Porto Velho (RO) terça-feira, 12 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira + Bainha e Cabeleira recebem a Comenda Mérito Bola Sete


Lenha na Fogueira + Bainha e Cabeleira recebem a Comenda Mérito Bola Sete - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira


Hoje é o dia Nacional da Cultura. Em Porto Velho a comemoração vai acontecer no Mercado Cultural com a realização de apresentações de segmentos como da Dança, Teatro, Música e Cultura Popular.

**********

O show que está chamando mais a atenção do público é o do Boi Bumbá Marronzinho que segundo sua direção postou nas redes sociais, vai colocar no Calçadão Manelão a partir das 17 horas desta terça feira, seus melhores itens como Cunhã Poranga, Porta Estandarte, Rainha do Folclore, Sinhazinha, Amo e Rainha da batucada entre outros.

*********

O presidente Estêvão convocou todos os integrantes do grupo, para marcarem presença no Mercado Cultural na tarde/noite de hoje.

**********

Segundo o diretor de cultura da Fundação Eudes Claudino por determinação do prefeito Hildon Chaves o Dia Nacional da Cultura será festejado com as pompas possíveis. Todos estão convidados!

***********

Quem está eufórica com a programação da Funcultural para o dia Nacional da Cultura é a moçada do Marronzinho, afinal de contas todos achamos que o boi foi prejudicado em sua apresentação no Flor do Maracujá deste ano e por isso merece toda consideração dos folcloristas de Porto Velho.

***********

O presidente Estêvão do Marronzinho, reforça o convite a toda galera amante da brincadeira de Boi Bumbá a prestigiar o espetáculo que seu Boi vai proporcionar no Mercado Cultural, hoje.

**********

A Sejucel também anunciou a alguns semanas, que promoveria programação alusiva ao Dia Nacional da Cultura. Quem estava a frente dessa programação era o Teimar e o Fábio de Góis.

***********

Porém, a conversa parece não vingou, inclusive o Teimar foi convidado a fazer parte da equipe de cultura da Sejucel justamente, com a missão de organizar as comemorações pelo Dia Nacional da Cultura. Acho que a fonte secou.

**********

Ontem a escola de samba Os Diplomatas completou 61 anos de fundação. A festa em comemoração a data, só vai acontecer no próximo sábado, quando a direção da escola vai reunir seus simpatizantes na Praça São José no bairro Mocambo e oferecer aquele ‘Cozidão’. A comida é de graça, quem quiser beber, deve levar sua bebida favorita. Uma coisa é certa, o samba vai comer no centro, na Tenda Vermelha e Branca no próximo sábado.

*********

A terceira Mostra a Céu Aberto que aconteceu domingo passado 03, na rua Euclides da Cunha, como se diz no jargão atual: Bombou!

**********

A turma prestigiou a programação que começou pela manhã e só terminou a noite. A cada ano a Mostra a Céu Aberto ganha mais notoriedade e vem se transformando num grande evento.

**********

Marcela Bomfim e todos da organização estão de parabéns pelo sucesso!

**********

Aliás, por falta de um conhecimento melhor sobre a arte e a cultura, muita gente vai ficar reprovada no ENEM deste ano. Tudo Por conta do tema da Redação que foi sobre a Democratização do Acesso ao Cinema no Brasil.

**********

O tema de 2019, segundo os professores, foi mais específico do que nos anos anteriores. "Surpreendeu. Nós apostávamos que o tema até poderia falar de democratização do acesso à cultura e não especificamente sobre o cinema",...

*************

O tema também surpreende porque cultura não é um assunto caro ao governo atual, que havia prometido interferir na prova elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). Além disso, nos últimos meses, o presidente criticou o cinema brasileiro e entrou em guerra com o principal órgão de fomento às produções audiovisuais. Bolsonaro cortou quase metade do orçamento da Agência nacional de Cinema, a Ancine. A cultura como eixo temático da redação havia aparecido em 2011, quando os candidatos tiveram que dissertar sobre "Cultura e mudança social"... (Deu no UOL).

*************

Só nos resta ficar esperando, se o ENEM 2019 alcançará o sucesso esperado já que o tema da Redação jamais passou pela cabeça dos orientadores dos cursinhos.

***********

Salve o Dia Nacional da Cultura!

Lenha na Fogueira + Bainha e Cabeleira recebem a Comenda Mérito Bola Sete - Gente de Opinião

Bainha e Cabeleira recebem a Comenda Mérito Bola Sete

Os sambistas Waldemir Pinheiro da Silva – Bainha e Antônio Chagas Campo – Cabeleira, foram homenageados pela Associação Cultural Rio Madeira na tarde do último sábado dia 2, com a Comenda “Mérito Cultural Bola Sete” ao tempo que o Bar do Calixto foi reconhecido como Ponto Cultural de Porto Velho

Naquela tarde, a coordenação do Projeto Samba Autoral estava festejando a 48ª edição do evento, que reúne todo primeiro sábado do mês, a nata do samba autoral de Porto Velho e por ser dia de finados a Roda de Samba homenageou os “Imortais do Samba”.

Apesar de a homenagem ter sido idealizada, pensando nos sambistas que já desencarnaram ou como se diz na gíria: “Partiram dessa para a melhor”, o tema caiu como uma luva em se tratando dos homenageados pela Rio Madeira. “Afinal de contas, tanto o Bainha como o Cabeleira podem ser considerados e são Imortais, quando nos referimos à história do samba em Porto Velho”, disse o diretor Heitor Almeida enquanto Basinho declarou: “Basta lembrar que entre tantos feitos desses dois sambistas, temos a fundação da escola de samba Os Diplomatas que neste dia 4 de novembro, completa 61 anos”.

Iniciando a solenidade o Mestre de Cerimônia Altair dos Santos Lopes – Tatá convidou à senhora Dona Rosa proprietária do Bar do Calixto, para receber o Diploma que outorga ao ambiente, o título de “Ponto de Resistencia Cultural do Município de Porto Velho”. Emocionada, dona Rosa agradeceu o reconhecimento. Um dos momentos mais marcantes da solenidade, foi a homenagem prestada ao Cabeleira (Antônio Chagas Campo) que além de ser um dos fundadores da escola Os Diplomatas, foi também o 1º Mestre Sala a desfilar por uma escola de samba de Porto Velho. “Hoje este cidadão que está com 80 anos completados em setembro passado, continua na luta em defesa da valorização das nossas escolas de samba, agora como presidente da Acadêmicos do Armário Grande”, disse Basinho. Cabeleira exigiu que os músicos do Samba Autoral tocassem para que ele mostrasse que ainda está em forma, quando se trata de mostrar a verdadeira coreografia de um Mestre Sala. “Toquem, pois, quero mostrar a todos em forma de agradecimento, uma ‘letra’ como Mestre Sala”, exigiu Cabeleira.

Em seguida, a ACRM convidou todos os presentes para acompanharem o descerramento do Banner que conta a história do Mestre Bainha e agora está exposto na parede do Bar do Calixto.

Daí pra frente, o Projeto Samba Autoral continuou com as apresentações em homenagens aos Imortais do Samba.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Escolas de samba de Porto Velho  Declaradas Patrimônio Cultural + Livro aborda o racismo pelo viés da psicologia

Escolas de samba de Porto Velho Declaradas Patrimônio Cultural + Livro aborda o racismo pelo viés da psicologia

Começo a coluna desta terça, registrando o falecimento do meu compadre José Augusto Mendonça marido da comadre Zenith Amaral. Zé Augusto irmão do meu

Lenha na Fogueira + Ernesto Melo ganha Concurso Samba de Quadra + Festival Do Mar do Caribe à Beira do Madeira

Lenha na Fogueira + Ernesto Melo ganha Concurso Samba de Quadra + Festival Do Mar do Caribe à Beira do Madeira

O sábado foi recheado de eventos culturais em vários segmentos. Tivemos no inicio da tarde, a festa de aniversário dos 61 anos da escola de samba Os D

Lenha na Fogueira + Do Mar do Caribe à beira do Madeira

Lenha na Fogueira + Do Mar do Caribe à beira do Madeira

O ex-presidente Lula deixou a prisão da Policia Federal de Curitiba na tarde de ontem.**********O alvará de soltura foi expedido pelo juiz Danilo Pere

Concurso Samba de Quadra  da escola Acadêmicos da Zona Leste + Casa Ruante realiza Sarau no próximo sábado + Lenha na Fogueira

Concurso Samba de Quadra da escola Acadêmicos da Zona Leste + Casa Ruante realiza Sarau no próximo sábado + Lenha na Fogueira

Lenha na Fogueira Aconteceu ontem e já está causando comentários nas redes sociais:*************O governo federal decidiu transferir a Secretaria Espe