Domingo, 26 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

histórias sobre os 16 anos do Diário da Amazônia


 

histórias sobre os 16 anos do Diário da Amazônia - Gente de Opinião



Antes de entrarmos nas histórias sobre os 16 anos do Diário da Amazônia.

*********

Vamos lembrar os amantes da pesca e dos festivais de praias.


********

Que entre os dias 17 e 20 deste mês, acontece o Festival de Praia de Costa Marques.

********

É Festival de Praia e de Pescas de Costa Marques.

*******

A prefeita Jaqueline Pereira Góes (PR) passa o dia de hoje em Porto Velho, firmando parcerias para a realização do evento.

**********

O Festival de Praia de Costa Marques é considerado dos melhores do estado de Rondônia.

*******

A empresa Eucatur vai colocar ônibus extras saindo de Ji-Paraná para Costa Marques a partir do dia 16.

********* 

histórias sobre os 16 anos do Diário da Amazônia - Gente de OpiniãoO Diário da Amazônia vai marcar presença através deste colunista, cobrindo o Festival de Praia e de Pesca de Costa Marques

********

Hoje a prefeita Jaqueline concede entrevista sobre o festival na manhã de hoje em Porto Velho.

*********

Em Porto Velho quem está encarregado da divulgação do festival de Costa Marques é o fotografo Rosinaldo Machado.


********

Vamos tomar banho de praia no Vale do Guaporé cambada!

********

Agora sobre os 16 anos do Diário da Amazônia.

********

Aliás, o Diário da Amazônia é uma verdadeira escola de formação de jornalistas.

******** 

histórias sobre os 16 anos do Diário da Amazônia - Gente de OpiniãoBasta lembrara que as melhores cabeças que militam atualmente no jornalismo de Rondônia foram formadas na redação do Diário da Amazônia pelo grande mestre Emir Sfair.


********

Vou citar alguns que realmente aprenderam a arte do jornalismo no Diário da Amazônia.

********

Começando pelo Marcelo Reis que veio de cabo man da TV Rondônia para se transformar em jornalista no Diário da Amazônia.

*******

O vereador que defende o prefeito com unhas e dentes.

*******

Montava a coluna social Lucar de Valença que era elaborada pelo seu Emir daí foi aprendendo até passar a titular da coluna.


*******

Foi para a editoria de cultura, policia, política, capital e cidade até conseguir ser eleito vereador pelo PV.

******* 

histórias sobre os 16 anos do Diário da Amazônia - Gente de Opinião

Marcelo Freire chegou ao Diário da Amazônia antes de sua inauguração como arquivista.

********

Depois passou a digitador e a editor do Caderno Diário TV.

********

Por ser talentoso, logo passou para a editoria de cidades até chegar a editor de política, saiu de livre e espontânea vontade para assumir a assessoria de comunicação do MP e hoje é diretor de Comunicação da Assembléia Legislativa.

********

Gerson Costa hoje um dos proprietários do site Rondônia Agora também aprendeu tudo que sabe de jornalismo na redação do Diário da Amazônia.

*******

Segundo suas próprias palavras.


*******

Estava procurando emprego e ao passar em frente de um prédio em reforma na rua Joaquim Nabuco resolveu entrar para pedir emprego nem que fosse de ajudante de pedreiro.

********

Para sua sorte, quem o atendeu foi o Valdir Costa que ao saber de suas preensões perguntou:

*******

“Você sabe digitar rapaz”. Com a resposta positiva, Valdir o mandou digitar alguma coisa e viu que o Gerson era e é uma exímio digitador e imediatamente o contratou como digitador do Diário da Amazônia.

*********

Gerson depois assumiu a editoria do Diário TV, foi para a editoria de Cidades e logo depois para a editoria de Política. É considerado um dos melhores nesse naipe.

********

Elianio Nascimento esse já chegou ao jornal como repórter e foi logo assumindo a Editoria de Política.

*********

Bom de conversa e de escrita aprimorou a arte de escrever com o Mestre Emir Sfair. Hoje é um dos donos do site Rondônia Agora além de bacharel em direito assim como o Gerson.

********

Ricardo Calado, veio do Ceará já como repórter e conseguiu ser contrato pelo seu Emir Sfair.

********

Hoje Ricardo Calado vive em Brasília onde é destaque na imprensa do DF.

********

E o que esses colegas têm em comum.

*******

Aliás o que eles tinham em comum.


*******

Estou me referindo apenas aos colegas Gerson Costa, Elianio Nascimento e Ricardo Calado.

********

Apesar de serem ótimos repórteres, nenhum deles tinha registro de jornalista.

******** 

histórias sobre os 16 anos do Diário da Amazônia - Gente de OpiniãoQuando o Paulo Ayres assumiu interinamente o Sinjor achou de fazer uma devassa nas redações e o principal objetivo era pegar o Diário da Amazônia empresa onde queria trabalhar e não conseguia ser contratado.

*******

Então usou o cargo para ferrar o jornal.

*******

Ele sabia que a maioria dos que trabalhavam como repórter no Diário não tinha registro do DRT como jornalista, inclusive eu.

********

Para surpresa de todos nós, os três colegas citados acima, além de não portarem o registro do DRT não tinham como conseguir esse registro, uma vez que não tinha terminado o 2º Grau, escolaridade exigida para se obter o registro.

*******

Foi aí que o seu Emir conseguiu junto a direção do Colégio Padre Moreti que os três fizesse o provão do supletivo de 2º Grau (Supletivo Fora de Época).

********

Hoje todos eles, são considerados bons jornalistas e respeitados por toda classe.

********

Diário da Amazônia, 16 anos, fazendo e formando jornalismo e jornalistas de primeira linha. Parabéns 






 FESTA DO MUNICÍPIO

Cia. Chagas Peres na Praça

A prefeitura municipal de Porto Velho através da Fundação Iaripuna começou os festejos relativos aos 95 anos de criação do município de Porto Velho, na noite de ontem 10, com o show Trinca de Reis apresentado na praça São José no bairro do Mocambo. A programação prossegue neste final de semana com as apresentações: Hoje sexta feira na Praça do Dominó no Conjunto 4 de Janeiro show com a Cia. de Dança de Salão Chagas Peres e a Cia. de Ballet Municipal com inicio marcado para ás 19h. 

A Cia. de Dança de Salão Chagas Peres, reúne em sua troupe os melhores dançarinos de Porto Velho no naipe dança de salão, os dançarinos e dançarinos coordenados pelo coreógrafo e dançarino Chagas Peres onde quer que se apresentem, são calorosamente aplaudidos. “São profissionais do mais alto gabarito em se falando de dança de salão”, disse o presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes. 

A programação de sábado 12 indica o show de Música Instrumental com instrutores das Escolas de Música Jorge Andrade e Som da Leste na praça Getúlio Vargas em frente ao Mercado Cultural com inicio às 9h. 

A noite festa a dos 95 anos da criação do município de Porto Velho acontece dentro do Projeto Feira do Porto na praça Aluízio Ferreira com a comercialização de comidas típicas, artesanato, teatro, música a partir das 18h. 

Domingo dia 13 de setembro Festival da Juventude (música e dança)18h na Associação São Tiago (Zona Leste). 

A primeira semana de festas alusivas a criação do município de Porto Velho termina na praça Aluízio Ferreira com a realização do Projeto Feira do Porto. 




 Festival

Sesi Música acontece
Neste final de semana


O ingresso será a doação de um quilo de alimento não perecível

Muitos ritmos e estilos musicais serão apresentados nos dias 12 e 13 de setembro, no ginásio do SESI (Serviço Social da Indústria), em Porto Velho, durante a semifinal e final da fase estadual do Festival Sesi Música 2009. A coordenação do evento já divulgou a lista dos classificados para as fases semifinal e final do concurso. Os shows terão início às 19h30 e. Haverá a participação de artistas dos municípios de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena.
 
Em Rondônia, nove trabalhos foram selecionados para a etapa estadual, dentre os quais, apenas dois serão selecionados para concorrer à etapa nacional a ser realizada em Brasília, no mês de novembro. Segundo a coordenadora do festival no estado, Lidiane Bandeira, ‘são aceitas apenas músicas brasileiras, de qualquer época ou estilo’. 

A chegada dos músicos do interior a Porto Velho está prevista para a esta sexta-feira, 11, data que se iniciam algumas atividades, como a ‘oficina de interpretação musical e técnica vocal’, sob o comando da cantora lírica, Wilka Sol Sol. 

As apresentações foram divididas em duas categorias. A primeira - aberta somente para composições inéditas (letra e música) - foi subdividida em ‘composições inéditas’ e ‘interpretações inéditas’. Para a segunda categoria, foram avaliadas e selecionadas canções já gravadas e editadas, não inéditas, dentro da modalidade ‘interpretação’. 

Para a superintendente do Sesi, Soraia Vilela, ‘investir em atividades culturais e de lazer é investir na arte como ferramenta que promove qualidade de vida’. 

O projeto do Festival Sesi Música – afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e diretor regional do Sesi/RO, Denis Roberto Baú – está contemplado dentro do Programa Indústria Saudável do Sesi e corresponde ao objetivo estratégico de incentivar aos trabalhadores das indústrias e seus dependentes a adoção de estilos de vida saudáveis. 

Em 2008 - primeira edição do festival nacional - Rondônia já foi destaque. Apenas quatro empresas do estado se inscreveram, entre elas a Indústria Von Rondon, do município de Cacoal. A empresa conquistou o 2° lugar na categoria interpretação com a jovem Tâmmilis Von Rondon, filha da empresária Lindalva da Silva Souza, proprietária da indústria do ramo de confecções. Sílvio de Macedo Santos (Zé Katraca), do Jornal Diário da Amazônia, ganhou troféu especial de melhor composição e interpretação inédita. 

Todas as despesas do festival são custeadas pelo Sesi e podem concorrer os trabalhadores da indústria e seus dependentes diretos: cônjuges e filhos, a partir de 12 anos de idade. Após o resultado da grande final, em Porto Velho, no dia 13, haverá show com o cantor Cláudio Zoli.

Fonte: Sílvio Santos - [email protected]   
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 26 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 26 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)