Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na fogueira com o Padre Simão Santos e o PPKast - podcast portovelhense


Lenha na fogueira com o Padre Simão Santos e o PPKast - podcast portovelhense - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Como é bom conhecer pessoas, ainda mais quando a pessoa no primeiro momento, consegue conquistar nossa admiração.

**********

Assim aconteceu comigo. Há alguns dias (menos de 30 dias), recebo uma mensagem via WhatsApp de um cidadão que se identificou como Padre Simão e falou que meu contato lhe foi passado pelo Arimar Souza de Sá (meu amigo).

*********

Padre Simão me contou que há 30 anos, quando ainda era um jovem de 20 anos, morou em Porto Velho, precisamente no Distrito de Calama no Baixo Madeira.

*********

Foi por pouco tempo, porém o suficiente para conquistar o coração do Nordestino do Rio Grande do Norte (Potiguar), que logo ao se ordenar Padre, foi designado para exercer a missão de Missionário de Jesus Cristo no Paraguai. O ‘Cabra da Peste’ levou em seu matulão além da Palavra, sua veia poética o que o transformou em artista em terras paraguaias, alcançando grande sucesso nos canais de televisão daquele país, o interessante foi que seu sucesso como poeta cantor e musicista, não foi alcançado em cima de canções religiosas, mas, com a chamada música popular.

**********

Após mais de dez anos morando em países castelhanos, inclusive o Uruguai Simão foi convocado pela sua Congregação para retornar ao Brasil e o que foi melhor, para atuar em seu estado natal o Rio Grande do Norte.

**********  

Melhor ainda foi que com poucos dias no Brasil, foi solicitado para cobrir as férias do Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré em Porto Velho capital do estado de Rondônia,

*********

Já em Porto Velho passou a visitar as coisas que o encantaram quando da sua passagem há 30 anos. E numa dessas andanças foi ao Cai N’água e apreciando o vai e vem das conôas e barcos motor, se lembrou de Calama e escreveu a Letra e Música em homenagem ao nosso Rio Madeira e a Porto Velho.

**********

Padre Simão queria que eu gravasse a música, porém ao ouvir sua voz cantando a dita música, sugerir que ele mesmo gravasse a canção o que foi feito com a produção do Marcelo Pereira Silva responsável pelo arranjo.

**********

Pra completar, o João Luiz Kerdes produziu o vídeo, na realidade, um vídeo espetacular para a letra, música e voz do Padre Simão Santos, scj; trabalho que você pode assistir acessando o link:

https://www.facebook.com/100028815530940/videos/554354115535101/

*********

Posso garantir que você vai gostar e muito dessa maravilhosa produção que tem a seguinte ficha técnica:

**********

PORTO CAI N'AGUA - Uma homenagem a Porto Velho – Rondônia. Letra Música e voz: Padre Simão Santos, scj. Gravação, produção, arranjos e teclado: Marcelo Pereira da Silva; Bateria: Rannyere Franklin Alves Canuto, Baixo: Jessé Silva Paula de França, Guitarra: Tiago Cassiano Lima, Gravado no Estúdio Trilha - Porto Velho Rondônia – Brasil. Produção de vídeo: Kerdy Produções de João Luiz Kerdy;

**********

Agora meu mais recente amigo, Padre Simão está embarcando para Recife onde continuará com a Missão de transmitir a Palavra do Senhor.

***********

No ‘MATULÃO’ de retorno leva uma canção muito bonita e deixa muitas saudades apesar dos poucos dias que estivemos juntos. Quem sabe um dia nos encontremos nos palcos da vida.

**********

Boa viagem amigo! São os votos de Silvio M. Santos e sua esposa Ana. Até breve!


PPkast #16 destaca as mulheres instrumentistas da Região Norte

Lenha na fogueira com o Padre Simão Santos e o PPKast - podcast portovelhense - Gente de Opinião

Na próxima sexta-feira, 30 de abril, o PPKast - podcast portovelhense produzido e apresentado por mulheres – compartilha a experiência de algumas mulheres instrumentistas que atuam na região Norte. O setor musical é um segmento, ainda, predominantemente masculino e fazer parte desse ambiente é um desafio.

Convidada

episódio #16 do PPKast tem a presença de Laura Branduber, baterista, produtora cultural e integrante da banda “Os Últimos”, de Ariquemes. O investimento na trajetória musical já dura mais de uma década e mesmo com muito conhecimento do cenário, a instrumentista ainda enfrenta muitos obstáculos.

Participações especiais

Outras mulheres, que são referências no contexto musical da região Norte, contribuem com esse episódio. São elas:

- Solange Gurgacz é uma das idealizadoras e coordenadora do Orquestra em Ação, projeto sediado em Ji-Paraná que possibilita a inclusão musical de crianças e jovens.
- A pianista Andrea Figueiredo, criadora do Ateliê Piano & Música em Porto Velho, bacharel em Piano, educação musical e bacharelanda em canto.
- Rosemary da Rocha Abensur, flautista há 20 anos e conhecida na cidade de Porto Velho por seu talento e participação em serenatas.
- Andreia Trivério, primeira e atual baterista da banda Malcriados, banda de punk mais antiga da cidade de Porto Velho

Mulheres instrumentistas na música brasileira

Atualmente as mulheres instrumentistas continuam enfrentando muitos desafios, entre eles não serem reconhecidas por seu trabalho. É mais comum o público citar o nome de cantoras, do que instrumentistas.

A mulher tem um importante papel na cadeia produtiva musical. Profissionais que merecem ser visibilizadas por seu trabalho e dedicação. Reconhecer e valorizar o trabalho dessas artistas é promover maior diversidade e amplificar as vozes de mulheres que enriquecem a música brasileira.

 

Sobre o PPKast

O PPKast é um podcast portovelhense sobre feminismo, cultura, relacionamento e curiosidades do cotidiano. Produzido e apresentado por Carolina Zemuner e Izabela Lima, com direção de gravação de Virgínia Duan.

Este episódio integra o projeto fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio do Governo do Estado de Rondônia – Sejucel – 1ª Edição Marechal Rondon, eixo IV, item 4 – Podcast”

Todos os episódios estão disponíveis nas principais plataformas digitais. O acesso é gratuito.

 

Serviço: Lançamento do episódio #16 do PPKAST – Mulheres Instrumentistas

Quando? 30/04/2021

Onde?

Youtube:

https://cutt.ly/zf9lHMY

Google Podcast

 https://cutt.ly/7f9lLT0

Spotify:

https://cutt.ly/Kf9lBdW

Quanto? Gratuito

Redes sociais @ppk_ast

Classificação indicativa: 14 anos

Produção e Apresentação: Carolina Zemuner e Izabela Lima

Direção e Edição: Virgínia Duan

Porto Velho - RO

E-mail: [email protected] 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o Grupo “Forro Madeira” e o  Álbum sobre você, de Bruno Bratilieri já está no ar

Lenha na Fogueira com o Grupo “Forro Madeira” e o Álbum sobre você, de Bruno Bratilieri já está no ar

Lenha na Fogueira Se você ainda não assistiu, precisa assistir! Estou falando do Grupo “Forro Madeira”, que se apresenta todos os domingos no Café do

Lenha na Fogueira com o novo Decreto e os trabalhos da SETUR

Lenha na Fogueira com o novo Decreto e os trabalhos da SETUR

Lenha na Fogueira O novo Decreto sobre as restrições contra a Covid 19, baixado pelo governador Marcos Rocha está causando o maior ‘rebuliço’, não só

Lenha na Fogueira com a morte do diretor de carnaval Laíla e Cachoeiras de Teotônio por Angella Schilling

Lenha na Fogueira com a morte do diretor de carnaval Laíla e Cachoeiras de Teotônio por Angella Schilling

Lenha na Fogueira O diretor de carnaval Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, conhecido como Laíla, morreu de Covid nesta sexta-feira (18), aos 78 anos. ***

Lenha na Fogueira com Projeto de Lei em homenagem ao ator Paulo Gustavo

Lenha na Fogueira com Projeto de Lei em homenagem ao ator Paulo Gustavo

Lenha na Fogueira Olha só que notícia boa:*********O vereador Aleks Palitot se reuniu com o presidente da Funcultural, Márcio Miranda, Secretário da S