Porto Velho (RO) segunda-feira, 2 de agosto de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com a “Mini Exposição Alusiva a Pandemia” e a origem do termo música brega nasceu em Porto Velho


Lenha na Fogueira com a “Mini Exposição Alusiva a Pandemia” e a origem do termo música brega nasceu em Porto Velho - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira 

 

Mudança na programação da Rádio CBN 101,9 Porto Velho e CBN de Guajará Mirim, exemplo: O Jornal da Manhã entra no ar logo após o Bom Dia Amazônia das 8h30 às 9h30.

**********

Logo após começa o “Audiência Pública” um programa de debates com a participação de especialistas do Brasil, que debatem os assuntos em pauta, das 9h30 às 10h30.

**********

A partir desse horário entra no ar o Boletim de Notícias (de segunda a quinta feira) das 10h30 às 11h.

**********

Exclusivamente às sextas feiras será apresentado o Programa “A Amazônia Que Eu Quero”, transmitido diretamente de Manaus.

**********

Nessa nova programação da CBN Porto Velho, nossa coluna (Zekatraca) passa a ser apresentada às sextas feiras, porém no horário das 9 horas. Cultura na CBN Porto Velho é comigo a partir da próxima sexta feira, sempre as 9 horas. Se liga na “Rádio que Toca Noticias”, CBN Porto Velho 101.9 FM.

***********

 

Hoje a Casa da Cultura Ivan Marrocos em especial a Galeria Afonso Ligório, abre suas portas para receber a Exposição de Artes Plásticas denominada: “Mini Exposição Alusiva a Pandemia” da Artista Plástica Nasarte

 

**********

Na realidade, a abertura aconteceu ontem à tarde (16 horas), com uma live transmitida pela página oficial da FUNCER no Facebook, que contou com a participação da artista Nasarte Alves; Superintendente da Sejucel Jobson Bandeira e Simone Bitencourt presidente da FUNCER.

**********

A partir das 9 horas desta terça feira 20, os amantes das artes plásticas, podem comparecer a Galeria Afonso Ligório para apreciar o trabalho da Nasarte.

**********

Sobre a exposição a artista fala o seguinte? “A exposição é uma arte educativa e de conscientização pelo atual momento que estamos passando”.

**********

Pelo que apuramos, a exposição também é composta com Telas de Paisagens e Flores. “Que é para alegrar e acalmar as vítimas da pandemia, que ainda assola, vitimando, o nosso país e o mundo”, disse Nasarte.

***********

Segundo o Curador da Ivan Marrocos o renomado artista João Zoghbi: “A artista traz nessa exposição, sua experiência artística de grandes buscas através da arte. A Nasarte desenvolveu uma técnica ‘inédita’ e inovadora, que é Vidro sobre pintura chapada”.

***********

Lembrando que a exposição começa hoje (20) e vai até o dia 03 de agosto, na Casa da Cultura Ivan Marrocos – Galeria Afonso Ligório. Você aproveita e bate um papo com a artista que vai sempre estar presente.

***********

Deixa eu dar os parabéns a minha neta querida Natália Andrade filha do Elton com minha filha Aline, que fez aniversário neste domingo. Parabéns para você!


A origem do termo música brega nasce em Porto Velho

Lenha na Fogueira com a “Mini Exposição Alusiva a Pandemia” e a origem do termo música brega nasceu em Porto Velho - Gente de Opinião

Apesar de encontrarmos várias versões sobre a origem do termo “Brega”, na Internet.

Temos a nossa versão.

No final da década de 1960 e durante a década de 1970, nossa TURMA conhecida como “Curriola - 40”, sempre as tardes de sábado, se reunia num Restaurante que ficava a época, no KM  14 da BR 364, sentido Candeias do Jamari, cujo proprietário se chamava BRAGA.

A Área era formada por imensas árvores que chamávamos de BOSQUE do BRAGA ou RESTAURANTE DO BRAGA.

Na nossa turma tinha um colega chamado Leôncio, que trabalhava no Cartório, porém, quando tomava UMA ficava muito gaiato.

Leôncio sempre se dirigia ao BRAGA como SEU BREGA e o Braga ficava “Fulu da Vida”, talvez por isso o apelido pegou.

O Restaurante na época era o ponto de encontro (pernoite) dos Motoristas de Carretas que chegavam a Porto Velho e ali estacionavam até o dia de descarregar.

Na época, as músicas tocadas no Toca Disco do Braga eram sucessos de Nelson Gonçalves, Waldik Soriano, Ângela Maria, Silvinho, Altermar Dutra, Roberto Carlos, Wando entre tantos outros.

Seu BREGA pra cá, Seu BREGA pra lá. Os caminhoneiros passaram a falar por esse BRASIL a fora:

“EM PORTO VELHO O BOM É ALMOÇAR E OUVIR MÚSICA no restaurante do BREGA”.

- Fulano, onde tem música boa em Porto Velho?

- Lá no BREGA.

Algum tempo depois, assistindo uma entrevista do Cantor WANDO na TV Cultura, ao ser perguntado sobre a origem do Termo: MÚSICA BREGA ele respondeu, que ouviu uma história de que foi em PORTO VELHO (RO), num restaurante chamado “DO BREGA” onde os CAMINHONEIROS estacionavam suas carretas, até a descarga.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

A história dos 30 anos da SIC TV contada pelo seu proprietário Everton Leoni (2ª parte – final)

A história dos 30 anos da SIC TV contada pelo seu proprietário Everton Leoni (2ª parte – final)

Nesta edição, publicamos a 2ª Parte da Entrevista com o Everton Leoni sobre a história do Grupo SIC TV que completou no último dia 5 de julho, 30 anos

A história dos 30 anos da SIC TV contada pelo seu proprietário Everton Leoni

A história dos 30 anos da SIC TV contada pelo seu proprietário Everton Leoni

EntrevistaZk – Vamos falar sobre os 30 anos da Sic TV! Esse tempo conta desde a TV Manchete?Everton – Não, eu já ia começar por aí mesmo. Muita gente

Lenha na Fogueira com as Olimpíadas de Tóquio

Lenha na Fogueira com as Olimpíadas de Tóquio

Apesar do Ouro do Ítalo Ferreira conquistada na disputa do Surf nas olimpíadas de Tóquio;**********A medalha que mais emocionou o Brasil e os Brasilei

  Lenha na Fogueira e o filme. “Jungle Cruise” e com a revitalização do Teatro Banzeiros

Lenha na Fogueira e o filme. “Jungle Cruise” e com a revitalização do Teatro Banzeiros

Lenha na Fogueira Amanhã sexta-feira 30, a Disney disponibiliza em suas plataformas o filme. “Jungle Cruise”.**********A história se passa em Porto Ve