Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Itaú Cultural estreia em seu site Camarim em Cena programa com série de entrevistas + Lenha na Fogueira


Itaú Cultural estreia em seu site Camarim em Cena  programa com série de entrevistas + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

BETO CEZAR e a Live SAMBA DE RAIZ.

 

**********

Na tarde deste sábado 09, o compositor sambista Beto Cezar vai colocar nas redes sociais a LIVE “Vem comigo Porto Velho”.

**********

Considerado como principal representante do samba rondoniense no Sudeste do Brasil em especial na cidade do Rio de Janeiro onde frequenta e se apresenta nas melhores casas de samba.

**********

Beto Cezar realiza a LIVE na tarde de hoje a partir das 17 horas com um repertório recheado de sambas de raiz e suas próprias composições.

**********

A Live do Beto tem caráter solidário, pois tem como objetivo arrecadar alimentos  não perecíveis que serão doados a quem precisa em especial aos artistas da noite que estão passando por necessidade, uma vez que não podem trabalhar em virtude da Pandemia provocada pelo novo coronavírus.

*********

A Live pode ser acompanhadas através das redes sociais do cantor como Instagram, facebook e youtube entre outras.

*********

Com o objetivo de movimentar a economia criativa de maneira rápida e eficaz em tempos de pandemia mundial de coronavírus, o Itaú Cultural (IC) lança mais um Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência.

***********

O quinto edital, com inscrições abertas das 9h do dia 11 de maio, até as 23h59 de 13 de maio, é voltado para escritores que tiveram sua rotina modificada neste momento de pandemia e necessidade de suspensão social.

**********

O tema do edital é A Vida pós-Pandemia em Prosa e Poesia.

***********

Assim, a provocação é pensar como será o mundo quando a crise causada pela covid-19 estiver sob controle.

***********

Em duas categorias – Escrita (poesia e prosa) e Poesia Falada (vídeo), as obras podem abordar, entre outros assuntos, os impactos deste momento crítico nos relacionamentos, no trabalho, na política, nos valores.

***********

Na categoria Escrita, deve ser enviado um único texto com até 800 caracteres, sendo minicontos ou poemas.

***********

Na categoria Poesia Falada, deve ser enviado o link de um vídeo com no máximo 30 segundos, publicado em uma plataforma de hospedagem aberta (Vimeo, Google Drive, YouTube etc.), sem senha e sem tempo de expiração; além disso, deve ser enviado o texto declamado.

************

Com remuneração de R$ 2.500 brutos para cada selecionado, serão escolhidas até 150 obras na categoria Escrita e até 50 na categoria Poesia Falada. 

*************

Atenção: em ambas as categorias, a obra deve tratar da pós-pandemia. Não será aceito texto sobre a quarentena ou outro tema.

***********

Leia o editalCaso tenha problemas para enviar sua inscrição, acesse o link direto.

***********

A participação no Rumos não invalida a adesão a qualquer outro programa de fomento que o Itaú Cultural promova neste período.

***********

O IC não se responsabiliza por inscrições que não sejam concluídas nas últimas horas do dia 13 de maio de 2020 em razão de congestionamento do sistema, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados ou o upload de arquivos.

************

Em caso de dúvidas, envie uma mensagem para literatura@apps.itaucultural.org.br.    

***********

A seleção será realizada por colaboradores das áreas artísticas do Itaú Cultural. Os selecionados serão informados por e-mail até 9 de junho – com possível prorrogação a depender do volume de inscrições.

***********

Os trabalhos serão apresentados ao público em meios virtuais de acordo com a agenda organizada pelo Itaú Cultural.


Itaú Cultural estreia em seu site Camarim em Cena  programa com série de entrevistas + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

Itaú Cultural estreia em seu site Camarim em Cena programa com série de entrevistas 

 

O Itaú Cultural estreia no dia 9 de maio (sábado), às 14h,em seu site (www.itaucultural.org.br),Camarim em Cena, uma série de 16 entrevistas gravadas com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música sobre o ofício dos atuadores, em diálogo aberto sobre suas formações e processos criativos.

Realizadas entre 2016 e 2019, no Itaú Cultural, em São Paulo, com a presença de público, as conversas são divididas em quatro temporadas de quatro episódios, a cada sábado, com novas histórias e memórias de artistas que integram a cultura brasileira e internacional. A série foi exibida inicialmente no Canal Curta! e agora ganha as plataformas digitais da instituição. 

A primeira temporada do Camarim em Cena reúne entrevistas com quatro atrizes de diferentes gerações e que são referência no teatro brasileiro. São elas: Maria Alice Vergueiro, Bete Coelho, Cleide Queiroz e Teuda Bara (confira abaixo as datas de exibição e os artistas de cada episódio)

A estreia, neste sábado dia 9 de maio, traz Maria Alice Vergueiro, um dos principais nomes do teatro nacional. Ela foi a primeira convidada do Camarim, realizado presencialmente e gravado em 2016 na instituição. Conhecida como dama do underground do teatro paulistano – e pelos mais novos como a atriz do curta-metragem Tapa na Pantera, que viralizou naquele ano –, Maria Alice Vergueiro fala sobre destaques da sua trajetória. 

Com mediação do crítico teatral Jefferson Del Rios e participação de Luciano Chirolli, neste episódio a atriz – atualmente com 86 anos – fala de sua estreia nos palcos, em 1962, com a peça A Mandrágora, sob a direção de Augusto Boal.

O episódio vai ao ar no dia 16 de maio com Bete Coelho. A mediadora é a fotógrafa de teatro Lenise Pinheiro e a atriz mineira de Belo Horizonte fala da sua atuação no teatro, que começou aos 10 anos de idade. Integrante da geração dos anos de 1980, ela trocou Minas Gerais por São Paulo para trabalhar com o diretor Antunes Filho (1929-2019), e sob sua direção atuou nos espetáculos MacunaímaNelson Rodrigues II e Romeu e Julieta.

A convidada do episódio do dia 23 de maio é Cleide Queiroz, atriz com mais de meio século de trajetória, iniciada em 1969, quando fez sua estreia profissional com a Cia. Paulo Autran, no espetáculo Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, sob a direção de Silnei Siqueira. Protagonista, entre outros, do espetáculo Palavra de Stela, no qual vive a poeta Stela do Patrocínio, a atriz conversa com o crítico teatral Valmir Santos sobre a relação pessoal que tem com a temática da peça, por ser uma mulher negra e, da mesma forma que Stela – que viveu parte de sua vida em um manicômio –, por ter acompanhado de perto quando era adolescente a internação da mãe por esquizofrenia. 

Cleide relembra a sua participação em diversos espetáculos, como O Poeta da Vila e A Falecida, e a sua atuação além dos palcos, na televisão e no cinema. 

No dia 30, o programa final da primeira temporada do Camarim em Cena traz a conversa com Teuda Bara. 

No encontro, também mediado por Valmir Santos, esta outra mineira de Belo Horizonte aborda diversos temas, como a sua formação teatral, fora dos cursos formais na área. Teuda trabalhou, em São Paulo, com José Celso Martinez Corrêa, mas foi em Minas Gerais que, em 1982, criou o que viria a ser o Grupo Galpão, coletivo reconhecido internacionalmente por seu trabalho de teatro de rua. Sua atuação na arte da representação também não é restrita ao teatro. Na TV, fez participações em novelas e no cinema integrou o elenco de filmes como O Palhaço, dirigido por Selton Mello. 

Mais informações sobre as convidadas desta temporada do Camarim em Cena podem ser acessadas nos verbetes da Enciclopédia Itaú Cultural sobre Maria Alice Vergueiro, Bete Coelho, Cleide Queiroz e Teuda Bara:

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa13884/maria-alice-vergueiro

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa100057/bete-coelho

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa399788/cleide-queiroz

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa400296/teuda-bara

Itaú Cultural estreia em seu site Camarim em Cena  programa com série de entrevistas + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)