Porto Velho (RO) sexta-feira, 15 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 21/11/13


Cidadão contemporâneo de Porto Velho

O radialista/jornalista José Martins de Oliveira, através do programa Cultura Popular, que vai ao ar todos os domingos das 17 as 19h00 pelas ondas da rádio Rio Madeira FM 109,9 que é sintonizada principalmente pelos moradores da Zona Sul de Porto Velho, promove o concurso que vai eleger o “Maior Cidadão Contemporâneo da Cidade de Porto Velho”. Inicialmente Martins visitou algumas pessoas que na sua visão representam cada uma na sua área de atividade, o que há de melhor em Porto Velho, assim sendo encontramos em sua lista nomes como Euro Tourinho, Rita Queiroz, Matias Mendes, Silvio Santos (Zekatraca), Carlos Levi, Beni Andrade, Yedda Bozarcov, Osmar Vilhena, Aloísio Guedes, Úrsula Maloney Ciro Pinheiro e Dom Moacir Grechi entre outros. “Listamos mais de 20 pessoas até agora”, explica Martins. Informando que qualquer pessoa que se achar capaz pode concorrer, Martins está disponibilizando ficha de inscrição que pode ser pega na portaria da rádio Rio Madeira à rua Angico 4020 no bairro Caladinho. “Tem um detalhe, as inscrição serão encerradas no próximo domingo dia 24”, informa o radialista.

Após o encerramento das inscrições as pessoas podem ligar para o telefone (69) 3229-9142 e escolher “O Maior Cidadão Contemporâneo da Cidade de Porto Velho”. Vale salientar que as ligações podem ser feitas todos os dias a qualquer hora. 

                   
 


Conferência debate consolidação do Sistema Nacional de Cultura.

********

A III Conferência Nacional de Cultura que vai acontecer no final deste mês em Brasília, tem como tema central: "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura".

********

O maior encontro colegiado, reunindo representantes do governo e da sociedade civil, pretende discutir o Sistema Nacional de Cultura (SNC), a partir das propostas previstas pelas delegações de cada estado.

*********

Por incrível que possa parecer, Rondônia está dentro dos padrões em se falando de Sistema Estadual de Cultura, inclusive com os delegados que irão representá-lo na III Conferencia eleitos. O que aconteceu no mês de setembro em Cacoal.

********

Porto Velho foi um dos primeiros municípios brasileiros a implantar o Sistema Municipal de Cultura, inclusive já tem os Conselheiros nomeados. Falta apenas a Funcultural sempre que for colocar em prática algum projeto, pelo menos Consultar os membros daquela setorial e daí o Conselho de Cultura. Fato que não vem acontecendo.

********

O correto Seria o Conselho Municipal de Cultura analisar os Projetos que obedeceram ao Chamamento Público para a realização da Virada Cultural pelos 99 anos do município de Porto Velho, o Circulando Cultura, Realização do Reveillon 2013/14 fato que não ocorreu e está dando o que falar.

********

Por exemplo, pelo menos até o fechamento desta coluna na tarde de ontem, os artistas que participaram da Virada Cultural não tinham recebido uma “arruela” e nem noticia de quando vão receber.

*******

A entidade que ganhou o Edital para a realização do Reveillon está divulgando a programação com a participação do Conjunto de Forró Universitário “Fala Mansa” e pelo menos no cartaz de divulgação, não consta nenhum show com artistas de Porto Velho. E olha que a grana não é de se jogar fora.

*******

Dos editais publicados o único que aconteceu dentro dos conformes foi o Circulando Cultura que foi coordenado pelo Levi e pela Golda os demais se não deram, vão dar dor de cabeça a direção da Funcultural e em conseqüência, a administração de Mauro Nazif.

********

Por falar nisso, vem aí o Dia do Samba, 2 de dezembro e pelo que estamos sabendo, a Funcultural está tentando realizar grande programação envolvendo a Fina Flor do Samba do Ernesto Melo, a Roda de Samba do Beto Cezar e as escolas de samba de Porto Velho. Mais a Banda do Vai Quem Quer. Alguns sambistas cariocas devem vir participar da programação.

********

A Banda do Vai Quem Quer entra na programação, porque está previsto para o dia 2 de dezembro, dia do Samba, a inauguração do “Calçadão Manoel Costa Mendonça – Manelão” nome pelo qual passará a ser chamado o trecho de rua que fica entre a Presidente Dutra e a Jose de Alencar e entre a Praça Presidente Cargas e o Mercado Cultural. O Projeto já aprovado e sancionado é do vereador Léo Moraes.

**********

Hoje a Expo Rodeio Show apresenta João Neto & Frederico, que também marca a abertura do rodeio.

*********

O show da última terça feira com o Jads & Jadson não agradou a maioria do público que literalmente lotou a arena do Parque dos Tanques, os sertanejos são muito devagar, reclamavam alguns jovens fãs do estilo country.

********

Depois de Luan Santana e do Eduardo Costa mais a dupla Jads e Jadson a produção do evento aposta na bilheteria dos palhaços Patati Patata que irão se apresentar no próximo sábado dia 23.

*******

Porém a pedida de hoje é a Seresta que vai acontecer no Mercado Cultural a partir das 20h00. Vamos lá moreninha!
 


Festcine Itinerante pega a estrada esta semana

‘Silêncio total’. O bordão usado como mote pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos para dar vida ao Palhaço Xuxu, costuma ficar impregnado na cabeça da platéia dias depois de findo o espetáculo solo. É talvez um dos maiores termômetros indicativos do sucesso de um palhaço. LuiLenha na Fogueira 21/11/13 - Gente de Opiniãoz Carlos Vasconcelos e seu personagem mais longevo integrarão a equipe do Festcineamazônia Itinerante 2013 que percorrerá estradas e rios rondonienses a partir desta quinta feira 21. A Itinerância acontecerá em 13 distritos, estendendo-se até dezembro.

A primeira etapa são os distritos que ficam no eixo da BR-364, sentido Rondônia-Acre. O primeiro local é Cujubim, no dia 21 de novembro. Nos dias seguintes a itinerância segue para Jaci Paraná, Nova Mutum, União Bandeirantes, Abunã, Fortaleza do Abunã, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia, no dia 29 de novembro.

A segunda etapa da Itinerância será descendo o Baixo Madeira. O início é em São Carlos, no dia  11 de dezembro. Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, será a vez dos distritos de Nazaré, Demarcação e Calama.

Não é a primeira vez que Luiz Carlos Vasconcelos e o Palhaço Xuxu estreitam parceria com o Festcineamazônia. O ator já participou de edições do festival em Porto Velho e também já acompanhou a itinerância por Peru e Bolívia.

Sobre o personagem que carrega há mais de três décadas, Vasconcelos tem uma explicação filosófica. Já disse isso a respeito de seu mais querido personagem:  “Talvez, certos homens, para poder crescer, precisem se expor assim. Xuxu me acompanha desde muito tempo. Devo-lhe muito. Convivendo com ele aprendi a olhar o mundo e as pessoas com olhos mais atentos e sinceros. Aprendi também a olhar para mim, e após o primeiro susto, desatar a rir. Estou ampliado nele. Minha vaidade, por exemplo, expressão do meu egoísmo, se transforma em atitude generosa ao divertir os outros. A dimensão de um palhaço está diretamente relacionada à dimensão do real ridículo de quem o encarna. Tornar esse ridículo risível ou terno e oferecê-lo aos outros, é a missão dos palhaços. Portanto, ao olhar para o Xuxu, não tenha dúvida, somos assim mesmo”.

O Festcineamazônia  - Festival Latino Americano de Cinema Ambiental  tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural: Sistema Fecomércio - Sesc, Centro de Formação dos Profissionais de Eduacação do Município de Porto Velho,  SEMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, programa microfonia .O Festcineamazônia é membro do Green Film Network

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Balé da Funcultural + Clássicos da literatura ganham  versões em quadrinhos + Lenha na Fogueira

Balé da Funcultural + Clássicos da literatura ganham versões em quadrinhos + Lenha na Fogueira

Terça feira dia 12, em duas votações, foi aprovado o Projeto de Lei que torna a Banda do Vai Quem Quer como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de

BatucAndrade destaque no recital da Escola Jorge Andrade + Projeto Conheça Porto Velho e Redação Turismo

BatucAndrade destaque no recital da Escola Jorge Andrade + Projeto Conheça Porto Velho e Redação Turismo

Euro Tourinho o decano do jornalismo brasileiro, proporcionou na manhã de ontem 12, na sede do jornal Alto Madeira, uma aula de história a equipe de a

Escolas de samba de Porto Velho  Declaradas Patrimônio Cultural + Livro aborda o racismo pelo viés da psicologia

Escolas de samba de Porto Velho Declaradas Patrimônio Cultural + Livro aborda o racismo pelo viés da psicologia

Começo a coluna desta terça, registrando o falecimento do meu compadre José Augusto Mendonça marido da comadre Zenith Amaral. Zé Augusto irmão do meu

Lenha na Fogueira + Ernesto Melo ganha Concurso Samba de Quadra + Festival Do Mar do Caribe à Beira do Madeira

Lenha na Fogueira + Ernesto Melo ganha Concurso Samba de Quadra + Festival Do Mar do Caribe à Beira do Madeira

O sábado foi recheado de eventos culturais em vários segmentos. Tivemos no inicio da tarde, a festa de aniversário dos 61 anos da escola de samba Os D