Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com a montagem do Circo Garcez e o livro sobre povos originários


Lenha na Fogueira com a montagem do Circo Garcez e o livro sobre povos originários - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

A equipe da prefeitura responsável pela aplicação da VACINA contra a Covid – 19 que vai acontecer a partir das 18 horas no pátio do prédio do Relógio, atual sede da Prefeitura Municipal de Porto Velho, resolveu realizar a “BALADA DA VACINA”.

**********

Pois é, a noite de hoje será animada, com show de várias atrações musicais e muitas doses de esperança.

**********

Além do pessoal que vai tomar a segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer, os jovens com 12 anos+ também serão vacinados com a primeira dose, basta que estejam cadastrados no SASI e apresente um documento com foto.

**********

A coordenação espera vacinar pelo menos 3 mil pessoas. (com informações da Secom).

 

Mais POLEMICA – Alguns moradores da Zona Sul de Porto Velho, querem impedir a montagem do Circo Garcez no campo de futebol Florestão na Avenida Calama. Até o humorista Santos do programa do Ratinho gravou um vídeo pedindo a compreensão da população do Eldorado.

**********

O Circo Garcez até a semana passada, estava armado na Zona Leste. Lembrando que os artistas de modo geral, foram e são os mais prejudicados pela Pandemia provocada pelo Coronavírus. Lembrando que a prefeitura já deu a autorização para o Circo ser montado na Zona Sul, porém, falta o aval dos moradores.

**********

O SEBRAE em parceria com a Federon/Unajup e Prefeitura de Porto Velho, vai ‘inavadir’ a Praça Presidente Vargas, com uma programação que vai reunir todos os grupos folclóricos (que se inscreverem).

**********

Na realidade, o auge do evento vai acontecer no dia da emancipação do município de Porto Velho, ou seja, 2 de outubro. Se tudo ocorrer como imagina a coordenação, vai ter brincante de Boi Bumbá e Quadrilha Junina desde o antigo Palácio Getúlio Vargas até o prédio do edifício Rio Madeira onde será montada uma TIROLESA.

***********

Os ensaios estão marcados para começar a partir do dia 30 deste mês e vai acontecer praticamente durante todo o mês de setembro.

*********

O diretor da apresentação será o professor Marco Teixeira que contará com os coreógrafos de todos os grupos.

*********

Durante reunião que aconteceu na última segunda feira 23, na sede da Federon/Unajup Teixeira exibiu um vídeo com a apresentação que ele pretende realizar com os grupos folclóricos filiados às entidades.

************  

Os brincantes dos grupos que aceitarem a proposta, receberão cada um UMA CESTA BÁSICA!

***********

Vamos ficar torcendo para que dê tudo certo!


Livro sobre povos originários será lançado nesta quinta feira (26)

Lenha na Fogueira com a montagem do Circo Garcez e o livro sobre povos originários - Gente de Opinião

A obra “Expressões, Vivências e Representações Indígenas da e na Amazônia” organizada pelo Professor Doutor Adnilson de Almeida Silva, do Departamento de Geografia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia – PPGG/UNIR, será lançada no dia 26 de agosto de 2021, às 19h, por meio do youtube.com/historiaecultura, link https://www.youtube.com/channel/uccuhnzjwhhosmp2udbi-tmw .

Com 420 páginas, o livro é composto por 15 capítulos que refletem resultados de trabalhos desenvolvidos por e com pesquisadores, especialmente da Geografia, os quais tratam de expressões, representações vivências com povos indígenas da e na Amazônia, de modo a percorrer uma trajetória geográfica de mais de 10 anos em pesquisas relacionadas às culturas originárias.

Deste total, 13 trabalhos apresentados e publicados em Anais de eventos nacionais e internacionais, bem como em artigos de periódicos indexados ao Qualis/Capes, os quais foram revistos, ampliados, modificados (inclusive os títulos) e formatados em capítulos de livro. A apresenta ainda dois capítulos inéditos, o primeiro como resultado de pesquisa de doutorado, o qual discute etnoconhecimentos e etnossaberes indígenas Pykahu-Parintintin na utilização de espécies da floresta e dos quintais para o tratamento de enfermidades e que proporcionam o bem-estar. O outro fruto de vivências e experiências com os Kaxarari que perrmeia os tempos dos seringais e do ritual do Kupá.

Publicado pela Temática Editora, em síntese, os capítulos retratam e chamam a atenção do leitor para refletir sobre a ciência e espistemologia indígena; a compreensão da ciência associada à cultura pelas mulheres indígenas; práticas e exercícios de expressões, representações culturais e identidades; as percepções culturais de alunos no campo da educação; como a educação, a escola integram práticas não dissociadas da cultura; a cultura como elemento e fenômeno de proteção territorial; a inserção e utilização da tecnologia como interação da cultura. O livro está disponível para download no link https://bit.ly/expressoes-indigenas-Adnilson.

A obra é resultado do projeto, com a mesma denominação, submetido ao Governo do Estado de Rondônia, através da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel/Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura - Fedec/Ro, em atendimento à Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc), no Edital nº 86/2020/Sejucel-Codec (Edição Marechal Rondon do Edital de Chamamento Público para Publicação e Difusão de Expressões Culturais), no Eixo I: Publicação de Livros e Revistas Culturais, e na Linha de Apoio 3: Republicação de obras impressas (Reedição).

 

Fonte: Grupo de Pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas – GENTEH 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando