Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com a Live “Canta Zezinho” e a recuperação do patrimônio histórico da ferrovia


Lenha na Fogueira com a Live “Canta Zezinho” e a recuperação do patrimônio histórico da ferrovia - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Hoje comemora-se o Dia do Ferroviário. Para homenagear aqueles que contribuíram com a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e em consequência, com o surgimento da cidade de Porto Velho.

**********

Vamos promover com a parceria da “Kerds Produções”, do nosso amigo João Kerdes, o lançamento do vídeo clipe da música de minha autoria: “BALANÇO DO TREM”, cuja letra descreve uma viagem de Porto Velho a Guajará Mirim.

**********

Salientamos que o João Luiz foi buscar no Fundo do Baú do seu acervo com o patrimônio  histórico/cultural de Porto Velho, imagens que retratam a famosa viagem do Trem Horário da Madeira Mamoré, com as devidas paradas em Jacy Paraná, Mutum e Abunã.

**********

Tenho plena certeza que quem assistir o vídeo, vai ficar maravilhado com a riqueza histórica nele contida.

*********

Hoje o João Luiz participa de entrevista no Programa do Léo Ladeia na RedeTV-RO, onde além do vídeo da “Balanço do Trem”, vai mostrar os vídeos das músicas (de minha autoria), “Porto, Velho Porto” e “Lamento da Amazônia”, além do clip da música “Porto Cai N’água” do Padre Simão Santos.

*********

Infelizmente não vou poder atender o convite do Léo Ladeia para participar da entrevista na noite de hoje, porque serei submetido a Procedimento no Hospital de Base Ary Pinheiro.

*********

Na realidade, será um CATETERISMO. Devo estar no hospital às SETE HORAS da manhã de hoje (30). Dependendo da hora do procedimento poderei ter alta ainda hoje, ou então só amanhã, o que quer dizer, que não escrevei essa coluna sábado e domingo.

***********

Peço aos amigos que OREM pelo sucesso do PEOCEDIMENTO. Desde já agradeço pelas orações!

**********

Hoje também acontece a terceira parte da Live “Canta Zezinho”.

**********

A mostra é baseada na vida e obra de Zezinho Maranhão. Assista através do canal Cantadô (Yputube) a partir das 20 horas.

**********

Recomendo aos amigos assistir essa live. A produção está de primeiríssima qualidade. São Treze Músicas do grande compositor, que cantam as Coisas da Amazônia em especial, da nossa terra. A Luciana Oliveira é a responsável pela apresentação. É show!

***********

Outra live que também recomendo e será exibida na noite de hoje (30), é a do Paulinho Waku’mã Rodrigues com o espetáculo: “Urutau-Mãe-da-Lua” (Entrevista).

***********

A transmissão será através da página www.paulinhoRodrigues/facebook.com e do Canal YouTube Paulinho Waku'mã Rodrigues.

***********

Para encerrar, peço a DEUS que ilumine a equipe que estará realizando o procedimento de CATETERISMO, para ver como anda o meu CORAÇÃO. Com muita Fé em Deus, vai dar tudo certo!


Prefeitura cria grupo para trabalhar na recuperação do patrimônio histórico da ferrovia

Lenha na Fogueira com a Live “Canta Zezinho” e a recuperação do patrimônio histórico da ferrovia - Gente de Opinião

A Prefeitura de Porto Velho quer identificar e projetar programas de recuperação e preservação do patrimônio histórico cultural da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). Um grupo de trabalho foi criado para fazer o mapeamento de materiais nos distritos do município.

Na quarta-feira (28), foi publicada a Portaria Nº 07/SMD/PMPV, de 22 de abril de 2021, que cria o grupo no âmbito da Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital. A missão dos servidores é realizar estudos de viabilidade e de revitalização estrutural e paisagística do patrimônio histórico cultural da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), nos limites distritais.

O grupo é composto por servidores da Superintendência Distrital e terá apoio de representantes de entidades da sociedade civil, como o Fórum Brasileiro de Defesa do Patrimônio Histórico e a Associação Brasileira de Antropologia.

O trabalho do grupo inclui a identificação de peças remanescentes da ferrovia. Também será verificada a situação de tombamento específica de cada peça, inclusive das que se perderam e estão espalhadas em terrenos e residências de habitantes dessas localidades. A longo prazo, espera-se criar um senso de memória, que acabe levando à preservação definitiva do acervo.

A estimativa é de que sejam feitas incursões quinzenais As primeiras atividades relacionadas ao trabalho do grupo foram feitas anteriormente, com a visita e inspeção do trecho da ferrovia na comunidade Paulo Leal. No próximo dia 5, uma nova visita à mesma comunidade será feita para apresentar o cronograma de ações estabelecidas com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

"A estimativa é de que sejam feitas incursões quinzenais nas localidades”, explica o superintendente distrital, Vinícius Miguel. Segundo ele, estão previstas visitas também aos distritos de Jaci-Paraná e Abunã. “O município tem mais de 100 anos e precisamos de uma ação concreta de preservação da EFMM nos distritos", finalizou.

Texto: Renata Beccária

Fotos: Leandro Morais

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com os bois bumbás Malhadinho e Flor do Campo e o I Workshop Supera Turismo

Lenha na Fogueira com os bois bumbás Malhadinho e Flor do Campo e o I Workshop Supera Turismo

Lenha na Fogueira A cultura realmente é surpreendente e a qualquer momento, pode mudar ou colocar as coisas em seus devidos lugares.**********   Vejam

Lenha na Fogueira com a véspera de São João e o Palco Virtual tem pré-estreia de dança do coletivo CIDA sobre o amor

Lenha na Fogueira com a véspera de São João e o Palco Virtual tem pré-estreia de dança do coletivo CIDA sobre o amor

Lenha na Fogueira Em tempo normal, hoje seria dia de se passar fogueira, de dançar quadrilha e brincar boi bumbá pois, é véspera de São João.*********

Lenha na Fogueira com o Grupo “Forro Madeira” e o  Álbum sobre você, de Bruno Bratilieri já está no ar

Lenha na Fogueira com o Grupo “Forro Madeira” e o Álbum sobre você, de Bruno Bratilieri já está no ar

Lenha na Fogueira Se você ainda não assistiu, precisa assistir! Estou falando do Grupo “Forro Madeira”, que se apresenta todos os domingos no Café do

Lenha na Fogueira com o novo Decreto e os trabalhos da SETUR

Lenha na Fogueira com o novo Decreto e os trabalhos da SETUR

Lenha na Fogueira O novo Decreto sobre as restrições contra a Covid 19, baixado pelo governador Marcos Rocha está causando o maior ‘rebuliço’, não só