Porto Velho (RO) terça-feira, 4 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festa para o Dia Nacional do Samba + Abertura do Natal de Luz + Lenha na Fogueira


Festa para o Dia Nacional do Samba + Abertura do Natal de Luz + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião


Lenha na Fogueira 

A festa hoje, é de todos que têm o samba como ritmo predileto. Para nós sambistas portovelhenses, hoje é o Dia Nacional do Samba.

***********

Vamos festejar no Mercado Cultural a partir das 16 horas. O Magnifico Mestre Sala Cabeleira será o grande homenageado com o Título “Tributo ao Menestrel”.

***********

Muitos podem pensar, que a homenagem, é porque o Cabeleira faleceu. É não, o Tributo ao Menestrel em homenagem ao sambista Cabeleira foi anunciada ainda na festa na qual eu fui o Menestrel e o Eudes Claudino anunciou que o próximo seria o Cabeleira.

**********

Acontece que o Cabeleira morreu justamente no Dia do Samba 2 de dezembro e a festa já estava programada para o dia 7, ou seja, neste sábado.

**********

De qualquer maneira, será uma homenagem mais do que justa. Sabemos que a ideia do Projeto Tributo ao Menestrel é homenagear as pessoas em vida, infelizmente, não foi possível com a pessoa do Cabeleira.

**********

Nos últimos anos, a Funcultural tem realizado a comemoração pelo Dia Nacional do Samba em Porto Velho apresentando, shows com sambistas do Rio de Janeiro que se apresentaram com sambistas de Porto Velho.

**********

Este ano a comemoração será apenas com sambistas de Porto Velho e a grande novidade,  é a valorização das mulheres sambistas que se apresentam na noite de hoje, pelo Projeto Damas do Samba coordenado pela escola de samba Acadêmicos da Zona Leste.

**********

Beto Cezar também subirá ao palco como a tração especial, afinal de contas,  Beto Cezar é realmente o representante do samba de Porto Velho e de Rondônia em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Manaus.

***********

Bacana mesmo, foi a abertura do Natal de Luz pelo governo estadual, que aconteceu quarta feira no CPA. Muita gente prestigiou a festa do Nascimento do Menino Jesus. Emocionante a encenação da Peça Nascimento de Jesus levada a efeito pelo Grupo da Associação São Tiago Maior. Parabéns ao diretor Nery Rodrigues e todos os atores que participaram da encenação em especial, as crianças.

***********

Como a concorrência é salutar! A Praça do CPA está muito bonita e tinha gente comentndo que a beleza da decoração de Natal e do espetáculos das luzes, foi uma espécie de concorrência com a Prefeitura de Porto Velho.

**********

Dizem às ‘Matildes’, que após a equipe do governo estadual, apreciar a belezura que ficou a passarela do Espaço Alternativo com a inauguração do Natal Porto de Luz uma ação da Prefeitura de Porto Velho, não querendo ficar pra trás, projetou a Belezura que ficou o NATAL DE LUZ no CPA.

************

Se for assim, que as disputas aconteçam sempre, pois, quem ganha é a população.

***********

Seria bacana, se o governo por meio da Sejucel anunciasse, que iria realizar os Desfiles das Escolas de Samba de Porto Velho, só pra ver a reação da turma da Prefeitura.

**********

Com certeza, quem ganharia ou quem vai ganhar, caso isso aconteça, é o público amante dos desfiles das Escolas de Samba. Tomara que isso aconteça!

**********

Vou me concentrar para comemorar na maior simplicidade, meu aniversário de 73 anos de idade, que acontece neste domingo dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição!


Festa para o Dia Nacional do Samba + Abertura do Natal de Luz + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

Festa para o Dia Nacional do Samba na  tarde/noite de hoje no Mercado Cultural

 

Os sambistas de Porto Velho festejam na tarde/noite deste sábado 7, no Calçadão Manelão em Frente ao Mercado Cultural o Dia Nacional do Samba cuja data oficial, foi no 2 de dezembro.

Em virtude de a data ter caído numa segunda feira, a prefeitura de Porto Velho por meio da Funcultural, transferiu a comemoração para o dia 7, quer dizer, neste sábado.

Várias atrações estarão se apresentando entre as 16 e 00 horas, no palco montado no meio da praça Getúlio Vargas que junto com o Calçadão Manelão faz parte do complexo do Mercado Cultural.

Quem vai abrir as festividades é o Projeto Samba Autoral coordenado pela direção da escola de samba Asfaltão, que realiza sua 49ª edição, sempre apresentando obras dos compositores de samba residentes em Porto Velho.

A escola de samba Acadêmicos da Zona Leste vai apresentar o Projeto Damas do Samba com a participação das interpretes, Iná, Gabriê, Carol Aguiar, Sara Gabriela e Rejane Castro que serão acompanhadas pelo grupo Camafeu.

Beto Cezar e o Grupo Doce Melodia apresenta show especial, preparando o ambiente, para as escolas de samba filiadas a Fesec que devem marcar presença com seu casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Trupe de passistas e Rainha da Bateria. Apesar de não ser obrigado, a direção da Fesec solicita que as escolas de samba apresentem seus sambas de enredo para o carnaval de 2020. “Quem inda não tiver o samba de 2020 pode apresentar sambas de outros carnavais”, disse o presidente Reginaldo Cardoso – Makumbinha.

No intervalo da apresentação do Beto Cezar e das Escolas de Samba a prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, realiza mais uma edição do Projeto “Tributo ao Menestrel” desta feita, o homenageado  será o sambista Antônio Chagas Campo – O Magnífico Mestre Sala Cabeleira que faleceu justamente no Dia do Samba 2 de dezembro passado. “Essa homenagem já estava programada há algum tempo para acontecer durante os festejos pelo Dia do Samba, infelizmente o Cabeleira faleceu antes”, disse o diretor de Cultura Eudes Claudino. Outro sambista também será homenageado com o “Tributo ao Menestrel”.

A festa na noite de hoje, termina com o show das escolas de samba: Os Diplomatas, Unidos da Rádio Farol, Acadêmicos da Zona Leste, Asfaltão, Acadêmicos do Armário Grande, Império do Samba e Acadêmicos do São João Batista

Show em comemoração ao Dia Nacional do Samba – A partir das 16 horas, no Mercado Cultural em Porto Velho.


Festa para o Dia Nacional do Samba + Abertura do Natal de Luz + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

ILUMINAÇÃO NATALINA

Abertura do Natal de Luz – Espetáculo de cores e Nascimento de Jesus emocionam o público

 

A emoção tomou conta do público que marcou presença na abertura do Natal de Luz, na noite de quarta feira 4, na Praça do Palácio Rio Madeira - CPA em Porto Velho.

Enquanto as crianças não tiravam os olhos do céu, observando as manobras do helicóptero  que pousou no heliponto do Edifício Rio Pacaás Novos com o Papai Noel, coube ao padre Miguel (da Paróquia São João Bosco) e ao Pastor Tobias Ferreira (do Ministério Apostólico Fonte de Água Viva) transmitirem para os presentes à solenidade, as mensagens natalinas e bênçãos, enfatizando o brilho de Jesus em todas as pessoas.

As lágrimas teimaram em aparecer no rosto de muitos, quando o choro anunciando que o Menino Jesus havia nascido, peça encenada pelo integrantes do Grupo de Teatro São Thiago Maior que tem a frente o padre Enzo, ecoou pelo CPA. “Vai começar, um brilho no ar, festa tão linda você vai gostar. Vem que está chegando o Natal, pois nasceu Jesus o Salvador” (trecho da música de Aline Barros).

As apresentações musicais foram iniciadas pelos alunos que compõem o coral da Escola Santa Marcelina, com a regência de Luana Shockness que destacou ser um momento importante para viver o espírito natalino e de confraternização. “Estamos apresentando o coral infantil com a apresentação das músicas Bom Natal e Mery Cristo dos Tribalistas. Participar desse evento é uma oportunidade que a gente tem de mostrar a alegria dessas crianças e de elevar a autoestima delas”, disse Luana Shockness.

Foram várias apresentações, como a dos corais Centenário Batista, com as músicas É Natal, Noite de Natal, Glória de Vivaldi e Aleluia de Rendel;  do Iperon, com a música Natal Todo o Dia; do Athos da Igreja do Porto – com as músicas Celebrai, Nasceu Jesus e Feliz Natal; do Ministério Público e Vozes do Madeira do Tribunal de Justiça, com a música Noite Feliz.

O helicóptero deu um rasante como que informando que o Papai Noel estava chegando e com isso, a gurizada se empolgou e dava vivas ao ‘Bom Velinho’.

Emocionada, a primeira-dama e secretária da Seas, Luana Rocha, desejou um Natal de luz a todos os rondonienses. Também mereceu destaque os servidores da Segurança Pública do Estado de Rondônia que integram o Coral de Libras, com a apresentação da música Pai Nosso.  

Mesmo se recuperando de um pequeno acidente, o governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, fez questão de comparecer ao evento e acenar para todos os presentes com sinal de positivo

A grande festa encerrou-se com a chegada do Papai Noel que surgiu e arrancou gritos e alegria da criançada. Papai Noel tirou fotos e esbanjou sorriso e brincadeiras com a garotada.  

(Texto Silvio M. Santos e Paulo Ricardo Leal – Fotos Ésio Mendes e Leandro Morais da Secom).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira e a praia de Fortaleza do Abunã

Lenha na Fogueira e a praia de Fortaleza do Abunã

Lenha na Fogueira Depois de ficar fora do ar em virtude de pane no computador, justamente quando estava produzindo material jornalístico sobre o anive

Lenha na Fogueira com Nonato do Cavaquinho e reabertura do Mercado Cultural

Lenha na Fogueira com Nonato do Cavaquinho e reabertura do Mercado Cultural

Lenha na FogueiraA grande pedida deste sábado, em se falando de live com artistas que nos diz respeito, ou melhor, que têm a ver com Porto Velho. É a

Lenha na Fogueira com a artista plástica Rita Queiroz

Lenha na Fogueira com a artista plástica Rita Queiroz

Lenha na Fogueira Ontem bateu a nostalgia e num momento de lembranças, eis que o telefone toca e para minha surpresa, do outro lado da linha, uma pess

Lenha na Fogueira com Alameda Euro Tourinho e os Balneários com superlotação

Lenha na Fogueira com Alameda Euro Tourinho e os Balneários com superlotação

Lenha na Fogueira Lembrando que o prazo para cadastro dos artistas de Rondônia no mapeamento promovido pelo Conselho Estadual de Cultura, termina aman