirolesa’ do edifício Rio Madeira para a Praça Presidente Vargas.


**********

Com certeza será um espetáculo muito bonito o que os grupos vão apresentar no dia 2 de outubro na Praça Presidente Vargas. Os ensaios acontecerão nos dias 25, 26 e 29 deste mês, na Praça Presidente Vargas.

**********

Tudo coordenado pela Federon, Unajup e Associação dos Jurados Juninos de Rondônia.

**********

Por falar em grupos folclóricos, lembramos do Arraial Flor do Maracujá. Pra quem não sabe, o tradicional Arraial não mais acontecerá no Parque dos Tanques e pelo menos até o dia de ontem, não tinha um outro local para ser montado.

**********

Não fosse a Pandemia provocada pelo Coronavírus 19, que fez com que a Sejucel suspendesse a realização do Arraial este ano, o governo provavelmente não realizaria o evento por falta de um local adequado.

**********

O Parque dos Tanques local onde o Arraial aconteceu por vários anos, ficou impossibilitado de abrigar a estrutura do Arraial, em virtude da empresa que ganhou a concorrência para executar o Projeto, descobriu que justamente no local onde acontece as apresentações, existe um LIXÃO e esse Lixão inviabiliza a construção, sendo assim, disse o Superintendente da Sejucel Jobson Bandeira: Teremos que procurar um novo local para construir o que chamamos de “Cidade da Cultura”

**********

É aí que mora o perigo, pois, não existe um local adequado no perímetro central de Porto Velho para a construção da Cidade da Cultura.

*********

Agora, nossos grupos folclóricos jamais deixarão de se apresentarem, pois, as entidades que cuidam das suas manutenções como Federon e Unajup há muito participam de arrais como o Flor de Cacto, Arraial da Amizade, Esperança da Comunidade, e Zona Leste jamais deixarão que isso aconteça.

**********

Quem sabe com essa impossibilidade do Flor do Maracujá a prefeitura de Porto Velho resolva criar o seu ARRAIAL FOLCLÓRICO!

**********

Enquanto esse dia não chega, vamos nos preparar para assistir ao espetáculo que acontecerá no Mercado Cultural no dia 2 de outubro.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando