Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na fogueira com a criação do município de Porto Velho e a reabertura das inscrições gratuita de Gestor de Turismo


Lenha na fogueira com a criação do município de Porto Velho e a reabertura das inscrições gratuita de Gestor de Turismo - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Começou a contagem regressiva para a festa de criação do município de Porto Velho.

***********

O município foi criado no dia 2 de outubro de 1914 pelo então governador do estado do Amazonas Jonathas Pedrosa.

*********

Márcio Miranda presidente da Fundação Cultural de Porto Velho incumbiu nosso querido amigo Altair Lopes o TATÁ para começar a trabalhar na festa de comemoração.

**********

Diante da missão tão importante TATA já trabalhando na programação que deve acontecer no início do mês de outubro.

**********

Diante das incertezas com relação a Pandemia provocada pela Covid 19, TATA está trabalhando com duas hipóteses

**********

A 1ª, é um show espetacular ao vivo, com artistas locais, exposição de artesanatos e barracas que vão comercializar comidas típicas.

**********

A 2ª, está sendo desenvolvida com a participação dos nossos artistas cantores, só que esse show será virtual. Os cantores e bandas terão que gravar suas apresentações que serão exibidas via redes sociais também no dia 2 de outubro. É mais ou menos isso que o TATA está bolando.

**********

O que pode mudar, é que a PRIMEIRA iniciativa só acontecerá, caso a COVID 19 esteja pelo menos no PATAMAR que se encontra nos dias atuais. Caso volte a atacar os munícipes a opção será colocar no ar o show virtual, para evitar a aglomeração de pessoas.

**********

Vamos ficar torcendo, para que a programação que denominamos de PRIMEIRA, seja a que será colocada em prática. Porto Velho merece!

**********

Muito antes disso, precisamos aderir à campanha que a Luciana Oliveira está divulgando: S O S Rondônia – Parem as Queimadas.

*********

Estamos em emergência ambiental e lançamos uma campanha pelo fim das queimadas.

*********

Muita gente aderiu e a importância desse gesto está na visibilidade dada ao elevado índice de degradação em Rondônia.

**********

Precisamos mostrar que não há esforços nem de governos nem da classe política para frear a destruição florestal.

*********

Pelo contrário, há estímulo ao desenvolvimento sem nenhuma responsabilidade com o futuro ambiental, climático e econômico.

**********

O histórico de degradação em Rondônia de três anos pra cá aumentou muito. No bioma Amazônia, o estado está sempre no topo do ranking de focos de calor.

***********

Segundo dados do INPE, hoje Rondônia está entre os 10 estados com mais focos de janeiro a agosto de 2021.

***********

A capital, Porto Velho, ocupa o terceiro lugar no ano, com mais de 13% de responsabilidade na destruição das florestas.

***********

Precisamos denunciar, pedir socorro e exigir recuperação ambiental.

***********

PARTICIPE! - Use suas redes sociais para gritar pro mundo ouvir que ESTÃO QUEIMANDO O NOSSO FUTURO. Gratidão a Rafael Altomar que criou o tema da campanha.



QUALIFICAÇÃO

MTur reabre inscrições para qualificação gratuita de Gestor de Turismo

Lenha na fogueira com a criação do município de Porto Velho e a reabertura das inscrições gratuita de Gestor de Turismo - Gente de Opinião

O Ministério do Turismo abriu inscrições para a nova edição do curso “Gestor de Turismo”. A qualificação online é ofertada gratuitamente por meio da Plataforma de Engajamento e Aprendizagem (PEA) e tem como público-alvo maiores de 18 anos, preferencialmente gestores públicos e privados de turismo, além de outros cidadãos e profissionais que tenham interesse em desempenhar atividades relacionadas ao desenvolvimento do setor.

As inscrições podem ser feitas até 31 de março de 2022 e, a partir do momento da inscrição, já é possível iniciar o curso. As aulas devem ser concluídas até 31 de maio de 2022 e o próprio aluno pode emitir o certificado de conclusão do curso profissionalizante pela plataforma.

A última edição do curso “Gestor de Turismo” bateu recorde de alunos: foram 24.526 inscritos na edição 2019/2020, mais do que o dobro do que foi registrado em 2018, quando 9.794 alunos se inscrevam na qualificação. “Isso demonstra a importância do curso como ferramenta para a melhoria da qualificação do setor no país. Precisamos, mais do que nunca, estar bem-preparados, pois a retomada do turismo no Brasil já começou e será grandiosa", declarou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Para o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, o curso é um diferencial competitivo para os trabalhadores do setor. “Esta qualificação promove o desenvolvimento dos profissionais no planejamento e na gestão de políticas em turismo, práticas essenciais para a construção de um setor estruturado e sustentável. Portanto, estar entre os alunos capacitados neste curso representa mais oportunidades no mercado de trabalho e mais reconhecimento profissional”, comentou França.

A formação “Gestor de Turismo” tem 50h e é dividida em 35 unidades que abordam temas como planejamento; elaboração de projetos; legislação sobre turismo e contratações; e programas e ações do MTur. O aluno terá acesso às videoaulas e atividades por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphone, tablet ou computador.

PARCERIA - Instituições públicas, estaduais e municipais, e instituições privadas podem cooperar para o sucesso da política de qualificação no turismo e gerenciar a oferta do curso “Gestor de Turismo” em sua região, com acesso à quantidade de alunos cadastrados, em curso e qualificados. Basta preencher os dados e celebrar o Termo de Compromisso com o Ministério do Turismo no site http://gestor.turismo.gov.br/representante.

BBA – O Ministério do Turismo também está com inscrições abertas para o curso gratuito de Atendimento ao Turista, ofertado por meio da plataforma online Brasil Braços Abertos (BBA). O curso é voltado para maiores de 15 anos, estudantes de turismo ou profissionais do setor. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de dezembro de 2021 e os alunos devem concluir o curso até 6 de março de 2022. O curso também pode ser iniciado a partir do momento da inscrição. (Por Vanessa Castro - Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando