Porto Velho (RO) quinta-feira, 13 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com lançamento do Minuano - (Milonga da Serra), Exposição Instalação URU-EU-WAU-WAU e o Flor do Maracujá


Lenha na Fogueira com lançamento do Minuano - (Milonga da Serra), Exposição Instalação URU-EU-WAU-WAU  e o Flor do Maracujá - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Prorrogação da Lei Aldir Blanc aprovada na Câmara.

***********

Lei aprovada e decreto publicado são importantes conquistas do setor cultural brasileiro.

***********

O texto aprovado garante a plena execução, por estados e municípios, de mais de 770 milhões de reais em investimentos diretos para o setor cultural.  Recursos que precisam chegar na ponta, beneficiando a quem mais precisa.

**********

A respeito disso, segundo meu amigo Eudes Claudino me informou que, tão logo o presidente da República sancione a Lei, a Fundação Cultural de Porto Velho – Funcultural, realizará uma série de eventos, com o objetivo de orientar os produtores culturais a desenvolverem Projetos para concorrer aos Editais que serão publicados. “Facilitaremos no que estiver ao nosso alcance a HABILITAÇÃO do maior número de Projetos apresentados”.

**********

Lembrando aos que tiveram seus Projetos Habilitados no ano passado, que quanto a prorrogação ou não da Prestação de Contas, a Sejucel deve publicar uma resolução. Pelo menos é isso que se espera.

**********

Voltando a normalidade:

**********

Bado, músico e compositor rondoniense oferece mais uma obra musical, que será lançada no YouTube e Facebook no dia 30 de abril às 19h.

***********

MINUANO - (Milonga da Serra), nasceu da vivência e aproximação com os ritmos, sons e linguagens musicais presentes nas culturas que se cruzam pelas fronteiras da Região Sul do Brasil.

Lenha na Fogueira com lançamento do Minuano - (Milonga da Serra), Exposição Instalação URU-EU-WAU-WAU  e o Flor do Maracujá - Gente de Opinião

A Coordenação de Cultura do Sesc Rondônia realiza com apoio do Museu da Memória Rondoniense, neste dia 23 de abril, às 18h00, pelo Canal do Sesc RO no youtube a Live de Abertura da Exposição Instalação URU-EU-WAU-WAU, da artista visual Déba Tacana.

**********

A instalação é composta por 250 peças de 10cmx8cm, tec. cerâmica 760ºC, terracota. Os formatos das peças correspondem ao formato de X, semelhante a pássaros de asas abertas presente na pintura corporal do povo Uru Eu Wau do Estado de Rondônia.

**********

O conceito poético desta obra se propõe a dialogar com a base epistemológica indígena, mas não podendo jamais traduzir esse sentido que é infinitamente mais ampliado no território e só representado por um Uru Eu Wau.

***********

Esta obra trata-se de investigação artística contemporânea sobre a presença e ocupações indígenas na construção de outros mundos possíveis por meio da poética ficcional das artes visuais e linguagem cerâmica.  

***********

Segundo a artista: “- Ao sempre azul “Céus de Rondônia” devemos a memória da cor vermelha deste chão: o sangue de nossos ancestrais. A instalação Uru Eu Wau é corpo-cerâmico em movimento”. 

***********

Déba Viana Tacana é ceramista, nasceu em território de dispersões e encontros, nas fronteiras entre Brasil e Bolívia. Vinda do estado de Rondônia, tem origens indígena e cigana. Como artista visual, investiga na permanência dos corpos cerâmicos memórias que dizem de outras dimensões para entender território e etnicidade.

**********

A exposição fica disponível de 23 de abril a 23 de maio de 2021, na sacada do segundo piso do museu e é uma realização da Coordenação de Cultura do Sesc Rondônia com apoio do Museu da Memória Rondoniense.

***********

Hoje também o Sarau Infantil da Fada Inad, as 19 horas (Rondônia). A transmissão ocorrerá no canal da Fada Inad (youtube.com/fadainad).  “Espero você e toda a sua família! ”

**********

A partir das 10h40 desta sexta feira 23, estarei na Rádio CBN Porto Velho 101.9. Sintoniza e me escuta.


Flor do Maracujá, o Saber Popular no Coração do Porto-velhense

Lenha na Fogueira com lançamento do Minuano - (Milonga da Serra), Exposição Instalação URU-EU-WAU-WAU  e o Flor do Maracujá - Gente de Opinião

Acontece nesta sexta-feira (23) o primeiro Seminário Flor do Maracujá: o Saber Popular no Coração do Porto-velhense, a partir de projeto de pesquisa homônimo realizado pelos pesquisadores Juraci Oliveira Campos Júnior e a professora Ivete de Aquino de Freire. O evento terá início às 19h30, com transmissão pelo YouTube, e trará o resultado de meses de um trabalho que integra relatos de organizadores, brincantes e outros tantos personagens importantes da construção da mais importante festividade cultural de Porto Velho.

Iniciado em 1983, o Arraial Flor do Maracujá sofreu diversas alterações em seu formato, datas de realização, dias de festa e na própria gestão. “A própria mostra de quadrilhas e bois-bumbás, que acabou se transformando em concurso”, detalha a professora doutora Ivete de Freire.

Para ela, a importância do trabalho que será apresentado nesta sexta se dá por trazer uma perspectiva do olhar dos pesquisadores e das pessoas que durante anos estiveram dentro do arraial, seja participando da sua organização ou da mostra de quadrilhas e bois-bumbás.  “Conhecer o processo de construção sociocultural refletido do arraial nos ajuda a conhecer e entender um pouco da cultura folclórica de Porto Velho, da história da cidade”, reflete a pesquisadora. Esse entendimento, completa, contribui para fomentar a ampliação e reflexão sobre um dos aspectos culturais mais importantes do povo porto-velhense.

O projeto de pesquisa “Flor do Maracujá: o Saber Popular no Coração do Porto-velhense” foi contemplado no Edital nº 83/2020/SEJUCEL- CODEC - 1° Edição Alejandro Bedotti do Edital de Chamamento Público de Fomento à Cultura para Pesquisa e Desenvolvimento de Expressões Culturais. Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc. Acesse através do link abaixo:

https://www.youtube.com/JuraciCamposJr

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com a história do bloco Galo da Meia Noite e o Festival Rondoniana de Artes – As Mulheres na Cena

Lenha na Fogueira com a história do bloco Galo da Meia Noite e o Festival Rondoniana de Artes – As Mulheres na Cena

Lenha na Fogueira Quem está fazendo o maior sucesso, é a história do bloco Galo da Meia Noite que está no livro: “Galo da Meia Noite – Uma Festa a Mai

Lenha na Fogueira e Semusa, vamos facilitar a vacinação da população em Porto Velho

Lenha na Fogueira e Semusa, vamos facilitar a vacinação da população em Porto Velho

Lenha na Fogueira Tenho acompanhado a ação da prefeitura, ou melhor, da Secretaria Municipal de Saúde na tentativa de proporcionar dentro das possibil

Lenha na Fogueira  com Mãe a Mulher que enfrenta tudo e todos pelos filhos e Mãe é e sempre será Mãe

Lenha na Fogueira com Mãe a Mulher que enfrenta tudo e todos pelos filhos e Mãe é e sempre será Mãe

Lenha na Fogueira Neste dia 9 de maio de 2021, dia consagrado às Mães, iniciamos desejando muitas felicidades a todas as Mães de Rondônia, em especial

Lenha na Fogueira com Jair Bolsonaro inaugurou a famosa Ponte do Abunã

Lenha na Fogueira com Jair Bolsonaro inaugurou a famosa Ponte do Abunã

Lenha na Fogueira Ontem o presidente Jair Bolsonaro inaugurou a famosa Ponte do Abunã. Apesar de ficar totalmente no estado de Rondônia, a Ponte sempr