Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de junho de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festa do Peão de Candeias apresentada no CAT/SETUR - Setur firma termo de cooperação com Seduc e 17ª Brigada de Selva


Festa do Peão de Candeias  apresentada no CAT/SETUR - Setur firma termo de cooperação  com Seduc e 17ª Brigada de Selva - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira



O Madeira Festival de Teatro apresenta na noite desta sexta feira 07, a partir das 14 horas, no teatro Guaporé a peça: É crime não saber ler.


**********

O texto é uma adaptação de Luiz Antônio de Araújo, inspirado na obra “Brasil Caboclo”. O espetáculo leva o espectador a uma profunda reflexão sobre a questão do analfabetismo no Brasil, além de abordar o tema sobre a violência contra a mulher.


**********

É crime não saber ler compõe o repertório do Grupo Evolução dirigido pelo Eules LayconLembrando que a entrada é gratuíta.


************

Festival na noite de hoje, também conta com a encenação as 20 horas, no Teatro Guaporé, da peça “A Margem”do Grupo Wankabuki, do município de Vilhena.

************

A dramaturga explica que a peça apresenta a história de imigrantes desbravadores, dentre eles os cacaieiros, as lavadeiras, os lavradores e os garimpeiros em busca de ouro, pedras preciosas e terras.

***********

Criado a partir das vozes de nossas mães e avós e da história oral que permeia às margens dos rios. Em suas linhas, evoca a história de um rio morto, no passado fonte de vida, rememorando as mazelas de famílias nordestinas e sulistas, no abandono de suas origens, na esperança de encontrar o Eldorado.


***********

Festival só termina domingo dia 9 com a encenação as 16 horas, da peça “Inimigos do Povo”, sendo que amanhã sábado, será apresentada as 19h30 é a peça “Viúvas do Mar”.

***********

corpo de jurados que está avaliando as apresentações das peças no Madeira Festival de Teatro é formado por técnicos realmente especializados em produção teatral;

*********

Fabiano Barros – Realizou diversas curadorias e análise de projetos nacionais, como prêmio Miryam Muniz, pela Funarte.

*********

Marya Braga a Braguinha – Atua como coordenadora de cultural no Sesc realizando ações de mediação entre artistas, obras e público.

**********

Suely Rodrigues – Advogada, produtora cultural, diretora, atriz, compositora, dramaturga e iluminadora de teatro. É realmente um juri de respeito.

**********

Hoje começa mais um arraial junino em Porto Velho. trata-se do ARRAIÁ - LESTE uma coordenação do Maike da MK. O Arraial está montado e vai funcionar até o dia 16, no Campo de Futebol do bairro JK.

**********

Os grupos folclóricos filiados a Federon estão recebendo vários apoios. O deputado Léo Moraes postou o seguinte no watts da entidade:

**********

Meus amigos, está garantindo mediante patrocínio da Caixa Econômica Federal, apoio para a realização do Flor do Maracujá.

**********

Estive várias vezes na Superintendência da Caixa Econômica afim de sensibilizar aos diretores que estamos falando de um dos maiores eventos regionais da Região Norte.

**********

O Maior Arraial da Região Norte. Cheio de cores, brilho, alegria, suor e amores!

**********

Acredito que o momento seja de União para que possamos salvar o folclore e a identidade de Rondônia! Precisamos deixar as diferenças de lado, se é que existe alguma diferença e somar forças; afinal, todos queremos a mesma coisa: Enaltecer as bandeiras de Rondônia, gerar oportunidades para os trabalhadores envolvidos no evento e propiciar entretenimento a População de Porto Velho!!!

***********

Serão R$ 80 mil reais destinados pela Caixa para apoiar os Grupos Folclóricos. Isso será somado a outras quantias que a SEJUCEL tem buscado através de apoio.

**********

Registro o agradecimento ao Superintendente Jobson, que esteve em uma reunião conosco na Caixa Econômica em Brasília e que tem corrido bastante para resolver qualquer impasse. Digo isso com isenção e independência.

***********
Enfim, que dê tudo certo e que possamos renovar a fé de que a cultura irá melhorar a cada dia!!!

***********

E vamos festejar!!!!



Festa do Peão de Candeias  apresentada no CAT/SETUR - Setur firma termo de cooperação  com Seduc e 17ª Brigada de Selva - Gente de Opinião

Festa do Peão de Candeias apresentada no CAT/SETUR


Candeias do Jamari cidade que fica a 20 quilômetros de Porto Velho, está com sua 18ª Festa de Peão de Boiadeiro e 4ª Expoacan agendada para acontecer entre os dias 12 e 16 deste mês. A solenidade de lançamento do evento aconteceu na noite da última quarta feira 05, no Centro de Atendimento ao Turista mantido pela Setur no Porto Velho Shopping.

Com a participação das candidatas a Rainha da Festa Raisa Andrade, Andréa Souza, Maiara e Ana Ketlen o empresário e criador da Festa Casa Grande agradeceu a presença das autoridades e do público que compareceu ao CAT, além da imprensa. “Espero que os amantes deste tipo de festa em Candeias do Jamari e de Porto Velho prestigiem nossa programação. Deixo aqui meus agradecimentos especiais ao superintendente da Setur Gilvan Pereira, ao deputado Eyder Brasil, ao prefeito de Candeias Lucivaldo Fabrício e aos empresários que nos dão apoio”, disse Casa Grande.

Sob o comando do Alexandre Potencia a festa prosseguiu com o show do narrador de rodeio mais jovem do Brasil Pedro Jorge e encerrou com a fala do superintendente da Setur e do prefeito de Candeias. “Nossa meta, é apoiar todos os eventos que têm potencial turístico no estado, e a festa de Peão do Candeias faz parte desse nosso objetivo”.

O prefeito lembrou que além da 18ª Festa de Peão e 4 Expoacan a prefeitura vai realizar o Arraial Flor de Candeias com apresentações de grupos folclóricos também de Porto Velho. “O investimento em cultura e no turismo fazem parte da nossa ´proposta de governo, pois trata-se de dois segmentos que geram emprego e renda para o município”, finalizou Lucivaldo.


Baile da Rainha


Neste sábado dia 08, a Associação que promove o Rodeio, realiza o Baile no qual será eleita a Rainha da 18ª Festa do Peão de Candeias; Com as atrações: Alexandre Potencia, Marcos Alexandre, Pedro Jorge e Gabriel Rocha a festa vai acontecer no Salão de Festa da Igreja Sagrado Coração de Jesus.



Festa do Peão de Candeias  apresentada no CAT/SETUR - Setur firma termo de cooperação  com Seduc e 17ª Brigada de Selva - Gente de Opinião

TURISMO

Setur firma termo de cooperação com Seduc e 17ª Brigada de Selva


Durante solenidade em comemoração ao Dia do Guerreiro de Selva, em homenagem ao nascimento do Coronel de Artilharia Jorge Teixeira de Oliveira, mais conhecido como Teixeirão (1921/1987), último governador do Território Federal de Rondônia e 1º governador do Estado de Rondônia, que aconteceu na última quarta feira 05, durante a reabertura do Memorial Jorge Teixeira em Porto Velho, o governo do estado de Rondônia através da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, celebrou Termo de Cooperação Técnica com a 17ª Brigada de Infantaria de Selva e Secretaria Estadual da Educação - Seduc cujo objetivo é promover palestras sobre cidadania, hora cívica, visita ao Memorial Rondon e Memorial Jorge Teixeira, apresentação da Banda de Música nas escolas públicas de Porto Velho.

Assinaram o Termo, o General comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva José Eduardo Leal de Oliveira, Secretário da Seduc Suamy Vivecananda Lacerda e o Superintendente da Setur Gilvan Pereira Júnior.

Pela parceria, tanto a 17ª Brigada como a Seduc disponibilizam cada, dois ônibus para o transporte dos estudantes aos Memoriais, para que conheçam os pontos históricos culturais da cidade e divulguem os pontos turísticos da capital como fonte de conhecimento de parte da história de Rondônia.

 

Ação no Colégio Major Guapindaia

 

Tão logo terminou a solenidade no Memorial Jorge Teixeira o Superintendente da Setur, Secretário da Seduc e o representante da  17ª Brigada, major Paixão, se deslocaram até o colégio Major Guapindaia onde a Banda de Música da Brigada fez a primeira apresentação relativa ao Programa.

Na oportunidade, o superintende da Setur Gilvan Pereira Júnior proferiu palestra sobre o Programa “Turismo Educativo”. A promoção do turismo partindo dos alunos, principalmente do Nível Médio, segundo o superintendente da Setur, é valioso instrumento para a criação do sentimento de pertencimento. Temos que conhecer a nossa história, a nossa cultura, as nossas belezas naturais e patrimônios”.

Em sua fala o major Paixão afirmou: A presença do Exército nas escolas deve resgatar o civismo e fazer a logística aos monumentos que remetem à história, além de reforçar o patriotismo no meio estudantil”.

Já o secretário da Seduc afirmou, Estamos muito felizes com essa parceria que só trará mais organização das horas cívicas, uma proposta que parte da gestão do governador Marcos Rocha, que é transformar Rondônia em um estado ordeiro com cidadãos conscientes, que valorizam a terra em que vivem”, disse o secretário da Seduc, Suamy Vivecananda Lacerda.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Manhoso e Coração Dourado  encerram 12ª Arraiá Leste - Dia do evangélico será comemorado  com show

Manhoso e Coração Dourado encerram 12ª Arraiá Leste - Dia do evangélico será comemorado com show

Lenha na Fogueira To gostando ver a divulgação em torno do 38º Arraial Flor do Maracujá.***********A divulgação da nossa maior festa folclórica, não e

Paulo Roberto da Silva: Os Amores do Paulo Fuá - O livro que está causando polêmica

Paulo Roberto da Silva: Os Amores do Paulo Fuá - O livro que está causando polêmica

Domingo passado dia 9, a moçada que se reúne na calçada da Casa da Cultura Ivan Marrocos durante o Café da Manhã dos Pobres do Caiari, foi festejou o

Palácio Municipal Chiquilito Erse ou Palácio Tanajura? - Arraiá Leste tem quadrilha  e boi bumba no fechamento

Palácio Municipal Chiquilito Erse ou Palácio Tanajura? - Arraiá Leste tem quadrilha e boi bumba no fechamento

Lenha na FogueiraOntem durante a reinauguração do Prédio do Relógio, agora como sede da prefeitura de Porto Velho, fui abordado por muitas pessoas, a

Prédio do Relógio abriga o gabinete do prefeito - Ameron lança concurso de redação  nas escolas públicas estaduais

Prédio do Relógio abriga o gabinete do prefeito - Ameron lança concurso de redação nas escolas públicas estaduais

Lenha na Fogueira Hoje a prefeitura reinaugura o nosso querido sexagenário Prédio do Relógio.***********Agora vamos e convenhamos: “Prédio do Relógio”