Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o Arraial da Imperatriz


Lenha na Fogueira com o Arraial da Imperatriz  - Gente de Opinião
AZ DE OURO - RAINHA DO FOLCLORE - Gente de Opinião
AZ DE OURO - RAINHA DO FOLCLORE

O Arraial da Imperatriz proporcionou horas de recordações da nossa maior festa folclórica o Arraial Flor do Maracujá, que em virtude da Pandemia provocada pelo Coronavírus 19, não aconteceu nas suas duas últimas versões, ou seja, em 2020 e 2021.

**********

O nome do evento, é uma homenagem mais do que justa, a querida Mary Cianne cuja vida foi ceifada pelo vírus que veio de China.

*********

O evento foi uma sugestão do Diretor de Cultura da Funcultural Eudes Claudino, que foi sugerida durante o velório da turismóloga, que praticamente vivia para defender a cultura popular em Rondônia. Valeu Eudes!

********

Mary Cianne apesar de ser integrante (diretora) da Junina JUABP também se envolvia com os grupos de Bois Bumbás e com o Carnaval das Escolas de Samba. Cyanne faz muita falta. Que Deus a tenha. Obrigado amiga!

**********

O espetáculo está sendo dirigido pelo folclorista Rogério Barbosa secretário da FEDERON/UNAJUP e começou ontem e só termina na noite deste domingo 22, Dia do Folclore.

*********

Ontem contamos com as apresentações dos grupos: Boi Bumbá Az de Ouro dirigido pela Andrea Guedes que realizou um bonito show de dança de toada. Apesar de não contar com a presença de uma das melhores dançarinas de toada a Rainha Cristina Lima. O Bumbá do bairro Floresta, mostrou que continua entre os melhores da nossa cidade. Destacamos a reestreia ou a volta da dançarina GLENDA TAINARÁ como Rainha do Folclore, enfim, todos foram muito bem durante a apresentação.

**********

O segundo grupo a se apresentar, foi o Bumbá Mirim “VELUDINHO” que provou que a brincadeira de Boi Bumbá ainda vai continuar por muito tempo. O destaque vai para o garotinho que fez o PAJÉ. Parabéns presidente Edileuza Sarmento!

*********

Diretamente do bairro Areal da Floresta invadiu a arena (Calçadão Manelão) do Mercado Cultural a junina campeã do último Arraial Flor do Maracujá (2019), Quadrilha Junina JUABP dirigida pelo João Big. A JUABP faz a diferença entre as juninas de Porto Velho, pela modernidade de suas apresentações. O destaque vai para o conjunto de dança que se apresentou no evento. É sempre espetacular! Valeu Big.

**********

Em seguida a Junina Coração Dourado encantou os presentes com uma brilhante apresentação, a Junina da Zona Leste teve como destaque o personagem “GUARDA”, o rapaz é espetacular. Parabéns!

*********

É chegado o momento aguardado com ansiedade por todos que gostam da brincadeira de Boi Bumbá. O grupo criado pelo folclorista Estevam e atualmente dirigido pela folclorista Rosilene Borges na realidade, não se fez de rogado e entrou na Arena do Mercado Cultural para mostrar que, atualmente é um dos melhores na categoria Boi Bumbá em Porto Velho. De cara colocou na Arena o grupo de Dança Waytiku Mayacan que é sempre um espetáculo à parte, preparando o público para receber a Porta Estandarte Alriene Rodrigues; em seguida foi a vez da “Dona da Fazenda” Sinhazinha Camile Silva. A presidente Rose optou por realizar um espetáculo ‘enxuto’, porém, com indumentárias muito ‘ricas’, por isso, o show terminou com a apresentação da jovem Alessandra Duran um espetáculo de dançarina. O destaque além da plástica das jovens dançarinas, vai para as indumentárias muito bem confeccionadas pela equipe de artesãos do MARRONZINHO e para o TRIPA!

**********

A noite terminou com a espetacular apresentação da supercampeã, Junina Rádio Farol dirigida pelo amigo Severino Castro. É difícil descrever qualquer apresentação da Rádio Farol, pela perfeição e garra dos seus integrantes. Então, temos apenas que elogiar a equipe responsável pelo espetáculo da JUNINA do bairro Pedrinhas, é um show de coreografia. Aliás, o destaque vai justamente para a coreografa LUCIANE LOPES.

**********

É como se diz no meio cultural, o Show não pode parar. Sendo assim, vamos a programação da noite deste domingo 22, Dia do Folclore:

**********

Hoje a maioria, ou melhor, todas as apresentações serão de grupos de quadrilhas. Não teremos nenhum Boi Bumbá: Vamos conferir:

**********

Quem abre a noitada folclórica é o Casal de Noivo que nos representa no Concurso Nacional; em seguida, teremos a apresentação do primeiro Grupo de Quadrilha Junina: ROSA DE OURO da nossa amiga NEIVA.

**********

A Junina dirigida pela Gilmara quadrilha JUCADIRO que sempre surpreende em suas apresentações, se apresenta logo em seguida.

*********

O terceiro grupo folclórico da noite será a ROSA DIVINA do bairro Mato Grosso, a Junina mais antiga de Porto Velho (ela existe desde de antes da criação do Flor do Maracujá), do meu amigo Roberto Matias sempre mostra alguma novidade.

**********

Logo após, teremos mais um representante do Concurso Nacional a  RAINHA.

**********

Logo depois quem toma conta do espaço é a Junina Matutos do Socialista dirigida pelo Nenezão, essa posso garantir que será show.

*********

Encerrando a noite, vamos assistir à apresentação da Junina Adulta “Eduardo”.

**********

Essa é a programação final do Arraial da Imperatriz em comemoração ao Dia Nacional do Folclore. E VIVA SÃO JOÃO!

**********

FOTOS: Ana Celia Santos. 

Galeria de Imagens

  • JUNINA - JUABP
    JUNINA - JUABP
  • JUNINA RADIO FAROL
    JUNINA RADIO FAROL
  • JUNINA - CORAÇÃO DOURADO GUARDA
    JUNINA - CORAÇÃO DOURADO GUARDA
  • BOI VELUDINHO
    BOI VELUDINHO

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando