Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 11/12/13



Encontro sobre línguas e culturas dos povos Tupi

Acontece até amanhã 12, no Campus da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) em Ji-Paraná, o IV Encontro Internacional sobre Línguas e Culturas dos Povos Tupí.

O evento é promovido pelo Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural do Departamento de Educação Intercultural (DEINTER) por meio de cooperação interinstitucional entre o Laboratório de Línguas Indígenas da Universidade de Brasília (LALI) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (UFMT).

A escolha do Campus de Ji-Paraná/Unir para abrigar o evento justifica-se em razão da instituição ter 65 indígenas falantes de línguas Tupí como estudantes do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural em Ji-Paraná, dos quais, 5 Arara; 5 Cinta Larga; 11 Gavião; 1 Karipuna; 1 Karitiana; 5 Makuráp; 4 Puruborá; 18 Suruí; 3 Tuparí e 12 Zoró. “Estes indígenas terão a oportunidade de participar ativamente do encontro, apresentando trabalhos e debatendo durante as discussões sobre suas respectivas línguas e culturas”, comentou uma das coordenadoras do evento, professora Edineia Aparecida Isidoro.

A meta do IV Encontro Internacional sobre Línguas e Culturas dos Povos Tupí, ao privilegiar a interinstitucionalidade e a cooperação interdisciplinar para o enriquecimento das pesquisas e para o reconhecimento do avanço nesse campo, é promover o diálogo e a cooperação entre pesquisadores de diferentes áreas, não só no nível acadêmico, mas também na aplicação dos resultados de suas pesquisas em benefício do fortalecimento das línguas, das culturas e também da integridade física, psíquica e social dos povos Tupi.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas no sítio eletrônico do evento http://tupi4.laliunb.com.br/crbst_1.html


Há alguns dias, cobramos através desta coluna, a falta de sensibilidade dos dirigentes municipais para com as festas natalinas em Porto Velho, inclusive não decorando a cidade com motivos relativos à Festa.

********

Também dissemos que a prefeitura havia firmado convênio com o CDL para a decoração natalina de Porto Velho no valor de R$ 800 e que a decoração, segundo a direção do CDL, estava vinda de Recife (PE). Já chegou!

********

Vale salientar que a assessoria de comunicação da prefeitura de Porto Velho distribui matéria dizendo que a decoração natalina em Porto Velho vai contar com três grandes árvores em luzes de Led e mais:

*********
Em alguns pontos turísticos, como o Palácio Tancredo Neves, sede do poder executivo municipal, a Catedral Sagrado Coração de Jesus e parte das Avenidas já estão iluminados.

*********

Mas o brilho da decoração ficará por conta de três grandes árvores que foram instaladas no Parque da Cidade, complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (E.F.M.M.) e no canteiro central da Avenida Jorge Teixeira. As árvores terão cerca de 20m cada, todas em luzes de Led.

*********

Para custear o projeto, foi firmado um convênio entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), além do apoio da Fundação Cultural, que também está envolvida com as festividades comemorativas por meio de um chamamento público realizado em agosto.

********

De acordo com a presidente da Funcultural, com a entrega dos três mais altos pontos de iluminação da cidade, a programação já pode ser iniciada. "A partir do dia 15 começam as apresentações de teatro, entre outras atividades nas escolas municipais. Fazem parte do calendário 7 instituições. As ações continuam nos bairros, com a visita do papai Noel e a entrega dos presentes. A programação encerra somente no dia 22. Ao longo dos dias, serão várias opções", comentou Jória Lima.

*********

Ainda segundo a titular da Fundação, o bom velhinho deverá chamar a atenção em função do seu carro iluminado, também com luzes de Led, mas o diferencial são as visitas aos bairros carentes, como Vila Princesa e Nacional. "Para nós as ações funcionarão como um trabalho social. É a recuperação do sonho, a capacidade de continuar acreditando nesse momento e do que representa o papai Noel para as crianças, além de reviver esse momento de confraternização", destacou a presidente.

**********

Então, vamos aguardar sexta feira chegar para recebermos Papai Noel na praça da Madeira Mamoré. O espírito natalino realmente está tomando conta da cidade de Porto Velho.

*********

É festa só falta sair o restante do décimo terceiro salários pros comerciantes saírem correndo pro abraço e degustar o peru com gosto de um 2014 promissor.

********

Coma cidade iluminada e decorada com motivos natalinos da mais gosto passear pelas suas ruas. Quer fazer fotos bonitas, vai com a família a rua Jorge Teixeira em frente a Rodoviária (acabada), lá a iluminação ta muito bonita.

*********

Quem será o Papai Noel municipal. No governo do Roberto Sobrinho era o Athaíde - o Papai Noel Negro.

********

Aposto que no dia 13, na praça da Madeira Mamoré quem vai desembarcar de helicóptero é o Ruimar que já foi Rei Momo e agora deve assumir como Papai Noel.

********

A exposição do Paulo Pedreiro ficou na Casa da Cultura Ivan Marrocos até ontem dia 10, deve ir para o hotel Vila Rica, acrescida de mais dez telas. São obras que merecem ser apreciadas pelo conteúdo religioso.


Reeleita diretora da Escola de Música Jorge Andrade

A professora Maria Duciléia Borges foi reconduzida ao cargo de diretora da Escola Municipal de Música Jorge Andrade na eleição ocorrida na última sexta-feira, 06. Participaram do pleito 280 eleitores, sendo 212 de alunos e pais de alunos e 68 funcionários e professores do estabelecimento de ensino. Léia Borges foi eleito para mais um mandato de três com 272 votos. Apenas quatro votos foram contra a reeleição e quatro foram votos em brancos. Junto com Léia Borges também foram eleitas Dinalva Campos, como primeira vice-diretora e Wilka Leles, segunda vice-diretora.

De acordo com informações da comissão eleitoral o pleito transcorreu dentro da normalidade não sendo registrado nenhum incidente que comprometesse a realização do pleito que ocorreu no horário das 08h às 20h. Após a confirmação da reeleição, a diretora adiantou que o foco do segundo mandato será a obra de reforma da escola, que não passa por reparos há mais de 10 anos e também a ampliação do estabelecimento.

“A procura por vagas tem crescido muito nos últimos anos. E para atender essa demanda precisamos de um espaço maior, melhor adequado para o ensino de música. Temos também que trabalhar a questão da acessibilidade, pois o prédio da escola quando foi planejado, não previu essa questão. Sabemos que é uma luta árdua, mas com o apoio da comunidade e dos funcionários temos como correr atrás dessas melhorias”, afirmou.

A Jorge Andrade foi a primeira escola pública de música criada em Porto Velho. São mais de 20 anos de existência período que tem sido responsável pela formação de grandes profissionais do cenário musical da capital rondoniense, e que hoje fazem parte do quadro de professores do estabelecimento, como Bado, Binho, Telêmaco, Remis, Litsia Moreno e muitos outros.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando