Porto Velho (RO) domingo, 19 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com Beto Cezar e o grupo Doce Melodia e o Clip musical produzido em Rondônia ultrapassa 100 mil visualizações


Lenha na Fogueira com Beto Cezar e o grupo Doce Melodia e o Clip musical produzido em Rondônia ultrapassa 100 mil visualizações - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

A roda de samba do Beto Cezar e o grupo Doce Melodia que aconteceu domingo passado (25), no Mercado Cultural, agitou o mundo dos sambistas de Porto Velho.

**********

O samba começou por volta das 18 horas, com o Doce Melodia liderado pelo cavaquinhista Walber do Cavaco mandando uma série de clássicos do Samba/Pagode, seguido do cantor Beto Cezar.

**********

Beto após alguns sambas, convidou o interprete Reginaldo Cardoso o Makumbinha que estava acompanhado de membros da escola de samba Asfaltão, para cantar alguns sambas e logo depois, também convidou a participar da Roda o compositor Silvio M. Santos.

**********

O pagodeiro Louro Rodrigues assumiu o comando da Roda de Samba completando o esquenta, que preparou o público que literalmente lotou o Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural para receber o sambista paulista, compositor e interprete: ROYCE DO CAVACO.

***********

Por volta das 21 horas o intérprete da escola de samba Rosa de Ouro, de São Paulo, Royce do Cavaco,  atendendo convite do Beto Cezar fez uma participação especial, cantando e encantando o público.

***********

Na realidade, o Royce do Cavaco encontra-se em Porto Velho como convidado do Beto Cezar, para ser o Padrinho de Casamento do nosso sambista, que vai acontecer nesta terçam feira 27. Aproveitando a estadia do supercampeão de samba enredo do carnaval paulista o convidou a participar da Roda de Samba de domingo no Mercado Cultural.

***********

Royce não se fez e rogado e marcou presença para felicidade dos sambistas de Porto Velho. Na realidade, para quem não sabe, Royce do Cavaco é parceiro do Beto Cezar e recentemente gravou o samba “Nossa Luz” uma parceria dos dois.

**********

Domingo passado (25), foi festejado o Dia de Tereza de Benguela e pela primeira vez, a data foi comemorada com todas as pompas, pelo governo de Rondônia.

**********

Em solenidade que aconteceu no Teatro Guaporé na noite de domingo dia 25, a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e do Lazer (Sejucel), entregou as comendas do 1º Prêmio Tereza de Benguela a 15 mulheres negras selecionadas pelo Conselho Estadual de Cultura em comemoração ao Dia da Mulher Negra que foi instituído pelo Governo Federal, através da Lei nº 12.987/2014.

********

Quem também foi homenageado foi o Governador Marcos Rocha afinal de contas, ele é descendente de negros pois, segundo suas palavras, sua bisavó era negra nascida no Rio de Janeiro.

**********

 

“Essa comenda é mais do que justa para essas mulheres pela contribuição cultural das populações negras na construção da nossa nação, cuja cultura precisa estar alicerçada no princípio da igualdade racial das populações nacionais e estaduais, contribuindo na construção de uma cultura de paz e tolerância”, ressaltou o governador.

*************

É assim aos poucos, nossas heroínas vão sendo reconhecidas.

***********

Salve 25 de julho, dia de Tereza de Benguela!

 


Clip musical produzido em Rondônia  ultrapassa 100 mil visualizações

Lenha na Fogueira com Beto Cezar e o grupo Doce Melodia e o Clip musical produzido em Rondônia ultrapassa 100 mil visualizações - Gente de Opinião

O clipe Pachamama, do cantor rondoniano A Black Z, ultrapassou a marca de 100 mil visualizações e mostra que a arte produzida em Rondônia tem potencial para ganhar o mundo.

A obra usa poesia para retratar o ecossídio que vem acontecendo na Amazônia.

“Nosso quintal está em chamas e não temos outro instrumento para combater o fogo, a não ser a conscientização. Nesse a arte é um importante meio para se provocar reflexão e transformação no pensamento da sociedade” - Édier William, autor da letra da canção e diretor do clipe.

Em um trecho da canção é possível perceber que apesar da esperança ser carbonizada dia após dia, a cada incêndio criminoso provocado na região, a natureza se mantém viva e resiste: “Botaram fogo na esperança, roubaram o futuro (...) Gaia ainda existe e nos mantém vivos, Gaia ainda resiste e nos mantém vivos”. A pergunta que fica é até quando Gaia, a Mãe Natureza, resistirá.

Este clipe foi produzido em Porto Velho/RO, um estado que está vivendo a fase de vanguarda da produção de clipes musicais e ter um clipe que ultrapasse as 100 mil visualizações é um grande feito e é a segunda vez que Édier William produz um clipe que do Cantor A Black Z e ultrapassa essa marca.

A canção deste clipe é o carro chefe do EP PACHAMAMA do cantor A BLACK Z e é reflexo de processos de estudos e pesquisas sobre a degradação ambiental que vem destruindo um dos mais belos biomas do mundo, a Amazônia.

“Produzimos canções que não apenas trouxessem as mensagens de enaltecimento da mãe terra, como também tivessem uma pegada dançante e, por consequência, fosse comercial” - A Black .

O EP composto por três músicas que partem do carimbó em direção ao pop apocalíptico, chegou às plataformas de streaming no dia 15 de Julho de 2021.

 

LEI ALDIR BLANC

Esse projeto é fomentado com recursos da Lei 10.017/2020 - Lei Aldir Blanc - por meio da Prefeitura Do Município De Porto Velho - Funcultural.

Trabalhos como esse mostram a importância de iniciativas de fomento à produção cultural, sobretudo fomento realizado de forma descentralizada. Artistas como A Black Z raramente conseguem se ascender no mercado, mas os recursos oriundos da Lei Aldir Blanc permitiram que muitos artistas invizibilizados conquistassem voz e espaço para sua arte.

Para assistir ao CLIPE MUSICAL acesse:

 https://youtu.be/uO3plZ7Oejk

Para fazer ouvir EP PACHAMAMA acesse:

https://ablackz.hearnow.com/ Para conhecer outros trabalhos do cantor encontre-o nas redes sociais @ablackz.cantor


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com os destaques das atletas Duda Tavares e jovem Maria Rita

Lenha na Fogueira com os destaques das atletas Duda Tavares e jovem Maria Rita

Falando de ginastica, pelo menos 10 atletas que foram representar Porto Velho, fizeram jus a medalhas no torneio nacional em Aracajú.**********Entre e

Lenha na Fogueira com o Dia Municipal do Tacaca e o espetáculo “Eu, Pessoa e os Outros Eu”

Lenha na Fogueira com o Dia Municipal do Tacaca e o espetáculo “Eu, Pessoa e os Outros Eu”

G.R.E.E.S POBRES DO CAIARI - CONSELHO DELIBERATIVOASSEMBLEIA GERAL - EDITAL DE CONVOCAÇÃO O presidente do conselho deliberativo do GRÊMIO RECREATIVO E

Lenha na Fogueira com a volta Café com História

Lenha na Fogueira com a volta Café com História

Após uma pequena pausa e agora de casa nova, programa Café com História está de volta.**********O nosso programa de rádio de todos os sábados irá ao a

Lenha na Fogueira com estado de saúde do Mestre Bainha e a coleção Arte Eco Joias – Mulheres Amazônia

Lenha na Fogueira com estado de saúde do Mestre Bainha e a coleção Arte Eco Joias – Mulheres Amazônia

Lenha na Fogueira Ontem meu amigo e parceiro de longas datas, Waldemir Pinheiro da Silva o Mestre Bainha foi submetido a um procedimento de cateterism