Porto Velho (RO) sábado, 19 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com a projetos da Lei Aldir Blanc em Rondônia é prorrogado e o Livro Infantil Guirii e a Árvore da Vida


Lenha na Fogueira com a projetos da Lei Aldir Blanc em Rondônia é prorrogado e o  Livro Infantil Guirii e a Árvore da Vida - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Prazo de execução dos projetos oriundos da Lei Aldir Blanc em Rondônia é prorrogado em mais 60 dias.

 

************

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), informa que foram prorrogados os prazos para execução de projetos culturais oriundos de recursos da Lei Aldir Blanc do Governo Federal, utilizados por meio de editais publicados em 2020.

***********

Com a prorrogação, todos os proponentes que aderiram ao investimento, mas, que ainda não conseguiram finalizar ou colocar seu trabalho em prática, terão agora mais tempo e tranquilidade durante a produção.

***********

A iniciativa está em consonância com a Portaria nº 82, de 13 de maio de 2021, que determina a atribuição de um prazo de 60 dias a mais aos contemplados do benefício.

***********

A Sejucel esclarece, que logo que o recurso foi repassado aos proponentes, havia um prazo de 120 dias (contados a partir do recebimento) para a execução dos projetos.

***********

No entanto, uma análise técnica da Coordenadoria de Cultura, constatou que alguns participantes não conseguiram concluir seus trabalhos no tempo estipulado, principalmente, por motivo de doença, sendo necessário atender a este público com a presente determinação.

***********

Vale ressaltar que é interesse do próprio Poder Executivo desenvolver ações mais assertivas no âmbito rondoniense, uma vez que, a sociedade em geral vem enfrentando um momento atípico devido a pandemia provocada pelo coronavírus.

************

Assim, considera-se que a Lei Aldir Blanc foi criada para atender ao setor da cultura, que foi um dos principais segmentos da classe trabalhadora afetado pelas medidas restritivas de combate ao vírus.

***********

Todo recurso desta lei é gerenciado pela Sejucel, que constata, no ano passado, a contemplação de mais de 300 profissionais da Cultura entre as oito publicações dos editais para fins de produção artístico-cultural, em meio a diferentes tipos de projetos.

***********

De acordo com o titular da Superintendência, Jobson Bandeira, “decidir prorrogar os prazos de elaboração dos trabalhos é o mais adequado, tendo em vista sua relevância para o interesse público, em especial, a vida humana, sendo esta devidamente assegurada”.

***********

PRAZOS - No mesmo ato normativo, a Sejucel convoca os proponentes que se enquadram na Portaria de Prorrogação dos oito editais de chamamento público e premiações, os quais encaminharam documentação complementar que foi paga na forma da Portaria nº 176, de 10 de setembro de 2020, a apresentarem um Cronograma de Execução atualizado de ações planejadas.

************

O prazo para envio de item ou qualquer outra solicitação de alteração do projeto terá início a partir da data da publicação desta portaria, encerrando-se no dia 24 de maio de 2021, às 23h59.

************

Após este período, não será aceito o recebimento de solicitações ou questionamentos por parte da Comissão Técnica de respostas aos e-mails oficiais dos oito editais de convocação.

************

A Coordenadoria de Cultura também destaca que, de acordo com a decisão legal, o Cronograma de Execução atualizado deve ser enviado para o e-mail: [email protected]com, em formulário próprio, conforme modelo disponível no site: http://www.rondonia.ro.gov.br/secel/cronograma-de-execucao

***********

Fonte - Secom - Governo de Rondônia.

**********

O negócio agora, é não perder o prazo do cronograma de apresentação!


800 unidades do Livro Infantil Guirii e a Árvore da Vida foram entregues em Rondônia

Lenha na Fogueira com a projetos da Lei Aldir Blanc em Rondônia é prorrogado e o  Livro Infantil Guirii e a Árvore da Vida - Gente de Opinião

O Livro Infantil Guirii e a Árvore da Vida foi entregue na última  emana em 5 municípios do estado de Rondônia: Porto Velho, Ariquemes, Presidente Médici, Alvorada d’Oeste e Ji-Paraná.

Em Porto Velho, foram destinadas 10 unidades para a SEJUCEL, 40 para a SEDUC e 150 para o CMDCA. No CMDCA de Ariquemes foram entregues 100 unidades. Em Presidente Médici e Alvorada d’Oeste foram destinados 100 livros para o CMDCA de cada município. E em Ji-Paraná, foram entregues 250 livros para o CMDCA e 50 para a CRE/SEDUC.

Os Conselhos Municipais de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) e as instituições de ensino que receberam as doações irão destinar os livros para escolas, Osc’s e projetos que atendem crianças.

“É muito importante garantir que os livros cheguem realmente às mãos das crianças, pois todo este projeto foi feito pensando nelas. Então, visitamos os órgãos que farão a distribuição em cada município, conversamos com os responsáveis e, juntamente com eles, traçamos estratégias para que muitas crianças possam vivenciar esta aventura fantástica com o Guirii, tendo momentos agradáveis e felizes”, relata Daniele Silva dos Santos, autora do livro.

Guirii e a Árvore da Vida é um projeto que foi beneficiado pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel), pelo edital 1ª Edição Marechal Rondon (Nº 86/2020/SEJUCEL-CODEC).

A ilustração foi feita pelo artista Kazuo Miyahara de São Paulo e, exceto o ilustrador, todas as empresas e profissionais envolvidos no projeto são do estado de Rondônia, garantindo que a maior parte do valor permaneça dentro do estado. O livro tem o selo da Fada Inad, uma produtora cultural que desenvolve projetos artísticos e
culturais voltados ao público infantil e que tem como missão “transformar o futuro das crianças através da educação e da arte”. Ivan Marinho, revisor e diagramador do livro, reforçou a importância do projeto: “Precisamos incentivar cada vez mais o contato das crianças com os livros, esta prática incentivará que elas se tornem eitores. E a leitura é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento integral das crianças’’.

O livro traz em seu enredo, de forma lúdica, mensagens sobre a amizade, o perdão e o poder da natureza. Seu personagem principal é Guirii, um menino que mora na floresta amazônica com seus amigos Kapii’ Guara e A-coti, com quem ele vive várias aventuras. O livro possui em seu enredo vocábulos da língua indígena Tupi, as uais deram origem a palavras na Língua Portuguesa, gerando, assim, nas páginas finais do livro, um Glossário com os seus respectivos significados.

Sua versão e-book pode ser baixada gratuitamente através do link: https://contacaodehistoria.com.br/guirii-e-a-arvore-da-vida/

Fonte:Jânio Gonçalves/Assessoria 

Lenha na Fogueira com a projetos da Lei Aldir Blanc em Rondônia é prorrogado e o  Livro Infantil Guirii e a Árvore da Vida - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com a morte do diretor de carnaval Laíla e Cachoeiras de Teotônio por Angella Schilling

Lenha na Fogueira com a morte do diretor de carnaval Laíla e Cachoeiras de Teotônio por Angella Schilling

Lenha na Fogueira O diretor de carnaval Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, conhecido como Laíla, morreu de Covid nesta sexta-feira (18), aos 78 anos. ***

Lenha na Fogueira com Projeto de Lei em homenagem ao ator Paulo Gustavo

Lenha na Fogueira com Projeto de Lei em homenagem ao ator Paulo Gustavo

Lenha na Fogueira Olha só que notícia boa:*********O vereador Aleks Palitot se reuniu com o presidente da Funcultural, Márcio Miranda, Secretário da S

Lenha na Fogueira com o Vai La Sabido e  Mauricio de Sousa

Lenha na Fogueira com o Vai La Sabido e Mauricio de Sousa

Lenha na Fogueira Vai La Sabido foi reconhecido nacionalmente.**********Até que enfim o humorista Djalma foi reconhecido com seu programa “Vai Lá Sabi

Lenha na Fogueira com o Caminho das Águas e Evandro de Jesus

Lenha na Fogueira com o Caminho das Águas e Evandro de Jesus

Lenha na Fogueira  “Caminho das Águas”, projeto inédito envolvendo tecnologia, meio ambiente e educação, com patrocínio da Aegea Saneamento em Rondôni