Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Importante é a eleição na ALE. Que se lixe a história



 

RAVÉILLON

 
As bandas Anacondas e
Piolho de Cobra vão animar as festas


A prefeitura municipal de Porto Velho através da Fundação Iaripuna, vai festejar a entrada do ano de 2011 com muita festa nas zonas, Leste e Sul de Porto Velho. De acordo com a técnica lazer da Iaripuna Arlene Bastos a festança está marcada para começar as 22h00 e terminar as 03h00. “O prefeito Roberto Sobrinho autorizou a realização do réveillon e ainda sugeriu a contração de bandas que toquem todos os ritmos”.

Na Zona Sul o palco será montado no campo Florestão que fica na rua Jatuarana por trás do colégio Eduardo Lima e Silva e tem acesso tanto pela Jatuarana como pela rua Sucupira no bairro Nova Floresta.

Na Zona Leste o palco será montado no campo “Princesão” com a entrada pela rua Rio de Janeiro no bairro Socialista.

Os dois eventos contarão com toda segurança possível, além de banheiros químicos e barracas para comercialização de bebidas e comidas. “Os vendedores ambulantes terão uma área para montar suas tendas fora do ambiente dos shows”, disse Leninha.

A programação oficial vai começar as 22h00 com apresentação de DJs e grupos de dança.

A meia noite, acontecerá uma grande queima de fogos de artifício com duração estimada em aproximadamente 15 minutos. Após o espetáculo pirotécnico, começam as apresentações das bandas que vão tocar até as três horas da madrugada. “Nossa expectativa é de aproximadamente 20 mil pessoas em cada ambiente”.

O prefeito Roberto Sobrinho garantiu presença nos dois eventos juntamente com todo seu secretariado. “É claro que a visita do prefeito nos dois eventos, só vai acontecer após a meia noite”, completou Arlene Bastos.

 


 




 

 Importante é a eleição na ALE. Que se lixe a história - Gente de Opinião
Mohamad Kassem Hijazi 
Fonte: Ivo Feitosa
Fotog. Álbum de fam
.

Morreu na madrugada de ontem, o criador do restaurante “Almanara” e pioneiro de Porto Velho Mohamad Kassem Hijazi.

********

O velório aconteceu em sua residência à rua José do Patrocínio com a Gonçalves Dias no centro de Porto Velho.

********


Moahmad, que todos chamavam de O Primo mais velho, estava com 86 anos de idade.

********

Um dos primeiros libaneses a chegar ao que viria a ser o Estado de Rondônia, Mohamad Kassem Hijazi fundou o restaurante Almanara em 19 de julho de 1966. O estabelecimento, especializado em comida brasileira e libanesa, é uma referência e já faz parte da história de Porto Velho, tornando-se um exemplo de administração familiar bem-sucedida e de qualidade há várias décadas.

********

É! Perdemos mais um pioneiro.

********

Por falar em pioneiro.

********

A famosa Caravana Ford completou 50 anos de sua chegada a Porto Velho no dia de ontem 28 de dezembro.

********

Graças à coragem dos que integraram a Caravana Ford hoje temos a BR-364.(clique AQUI  e assista vídeo).

********

E assim Rondônia lembra seus feitos, sem registrar oficialmente data tão importante..

********

Hoje o mais importante, é a eleição do presidente da ALE. Que se lixe a história.

********

A morte de uma pessoa como o senhor Mohamad Kassem Hijazi, se fosse em qualquer outro estado ou município, no mínimo seria decretado luto oficial.

********

Como é em Rondônia e em Porto Velho onde seus governantes não conhecem a história e se conhecem, não tomam conhecimento, não ligam. Não estão nem aí! Foi mais um recebido no Cemitério dos Inocentes.

*******

Os cinqüenta anos da caravana Ford eram para ser comemorado se não com ponto facultativo, pelo menos, com divulgação de documentário nas redes de televisão do estado.

*******

Não teve uma nota oficial sequer, registrando o feito. Estamos em Rondônia.

*******

É por isso que não somos capazes de colocar um grupo folclórico na posse da presidente Dilma Rousseff como o Acre fez com seu Jabuti Bumbá.

********

Esperamos que o novo governo valorize mais a nossa cultura, se não, é melhor puxar a descarga pra ver se a merda muda.

*******

No final do ano passado, como era entrada de um ano eleitoral, o governador de plantão patrocinou o Réveillon.

*******

Este ano não teremos nada patrocinado pelo governo estadual. É o fim!

*******

E não venham pra cá me dizer que, quem tem que organizar festa de Réveillon é a prefeitura.

********

Aliás, a prefeitura vai realizar dois Réveillons, um na Zona Sul e outro na Zona Leste.

********

Isso não impede o governo estadual de realizar também uma festa.

********

Se fez o ano passado, porque não faz nesse.

*******

Os prefeitos de Cacoal e Rolim de Moura vão fazer festa.

********

Em Cacoal o show da virada vai começar as 22h00 com as bandas Banda Djow e DJ Fly, ambos de Cacoal.

*******

A presidente da FUNCCAL, Maria Lindomar faz um apelo à população que irá participar da festa, “peço às pessoas que irão prestigiar o evento, para evitarem levar bebidas em recipientes de vidro, dêem preferência a latas, pois muitas pessoas não entendem o espírito das comemorações e acabam quebrando essas garrafas, o que pode ocasionar acidente, tendo em vista que esse é um evento familiar” pediu Lindomar.

*******

Enquanto isso a prefeitura de Rolim de Moura está preparando uma grande festa aberta ao público para a virada do ano.

********

O evento promete ser inesquecível e agitará os moradores entre as Avenidas fortaleza e 25 de Agosto até as 4 horas da manhã.


 




Planos de ações
e integrações dos Municípios


O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é uma iniciativa do Ministério da Cultura que visa a articulação, gestão e promoção conjunta de movimentações na área cultural. Com o objetivo de formular e implantar políticas públicas e democráticas junto a Federação, Estados e Municípios com a participação da população, o Sistema Nacional de Cultura visa uma integração do desenvolvimento social em exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional.

O Sistema tem como base a participação, transparência e democracia para com a sociedade no âmbito cultural, ponto este que define a importância da adesão e participação do Estado e Município, resultando na estruturação e coordenação de políticas setoriais nas áreas de bibliotecas, museus, fomentos às artes e promoção do patrimônio cultural material e imaterial. A participação da sociedade civil na construção e no desenvolvimento do SNC é de fundamental importância, pois a mesma define as prioridades, controla e acompanha as metas programadas da implementação do SNC.

Segundo a tabela quantitativa de adesão dos Municípios e Regiões, divulgada no Blog do SNC, o total geral das regiões brasileiras que aderiram ao Sistema é de 6%. No entanto, até o dia 30 de novembro de 2010, apenas Santa Catarina havia aderido ao SNC e nenhum Estado da Região Nordeste havia se incorporado à proposta.

Em termos municipais, o Nordeste lidera o acordo de adesão, com a integração de 172 municípios, ou seja, 10% do total. A Bahia segue na frente com 44 municípios integrados, Pernambuco vem logo em seguida com 38 e o Ceará com 34. Sergipe está com a última colocação, com apenas 2 municípios participantes. Nas outras regiões do Brasil, o Sudeste fica com 5% (89 Municípios), Sul já tem 4% (51 Municípios), Centro Oeste com 4% (18 Municípios) e por fim o Norte com 2% (7 Municípios).

O coordenador geral de Relações Federativas e Sociedades da Secretaria de Articulação Institucional (SAI/MinC) e do SNC, João Roberto Peixe afirma a importância da integração dos Municípios e Estados ao Sistema Nacional de Cultura e explica os planos de avanço com a adesão do mesmo: "O SNC é fundamental para o avanço da gestão cultural no Brasil, pois consolidará um modelo de administração com compartilhamento de competências, decisões e recursos. Além de democratizar os processos decisórios, trará economicidade, eficiência, eficácia, eqüidade e efetividade na aplicação dos recursos públicos".

Mais informações sobre o SNC: blogs.cultura.gov.br/snc.

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



 Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com  
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Portal Rondônia Tem Tudo  Apresentado ao publico + Em Portugal, atriz de Rondônia  tem papel de destaque em novela

Portal Rondônia Tem Tudo Apresentado ao publico + Em Portugal, atriz de Rondônia tem papel de destaque em novela

Lenha na Fogueira Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho************O Festival Palco Giratório é o maior intercâmbio das artes cênicas do

Palco Giratório apresenta  Teatro dos Imaginários + Aberto o edital  para seleção de bandas que se apresentarão no aniversário de Porto Velho

Palco Giratório apresenta Teatro dos Imaginários + Aberto o edital para seleção de bandas que se apresentarão no aniversário de Porto Velho

Lenha na FogueiraConforme prometido na coluna de ontem, voltamos a nos reportar sobre o documentário “Caçambada Cutuba”, que de início, tinha como obj

Lenha na Fogueira + Setur apresenta projetos aos empresário no CPA + Aniversário de Porto Velho comemorado em dose dupla

Lenha na Fogueira + Setur apresenta projetos aos empresário no CPA + Aniversário de Porto Velho comemorado em dose dupla

Lenha na Fogueira Final de semana de muitas festas! Algumas de pura alegria como foi o caso do festejo dos 80 anos, do Magnifico Mestre Sala Cabeleira

Eric M. de Champeaux de La Boulaye - As empresas de cassiterita em Rondônia – Uma história a ser contada

Eric M. de Champeaux de La Boulaye - As empresas de cassiterita em Rondônia – Uma história a ser contada

Na última quinta feira dia 12, encontramos o seu Eric Champeaux na festa de aniversário de 26 anos jornal Diário da Amazônia, na qual ele foi um dos h