Porto Velho (RO) terça-feira, 9 de março de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com a Live "Recreação Cultural Online" e o Prêmio Sesc de Literatura


Lenha na Fogueira com a Live "Recreação Cultural Online" e o Prêmio Sesc de Literatura - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Depois de um início de semana muito triste, com o passamento do jornalista Marcelo Bennesby e do desembargador aposentado Walter Waltembergue. Vamos dar uma trégua a nossa emoção.

**********

Vamos tentar divulgar nesta coluna, apenas coisas relativas a cultura de nosso estado, em especial, dos Projetos Habilitados a receber recursos da Lei Aldir Blanc. Exemplo:

***********

Oi oi, galerinha! É com grande alegria que anunciamos a Live "Recreação Cultural Online", produzida pela Fada Inad.

***********

Estamos muito animados para brincar e se divertir com vocês! Teremos jogos, músicas, coreografias e muito mais! Não esqueça de marcar em sua agenda, 12 e 13 de fevereiro, transmissão via Youtube. Até mais!

************

Projeto beneficiado pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel), pelo edital 1ª Edição Mary Cyanne (Nº 77/2020/SEJUCEL-CODEC).

**************

 

O site Rondônia ao Vivo publicou o seguinte:

***********

CONTO/ROMANCE: Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições a partir desta segunda-feira - Uma das mais tradicionais premiações literárias, o Prêmio Sesc de Literatura abre, a partir de segunda-feira (25/1), as inscrições para a edição de 2021.

***********

O prêmio é destinado a obras inéditas nas categorias de conto e romance destinadas ao público adulto e escritas em língua portuguesa por autores brasileiros ou estrangeiros residentes do Brasil. Os interessados podem se inscrever até 19 de fevereiro pelo site de forma gratuita.

 ***********

O livro inscrito deve ser inédito. Obras lançadas em plataformas digitais não podem participar. Também é necessário que o autor nunca tenha publicado um livro na categoria em que se inscrever. É possível participar apenas com uma obra em cada categoria. Caso queira inscrever conteúdos em ambas é necessário fazer inscrições separadas.

***********

Na categoria conto, a obra deve ter entre 100 mil e 400 mil caracteres com espaços. Não serão aceitas inscrições de apenas um conto. Já na categoria romance, o livro deve ter entre 160 mil a 600 mil caracteres com espaços. Confira aqui o edital completo.

************

https://www.sesc.com.br/wps/wcm/connect/faa7928a-4e9b-482a-9998-7f641b8bfe05/EDITAL+PREMIO+SESC+2021.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=faa7928a-4e9b-482a-9998-7f641b8bfe05

 

************

OAB pediu ao Judiciário liberação de R$ 700 mi da lei Rouanet em 24h. Juiz Itagiba Catta Preta indeferiu este mandado de segurança coletivo alegando, dentre outros fatores que:

***********

-a previsão na LOA (lei orçamentária anual) é mera expectativa de direito e não direito subjetivo;

***********

-que o TCU entende da mesma maneira;

************

-a renúncia fiscal é dinheiro público, logo, tem o mesmo controle;

***********

-OAB não demonstrou ilegalidade da Secretaria de Cultura;

***********

-Lei Rouanet diz respeito a política de governo, não ao poder judiciário;

**********

-Economia sempre existiu em qualquer modelo de governo.

**********

 

Decidiu o juiz: "Contudo, não cabe o Poder Judiciário fazer políticas públicas na área cultural tampouco impor nada neste tema.

***********

Não é o Judiciário o poder destinado a concretizar escolhas discricionárias culturais. Bem ao contrário, todos esses temas ficam a cargo dos poderes Executivo e Legislativo, cujos membros são eleitos e cuja estrutura dispõe de dados para a tomada dessa espécie de decisão." Complementou:

************

"Não há como deslegitimar a escolha do Poder Executivo, ainda que pela inação. Às vezes não agir é também uma escolha, aliás, por vezes a melhor possível.

***********

Assim, entendo incabível um controle jurisdicional do procedimento quanto à oportunidade e conveniência de escolhas culturais, sobretudo pela falta de um parâmetro seguro para o exercício desse controle, pelo risco na formulação e execução de políticas públicas, que são agendas típicas de programa de governo".

**********

E finalizou: "Nós não vivemos mais em uma democracia. Vivemos em uma emocracia – onde as emoções importam mais do que a razão. Quanto mais fortes forem os sentimentos, quanto melhor você gerar indignação, mais influência você terá. Nunca use palavras quando os emojis podem fazer o trabalho. ”

***********

Lembrando que a saúde em Porto Velho e Rondônia entrou em colapso. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

A despedida de Erenir a musa do Poeta da Cidade Ernesto Melo

A despedida de Erenir a musa do Poeta da Cidade Ernesto Melo

"Caros amigos. Venho informar com uma dor imensa no coração o passamento de minha querida esposa MARIA ERENIR CORAL DOS SANTOS MELO, ocorrido agora a

Lenha na Fogueira e o Grupo Camafeu

Lenha na Fogueira e o Grupo Camafeu

Lenha na Fogueira O Grupo Camafeu nos proporcionou no início da noite de ontem (06), momentos de muito prazer, ao colocar nas redes sociais ao vivo, s

Lenha na Fogueira com fechamento do Buraco do Candiru e o 1º Festival Nacional de Contadores de Histórias no Ciberespaço

Lenha na Fogueira com fechamento do Buraco do Candiru e o 1º Festival Nacional de Contadores de Histórias no Ciberespaço

Lenha na Fogueira Vítima das consequências provocadas pelo Coronavírus e em consequências dos vários decretos governamentais, proibindo a abertura de

Lenha na Fogueira e o colapso em Rondônia e com a Cuia Contemporânea Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança

Lenha na Fogueira e o colapso em Rondônia e com a Cuia Contemporânea Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança

Lenha na Fogueira Aproveite as oficinas do Cuia Contemporânea Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança.**********Investigar a per