Porto Velho (RO) domingo, 24 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o Dia Municipal do Tacaca e o espetáculo “Eu, Pessoa e os Outros Eu”


Lenha na Fogueira com o Dia Municipal do Tacaca e o espetáculo “Eu, Pessoa e os Outros Eu” - Gente de Opinião

G.R.E.E.S POBRES DO CAIARI - CONSELHO DELIBERATIVO

ASSEMBLEIA GERAL - EDITAL DE CONVOCAÇÃO

 

O presidente do conselho deliberativo do GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA POBRES DO CAIARI, tendo em vista o grande hiato temporal e buscando a reativação imediata desta entidade, no uso de suas atribuições, CONVOCA, todos os associados, para a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA que realizar-se-á dia 23 de setembro de 2021, às 08:00h/ 14:00h/ 19:00h, local: Rua Duque de Caxias, 189-A, em primeira convocação, se na hora marcada não houver número suficiente de convocados presentes, uma nova chamada será efetuada uma hora depois com o número de convocados presentes, para deliberarem sobres as seguintes pautas:

ELEIÇÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO ANÁLISE, DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DA REFORMA ESTATUTÁRIA DA ENTIDADE ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA INTERINA DO G.R.E.S. POBRES DO CAIARI.

Porto Velho, 16 de Setembro, de 2021. Raimundo Nonato Garcia Neto - PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO

***********

Dia Municipal do Tacaca

*********

Na data de hoje (18), Porto Velho comemora o Dia Municipal do Tacaca. Para comemorar a data a prefeitura municipal, adiou o “Tacaca Musical” que acontece toda quarta feira e domingo, no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural, para a tarde/noite deste sábado.

********

O Tacaca é Reconhecido como patrimônio cultural de Porto Velho,

 

Tacacá é um prato típico da Região Amazônica de origem indígena. É muito apreciado em várias localidades da região Norte do Brasil.

Preparado com um caldo amarelado, chamado tucupi. Coloca-se esse caldo por cima da goma de mandioca, também servida com jambu (erva amazônica que provoca uma dormência na boca) e camarão seco.

***********

Serve-se muito quente, temperado com pimenta, em cuias. O tucupi e a goma são resultados da massa ralada da mandioca que, depois de prensada para fazer farinha, resulta num líquido leitoso-amarelado.

***********

Após deixado em repouso, a goma fica depositada no fundo do recipiente e o tucupi na sua parte superior.

**********

Apesar de ser servido quente, a iguaria é apreciada em nossa região também no “Verão Amazônico” quando a temperatura, pelo menos em Porto Velho ultrapassa os 40 graus.

*********

Há quem goste com menos goma e mais tucupi e os que gostam da proporcionalidade desses dois sabores, ambos extraídos da mandioca. O seu preparo leva também Jambu e Camarão Seco. A pimenta em especial o molho de pimenta murupi não pode faltar.

**********

Também existe tacacazeira que serve a iguaria, acompanhada com pipoca e há quem não goste da goma e degusta o tacaca apenas com tucupi.

***********

Em outros tempos tivemos grandes tacacazeiras como a dona Chiquinha e a dona Mita. Até hoje as filhas e netas da dona Chiquinha comercializam o Tacaca a rua Duque de Caxias esquina com a Tenreiro Aranha.

**********

Outro Tacaca que é bastante apreciado todas as tardes em Porto Velho é o servido na Banca da dona Inez na rua D. Pedro II com a Tenreiro Aranha.

**********

Outro Tacaca famoso em nossa cidade era o da dona Isaura que funcionou por muitos anos, no pátio da Igreja Nossa Senhora do Perpetuo Socorro no bairro Agricolândia que era administrado pelo filho da Dona Isaura o Carlinhos.

**********

Hoje no Calçadão Manelão o evento vai contar com apresentações artísticas locais, comercialização de comidas típicas e, claro, não pode faltar o saboroso Tacacá.

***********

O Dia Municipal do Tacaca foi instituído por meio da Lei 2455, de 24 de novembro de 2017, que reconhece o tacacá como patrimônio cultural de Porto Velho e definiu a data de 18 de setembro como o “Dia Municipal do Tacacá”.

**********

E viva o nosso Saboroso TACACA.


ARTE DA PALAVRA

Lenha na Fogueira com o Dia Municipal do Tacaca e o espetáculo “Eu, Pessoa e os Outros Eu” - Gente de Opinião

Sesc Rondônia apresenta espetáculo “Eu, Pessoa e os Outros Eu” com o ator Jairo Klein

 

No dia 21 de setembro, às 19h, por meio da plataforma Google Meet, o Serviço Social do Comércio – Sesc Rondônia promoverá a apresentação do espetáculo “Eu, Pessoa e os Outros Eu”, com o ator gaúcho Jairo Klein. A obra teatral é fruto de um trabalho de 30 anos de pesquisa do artista sobre a vida e obra do poeta português Fernando Pessoa e seus heterônimos mais conhecidos: Alberto Caeiro, seu mestre e poeta da natureza; Ricardo Reis, poeta dos clássicos e pagão; e Álvaro de Campos, poeta visceral e das sensações.

SOBRE O ATOR

O Ator gaúcho Jairo Klein trabalha há mais de 35 anos em teatro, cinema e audiovisual. Por suas atuações, recebeu vários prêmios, como o “Prémio Fernando Pessoa”, concedido pelo Instituto Cultural Português Brasil/2009 e Prémio SATED pelo conjunto da Obra – 2007.

Os interessados em assistir ao espetáculo, podem adquirir o acesso à sala virtual através do link que estará disponível na bio do instagram do Sesc Rondônia no dia do evento. A classificação indicativa é 14 anos e o acesso é gratuito.

Serviço: Espetáculo solo “Eu, Pessoa e os Outros Eu” (RS), com o ator Jairo Klein

Quando? 21 de setembro de 2021

Onde? Plataforma Google Meet

Link: Estará disponível no linktree do instagram do Sesc Rondônia no dia do evento

Realização: Sistema Fecomércio RO/Sesc/Senac, por meio do Serviço Social do Comércio –Sesc RO 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando