Porto Velho (RO) domingo, 19 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Está rolando o Arraial “Floresta na Roça' - Por Zekatraca


Está rolando o Arraial “Floresta na Roça' - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Desde de ontem, está rolando o Arraial “Floresta na Roça”, que bem poderia ser chamado de Arraial da Juabp. Na realidade, é uma realização da Associação do Bairro Floresta que um dia já foi Areal da Floresta. Passei lá e posso afirmar, que o ambiente está bonito e o que é melhor, como foi montado na área do campo de futebol, a segurança é total.

********

Outro arraial, desta feita, começando na noite desta sexta feira 10, é o “XXI Arraial Comunidade no Sertão” também conhecido como Arraial do Fernandão. As barracas estão montadas no Campo de Futebol do Bairro Esperança da Comunidade.

**********

O interessante é que no Arraial do Fernandão são tiradas as dúvidas quanto as apresentações do grupo de quadrilhas juninas, no Flor do Maracujá pois, no “Comunidade no Sertão” é concurso com premiação em dinheiro.

*********

Já confirmaram participação um bocado de juninas como a Rádio Farol, Flor da Primavera, Tradição, Girassol, Rosas de Ouro, Coração Dourado, Juabp, Os Matutos do Socialista, Jucadiro, Mocidade Junina, Estrela do Norte, Forte Príncipe. A coordenação aceita inscrições para participação especial até o meio dia de hoje.

********

Mais uma vez os grupos de Bois Bumbás ficam fora de um grande Arraial. E olha que esse arraial, é coordenado pelo presidente da Federação de Grupos Folclóricos meu amigo Fernandão. Se o presidente da Federon discrimina a brincadeira de Boi Bumbá a quem os bumbás devem recorrer? Responde aí Calderon!

********

Vamos deixar de lado os eventos folclóricos para lembrara os sambistas, que nesta sexta feira o Ernesto Melo recebe no Bar do Alípio o sambista manauara Iomar Japonês.

********

O ‘Velho’ tá convocando todo mundo para a partir das 19 horas, marcarem presença no Bar do Alípio à rua Carlos Gomes, em frente as Lojas Americanas.

********

Esse japonês é bom de samba. Então vamos lá fazer um samba com o japonês de Manaus o Iomar. Depois de dez dias escutando o Pé de Cocô mil vezes por noite, nada melhor que desopilar os ouvidos, curtindo um bom samba, hoje a noite no Bar do Alípio. O Samba tem poder!

********

Uma turma de compositores de samba de enredo de Porto Velho, quase consegue inscrever um HINO no concurso da Portela do Rio de Janeiro. A obra já estava praticamente pronta, faltando apenas “lapidar” e gravar para ser enviada à Portela.

********

A parceria era encabeçada pelo Mestre Oscar Knightz e contava com Sílvio Santos, Mávilo Melo e Bainha entre outros sambistas. Fui encarregado de fazer o contato com a direção da Ala Jair do Cavaco que é a responsável pelo Concurso de Samba enredo da azul e branco de Madureira. Fiz o contato terça-feira e fui informado, que para inscrever a OBRA para o concurso, é necessário ter na parceria um COMPOSITOR da Portela e mais, os sambas teriam que ser inscritos até as 22 horas de quarta feira dia 08, gravado em CD ou outra plataforma digital. Ficou difícil. “O povo de Madureira chegou; Chegou e vem pra abafar; Trazendo Clara Guerreira chegou; Lá vem Portela, Canta meu Sabiá” era o refrão que ia levantar a Sapucaí. Não é brincadeira não, a letra que o Oscar escreveu é um verdadeiro poema. Infelizmente cuidamos muito tarde. Portelenses! Para o ano nos aguarde.

********

Já pensou o Bainha aos 80 anos, sendo um dos vencedores do concurso de samba enredo na Portela? Será que ele aguentaria tanta emoção? Eu também não sei se teria condições emocionais para tanto;

********

Para não perder o pique, vamos cantar samba na noite de hoje no Bar do Alípio ao lado do amigo Ionar Japonês, o Japonês do samba de Manaus.



********

Ernesto Melo avisa que o samba no Bar do Alípio começa as 19 horas. Hoje!



 

Está rolando o Arraial “Floresta na Roça' - Por Zekatraca - Gente de Opinião

FESEC realiza reunião
visando desfile em 2019


A Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia (FESEC), realizou na última terça-feira (07), reunião com as escolas de samba da capital para tratar da agenda das Agremiações para o ano de 2018 e do planejamento do carnaval 2019.

A reunião contou com a presença de cinco representantes de Escolas de Samba, que estão filiadas à  FESEC: Armário Grande, Asfaltão, Diplomatas, Rádio Farol e Zona Leste.

A reunião foi conduzida pelo presidente Reginaldo Makumbinha, que explanou sobre a agenda e o planejamento de atividades e ações para 2018 e sobre a organização do Desfile das Escolas de Samba de 2019.

Makumba informou, ainda que, a Prefeitura Municipal de Porto Velho, através da Funcultural, irá realizar chamamento público para convênio diretamente com as escolas. Na oportunidade, solicitou às Filiadas que, realizassem seus Planos de Trabalho, com base no do carnaval de 2018 e, assim que o órgão público oficializar o repasse, haverá uma nova reunião para adequar o Plano de Trabalho 2019. “Sabemos da importância do apoio do poder público para que aconteça o desfile, pois sabemos do esforço da Prefeitura Municipal e do Governo Estadual para realizar o desfile que fortalece cada vez mais a cultura do carnaval da nossa cidade” afirmou Makumbinha, presidente da FESEC.

Antônio Neto, Vice-Presidente da FESEC disse: “Que a união das filiadas é importante para que avancemos com as demandas do desfile, pois, é uma festa do povo que movimenta o mercado e a economia local, incentiva o turismo na cidade, gera emprego e renda”.

A Diretoria da FESEC está agendando audiências com: o Prefeito da Capital, Governador do Estado de Rondônia, Presidente da Assembleia Legislativa, CDL, Fecomércio e outras instituições para discutir e buscar parcerias a fim de melhorar a qualidade das apresentações das nossas Escolas no desfile do ano que vem.

Finalizando, ficou acertada uma nova reunião para a discussão do Regulamento do desfile das Escolas de Samba para o carnaval de 2019.


Projeto Cultural das Nações Esportivas
na praça do Conjunto Mal. Rondon


Nesta sexta feira 10, a partir das 20 horas na praça do Contorno no Conjunto Marechal Rondon vai acontecer mais uma rodada musical do Projeto Cultural das Nações Esportivas. Segundo um dos idealizadores do evento músico percussionista Heitor Almeida o Projeto tem como objetivo reunir jovens que estão iniciando a carreeira esportiva a experiência dos mais habilitados para vivenciar momentos de lazer e discutir os eventos programados pela Secretaria Municipal de Esportes SEMES em parceria com a Associação de Moradores do Conjunto Marechal Rondon.

Essa parceria começou ha duas semanas e tem reunindo bastante apreciadores da boa música. “Lembramos que o repertório é baseado em músicas de todos os ritmos, ou seja, ao tempo que apresentamos uma música romântica, também cantamos um rock”, disse Heitor. Aliás a programação musical conta com a participação do músico compositor Antônio Serpa do Amaral Filho – Basinho que faz de tudo para que o Projeto seja coroado de sucesso. “Esse Projeto só pode ser desenvolvido graças a compreensão e parceria da Distribuidora do Jacob e o irrestrito apoio do secretário Gérson Costa secretário da Semes.

Nesta sexta feira participarão da programação os músicos : Tonhão (violão, teclado e voz), Ronald Vasconcelos (Guitarra), Telêmaco Farias (Bateria e voz) e Heitor almeida (Percussão, voz e mestr4 cerimônia do Projeto). “Esperamos a presença dos amantes da boa música, porque quem faz o show é você”, finalizou Heitor 

Está rolando o Arraial “Floresta na Roça' - Por Zekatraca - Gente de Opinião
Está rolando o Arraial “Floresta na Roça' - Por Zekatraca - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Festa pelos oitenta anos  de Bainha o rei do samba - Por Zekatraca

Festa pelos oitenta anos de Bainha o rei do samba - Por Zekatraca

A comunidade do samba em Porto Velho, festeja na noite deste sábado 18, com o apoio da prefeitura de Porto Velho via Funcultural, o aniversário

Federon agradece apoio ao Flor do Maracujá - Por Zekatraca

Federon agradece apoio ao Flor do Maracujá - Por Zekatraca

A Federação de Grupos Folclóricos do Estado de Rondônia – Federon, somente esta semana, fechou as planilhas com as notas dos jurados conferidas ao

Aluízio Batista Guedes - Diamante Negro – A vitória da superação no Flor do Maracujá

Aluízio Batista Guedes - Diamante Negro – A vitória da superação no Flor do Maracujá

O presidente do Boi Bumbá Diamante Negro campeão da XXXVII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que aconteceu de 27 de julho a 5 de agosto, no Arraial F

Bainha - O Menestrel do samba completa 80 anos com muito vigor - Por Zekatraca

Bainha - O Menestrel do samba completa 80 anos com muito vigor - Por Zekatraca

Era o dia 11 de agosto de 1938, e o soldado Pinheiro foi chamado as pressas à maternidade da unidade militar do Forte Príncipe da Beira pois sua