Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o Documentário “Dia de Feira – Do Sertão ao Cai N’água”


Lenha na Fogueira com o Documentário “Dia de Feira – Do Sertão ao Cai N’água” - Gente de Opinião

Hoje é o dia do Documentário “Dia de Feira – Do Sertão ao Cai N’água”; uma pesquisa da Cecileide Correia Silva uma apaixonada pelo tema, filha de feirante e em consequência, viveu por alguns anos no ambiente Feire Livre.

*********

O Documentário será exibido a partir das 9 horas deste dia 7 de setembro, no Mercado do Cai N’água, ali na beira do Rio Madeira onde fica o Porto dos Barcos de Passeio nas proximidades da entrada para o Triângulo.

**********

Várias pessoas registraram depoimentos sobre suas vivencias nas várias Feiras Livre de Porto Velho. Entre essas pessoas esse amigo que escreve essa coluna.

**********

Pai da Cecileide foi um dos mais importantes comerciantes que teve comércio em várias e finalmente na Feira do Cai N’água. Era nada mais, nada menos que Seu Cícero uma   muito querida pelos feirantes e pelos frequentadores das Feiras.

Lenha na Fogueira com o Documentário “Dia de Feira – Do Sertão ao Cai N’água” - Gente de Opinião

Veja o que a Cecileide publicou a respeito do assunto:

***********

“Meu pai morreu em uma madrugada de sábado chuvosa de um sábado de aleluia, datado de 22 de abril de 2000. E uma forma de ligação que tenho com ele, me faz estar visitando feiras, mercados, olhar sacos de farinha, milho, açúcar.... Numa dessas andanças, certo dia fui a feira do Cai N’Água para visitar o Amarildo, que ainda permanece trabalhando e mantendo a sua família com o produto do trabalho de vendas de estivas. Nos abraçamos, passei o olhar nas prateleiras do box e, ali no canto, vi a bomboniere de vidro que balançou meu olhar para a minha infância pois era o meu objeto de paixão. Sempre cheia de doces, balas, chicletes e girava para direita, para esquerda, repetidas vezes. Neste momento, Amarildo falou: “Olha, foi você que quebrou este pedaço”. Meu coração viajou para lembrar o olhar do meu pai bravo, mas ao mesmo tempo com o gesto de compaixão que sempre o acompanhou. Ele me afastou para poder limpar os vidros e somente me olhou.... A partir daquele momento, resolvi juntar minhas lembranças e contar um pouco da vida dos meus pais, seu Cícero Correia da Silva e Dona Maria de Lourdes da Silva” - Cecileide Correia Silva (filha).

***********

Os costumes, a mania, a história e a culinária típica de uma cidade, você só conhece de verdade visitando ou conhecendo a FEIRA LIVRE.

***********

Em nossa cidade só não tem Feira as Segundas Feira. Terça feira, a Feira é na Zona Sul; Quarta no 4 de Janeiro; Quinta no Bairro Liberdade; Sexta no Areal, Sábado na Nova Porto Velho e Domingo na Baixa da União.

************

Ainda temos o Mercado do Cai N’água local onde será exibido do Documentário na manhã de hoje 7 de Setembro. O Mercado Municipal antes Feira Modelo Atrás do Prédio do Relógio e o Mercadinho do KM-1. Todos esses Mercados surgiram como Feira Livre.

************

Quer conhecer melhor a história da cidade de Porto Velho, comparece a partir das 9 horas de hoje, no Mercado do Cai N’água e assisti o Documentário “DIA DE FEIRA – DO SERTÃO AO CAI N’ÃGUA”.

**************

Put’s, ia esquecendo que hoje o Brasil completa 199 anos de Independência. A data não será festejada com os famosos Desfiles Militares e Estudantis, por conta da Pandemia provocada pelo Coronavirus. Porém, os políticos profissionais, inventaram uns eventos (radicais) e o pior, é que muita gente aderiu e participará das manifestações que vão acontecer praticamente em todo o Brasil!

************

E VIVA NOSSO DIA DA PÁTRIA!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando