Porto Velho (RO) domingo, 18 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 31/08/11


 Lenha na Fogueira 31/08/11 - Gente de Opinião

Nos últimos anos, o Palco Giratório vem trabalhando com êxito na difusão das artes cênicas

A direção do rondoniense do Serviço Social do Comercio – Sesc, oferece coquetel a imprensa de Rondônia na noite de hoje no Cine Sesc, para informar sobre a programação do Palco Giratório 2.011, que começa amanhã e vai até o ,dia 2 de outubro, com espetáculos de teatro, circo e dança que irão acontecer, hora no teatro Um do Sesc Esplanada, hora no anfiteatro do complexo Madeira Mamoré em Porto Velho.

Durante mais de trinta dias, o Sesc/RO vai proporcionar à população da capital do estado mais a dos municípios de Nova Mamoré, e Ariquemes uma programação cultural intensa e variada de espetáculos e debates.

Sobre o Palco Giratório

Nos últimos 14 anos, o Palco Giratório vem trabalhando com êxito na difusão das artes cênicas brasileiras e na democratização do acesso à cultura. Teatro de bonecos e de rua, para infância e juventude, circo, dança e muitas outras manifestações artísticas tomam espaços convencionais e não convencionais, por todo o país, em uma importante rede de intercâmbio cultural.

Mais do que entretenimento, essa iniciativa proporciona a troca de experiências e vivências entre os artistas e demais integrantes da cadeia produtiva das artes cênicas. De abrangência nacional, o Palco Giratório difunde informações sobre metodologias de trabalho, formas de produção, diretrizes estéticas e reciclagem profissional.

No plano social, o projeto busca a intensificação do processo de educação dos sentidos dos cidadãos-espectadores, por meio de conversas com o público, mesas-redondas com temas ligados ao universo das peças, intervenções urbanas e muitas outras atividades formativas.

O Palco Giratório perpetua hoje a tradição mambembe, normalmente vinculada a gerações anteriores de atores que percorriam o Brasil com seus espetáculos, por meio de alternativas próprias ou aproveitando as que o mercado oferecia. Sai do tradicional eixo sul, consolidando novas praças e ampliando as platéias. Esses caminhos resultam na difusão da rica diversidade cultural de nosso país, que deve ser pesquisada e trabalhada.

A programação oficial começa amanhã com o espetáculo de dança “Cabanagem” que vai acontecer no Teatro Um do Sesc Esplanada as 20h30.

 



 

Temos ótimas noticias que atingem praticamente todos os segmentos culturais do estado de Rondônia.

 

*********

Ontem pela manhã, tivemos a honra de ser convidado a participar das atividades do governador Confúcio Moura que transferiu por algumas horas, seu gabinete para o prédio do relógio sede da Secretaria de Estado dos Esportes da Cultura e do Lazer – Secel.

 

*********

Ao despachar com o secretário Francisco Leilson Chicão o governador Confúcio Moura de inicio, procurou saber sobre as atividades da Secel tanto na cultura como no esporte.

 

*********

Depois pautou a discussão sobre como será ou que quem será o responsável pela administração do Teatro Estadual “Labibe Bartolo” (o grifo é nosso),

 

********

Chicão foi explicando tudo que estava sendo e o que pretende desenvolver em prol da cultura estadual.

**********

O governador quis saber como está o andamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e teve como resposta que a mesma está sendo analisada pelo setor jurídico do governo, para depois ser encaminhada a Assembléia Legislativa o que deve acontecer até o final do mês de setembro.

 

**********

Um dos ganhos dos segmentos culturais que trabalham com música, artes visuais, literatura e outros. Foi a garantia da liberação de R$ 1,5 Milhão via Editais.

 

*********

Os Editais, “Registrando o Canto de Rondônia” (gravação de CD), Editoração de Livros, Artes Visuais, Cultura Indígenas e Quilombolas, já estão prontos e deverão ser publicados tão logo seja liberado o Orçamento. Confúcio disse que vai agilizar o Orçamento.

 

*********

Outro ganho da administração Francisco Leilsom foi o anuncio feito pelo governador da transferência do prédio do palácio do governo via Decreto para a Secel. Vai ser o Palácio da Cultura.

 

*********

Inclusive autorizou ao Chicão que constitua uma comissão, para averiguar quais adequações deverão ser feitas no palácio Presidente Vargas para receber os acervos dos museus

 

**********

Talvez por esquecimento (acho que foi isso), ninguém perguntou sobre a criação da Secretaria de Cultura e a Secretaria de Esportes. Esse assunto passou batido.

 

*********

Mas, ficou acertado, aliás, é de Lei, a criação do Conselho de Cultura e o Fundo Cultural.

 

*********

 

Agora, bom mesmo, foi quando o governador ficou sabendo (até que enfim), sobre o que está faltando para os Pontos de Cultura receberem a segunda parcela do convênio.

 

*********

Ao tomar conhecimento que o problema é com a Secretaria de Saúde que está inadimplente perante o tesouro nacional e sendo assim, os recursos oriundos de convênio com o governo federal não podem ser depositados na conta do governo estadual e no caso em apreço, na conta da Secel.

 

**********

Confúcio Moura autorizou sua secretária, a manter contato com o setor competente para sanar o problema.

 

**********

Isso quer dizer, que no mais tardar em um mês, a grana dos Trinta Pontos de Cultura de Rondônia estará na conta.

 

**********

Aí nossa amiga e principal lutadora pela liberação desses recursos, artista plástica Rita Queiroz, vai poder dar andamento as atividades do Ponto de Cultura da comunidade de Santa Catarina no baixo Madeira.

 

*********

Foi realmente uma manhã muito positiva para a cultura de Rondônia a manhã de ontem dia 30 de agosto de 2011.

 

**********

Seria bom, que pelo menos de três em três meses, o governador fosse despachar na Secretaria de Cultura!

 

**********

Na abertura da Semana da Pátria amanhã, vai ter Quadrilha e Boi Bumbá de Porto Velho e Guajará!


JUSTIÇA

Soldados da Borracha no Senado

Lenha na Fogueira 31/08/11 - Gente de Opinião

A cineasta Eva Neide, residente em Los Angeles (USA), se encontra em Brasília para lançar campanha internacional em prol dos soldados da borracha, e promoveu o pré-lançamento inédito do filme ‘Soldados da Borracha: A Brigada Esquecida’ ontem dia 30, à Comissão de Educação do Senado Federal.

Com o pré-lançamentodo do filme, Eva Neide, que é uma das filhas mais novas de um sobrevivente soldado da borracha, inicia uma campanha internacional com o objetivo de sensibilizar o Congresso Brasileiro para aprovar a PEC 556, que concederá aos soldados da borracha os mesmos benefícios dos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira. O filme contará a história esquecida de quase 60 mil brasileiros que foram enviados pelo governo federal aos seringais da floresta amazônica, no período da Segunda Guerra Mundial, para extrair látex que serviu à industria norte-americana. A proposta do filme é resgatar a história e a dignidade dessa Brigada Esquecida. A cineasta, juntamente com o sindicato dos soldados da borracha de Rondônia (Sindsbor), acredita que o filme e a campanha irão motivar a aprovação da PEC 556, a qual já foi aprovada no Senado, e aguarda aprovação da Câmara dos Deputados.


 

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Programa Viaja Mais Servidor + De Manicoré para Porto Velho  Forró da Luzia

Programa Viaja Mais Servidor + De Manicoré para Porto Velho Forró da Luzia

 Vamos começar divulgando a programação deste final de semana, do Arraial Floresta na Roça, que está montado no campo de futebol do bairro Floresta (a

lenha na Fogueira + Governo retoma exposição agropecuária de Porto Velho + Temática sobre Nietzsche pelo Raízes do Porto

lenha na Fogueira + Governo retoma exposição agropecuária de Porto Velho + Temática sobre Nietzsche pelo Raízes do Porto

Lenha na Fogueira Começou a ontem a 25ª Mostra de Folclore e Cultura Popular da Associação São Tiago Maior.************As apresentações folclóricas/cu

Forró da Luzia em Porto Velho  será sábado na OAB - Começa nesta quinta feira o arraial Floresta na Roça

Forró da Luzia em Porto Velho será sábado na OAB - Começa nesta quinta feira o arraial Floresta na Roça

Lenha na Fogueira Desde o governo de Ivo Cassol não víamos tanto investimento no segmento cultura/lazer. O governo do Coronel Marcos Rocha apesar de a

Sonora Brasil apresenta  Música indígena no Sesc - Arraiais continuam no Comunidade no Sertão e Orgulho

Sonora Brasil apresenta Música indígena no Sesc - Arraiais continuam no Comunidade no Sertão e Orgulho

Lenha na Fogueira O superintendente da Sejucel Jobson Bandeira, atendendo nossa consulta a respeito da licitação da obra da Cidade da Cultura, respond