Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira - Adeus a José Alkbal Sodré mago dos arranjos musicais -


Lenha na Fogueira - Adeus a José Alkbal Sodré  mago dos arranjos musicais -  - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira



A coluna desde ontem está de luto. Perdemos o amigo José Alkbal Sodré o maestro de todos os compositores de Porto Velho.

*********

Desde a década de 1980, praticamente todas as músicas compostas por autores de Porto Velho, contaram com os arranjos do Alkbal o dono o famoso Estúdio Verde.

*********

Dentre as bandas cujos trabalhos foram produzidos por ele, destacamos Os Cobras do Forró e Quarteto dos Cobras. Os discos com a gravação dos sambas de enredos das nossas escolas de samba foram todos produzidos por ele.

*********

Com Os Cobras tocou nos bailes de carnaval do clube Botafogo e na Banda do Vai Quem Quer entre outros blocos.

**********

Poucas pessoas foram tão queridas como o Alkbal Sodré, pra ele não tinha tempo ruim. Descansa em paz meu parceiro e amigo José Alkbal.

**********

Amigos lamentam a morte do Alkbal:

***********

Infelizmente a vida mais uma vez mostrando que os bons morrem jovens.. Infelizmente dentro de 2 meses, duas perdas irreparáveis.. dois pais, um de sangue, outro de tatame..Vá em paz meu grande Pai, apesar do pouco convívio, sempre tive uma grande admiração e respeito.. sempre por onde andava ouvia dos outros músicos: Seu pai é a maior referência musical do Estado.. sabe muito! Eu perco um pai, a sociedade um grande homem e um grande músico

************

Nonato do Cavaquinho e Pérola – Lamentável, que Deus tenha reservado pra ele, um lugar aonde nosso amigo possa continuar sua brilhante trajetória de vida aqui na terra.

************

Sílvio Santos - A música, os músicos, a harmonia e a poesia, se ressentem da perda do grande maestro Alkbal Sodré o mago das gravações das músicas de nossos compositores. Que os acordes das trombetas do céu, executem os mais harmoniosos acordes para nosso querido ALKBAL SODRÉ.

***********

Simone Cristina -  Lastimável que notícia triste, que o senhor receba de braços aberto e conforte o coração de toda família.

************

Sérgio Gomes – Hoje a saudade nos faz mais uma visita… com a partida inesperada de nosso amigo Jose Alkball. Saudades eternas! 
Compreender os propósitos de Deus muitas vezes pode ser uma tarefa bem difícil, principalmente quando a tristeza bate na nossa porta porque acabamos de perder um ente querido vítima de um infarto.

***********

H Montenegro - Vá na paz amigo, que DEUS te receba de braços abertos e conforte toda sua família.

************

Paulo Barreto -Sim, tive o prazer de conviver com Alkbal no começo da década de 80,quando ele fazia parte do "Grupo Status", Vovô, Babão, Zé Maria, Valdenizio, Eduardo e Zezeu. Essa turma era demais.
Alkbal vá em paz meu caro. E que Deus venha confortar toda sua família. Vamos se cuidar gente, pois a fila está andando e rápido.

*************

Sílvio Santos Menezes – Hoje a música porto-velhense chora. Maestro Alkbal…. Vá em paz meu amigo.

**********

A coordenação do Projeto Samba Autoral pretende realizar neste sábado, durante a apresentação do Projeto no Bar do Calixto uma homenagem ao maestro Alkbal.

**********

Se não acontecer neste sábado em virtude de estarmos todos muito abalados com o passamento do amigo. Faremos a homenagem na próxima semana, informa a diretoria de comunicação Sílvia Pinheiro.

***********

Até p fechamento dessa coluna não fomos informados sobre o horário do sepultamento.

***********

O velório está acontecendo no Mercado Cultural, local aonde o músico Alkbal participou de vários shows. O último foi no Ensaio dos Blocos carnavalescos.

**********

Nosso maestro partiu, foi fazer companhia a Jorge Andrade, Zega, Laio, Serginho, Pezão dos Cobras, Manoel dos Cobras, Manelão da Banda, Babá. Agora a orquestra está formada lá no céu pois o Maestro Alkbal chegou para assumir a batuta.

***********

Descansa em paz amigo!


Adeus a José Alkbal Sodré mago dos arranjos musicais

O mundo da música e da cultura de Porto Velho, perdeu na manhã de ontem dia 04, um dos mais respeitados músicos da Amazônia e em especial de Porto Velho, maestro José Alkbal Sodré.

Alkbal nasceu em Porto Velho e praticamente dedicou sua vida a produção de nossos artistas músicos. Após um período no Rio de Janeiro onde trabalhou com o grande Bira Hawai proprietário de um dos melhores estúdios de gravação do Brasil, voltou a Porto Velho e montou o Estúdio ainda na década década de 1980.

Como músico profissional tocou na orquestra do famoso Raul de Barros no Rio de Janeiro e ao retornar a sua cidade natal ingressou na Banda Os Cobras do Forró e apesar de ter passado por várias bandas de Porto Velho, inclusive em bandas de rock, Alkbal sempre dizia, que se sentia melhor tocando forró com os Cobras. Aliás foram os integrantes dos Cobras de Forró que o incentivaram a montar o Estúdio Verde.

Pouquíssimos são os artistas cantores e músicos de Porto Velho, que não passaram ou gravaram seus trabalhos com o Alkbal no Estúdio Verde. Muito antes das gravações em CD Alkbal produziu discos em vinil de bandas como Os Cobras do Forró, os Sambas de Enredo das escolas de samba de Porto Velho, os cantores e músicos evangélicos gravavam suas obras no Estúdio Verde.

Alkbal Sodré foi por determinado tempo coordenador da Banda da Banda do Vai Quem Quer, Banda Carijó do Galo da Meia Noite, maestro do Quarteto dos Cobras. Era o arranjador preferido pelos compositores de Porto Velho. Começou como músico tocando instrumentos de corda, cavaquinho, violão, banjo, contra baixo e piano. Ainda no Rio de Janeiro Gravou com Milton Manhãs grande produtor, Almirguineto, Jovelina Pérola Negra, Reinaldo chamado de O Príncipe do Pagode, Preto Sem Preconceito, Só Pra Contrariar, Genival Lacerda, Sandro Beck e tantos outros.

Ultimamente comno funcionário municipal ministrava aula nas escolas de música Som na Leste, Laio e Jorge Andrade

Velório

O corpo do José Alkbal Sodré está sendo velado no Mercado Cultural, desde as 18 horas de ontem.


INSCRIÇÕES

Para V Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo

Realizado a cada três anos no Itaú Cultural, o Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo chega em junho de 2019 à sua quinta edição. Ao longo dos anos, o evento tornou-se um dos mais importantes espaços de reflexão e difusão da fotografia que se faz atualmente na e sobre a América Latina.

Para a próxima edição, que homenageia a noite latino-americana, além da tradicional exposição coletiva, de entrevistas e mesas de debate, o evento contará com novas atividades, como Compartilhe seu Portfólio e a Maratona de Edição – que estão com inscrições abertas até o dia 9 de abril.

Como parte da programação do V Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, profissionais nacionais e internacionais do ramo da fotografia analisam o trabalho autoral de fotógrafos selecionados em dois dias de atividade. As leituras serão realizadas por Angela Berlinde (Portugal), Azu Nwagbogu (Nigéria), Carlos Carvalho (Brasil), Diane Lima (Brasil), Elena Navarro (Espanha), Emiliano Valdés (Guatelmala/Colômbia), Eugênio Sávio (Brasil), Nicolas Janowski (Argentina), Rodrigo Gomez Rovira (Chile) e Roberto Huarcaya (Peru).

Para se inscrever, os interessados devem enviar uma seleção de 12 imagens de seu trabalho fotográfico. Durante a atividade, os participantes serão distribuídos em mesas, nas quais poderão organizar e expor seu portfólio, a ser analisado por profissionais do ramo da fotografia (editores, curadores e pesquisadores), bem como observado pelo público do evento.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)