Porto Velho (RO) domingo, 3 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com a criação do Município de Porto Velho e a Estreia internacional: Nazaré do Verde ao Barro


Lenha na Fogueira com a criação do Município de Porto Velho e a Estreia internacional: Nazaré do Verde ao Barro - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Porto, Velho Porto recordações/Escadas no barro/Amarra nos galhos/Pequenos senões/O papo sadio/Cachaça rolando/O sol se pondo/Beleza sem par/Ninguém imaginava/Que aquele Porto Velho/Ia se transformar.

*********

Em vez de canoas/Surgiram chatas/Navios cargueiros/De alto calado/E o trem apitava/Pegando carga/ No Plano Inclinado/E o Velho do Porto/Não é mais tranquilo/Nem dono de nada/E o Porto do Velho/Virou Porto Velho/Nossa terra amada.

**********.

Essa é a letra de minha autoria em homenagem a cidade de Porto Velho. Vejam bem, escrevi CIDADE DE PORTO VELHO e não ao município.

***********

Só para lembrar, 2 de outubro, é o aniversário de criação do Município de Porto Velho e não da cidade Porto Velho. Essa é a grande diferença.

***********

O Município vai do Maici no baixo rio Madeira até Extrema na divisa com o estado do Acre. Enquanto a cidade de Porto Velho capital do município, não passa de Mutum Paraná.

**********

A cidade nasceu quando Farquar conseguiu em 1907, autorização para transferir o local de início da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, do município mato-grossense de Santo Antônio, para o Porto do Velho ou Porto Velho dos Militares, em terras do Amazonas.

*********

Quer dizer, a cidade de Porto Velho já completou 114 anos e o Município de Porto Velho completa 107 na data de hoje.

**********

Outra confusão que muitos fazem: Quem faz fronteira com a Bolívia é o Município de Porto Velho, lá na comunidade de Fortaleza do Abunã que fica no Distrito de Vista Alegre do Abunã e não a Capital Porto Velho. É um pouco complicado, mas, é assim que devemos pensar.

***********

E viva o Município de Porto Velho que está completando 107 anos de criação na data de hoje e a festança vai ser boa.

**********

A prefeitura de Porto Velho vai realizar a partir das 8 horas, no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural, vasta programação.

***********

As apresentações noturnas começam as 19 horas com a seguinte programação:

**********

Solenidade com a presença do prefeito Hildon Chaves; seguida de apresentação do Balé Branca de Neves (Academia Rita Nascimento); Apresentação do São João dos Sonhos com a participação dos grupos folclóricos de Quadrilha e Boi Bumbá filiados a Federon e Unajup; Apresentação da Fanfarra Leões de A-Lauá e Apresentação do grupo de forró “A Gata Forrozeira”.

**********

Posso garantir que a programação será das melhores, principalmente à noite com o espetáculo; São João dos Sonhos que vai concentrar brincantes de quadrilhas e bois bumbás, desde o Palácio Presidente Vargas até o Mercado Cultural, com várias danças. Assisti o ensaio geral e posso garantir que quem for apreciar na noite de hoje, não se arrependerá.

**********

Quem não programou nada para comemorar a data do nosso município foi a Federação das Escolas de Samba. Os caras estão mais parados que água de remanso.

*********

Vamos encerrar desejando ao município de Porto Velho muito desenvolvimento.

**********

Parabéns pelos 107 anos de criação, meu querido município de Porto Velho.


CINEMA

Estreia internacional: Nazaré do Verde ao Barro tem exibição confirmada no México

 

Lenha na Fogueira com a criação do Município de Porto Velho e a Estreia internacional: Nazaré do Verde ao Barro - Gente de Opinião

A animação rondoniense “Nazaré: do verde ao barro” é um dos filmes selecionados para a 12ª edição do Festival Internacional “Cine en el Campo”, realizado no México. O festival, com temática ambiental, acontece de forma itinerante e leva para comunidades rurais dos estados de Guanajuato e Quintana Roo, filmes de diversas partes do mundo. 

Há 12 anos o festival projeta filmes ao ar livre em comunidades, escolas e universidades mexicanas, gerando consciência socioambiental. A cada ano a programação conta com uma temática diferente, com a qual se realiza um concurso nacional e internacional de curtas-metragens nos gêneros de animação, ficção e documentário, dos quais 11 são selecionados para a programação.

 “É incrível ver a potência do audiovisual ao redor do mundo e como ele é importante para a formação de uma sociedade. Mostrar um pouco da realidade do povo amazônico para além de fronteiras, é também uma maneira de dialogar sobre o nosso modo de vida”, diz Juraci Júnior, diretor e roteirista do filme.

 A programação do  “Cine en el Campo” poderá ser acessada no site oficial do festival: www.cinecampo.com.

 A produção do filme

A animação, gravada com atores reais e que ganharam novas formas e tons em aquarela, é fruto de um trabalho coletivo. As ilustrações são da artista visual acreana Roberta Marisa, a trilha sonora composta exclusivamente para o filme é de Tullio Nunes, a direção de produção é de Fernanda Paiva, a direção de fotografia de Rafael Oliveira e os efeitos de pós-produção de Rone Mota.

 O filme “Nazaré: do verde ao barro” foi contemplado no Edital nº 78/2020/ SEJUCEL-CODEC - 1ª Edição Jair Rangel "Pistolino" do Edital de Chamamento Público para Produção Audiovisual. Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc.

 Fonte: Folk Produções e Casa do Rio Filmes   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando