Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festa do samba continua na Tenda do Tigre na 6ª feira


Festa do samba continua na Tenda do Tigre na 6ª feira - Gente de Opinião

Samba no mercado no dia do samba

O povo foi chegando como quem não quer nada e quando vimos, a roda de samba estava formada, sem ensaio, sem ordem de apresentação, enfim, sem protocolo. Sandro e Gioconda começam a cantoria, afinal de conta, é segunda feira, dia da “Segunda Cultural” que é protagonizada pelo casal do Duo Pirarublue. Oficialmente não tinha nada programado, mas, por via das dúvidas, os sambistas levaram seus instrumentos: rebolo, tan tan, repique de mão, tamborim, agogô, afoxé, pandeiro, cavaquinho, violão, banjo, cuíca e até apito. O Tatá se escalou como mestre cerimônia e até prometeu que “para o ano o negócio será organizado de fato”. Aí o presidente da escola de samba Asfatão Reginaldo Makumba improvisou a lista de apresentação e foi convocando os cantores e suas origens, Pastoras do Asfaltão, Samba Mais, Fala Sério, Nosso Batuque, Marquinho do Cavaco, Silvio Santos, Waldison Pinheiro e o grupo base formado por Oscar Knightz, Makumbinha, Vinicius, Mendonça e Cabo Sena; Por lá estava também o Mávilo Melo, Beto Cezar, Ernesto Melo e os sambistas que apareceram apenas para celebrar o Dia do Samba.

Festa do samba continua na Tenda do Tigre na 6ª feira - Gente de Opinião

O repertório foi de Noel Rosa a Zeca Pagodinho, passando pelos sambas enredos das escolas cariocas e locais com muita facilidade, clássicos do cancioneiro sambista brasileiro, sem esquecer a história do samba de Rondônia e em especial o de Porto Velho, foi uma noite de muitas estrelas girando em torno do planeta Samba.

Na próxima sexta feria dia 6, a festa vai continuar na Tenda do Tigre – Asfaltão que fica no bairro Nossa Senhora das Graças entre a rua Brasília e a Getúlio Vargas com inicio as 19h00.


Hoje é dia de Santa Bárbara que para os Umbandistas é Iansã. Por conta disso, o Terreiro de Santa Bárbara que atualmente funciona na Vila Tupi, vai realizar durante todo o dia de hoje festividades em comemoração à data, inclusive com a tradicional procissão. A festa em homenagem à Iansã termina com o Batuque com a participação dos filhos e mães de santo

********

A irmandade de Santa Bárbara foi criada no dia 24 de junho de 1914, portanto, é bom que nossas autoridades agreguem aos festejos do centenário do município de Porto Velho a Irmandade que hoje se resume no Batuque de Santa Bárbara.

********  

Dizem os mais antigos, que foi Dona Esperança Rita – Mãe Esperança, quem abrigou as prostitutas que foram trazidas para Porto Velho do Rio de Janeiro, a bordo do Navio Satélite e as levou para o bairro do Mocambo onde passaram a atuar como lavadeiras.

********

No livro “Achegas para a História de Porto Velho” seu autor Antônio Cantanhede coloca que a primeira diretoria da Irmandade de Santa Bárbara ficou assim constituída: Presidente – Hermógenes Santos; Vice Presidente Iberon Braga de Magalhães; Secretário Manoel Severino; Orador Torquato Brandão; Avó do Terreiro  Simplicia Maria da Conceição; Mãe do Terreiro Esperança Rita; Pai do Terreiro Irineu dos Santos e Madrinha do Terreiro Nila Gomes dos Santos.

*********

Quando me dei por gente, o Terreiro de Santa Bárbara que naquele tempo a gente chamava de Batuque de Santa Bárbara, já funcionava na rua Joaquim Nabuco esquina com a rua Bolívia. A Mãe de Santo ainda era Dona Esperança Rita e o Pai de Santo era o seu Albertino.

*********

Ainda cheguei a balançar ganzá em noite de Batuque, era eu o Bainha e o Pedro Silva Irmão do Bainha. A gente ia mais pelo “mocoró”, bebida à base de macaxeira mais forte que cachaça.

********

Com a morte da Mãe Esperança, Pai Albertino levou o Terreiro para a Vila Tupi onde hoje vai acontecer o festejo.

********

Em homenagem também à data de Santa Bárbara, a escola de samba Asfaltão vai promover na próxima sexta feira 6, roda de samba na Tenda do Tigre que fica à rua Jacy Paraná entre a Brasília e a Getulio Vargas. A partir das 19h00

*********

Por falar em samba! Foi muito bacana a comemoração ao Dia do Samba. Uma festa que não estava programada, mas, que reuniu muita gente no Mercado Cultural na noite de segunda feira.
 

Festa do samba continua na Tenda do Tigre na 6ª feira - Gente de Opinião

*********

O encontro foi marcado no famoso boca-a-boca e deu resultado. O Duo Pirarublue encampou a Idéia e contou com a turma do Asfaltão e mais uma dezena de sambistas da cidade e o resultado foi que o samba comeu no centro no Mercado Cultural na noite de 2 de dezembro.

********                                                                  

Se a Fesec entidade que congrega as escolas de samba de Porto Velho não programou nada, os verdadeiros sambistas festejaram e muito bem o Dia do Samba. Por sinal a única escola de samba que marcou presença foi a Asfaltão. Valeu!

Festa do samba continua na Tenda do Tigre na 6ª feira - Gente de Opinião
 

********

Enquanto isso: Estão abertas as inscrições para vagas na Escola de Música Jorge Andrade. O cadastramento encerra justamente nesta quarta feira dia 4 e amanhã dia 5 acontecerá o sorteio das 219 vagas disponíveis.

*********

Para este ano, além da iniciação musical infantil, juvenil e adulto, a escola abriu 40 vagas exclusivas para atender o público da terceira idade. Pessoas com idade a partir de 50 anos poderão concorrer.  Nesse caso, a turma vai funcionar somente no período noturno. As demais funcionarão pela manhã, tarde e noite. Na próxima sexta-feira (12), das 8 às 20 horas, acontecerá a eleição da nova diretoria da Escola Jorge Andrade.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com a reinauguração do Bar do Calixto e com Martinho da Vila lançando álbum cantando o Rio

Lenha na Fogueira com a reinauguração do Bar do Calixto e com Martinho da Vila lançando álbum cantando o Rio

Lenha na FogueiraRELAÇÃO DOS PROJETOS CULTURAIS HABILITADOS - POR CATEGORIA - EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA N. 006-2020 - ALUÍZIO BATISTA GUEDESSaiu a rel

Lenha na Fogueira com o direito de respostas da diretora Sílvia Pinheiro do Asfaltão

Lenha na Fogueira com o direito de respostas da diretora Sílvia Pinheiro do Asfaltão

Lenha na Fogueira Na coluna do último sábado 21, atendendo solicitação do carnavalesco Flávio Daniel que, alegando falta de consideração para com sua

Lenha na Fogueira com a pesquisa Ibope e o debate da SIC TV

Lenha na Fogueira com a pesquisa Ibope e o debate da SIC TV

Lenha na Fogueira Ontem saiu a primeira pesquisa Ibope para o segundo turno da eleição para prefeito de Porto Velho. A pesquisa foi encomendada pela R

Lenha na Fogueira com o programa “Samba à vera” e o Doc Rondônia

Lenha na Fogueira com o programa “Samba à vera” e o Doc Rondônia

Lenha na Fogueira Na coluna de ontem dia 20, fiz elogios ao trio de sambistas Silvia Pinheiro, Waldison Pinheiro e Reginaldo Makumbinha pelas suas par