Porto Velho (RO) quinta-feira, 13 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com a morte do presidente Tancredo Neves e o Cabaré Rante - um show de palhaçada


Lenha na Fogueira com a morte do presidente Tancredo Neves e o Cabaré Rante - um show de palhaçada - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Sobre a matéria que compartilhamos na coluna de ontem sobre a peça “Frei Molambo”, recebemos o seguinte agradecimento da amiga Suely Rodrigues:

***********

Silvio Santos, muito obrigada pelo apoio e estímulo a continuarmos trabalhando com teatro. Já não era tão fácil antes da pandemia. Agora então..., mas você, sempre insistente e divulgando a cultura do nosso estado, nos impulsionando a galgar novos voos em novos horizontes. Muito grata mesmo.

************

A exibição do "Frei Molambo" pode nos apontar uma nova busca de linguagem e estética em busca de novos públicos e de oportunidades de trabalho para artistas de teatro e outras artes. Abraços, Suely Rodrigues.

**********

Esse é motivo de mantermos esta coluna, divulgar os eventos culturais que são produzidos pela comunidade cultural de Porto Velho. Aqui ninguém tem que pagar nada, o que tem que fazer é nos enviar os releases de suas produções e prontos. Em tempo normal fazemos questão de fazer a cobertura dos eventos in loco e muitas vezes que fazemos questão de pagar o ingresso, pois, a informação a nossa população é muito mais importante. Obrigado Suely pelo reconhecimento!

*********

Hoje 21 de abril, é feriado nacional em homenagem ao Mártir da Independência Joaquim José da Silva Xavier o Tiradentes, que como diz a letra do samba: “Foi traído e não traiu jamais; A inconfidência de Minas Gerais”.

***********

Também festejamos a Fundação de Brasília por Juscelino Kubitschek. A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek. ... A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

**********

Hoje também, é lembrada a Morte do Presidente Tancredo Neves.

**********

Ele seria o primeiro presidente civil depois da ditadura, mas foi internado na véspera de sua posse e morreu sem assumir o cargo.

***********

No dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral reuniu-se e Tancredo Neves foi eleito presidente para um mandato de seis anos com 480 votos (72,4%) contra 180 dados a Maluf (27,3%). Tancredo recebeu os votos dos integrantes do PMDB, da Frente Liberal, grupo dissidente do PDS, além do PDT, e da maior parte do PTB.

**********

Às 22h30 do dia 21 de abril de 1985, o jornalista Antônio Britto assessor de Tancredo Neves, com um nó na garganta e quase às lágrimas leu diante da TV a notícia lacônica, de apenas 21 palavras, cujo esboço já havia redigido 12 dias antes: "Senhores, lamento informar que o Presidente Tancredo Neves faleceu às 22h23 de hoje". O país inteiro chorou. Era domingo, 21 de abril, dia de Tiradentes.

**********

Nessa história cercada por controvérsias e dissimulações, correu ainda a suspeita de que Tancredo Neves não teria morrido em 21 de abril, mas um dia antes, na noite de 20 de abril, quando seu cérebro deixara de funcionar. O anúncio da morte teria sido adiado para coincidir com a data simbólica, aproximando as figuras históricas de Tancredo e Tiradentes, dois mártires que Minas deu à história nacional.

**********

Tudo isso é o que representa o feriado deste 21 abril. É tudo História do Brasil! O resto é CPI da Covid 19.


Cabaré Rante - um show de palhaçada

Lenha na Fogueira com a morte do presidente Tancredo Neves e o Cabaré Rante - um show de palhaçada - Gente de Opinião

No dias 23, 24 e 25 será transmitido pela internet, nas redes do Teatro Ruante (YouTube e Facebook) o espetáculo Cabaré Ruante - um show de palhaçada, sempre às 19h. Após cada apresentação teremos uma bate papo com os integrantes do Ruante e palhaças e palhaços convidados dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco.

O espetáculo foi criado a partir de reprises e entradas tradicionais. Foram criadas algumas cenas específicas buscando dialogar com o momento que estamos a viver. Não percam a oportunidade de conhecer a nobre arte dos palhaços e Palhaças!

O projeto foi contemplado no edital nº 77/2020/SEJUCEL-CODEC 1ª Edição Mary Cyanne do edital de chamamento público de público de fomento à cultura e à produção artística cultural para transmissões ao vivo/gravadas. Lei Federal 14.017/2020 (LEI ALDIR BLANC).

SOBRE O RUANTE

O Teatro Ruante foi criado em 2004 na cidade de São Paulo, onde produziu três espetáculos (Clown ShowQue Palhaçada é Essa Aqui? Casamento na Roça – pernas pra que te quero), com os quais realizou temporadas e participou de festivais. Em 2015 mudou-se para a cidade de Porto Velho/RO e vem contribuindo com a cena local, por meio de suas montagens teatrais e outras ações artísticas como suas temporadas, oficinas circenses e de palhaço, o trabalho junto às escolas e sua Mostra de Repertório.

O grupo tem como fonte inspiradora o universo popular e busca fundir em seus espetáculos a linguagem circense, o teatro de rua e a música; tem como propósito apresentar-se em espaços abertos e alternativos, visando uma comunicação direta com o público das mais variadas idades. Atualmente o grupo conta com três espetáculos em repertório: Que Palhaçada é Essa Aqui? (2015), Era Uma Vez João e Maria... e ainda é (2016), Histórias de Contar (2016), Cabaré do Ruante (2017).

A muy cruel lamentável história de Píramo e Tisbe (2018) e Cotidiano Mulher – Breve cena (2019).

SERVIÇO

O QUÊ: Cabaré Ruante - um show de palhaçada

QUANDO: 23, 24 e 25 de abril às 19h (Horário de Rondônia)

ONDE: YouTube e Facebook do Teatro Ruante

MAIORES INFORMAÇÕES: (69) 98164-3332

 

--

https://ci4.googleusercontent.com/proxy/0TaZGjV5Rt965leBma-yyqp78N74Rq22uJDlZE5RN_NHS9Mx4btgqdRwiym0OyVDvyj0OcLnlAZ3WVND0jsWiBqwx6fACLQbMSJiAFZ6m8kqQWsPiokGu_Ec2SUC0w=s0-d-e1-ft#https://drive.google.com/uc?id=0B9niofgmiqL1MjZ3WXlkTlVQLU0&export=download

(069) 98164-3332 / 99271-4848 / 99241-1921

ruanteteatro.blogspot.com

facebook.com/teatroruante

instagram.com/teatroruante/

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com a história do bloco Galo da Meia Noite e o Festival Rondoniana de Artes – As Mulheres na Cena

Lenha na Fogueira com a história do bloco Galo da Meia Noite e o Festival Rondoniana de Artes – As Mulheres na Cena

Lenha na Fogueira Quem está fazendo o maior sucesso, é a história do bloco Galo da Meia Noite que está no livro: “Galo da Meia Noite – Uma Festa a Mai

Lenha na Fogueira e Semusa, vamos facilitar a vacinação da população em Porto Velho

Lenha na Fogueira e Semusa, vamos facilitar a vacinação da população em Porto Velho

Lenha na Fogueira Tenho acompanhado a ação da prefeitura, ou melhor, da Secretaria Municipal de Saúde na tentativa de proporcionar dentro das possibil

Lenha na Fogueira  com Mãe a Mulher que enfrenta tudo e todos pelos filhos e Mãe é e sempre será Mãe

Lenha na Fogueira com Mãe a Mulher que enfrenta tudo e todos pelos filhos e Mãe é e sempre será Mãe

Lenha na Fogueira Neste dia 9 de maio de 2021, dia consagrado às Mães, iniciamos desejando muitas felicidades a todas as Mães de Rondônia, em especial

Lenha na Fogueira com Jair Bolsonaro inaugurou a famosa Ponte do Abunã

Lenha na Fogueira com Jair Bolsonaro inaugurou a famosa Ponte do Abunã

Lenha na Fogueira Ontem o presidente Jair Bolsonaro inaugurou a famosa Ponte do Abunã. Apesar de ficar totalmente no estado de Rondônia, a Ponte sempr