Porto Velho (RO) segunda-feira, 14 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Gilvan Pereira Júnior: Os projetos turísticos desenvolvidos pela equipe atual da SETUR


Gilvan Pereira Júnior: Os projetos turísticos desenvolvidos pela equipe atual da SETUR - Gente de Opinião

Temos acompanhado as ações, que vêm sendo desenvolvidas pela equipe da Superintendência Estadual de Turismo _ SETUR que tem como comandante superintendente, o biólogo, ex-tenente do Exército Brasileiro professor Gilvan Pereira Júnior.

Recentemente Gilvan foi convocado pelo deputado estadual Alex Redano presidente da Comissão de Turismo da ALE para falar sobre o que está sendo programado para o setor, no governo do Coronel Marcos Rocha em curto, médio e longo prazo. “Parece que foi a primeira vez, que a SETUR apresentou o Plano de Turismo para a Assembleia Legislativa”. Nessa entrevista, Gilvan destaca os principais projetos que foram e estão sendo desenvolvidos pela equipe de turismo da SETUR com destaque para o “Viaja Mais Servidor”, que em breve começa a funcionar. Vamos acompanhar a entrevista com o Superintendente Estadual de Turismo – Gilvan Pereira Júnior.

ENTREVISTA

Zk – Recentemente o senhor esteve na Assembleia Legislativa atendendo convocação dos deputados. O que foi tratado?

Gilvan – Apresentamos para nossos parlamentares, o Plano da Setur que deverá ser desenvolvido em curto, médio e longo prazo, isso atendendo a convocação do deputado estadual Alex Redano que é presidente da Comissão de Turismo, além dos deputados Doutor Neidson, Pastor Alex, Anderson, deputado Chiquinho.

Zk – Quais os projetos apresentados?

Gilvan - Destacamos o “Viaja Mais Servidor” que é o Projeto que a gente levanta demandas através dos nossos 52 mil servidores, propondo ao setor privado, o acréscimo de demandas e conseguir ofertas e descontos. Também foi apesentado nosso plano de Sinalização Turística para o qual recebemos aproximadamente Um Milhão e Meio do Fundo do Desenvolvimento, que também será investido na capacitação de agentes de turismo. Foi apresentada a proposta para desenvolver uma boa estrutura de publicidade  e comunicação para divulgar nossos atrativos turísticos. Falamos do Mapa de Regionalização, da importância dos municípios participarem do Plano de Regionalização Nacional o que proporcionará aos municípios recursos federais.


‘O turista quer chegar numa cidade agradável, que tenha uma boa iluminação, praças públicas arrumadas e bonitas, que tenha uma boa pavimentação, segurança, sinalização. Tudo isso é importante para estruturar turisticamente o município’.


Zk – Como o senhor avalia esse encontro com os deputados?

Gilvan – Como algo relevante, parece que foi a primeira vez, que a SETUR apresentou o Plano de Turismo para a Assembleia Legislativa. Fomos informados pelo deputado Alex Redano que será marcada audiência pública para a qual, serão convocados os prefeitos e todas as pessoas envolvidas com o turismo e aquelas que queiram saber sobre o assunto. Nessa audiência tomaremos conhecimento de todo o interesse da iniciativa privada, da iniciativa da questão pública, onde estaremos junto de mãos dadas para fazer desenvolver o turismo em Rondônia.

Zk – Qual a vantagem de fazer parte do Mapa do Turismo?

Gilvan – Para citar apenas um exemplo: O município de Alta Floresta recebeu quase R$ 500 Mil, por participar do Mapa de Regionalização. Assim como Alta Floresta todos os municípios têm essa possibilidade também. Quando o município cresce, o turismo também cresce. O turista quer chegar numa cidade agradável, que tenha uma boa iluminação, praças públicas arrumadas e bonitas, que tenha uma boa pavimentação, segurança, sinalização. Tudo isso é importante para estruturar turisticamente o município. O governo federal ajuda a desenvolver a cidade no que for referente a isso.

Zk – O Viaja Mais Servidor já tem uma data para ser colocado em prática?

Gilvan – Esse Projeto já foi aprovado pela PGE na questão de sua legalidade, agora estamos estudando os Modelos de Termos de Cooperação junto as Associações, para trabalhar depois com a parceria e posteriormente, com o Cadastro dessas empresas. Acredito que daqui a seis meses estaremos operalizando com algumas empresas e os servidores públicos beneficiados nessa parceria que vai ser de grande respaldo. Vamos iniciar no Executivo, posteriormente com o Legislativo, Judiciário e até os servidores municipais de todo o estado serão beneficiados, assim como toda a população de modo geral.

Zk – Vamos falar sobre a estância turística Ouro Preto do Oeste?

Gilvan – É uma referencia turística, é um  produto que já está pronto e que tem condições hoje, de oferecer aos turistas do estado de Rondônia essa opção. Tive o prazer de visita-la como turista recentemente, com minha família, estivemos no hotel Graúna, fui ao Vale das Cachoeiras, Morro Chico Mendes. Ouro Preto é uma cidade muito bem cuidada, acredito que em pouco tempo, os turistas do nosso estado vão visitar, tendo o retorno gratificante de uma cidade bem aconchegante.



‘São lugares que estão praticamente prontos para serem explorados, porém, existem Projetos para serem utilizados de forma turística. O Parque de Guajará Mirim já existe um Processo na Supel sendo trabalhado, justamente para criar essa estrutura’.


Zk – E a capital Porto Velho?

Gilvan – Existem algumas atrações que consideramos como referencia, como é o caso do Memorial Rondon uma estrutura que também já está pronta para visitação, que conta a história praticamente do estado de Rondônia através do Marechal Rondon, é um ambiente muito bem cuidado preparado para receber os turistas. Temos também a Estrada de Ferro Madeira Mamoré que está sendo trabalhada pela Associação dos Ferroviários e alguns outros amigos, a prefeitura tem dado o suporte necessário, o vereador Alecks Palitot também tem sido um parceiro. Então é assim, tem sido interessante, porque Porto Velho tem que ser uma cidade de referencia turística por ser a nossa capital. Estão sendo levantado todo o inventário da cidade, os pontos relevantes, temos falado muito sobre a questão da gastronomia pois, temos restaurante que são bem procurados pelos turistas. Lembrando que o governo do estado está envolvido na revitalização do passeio de Litorina que já está sendo realizado de inicio, num pequeno trecho e logo, os turistas vão passear na Litorina saindo da estação principal da Madeira Mamoré em Porto Velho.

Zk – Ultimamente o senhor tem falado muito sobre os Parques temáticos. O que está sendo feito nesses logradouros?

Gilvan – Parque temático na verdade são as Unidades de Conservação. Hoje temos duas Unidades de Conservação que são: O Parque de Corumbiara na região de Pimenteiras. Temos também o Parque de Guajará Mirim. Já tivemos reunião com a SEDAM. São lugares que estão praticamente prontos para serem explorados, porém, existem Projetos para serem utilizados de forma turística. O Parque de Guajará Mirim já existe um Processo na Supel sendo trabalhado, justamente para criar essa estrutura e está sendo levantado agora, um Projeto aqui na Setur junto com a Sedam no qual tratamos da abertura da visitação no Parque Corumbiara. É um Projeto ousado, no qual serão beneficiados todos os municípios em seu entorno. Tudo está correndo para que no próximo ano (2020) a visitação do Parque seja liberada aos turistas.

Zk – Para encerrar. Quem é o Gilvan?

Gilvan – Na verdade sou biólogo formado aqui dentro do estado. Cheguei como oficial do Exército (Tenente) em 1997, fui para a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, trabalhei oito anos para as Forças Armadas. Entrei para a Secretaria de Educação do Estado de Rondônia - SEDUC fui professor e posteriormente diretor da Escola Major Guapindaia. Fui para a Secretaria de Justiça a convite do nosso atual governador que a época, era Secretário de Justiça e depois de algum tempo, trabalhei como Chefe de Gabinete do Coronel Marcos Rocha na Sejus. São 22 anos trabalhando no setor público. Hoje estou aqui para somar e dar o melhor para a Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia – SETUR.


Zk – Sobre o Coronel Marcos Rocha o governador do estado de Rondônia?

Gilvan – Nossa amizade surgiu quando eu era diretor da escola Major Guapindaia e ele era diretor do Colégio Tiradentes. É uma pessoa muito correta, um homem de muita visão, por quem tenho muita admiração, pela maneira de trabalhar. Tenho certeza que nos próximos anos o estado vai avançar no seu desenvolvimento. Obrigado Zekatraca!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

O homem de Nazaré agora é  Patrimônio Imaterial Cultural + Tudo pronto para a grande festa das crianças

O homem de Nazaré agora é Patrimônio Imaterial Cultural + Tudo pronto para a grande festa das crianças

Lenha na Fogueira As discussões sobre a realização do Arraial Flor do Maracujá 2020, já começaram e estão a pleno vapor.**********Tudo indica que o Jo

Lenha na Fogueira + 20 anos sem João Cabral de Melo Neto + Base Aérea de Porto Velho  realiza Portões Abertos

Lenha na Fogueira + 20 anos sem João Cabral de Melo Neto + Base Aérea de Porto Velho realiza Portões Abertos

Lenha na Fogueira   O próximo grande evento cultural, será a Conferencia Estadual de Cultura que está marcada para começar no próximo dia 18, no Cacoa

Festa do Dia das Crianças + Empresas aderem ao Programa da Setur - Viaja Mais Servidor

Festa do Dia das Crianças + Empresas aderem ao Programa da Setur - Viaja Mais Servidor

Lenha na Fogueira Ontem meu amigo, professor de dança de salão Chagas Peres, que trabalha na mesma repartição que eu, a Setur, veio com a seguinte con

Lenha na Fogueira + Grande encontro de músicos + Rondônia recebe pela 1ª vez  o evento Senac  Fashion Day

Lenha na Fogueira + Grande encontro de músicos + Rondônia recebe pela 1ª vez o evento Senac Fashion Day

 Que bacana! A 1ª ExporPorto pode ser considerada como sucesso absoluto de público e de negócios.**********O portovelhense após OITO (8) anos, sem a r