Porto Velho (RO) sábado, 19 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o “Galo da Meia Noite, Uma Festa a Mais” e o Festival PAN! Prorroga exibições de espetáculos


Lenha na Fogueira com o “Galo da Meia Noite, Uma Festa a Mais” e o Festival PAN! Prorroga exibições de espetáculos - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira 

 

Acontecerá neste sábado, dia 08 de maio, véspera do Dia das Mães, a Live de Lançamento do Livro: “Galo da Meia Noite, Uma Festa a Mais”, de autoria de Carlos Adalberto Corbin Castro, o Carlinhos do Galo, um dos fundadores da Sociedade Cultural Galo da Meia Noite.

***********

Durante a apresentação da Live, acontecerá o show musical Voz & Violão, do Músico, Nilson do Cavaco, que interpretará somente músicas do acervo do Galo da Meia Noite e também depoimentos de diversas pessoas do meio cultural e carnavalesco, incluindo o depoimento do Superintendente de Cultura do Estado e do Presidente da Funcultural de Porto Velho.

 

************

“O livro conta a história, dos 28 anos de existência, do segundo mais importante bloco do Carnaval de Porto Velho, o Galo da Meia Noite. Que terá também entrevistas com alguns fundadores do bloco e pessoas do meio carnavalesco, textos importantes escritos por: José Monteiro (escritor), Francisco Leilson (Jornalista e Ex-Secretário de Cultura do Estado), Altair Santos (Gestor Cultural), Thiago Linconl Caúla (Ex-Presidente do Galo), André Cezari (Carnavalesco, figurinista, Ex-Diretor Artístico do Galo), Antônio Serpa do Amaral Filho, o Basinho, Anísio Gorayeb (in Memoriam) e um artigo super importante do Economista e Professor Sílvio Persivo, sobre a Economia Criativa, com dados interessantes na economia do Carnaval de Porto Velho”, disse o autor.

***********

A apresentação da Live acontecerá no Mercado Cultural de Porto Velho, e iniciará as 19h, mas o mercado não será aberto para o público em geral, e sim para alguns convidados da Diretoria do Galo, em função do momento pandêmico em que vivemos.

***********

A transmissão acontecerá pelos canais no You Tube: Galo da Meia Noite e Conexão Norte e o internauta poderá participar da sala de bate papos e digitar a frase; “Eu quero ganhar um livro do Galo”, e estará concorrendo ao sorteio de diversos livros.

***********

Mas, acrescenta o autor, o folião galináceo poderá ganhar um livro, bastando para isso comparecer ao Mercado Cultural e doar 2 (dois) Quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a uma entidade filantrópica da Capital.

************

Corre campo – O Bumbá mais experiente de Rondônia completou no dia de ontem 5 de maio, Dia das Comunicações e Dia de Rondon, 67 anos de fundação.

**********

O Bumbá maior vencedor do Festival Flor do Maracujá, hoje muito bem dirigido pela família Castro Alves em especial pala matriarca dona Maria José Bandrão – BRANCA e seu filho Antônio de Castro Alves Junior.

**********

É o maior vencedor do Festival Arraial Flor do Maracujá, além de ser o único bumbá de Rondônia (Porto Velho), a se apresentar em outros estados.

*********

O Corre Campo já dançou em Brasília, Belém, em Humaitá (AM) e em praticamente todo o estado de Rondônia com destaque para Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal, Ji Paraná, Rolim de Moura, Machadinho D’Oeste, Buritis, Costa Marques e Ariquemes entre outras cidades Rondoniense.

*********

Parabenizamos a família Vermelha e Branca do Boi Bumbá Corre Campo de Porto Velho. Grupo que foi criado em 1954 pelo Nego Hélio, depois passou a ser dirigido pelo famoso AMO Galego e depois passou para a direção de Antônio de Castro Alves família do qual pertence até os dias atuais.

***********

O Corre Campo é considerado o Grupo de todos os folcloristas de Porto Velho, PARABÉNS GIGANTE SAGRADO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL.

***********

Eu vou chamar Corre Campo; Do jeito que deve ser; Galera da arquibancada; Agita a bandeira encarnada; Porque nosso Boi vai vencer...

***********

Parabéns à família Corre Campo por mais um ano de VIDA. Parabéns meu Boi querido!


Festival PAN! Prorroga exibições de espetáculos até sexta-feira

Lenha na Fogueira com o “Galo da Meia Noite, Uma Festa a Mais” e o Festival PAN! Prorroga exibições de espetáculos - Gente de Opinião

O Potência das Artes no Norte (PAN!) prorrogou até esta sexta-feira (7) a programação on-line com os espetáculos exibidos, na última semana, durante a realização da segunda edição do festival.  Com a proposta de fortalecer as produções artísticas da Região Norte, o PAN! reúne 14 obras de seis dos setes estados nortistas. O acesso gratuito pode ser feito pelo endereço http://bit.ly/BonusPAN21 e pelas redes sociais do evento.

Intitulada “bônus do PAN!”, a semana de exibições contará com os seguintes espetáculos: “Chica Fulô de Mandacaru” (AP), “Tartufo-me” (AM), “Sobre Lourdes e Viviane” (AM), “Ainda Bem que Não Tivemos Filhos” (AM),”Vale a Pena Rir de Novo” (PA), “Última Estação” (RR), “Agô” (AM), “Cabô” (AM), “Vídeo-Performances Uma Estética dos Restos” (RO), “A Bolha” (AM), “Submersas no Gapó” (PA), “Subsolo” (AM), “Lá Vem o Rio” (AM) e “Do Repente” (TO).

Além das produções cênicas, o público pode conferir os vídeos das atividades formativas do festival. No IGTV, da rede social Instagram, está disponível a série de entrevista Setorial Norte, onde artistas, produtores e pesquisadores da área artística conversam sobre temas relacionados à produção cultural na região amazônica brasileira. No canal do Youtube PAN Norte é possível assistir, novamente, a live com todos os participantes do Núcleo de Crítica, um espaço criado para refletir, coletivamente, sobre as principais questões que emergem das obras exibidas na programação. Na mesma plataforma, é possível rever o pitch, uma estratégia de negócios onde é usada uma breve apresentação para atrair investidores. Na versão do PAN!, o pitch online contou com sete propostas de espetáculos cênicos que foram apresentados a uma mesa formada por  curadores e programadores de instituições e festivais de grande renome no Brasil.

Percepções do Núcleo de Crítica

Mediando os debates pós-espetáculos promovidos pelo Núcleo de Crítica do PAN!, a pesquisadora carioca Daniele Ávila Small reconhece a importância de se ter espetáculos em arquivo para que o acesso e conhecimento sobre as produções da Região Norte seja difundido pelo país através da internet. “As distâncias entre as regiões do Brasil são realmente muito significativas e muito caras. Considerando também o contexto antes da pandemia, é bem importante que existam ações que promovam esse tipo de intercâmbio e convidem a gente a produzir reflexão sobre. Isso é muito muito importante,bonito e enriquecedor tanto no lugar dos artistas e dos realizadores quanto para quem está no lugar de crítico-pesquisador, porque abre a nossa possibilidade de leitura dos espetáculos”, ressaltou a crítica teatral.

Contemplado pela Lei Aldir Blanc, através do Prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), o PAN! é produzido por um coletivo de artistas independentes da cidade de Manaus. Mais informações podem ser adquiridas pelo Instagram @pan.norte e no Facebook. https://fb.me/pan.norte2020.

 

Serviço

O quê? Bônus do Potência das Artes do Norte (PAN!)

Quando? Até 07 de maio

de 2021

Onde? http://bit.ly/BonusPAN21

Quanto? Gratuito  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com a morte do diretor de carnaval Laíla e Cachoeiras de Teotônio por Angella Schilling

Lenha na Fogueira com a morte do diretor de carnaval Laíla e Cachoeiras de Teotônio por Angella Schilling

Lenha na Fogueira O diretor de carnaval Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, conhecido como Laíla, morreu de Covid nesta sexta-feira (18), aos 78 anos. ***

Lenha na Fogueira com Projeto de Lei em homenagem ao ator Paulo Gustavo

Lenha na Fogueira com Projeto de Lei em homenagem ao ator Paulo Gustavo

Lenha na Fogueira Olha só que notícia boa:*********O vereador Aleks Palitot se reuniu com o presidente da Funcultural, Márcio Miranda, Secretário da S

Lenha na Fogueira com o Vai La Sabido e  Mauricio de Sousa

Lenha na Fogueira com o Vai La Sabido e Mauricio de Sousa

Lenha na Fogueira Vai La Sabido foi reconhecido nacionalmente.**********Até que enfim o humorista Djalma foi reconhecido com seu programa “Vai Lá Sabi

Lenha na Fogueira com o Caminho das Águas e Evandro de Jesus

Lenha na Fogueira com o Caminho das Águas e Evandro de Jesus

Lenha na Fogueira  “Caminho das Águas”, projeto inédito envolvendo tecnologia, meio ambiente e educação, com patrocínio da Aegea Saneamento em Rondôni