Porto Velho (RO) segunda-feira, 2 de agosto de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o casamento de Beto Cezar e o Dia Nacional do Escritor


Lenha na Fogueira com o casamento de Beto Cezar e o Dia Nacional do Escritor - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Na próxima semana, teremos em Porto Velho um acontecimento que com certeza, será muito comentado nas redes sociais.

************

Acontece, que um artista renomado de nossa cidade, vai se casar e neste final de semana, alguns convidados especiais, que moram em outros estados, começam a desembarcar na capital rondoniense, justamente para prestigiar o Casamento do nosso compositor e cantor Beto Cezar com a Yandra Karicia.

**********

Um dos padrinhos desembarca neste final de semana e com certeza, dará uma canja na roda de samba com o Beto Cezar que acontece aos domingos a tardinha, no Mercado Cultural durante o Tacaca Musical.

**********

Estou falando do sambista paulista, cantor e compositor, interprete e compositor de samba enredo e parceiro do Beto Cezar em algumas músicas, como é o caso da recém gravada “Nossa Luz”, uma parceria de Beto com o Royce que foi gravada este mês. Quem sabe, no próximo domingo dia 25, os dois realizem o lançamento oficial do samba, durante o “Tacaca Musical”, estarei lá pra conferir.

**********

Quem deve marcar presença por aqui, para prestigiar o Casamento do nosso sambista que faz sucesso por aí afora, é nada-mais nada-menos que o grande Carlos Cola de quem o Beto Cezar também é parceiro.

***********

Isso quer dizer, que o Mundo do Samba de Porto Velho vai viver dias de muita agitação.

***********

Começa nesta quarta feira dia 21, a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

***********

A data será comemorada com uma programação organizada pela Prefeitura de Porto Velho. A programação só termina domingo, o Dia oficial da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

***********

Toda programação será desenvolvida no espaço do Mercado Cultural, ou melhor no Calçadão Manelão.

***********

A abertura do evento será realizada pelo prefeito Hildon Chaves, que na ocasião vai sancionar a lei que institui a data de 25 de julho como “Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”.

A programação entre outras coisas, vai contar com exposição fotográfica comandada pela querida Marcela Bomfim. O tema da programação: “Afroantilhanas do Madeira: Pioneiras na Arte de Educar” inclui além da exposição fotográfica, mostra cultural, palestras e Feira das Mulheres Empreendedoras.

***********

“Vamos falar da participação da mulher negra no cenário de Porto Velho, no início da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, explica a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Joelna Holder.

**********

Programação:

***********

Dia 21, às 19h - 1º painel com o tema “A Diáspora barbadiana e o legado de educação em Porto Velho”. Também participará a embaixadora de Barbados, Tonika Sealy Thompson.

************

Dia 22, às 19h - 2º painel com o tema “A Mulher Haitiana em Porto Velho - Imigração e Gênero. A palestrante será a doutoranda em Antropologia Social e pesquisadora de migração internacional haitiana, Roziane Jordão.

***********

Dia 23, às 19h - 3º Painel. Tema: “A Importância dos barbadianos para a formação da cidade de Porto Velho”. A palestrante será Mara Genecy Centeno, da Universidade federal de Rondônia (Unir).

***********

Nos dias 24 e 25 será realizada, das 9h às 17h, a Feira das Empreendedoras Negras, com participação da empreendedora social Negralinda, que fará a palestra “Empreendedorismo Social como Fortalecimento de Base Territorial”.

***********

A exposição fotográfica denominada Afro-Antilhanas do Madeira: Pioneiras na Arte de Educar, em parceria com o Serviço Social do Comercio (Sesc) estará aberta a visitação no Mercado Cultura, até o dia 21 de agosto.

***********

As palestras programadas dentro do seminário serão realizadas de forma on-line, sempre a partir das 19h, dentro das perspectivas discutidas em trabalhos acadêmicos de pesquisa relacionados às contribuições e legados dos afro-caribenhos para Porto Velho.


O Dia Nacional do Escritor e sua importância histórica

Lenha na Fogueira com o casamento de Beto Cezar e o Dia Nacional do Escritor - Gente de Opinião

Celebrado anualmente em todo 25 de julho, o Dia Nacional do Escritor nasceu em decorrência do primeiro Festival do Escritor Brasileiro, ocorrido em 1960, organizado pela União Brasileira de Escritores, instituição presidida pelos escritores João Peregrino Júnior (presidente) e Jorge Amado (vice). A data foi oficializada por meio de uma portaria expedida pelo então ministro da Educação, Pedro Paulo Penido.

Poesias, romances, infantis, biografias, técnicos, livros de negócios e obras de não ficção fazem parte das diversas categorias de livros para seguir como autor. Porém, uma carreira de escritor pode significar mais do que apenas escrever livros. Um autor é capaz de mudar o rumo de uma sociedade por meio da escrita.

O livro tem a capacidade de contribuir para a melhoria da cultura e da formação de seus leitores. Por meio dele, o autor pode impactar muito positivamente a vida destes leitores ao abordar assuntos relacionados aos seus sonhos, desejos, angústias e dores, assim como pode dividir com eles suas experiências e aprendizados na temática, da mesma forma que um mentor faz com aqueles a quem orienta.

Vale muito a pena ser um escritor também pois, ao escrever um ou mais livros, o autor registra, documenta, sua trajetória e know-how em determinada área e/ou especialidade, ou seja, “o seu livro é o seu legado para a sociedade”, segundo Eduardo Villela, book advisor e profissional com mais de 16 anos de experiência em orientar autores na escrita e publicação de seus livros.

Diferente de aulas, palestras e outras modalidades de ensino e treinamento, o livro proporciona um alcance imenso de público para o seu autor, o que aumenta a sua reputação e credibilidade. Villela explica que “para cada livro vendido no país o exemplar é lido por duas a três pessoas, ou seja, se um autor vender mil exemplares de seu livro, ele impactará diretamente a vida de duas a três mil pessoas com suas ideias, mensagens, experiência e conhecimento”, diz.

Em um país com um déficit educacional e cultural enorme como o nosso, o escritor pode influenciar os rumos da nossa sociedade. “Além do livro equivaler a um filho para o seu autor, pois carrega sua história de vida, visão de mundo, valores e lições obtidas a partir de estudos e vivências numa área, ele é uma ferramenta poderosa de impacto social ao disseminar conteúdos que contribuem para os leitores refletirem sobre determinado tema e promoverem mudanças que melhorem suas vidas”, completa o book advisor.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

A história dos 30 anos da SIC TV contada pelo seu proprietário Everton Leoni (2ª parte – final)

A história dos 30 anos da SIC TV contada pelo seu proprietário Everton Leoni (2ª parte – final)

Nesta edição, publicamos a 2ª Parte da Entrevista com o Everton Leoni sobre a história do Grupo SIC TV que completou no último dia 5 de julho, 30 anos

A história dos 30 anos da SIC TV contada pelo seu proprietário Everton Leoni

A história dos 30 anos da SIC TV contada pelo seu proprietário Everton Leoni

EntrevistaZk – Vamos falar sobre os 30 anos da Sic TV! Esse tempo conta desde a TV Manchete?Everton – Não, eu já ia começar por aí mesmo. Muita gente

Lenha na Fogueira com as Olimpíadas de Tóquio

Lenha na Fogueira com as Olimpíadas de Tóquio

Apesar do Ouro do Ítalo Ferreira conquistada na disputa do Surf nas olimpíadas de Tóquio;**********A medalha que mais emocionou o Brasil e os Brasilei

  Lenha na Fogueira e o filme. “Jungle Cruise” e com a revitalização do Teatro Banzeiros

Lenha na Fogueira e o filme. “Jungle Cruise” e com a revitalização do Teatro Banzeiros

Lenha na Fogueira Amanhã sexta-feira 30, a Disney disponibiliza em suas plataformas o filme. “Jungle Cruise”.**********A história se passa em Porto Ve