Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Forró da Luzia em Porto Velho será sábado na OAB - Começa nesta quinta feira o arraial Floresta na Roça


Forró da Luzia em Porto Velho  será sábado na OAB - Começa nesta quinta feira o arraial Floresta na Roça - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Desde o governo de Ivo Cassol não víamos tanto investimento no segmento cultura/lazer. O governo do Coronel Marcos Rocha apesar de algumas atitudes egoístas, por parte de alguns dirigentes, está se mostrando bem na foto, como se diz na gíria.

*********

Mal sentou na cadeira de verdade, já promoveu um dos melhores “Arraial Flor do Maracujá”, não fosse a falta de bom senso para com as entidades que trabalham com nossas danças folclóricas, com certeza teria recebido o troféu de melhor de todos os “Maracujás”.

**********

Mal terminou o Flor do Maracujá, sua equipe cultural entrou em campo e terminou por anunciar a realização ou como querem, o resgate da Exposição Agropecuária de Porto Velho que estou querendo intitular de “EXPO – AGROVEL – Exposição Agropecuária de Porto Velho”.

**********

Os Editais cujos pagamentos estavam emperrados há quase um ano, estão sendo sanados perante seus vencedores.

*********

Quer dizer, graças a determinação do senhor governador Coronel Marcos Rocha o Superintendente da Sejucel ta se saindo até certo ponto a contento.

**********

É claro que não é unanimidade dentro do segmento cultural, por andar promovendo algumas ações consideradas como precipitadas, como foi o caso de promover o “despejo” das entidades que mantinham atividades, no prédio conhecido como “MUSEU” na avenida Sete de Setembro em frente ao Ferroviário.

**********

É preciso reconhecer, que não foi o Jobson quem tirou as entidades de lá. Uma ação judicial vinha tramitando desde o governo de Confúcio Moura. Uma ação de reintegração de posse cuja sentença final saiu agora. Como o Jobson é o atual superintendente da Sejucel tá pagando o pato. É clássico “Pagar pelo pecador” sem saber nem do que se tratava.

**********

Bom, diante da reativação da Exposição Agropecuária de Porto Velho, quem está eufórica é a turma das escolas de samba.

***********

Reginaldo Makumba e os dirigentes de todas as escolas de samba de Porto Velho, acreditam que, mesmo sem ser da responsabilidade do governo estadual, os DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA contarão com total apoio do governo estadual, via Sejucel.

**********

Essa é a aposta dos carnavalescos, tanto que tenho observado uma constante movimentação de dirigentes carnavalescos lá pelo CPA.

**********

Pelo que estão falando, no próximo mês de outubro, o governo estadual vai realizar em Cacoal,  a Conferencia Estadual de Cultura o que quer dizer, que após passar todo governo de Confúcio Moura sem funcionar por falta de apoio.

**********

O Conselho Estadual de Cultura vai conseguir eleger seus novos membros e discutir com os delegados dos Conselhos Municipais a Cultura do Estado de Rondônia.

************

Outro segmento que está recebendo todo o apoio do governador é o do Turismo. A SETURA que tem a frente o Gilvan Pereira está com uma série de Projetos em andamento. O carro chefe é o VIAJA MAIS SERVIDOR que dentro em breve entra em ação.

***********

Aliás, você amigo leitor, precisa fazer uma visita ao Memorial Rondon que fica na Vila de Santo Antônio bem ao lado a igrejinha.

**********

E aproveita faz um passeio de litorina. A estação da litorina fica pertinho do Memorial. E tem o Turismo na Escolas que também está funcionando a pleno vapor, levando alunos dos colégios a visitar os pontos turísticos/históricos de Porto Velho.

**********

Agora mesmo a equipe de turismólogo da SETUR está em campo, mapeando os atrativos que deverão fazer parte do roteiro do Viaja Mais Servidor.

*********

Falta só colocar para funcionar em sua plenitude, a FUNCER que está sem presidente. A FUNCER é responsável pela Casa da Cultura Ivan Marrocos, Palácio das Artes, Museu da Memoria Rondoniense e Bibliotecas estaduais.


Forró da Luzia em Porto Velho  será sábado na OAB - Começa nesta quinta feira o arraial Floresta na Roça - Gente de Opinião

FORRÓ

Forró da Luzia em Porto Velho será sábado na sede da OAB

 

O tradicional Forró da Luzia vai acontecer no próximo sábado 17, na sede da OAB em Porto Velho.

A festa que reúne a comunidade manicoreense residente em Porto Velho, acontece pela 10ª vez, coordenada pela própria dona Luzia que vem de Manicoré (AM) todos os anos participar da promoção, que é realizada pelos manicoreenses que residem na capital de Rondônia.

O evento tem cunho filantrópico. A criadora do Forró dona Luzia Prestes conta como surgiu a festa que é considerada um dos maiores eventos da cidade amazonense de Manicoré no Baixo Madeira e que ha dez anos, também é realizada em Porto Velho:

“Em 1969 fui fazer um treinamento em Manaus para atuar como professora do Mobral, quando voltei pra Manicoré fui nas casas procurar alunos interessados em fazer o Mobral e consegui 52 alunos, então fui dar aula numa capelinha de madeira no bairro Santa Luzia e quando chegou o mês de junho fiquei perturbada porque em Manicoré não existia nenhuma festa folclórica. Então perguntei aos alunos o que fazer para festejar Santo Antônio, São João e São Pedro e eles responderam: a senhora e que sabe! Então propus, que tal um forrozinho e todos concordaram. Faltava o local para fazer a festa, sugerir que fosse em frente a Capela onde aconteciam as aulas e eles disseram: Não dona Luzia, queremos que seja em frente a sua casa” conta dona Luzia.

Em Porto Velho quem articula a realização do evento é o desportista Evandro Reis que junto com sua esposa Yalle Dantas corre atrás dos apoiadores para a realização da festa que está completando 10 anos acontecendo em Rondônia.

As atrações sábado no Clube da OAB são a Banda Sun Country de Porto Velho e uma Banda que vem de Manicoré somente para animar os que forem prestigiar mais um Forró da Luzia desta feita na OAB Porto Velho a rua Rio Janeiro.Informações (69) 88448-2662 ou 99945-6210.


Forró da Luzia em Porto Velho  será sábado na OAB - Começa nesta quinta feira o arraial Floresta na Roça - Gente de Opinião

Começa nesta quinta feira

Arraial Floresta na Roça

 

A comunidade do bairro Areal da Floresta, a partir desta quinta feira dia 15, até domingo dia 18, terá como opção de lazer, apreciar as apresentações de grupos folclóricos e danças em geral.

É que a Associação do Bairro realiza o 3º Arraial Floresta na Roça com a seguinte programação: A abertura está marcada para acontecer as 20 horas com a apresentação do Grupo Carimbó da 3ª Idade – CCI; Já às 21 horas o grupo de dança tribal Waitku Mayakan toma conta da arena e faz sua apresentação, mostrando o porque foi o vencedor do Duelo Tribal realizado no Arraial Flor do Maracujá deste ano.

As 22 horas, será a vez do Grupo Quadrilha Junina Balão de Prata e as 23 horas a grande atração da noite, a Quadrilha Junina Juabp a grande campeã da 38ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbá que aconteceu no Arraial Flor do Maracujá. Segundo a direção do Grupo que tem a sede no bairro Floresta local do Arraial, a Juabp vai apresentar o espetáculo que lhe deu a vitória no Flor do Maracujá. “Se tudo correr como o desejado, vamos montar todos os cenários, pois, trata-se do Arraial da nossa comunidade”, disse o presidente João Big.

A programação continua sexta, sábado e domingo sempre contando com apresentações de grupos de quadrilhas juninas considerados de ponta.

Vale salientar, que barracas comercializarão comidas típicas assim como tem o parque de diversões.

O Arraial Floresta na Roça está montado a rua Três e Meio com a rua Juventude no bairro Areal da Floresta ao lado da UNISP/Sul. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira + Palco Giratório apresenta  Se eu fosse Iracema + Edital para artesãos participarem da ExporPorto

Lenha na Fogueira + Palco Giratório apresenta Se eu fosse Iracema + Edital para artesãos participarem da ExporPorto

Lenha na Fogueira Meu amigo Antonio Serpa do Amaral o Basinho postou na sua fan page do face book uma crônica sobre as criticas ao documentário do qua

Musa do festival de Praia  de Costa Marques + Alunos da escola Castelo Branco na Oficina de Teatro

Musa do festival de Praia de Costa Marques + Alunos da escola Castelo Branco na Oficina de Teatro

Lenha na FogueiraO Palco Giratório do Sesc 2019, que está sendo a´presentado em Porto Velho desde o último dia 7 de setembro e vai até o próximo dia 2

Portal Rondônia Tem Tudo  Apresentado ao publico + Em Portugal, atriz de Rondônia  tem papel de destaque em novela

Portal Rondônia Tem Tudo Apresentado ao publico + Em Portugal, atriz de Rondônia tem papel de destaque em novela

Lenha na Fogueira Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho************O Festival Palco Giratório é o maior intercâmbio das artes cênicas do

Palco Giratório apresenta  Teatro dos Imaginários + Aberto o edital  para seleção de bandas que se apresentarão no aniversário de Porto Velho

Palco Giratório apresenta Teatro dos Imaginários + Aberto o edital para seleção de bandas que se apresentarão no aniversário de Porto Velho

Lenha na FogueiraConforme prometido na coluna de ontem, voltamos a nos reportar sobre o documentário “Caçambada Cutuba”, que de início, tinha como obj