Porto Velho (RO) sábado, 16 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com a homenagem a Léia Leandro e a promulgação da Lei de Política de Turismo


Lenha na Fogueira com  a homenagem a Léia Leandro e a promulgação da Lei de Política de Turismo - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

 

O movimento cultural de  Rondônia, em especial o da capital Porto Velho está de luto.

***********

Perdemos aquela que foi uma das mais ferrenhas defensoras da nossa cultura: LÉIA LEANDRO.

***********

Quando conheci a Léia ela já estava engajada na preservação da nossa cultura e em especial, no movimento teatral de nossa cidade.

***********

Pra ser sincero, conheço a família Leandro desde quando era criança, menino pertencente à ‘Turma da Feira’. A família Leandro residia num casarão da Estrada de Ferro, localizado justamente onde hoje é a EMBRATEL perto da Central de Polícia, era colega de um dos tios da Léia.

 

Pra quem não sabe, Léia foi embora de Porto Velho quando ainda era adolescente, acompanhando o Grupo “Os Trapalhões” integrado pelo Didi, Dedé, Mussum e Zacarias que vieram a Porto Velho e por aqui ficaram por alguns dias, Léia foi contratada para fazer parte do espetáculo, como figurante. Quando o Grupo retornou ao Rio de Janeiro ela foi junta. Morou por aproximadamente 15 anos no Rio de Janeiro e chegou a fazer figuração em Novela da Globo.

**********

De volta a Porto Velho continuou militando no Movimento Cultural, participou de várias peças e também escreveu algumas.

***********

Escreveu a peça “O Surgimento de Porto Velho”, para teatro e publicou em quadrinhos também. Na peça teatral, tinha como uma das músicas que faziam parte da apresentação minha composição “Porto, Velho Porto”.

**********

Aliás, colaborou muito com a nossa coluna “Lenha na Fogueira”. Trabalhamos juntos na SECEL quer dizer, posso dizer que tenho cacife para escrever sobre nossa querida Léia Leandro.

**********

Por alguns anos foi militante política, chegando a ser candidata a Deputada, não foi eleita, mas, ajudou a colocar alguns no poder, era muito considerada dentro do seu partido, o MDB, chegou a exercer cargos importantes, principalmente no governo de Confúcio Moura.

*********

Depois saiu de cena e ficou praticamente no anonimato, porém, nesse interim se formou em Artes Cênicas pela Unir, mas, contraiu um câncer e apesar do tratamento, a doença venceu e ela partiu.

**********

Com certeza, já está desenvolvendo algum Projeto Cultural lá no Céu.

***********

Amiga Léia Leandro descansa em PAZ!

***********

A ARTE QUE ENCANTA

**********

 

A Casa da Cultura Ivan Marrocos recebe exposição “A Arte que Encanta”. Todas as peças são oriundas do município de Pimenta Bueno.

**********

O evento tem o apoio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

**********

A exposição será realizada pela Casa de Cultura Somar, de Pimenta Bueno e na oportunidade, foi anunciada o lançamento da filial, que será na cidade de Candeias do Jamari.

***********

As esculturas, de autorias do artista, escultor e ceramista, mestre Ramos, estarão à mostra no local até o dia 11 de setembro, das 8 horas às 18 horas, onde vão estar a mostra materiais de argila, macramê (técnica que consiste em fios trançados e atados em nós), biojóias, filigramas, plantas, vasos, entre outros materiais. A visitação vai seguir todos os protocolos sanitários para evitar a contaminação da covid-19.

**********

Ramos pontua que todas as peças serão trazidas de Pimenta Bueno, onde são produzidas, tendo como o forno o modelo de fabricação em série. “A argila da região é usada para a fabricação dos materiais e o público vai ter a oportunidade de acompanhar de perto todas as peças e adquiri-las”, conclui. (Fonte SECOM).

**********

É, as coisas estão voltando ao normal, porém, nada de abusar; continue usando álcool em gel, máscara, obedecendo o distanciamento e tudo o que diz respeito ao protocolo de enfrentamento da Covid 19.


Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

Lenha na Fogueira com  a homenagem a Léia Leandro e a promulgação da Lei de Política de Turismo - Gente de Opinião

Lei n° 5.093 que institui a política estadual de turismo em Rondônia, já está em vigor. O texto foi aprovado pelo Poder Legislativo no dia 17 de agosto. No mesmo dia foi apresentado à Assembleia Legislativa o Plano Estadual de Turismo, elaborado pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), com todas ações de diretrizes para impulsionar o setor turístico a curto, médio e longo prazos. A norma foi sancionado pelo Governo de Rondônia dia 24 de agosto de 2021.

O Plano Estadual de Turismo tem como objetivo definir áreas estratégicas, programas e ações, com vistas a orientar o Estado para a implementação da Política Estadual de Turismo e ao desenvolvimento do turismo. O mesmo será implementado pela Setur, encarregadas pelas atividades turísticas no Esado e deve ser revisto a cada quatro anos, em consonância com o Plano Plurianual Anual (PPA), ou fora do prazo estabelecido, de forma excepcional.  “O que vemos hoje em dia, quando falamos de administração pública é a dificuldade de uma continuidade no serviço público. Então, precisamos pensar como será o turismo daqui dez anos, e como serão as políticas públicas”, esclareceu o coordenador de Ações Turísticas da Setur, Willian Souza.

De acordo com o superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, a importância da lei consiste em consolidar o turismo em Rondônia. “A Lei Estadual apoia o incentivo ao turismo como atividade econômica reconhecendo que esse setor, de fato, desenvolve socialmente e culturalmente o Estado de Rondônia. A ideia é que o Poder Executivo e todos os municípios atuem no desenvolvimento e em benefício do setor”.

Gilvan também destaca que “o Conselho Municipal de Turismo pode utilizar como base a Lei Estadual para formar leis municipais. Isso é muito importante para o desenvolvimento e conclusão do Plano Estadual de Turismo, que já estamos licitando”.

TURISMO PÓS-PANDEMIA

O setor turístico na pandemia teve muitos desafios. Os comércios, assim como vários outros setores, foram afetados. Mas a ampliação da imunização no Estado, favorece o cenário para um retorno promissor.

O coordenador William Souza, comenta que “o setor privado, junto com a administração pública e associações, é essencial nesse retorno.

Uma pessoa que vai ao Vale das Cachoeiras, também vai precisar ir à farmácia, ao hotel, mercado ou uma lanchonete. De fato, todo esse movimento é turismo”. O coordenador marca em sua fala, a amplitude econômica que a movimentação turística assume. Assim, se há turismo, como cadeia, há movimentação em todo comercio da região que recebe os turistas.

FAMTOUR

Um dos projetos da Setur que mais gera engajamento no turismo regional é a “Famtour”, que visa apresentar os atrativos de Rondônia por meio da integração de influenciadores digitais, que reforçam a divulgação dos pontos turísticos de cada região. Com duas edições bem-sucedidas em 2020 e 2021 e a terceira edição com visitação nos recreios da região do Vale do Jamari, envolvendo Ariquemes, Machadinho d’Oeste e Campo Novo garante trazer mais resultados positivos para o turismo do Estado. (Fonte – SECOM – Governo de Rondônia).


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando