Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o Arraial da “Imperatriz”, no Calçadão Manelãoe o Bicentenário de Anita Garibaldi


Lenha na Fogueira com o Arraial da “Imperatriz”, no Calçadão Manelãoe o Bicentenário de Anita Garibaldi - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Começa na noite de hoje (21), o Arraial da “Imperatriz”, no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural.

**********

O evento é uma realização da Fundação Cultural de Porto Velho – Funcultural, Federon/Unajup e vai reunir 14 atrações nos dias 21 e 22 (sábado e domingo).

**********”

Vamos a programação: O Boi Bumbá Az de Ouro será o encarregado de abrir o Arraial e deve entrar na “Arena” (Calçadão Manelão) às 20h30 com seus principais personagens. Inclusive, existe a possibilidade do artista levantador de toada LISSINHO com sua espetacular voz, participar da apresentação do Boi do seu Coração.

**********

Na realidade, a abertura oficial do evento está marcada para acontecer às 20 horas, com certeza com a fala do Presidente da Funcultural Marcio Miranda; Presidente da Federon Fernando Rocha e a Presidente da Unajup.

**********

Depois da apresentação do Az de Ouro, a programação prossegue com as apresentações das seguintes atrações:

**********

As 20h50 – Rainha da Diversidade (Concurso Nacional;

***********

As 21h10 – Quadrilha Junina Adulta JUABP.

***********

As 21h 30 – Boi Bumbá Veludinho.

***********

As 21h50 – Quadrilha Adulta Coração Dourado.

**********

As 22h10 – Boi Bumbá Marronzinho.

**********

As 22h30 – Quadrilha Junina Adulta Rádio Farol.

***********

Essa é a programação da noite de hoje sábado (21). A programação de domingo, vamos publicar na coluna de amanhã dia 22.

**********

Nossa querida amiga Linda Kozan está de volta a rádio 107,9 FM que agora é FM ATIVA. O programa “Cultura Ativa”, começa às 12 horas e vai até às 14 horas, todos os sábados a partir de hoje. Ficamos feliz pois, teremos o canal que divulga a nossa programação cultural.

**********

No primeiro bloco do primeiro programa, Linda vai conversar com o Sr. Willian Tanaka Ota que está na presidência da Rede Ativa FM. juntamente com a sua irmã a médica Thatiane Tanaka Ota. A Dra. não estará presente devido plantão neste dia.

***********

Outra atração do programa será a entrevista com o cantor e compositor de Ji Paraná Phelip Soares. Quem também será entrevistada pela Linda Kozan é a Secretária Municipal de Educação Gláucia Lopes Negreiros.

**********i

Lembrando que agora Linda Kozan terá duas horas de programação cultural. Sucesso amiga!

***********

Lembrando que o Arraial da Imperatriz é uma homenagem a folclorista, Mary Cyanne que a UM ANO nos deixou vítima da Covid 19. Merecida homenagem!

**********

Como também já dissemos, toda programação será transmitida via live, pelas Redes Sociais da Funcultural, Federon e Unajup.

**********

Porém, quem quiser assistir ao vivo, é só comparecer ao Mercado Cultural, a partir das 19 horas deste sábado.


Bicentenário de Anita Garibaldi

Lenha na Fogueira com o Arraial da “Imperatriz”, no Calçadão Manelãoe o Bicentenário de Anita Garibaldi - Gente de Opinião

Numa época em que figuras femininas não costumavam ter destaque na sociedade e na história, Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva mudou o curso de sua vida ao conhecer o italiano Giuseppe Garibaldi. Com apenas 18 anos se uniu aos farroupilhas sulistas que desejavam separar-se do Brasil e fundar uma República.

Assim se iniciou a trajetória da heroína Anita Garibaldi, nascida em Laguna (SC), que este ano recebe homenagens por seu bicentenário de nascimento. Junto de seu companheiro Garibaldi, pegou em armas, combateu tropas, conduziu soldados em marchas, além de organizar um hospital para cuidar dos feridos em batalhas. Hoje, nomeia avenidas, ruas e escolas em todo o país, já foi tema de escola de samba no carnaval do Rio de Janeiro e sua história também já foi contada em filmes, livros e documentários. Nos dias atuais, Anita pode ser considerada um símbolo do empoderamento feminino. 

"O fato de ser uma figura feminina lutando como soldado, ativa e bravamente, contribuiu para conferir à Anita a importância que a figura tem em nossa história. Se considerarmos a época em que viveu e as atitudes que tomou, Anita rompeu padrões em uma sociedade em que mulheres estavam relegadas a tarefas domésticas e familiares", analisa o coordenador editorial do Sistema Positivo de Ensino, Norton Nicolazzi Junior. 

Depois de lutar ao lado do novo companheiro no Brasil e também no Uruguai, Anita e Garibaldi seguiram para o país natal de Garibaldi, a Itália, onde novamente se envolveram na luta armada, desta vez pela unificação da península italiana. Já com 4 filhos de Garibaldi, Anita mais uma vez não aceitou ficar em casa e seguiu com o companheiro para lutar contra austríacos e franceses. Mesmo doente, Anita se recusou a abandonar as tropas. A guerreira morreu aos 28 anos, grávida do quinto filho. Seu mausoléu está em Roma, capital italiana, onde é tratada como uma das heroínas que se sacrificaram para que a Itália se tornasse um país unificado.

"Certamente, a participação como um soldado bravo e guerreiro, sendo mulher, a destaca na história da Revolução Farroupilha, aqui no Brasil e, em seguida, na luta pela unificação da Itália. O fato de estar casada com Giuseppe Garibaldi, figura importante nesses contextos, também conferiu a ela, na época, prestígio e proeminência em meio às tropas", afirma Nicolazzi.

Decretos estaduais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina estabelecem comemorações pelos 200 anos de nascimento da heroína. Um concurso literário organizado pela Biblioteca Pública de Santa Catarina pretende promover a memória de Anita. Outros eventos, como exposições e mostras de filmes sobre a personagem também prestigiam sua história, bastante conhecida no Sul do Brasil.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando