Porto Velho (RO) sexta-feira, 30 de julho de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o abaixo-assinado da Fenaj e o Festival Rondoniana de Artes – As Mulheres na Cena


As Pastoras do Asfaltão - Gente de Opinião
As Pastoras do Asfaltão

Lenha na Fogueira

 

Com o objetivo de ampliar a imunização contra a Covid-19 entre os profissionais de imprensa, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) iniciou um abaixo-assinado para incluir a categoria nos grupos prioritários. O documento digital foi criado sexta-feira, 21, após o anúncio de inclusão dos jornalistas na campanha de imunização da Bahia.

 

************

abaixo-assinado é fruto da união entre a federação e os sindicatos de cada estado. Segundo texto enviado à imprensa, a ação organizada pelas entidades já passou por outras etapas, como a notificação de Secretarias de Saúde, a pressão ao Congresso Nacional para a criação de um projeto de lei que insira a categoria no Plano Nacional de Imunização (PNI) e mobilização em redes sociais.

**********

O objetivo, agora, é permitir a participação de mais jornalistas na campanha pela vacinação.

**********

Após o recolhimento das assinaturas, o documento será enviado ao Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

**********

Um dos pontos defendidos pela Fenaj para a inserção da imprensa no PNI é o número de profissionais mortos pela Covid-19 no Brasil. Em ranking divulgado pela própria entidade, o país ocupa o primeiro lugar, com o registro de morte de um jornalista por dia.

*********


“Ocorre que os jornalistas também são vítimas desta pandemia, justamente no exercício de seu trabalho. Levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) mostra que o Brasil é o país com maior número de mortes de jornalistas em decorrência da Covid-19”, ressalta a Fenaj em manifesto pela imunização dos profissionais da imprensa.

***********

Por falar nisso, tenho ouvido falar, que a vacinação contra Covid 19 em Porto Velho anda muito devagar. Na realidade, não é que ande devagar, o que acontece é que, parte da nossa população não tem acesso aos locais de vacinação.

***********

Quer ver como estamos com razão: antes, quando a primeira dose era aplicada na São Lucas corria tudo bem, agora tudo indica que só estão vacinando na UNIRON da Zona Leste.

***********

Aparentemente, parece que está tudo bem com a vacinação, porém, se olharmos para o outro lado da cidade. Para a população que mora no Bairro Nacional e Bel Monte, vamos ver que aquela população em sua maioria, não tem como se deslocar do Bel Monte para a UNIRON.

***********

Apesar do ônibus está custando apenas HUM REAL, não existe uma linha que faça o percurso direto Nacional/UNIRON e assim a Secretaria Municipal de Saúde finge que está imunizando toda a população de Porto Velho e os órgãos de imprensa fingem que acreditam.

***********

Quando na verdade Porto Velho está praticamente em Último Lugar no quesito vacinação contra a Covid 19.

***********

O pessoal do bairro Triangulo também passa pelo mesmo problema. Muitas pessoas não têm condições de chegar a UNIRON mesmo com o PASSE de ÔNIBUS custando apenas CR$-1,00 (HUM REAL).

***********

Porque não colocam postos de VACINAÇÃO nos quatro cantos da cidade?

**********

É apenas uma pergunta!


1º Festival Rondoniana de Artes – As Mulheres na Cena – Confira a programação

Vanessa Farias - Gente de Opinião
Vanessa Farias

O Festival começou na noite de ontem com as apresentações das artistas cantoras Marina Reis e Erika Melo; Performances: Dança cura, com Kaline Leigue e (des)velando, com Selma Pavaneli e Rondoniana Convidada para o bate-papo:

O projeto também será transmitido nos dias 1, 2, 3 e 04 Junho e tem como objetivo apresentar a atuação das mulheres e visibilizar as questões importantíssimas da luta pelo direito à vida sem violências e as lutas sociais em defesa dos direitos humanos, da cidadania e igualdade de gênero na sociedade. A transmissão será através do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCAwzX2mB84bp5j6ShpynPvw

Programação

01/06 (Terça-feira) – A partir das 19h

Apresentações musicais de Anayole & Vanessa Farias

Performances: Nenhum Medo, com Mari Santos e Ponte, com Téo Nascimento

Rondoniana Convidada para o bate-papo: Sandreia Costa, licenciada em Letras, Coordenadora UBM-RO e Presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Rondônia.

Ação formativa – Oficina de Música Orgânica a partir das 15h Facilitadora: Déborah Castolline

Dias: 01 e 02 de junho

Público-alvo: Jovens artistas, professores e instrutores de artes. Duração: 4 horas (com certificado de participação).

02/06 (Quarta-feira) – A partir das 19h

Apresentações musicais de Ariadne Cortez & Luana Shockness; Performances: Lição as Borboletas, com Alice Poltronieri, Vácuo, com Andressa Silva.

Rondoniana Convidada para o bate-papo: Rossilena Marcolino Administradora e auditora TCE/RO. Membro da ASDEF-PVH (Associação das Pessoas com Deficiência).

03/06 (Quinta-feira) – A partir das 19h

Apresentações musicais de Charlene Marques & Leninha Lima; Performance: Uma estética dos restos, com Amanara Brandão e Canto quieto, com Andréa Melo.

Rondoniana Convidada para o bate-papo:Veni Cassupá, Empreendedora, Bacharela do Curso de Direito e Membro da Associação dos Povos Indígenas Cassupá e Salamãe -OPICS.

04/06 (Sexta-feira)

Apresentações musicais de Sandra Braids & As Pastoras do Asfaltão; Perfomance: Dicas da Firmina, com Taiane Sales.

Rondoniana Convidada para o bate-papo: Ana Maria Avelar, Socióloga, Afroamerindia, Ativista da Amazônia, Ambientalista e Feminista - Instituto INDIA da Amazônia.

Festival Rondoniana de Artes – As Mulheres na Cena

É um projeto híbrido de apresentações ao vivo e gravadas de artes integradas: artes cênicas, fotografias, audiovisual, registros, músicas e experimentos produzidos por mulheres do Estado de Rondônia. Constituirá em um ambiente abarcado pela diversidade cultural e pluralidade por meio da participação feminina da cena artística, dando visibilidade a atuação e a força das mulheres.

O Festival também é formativo, para a troca de experiências com artistas e os espectadores online, uma vez que todas as convidadas e selecionadas farão, logo após a exibição de suas obras uma demonstração dos seus trabalhos, com enfoque nos processos de criação/composição, técnicas, exercícios de cenas/canções de outros de seus trabalhos pesquisa.

Festival Rondoniana de Artes – As Mulheres na Cena é fomentado através do edital nº 80/2020/Sejucel-Codec - 1ª Edição Pacaás Novos do Edital de Chamamento Público para Difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artística e Culturais – Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc). Eixo I – Festival Cultural  - Item IV – Linha de Apoio Artes Integradas.

Siga nas redes sociais:

YouTube: https://youtu.be/HjBFVWCbkKE


Anaylo Eba - Gente de Opinião
Anaylo Eba

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

  Lenha na Fogueira e o filme. “Jungle Cruise” e com a revitalização do Teatro Banzeiros

Lenha na Fogueira e o filme. “Jungle Cruise” e com a revitalização do Teatro Banzeiros

Lenha na Fogueira Amanhã sexta-feira 30, a Disney disponibiliza em suas plataformas o filme. “Jungle Cruise”.**********A história se passa em Porto Ve

Lenha na Fogueira com a Praia de Vila Calderita e a venda de camarotes para o Carnaval 2022

Lenha na Fogueira com a Praia de Vila Calderita e a venda de camarotes para o Carnaval 2022

Lenha na Fogueira Ontem, o samba de Porto Velho festejou o casamento do compositor e interprete Beto Cezar com a Yandra Caricia. Parabéns ao Beto Ceza

Lenha na Fogueira com Beto Cezar e o grupo Doce Melodia e o Clip musical produzido em Rondônia ultrapassa 100 mil visualizações

Lenha na Fogueira com Beto Cezar e o grupo Doce Melodia e o Clip musical produzido em Rondônia ultrapassa 100 mil visualizações

Lenha na Fogueira A roda de samba do Beto Cezar e o grupo Doce Melodia que aconteceu domingo passado (25), no Mercado Cultural, agitou o mundo dos sam

Lenha na Fogueira e o dia de São Cristovão o Santo Padroeiro dos Motoristas

Lenha na Fogueira e o dia de São Cristovão o Santo Padroeiro dos Motoristas

Lenha na Fogueira Hoje 25 de julho, é o dia de São Cristovão o Santo Padroeiro dos Motoristas. Em tempo normal, teríamos quermesse na paróquia cuja ig