Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Escritora rondoniense apresenta: O Boto da Amazônia nesta sexta + Palco Giratório começa Temporada


Escritora rondoniense apresenta: O Boto da Amazônia nesta sexta + Palco Giratório começa  Temporada - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Uma equipe do Itaú Cultural chega a Rondônia nesta sexta feira dia 6, para realizar a Caminhada Rumos em Porto Velho. 

**********

As inscrições para o Rumos 2019-2020 já estão abertas e, como é tradição, equipes do Itaú Cultural começam as suas caminhadas por todas as capitais do país para explicar como funciona o edital e esclarecer dúvidas. A atividade já passou por Cuiabá (MT),

***********

Nesta sexta feira dia 6 de setembro, das 19h às 21h, o Sesc Esplanada recebe a Caminhada Rumos, formada por Tânia Rodrigues, gerente do núcleo de Enciclopédia, e Marcos Cuzziol, de Inovação.

***********

A proposta é apresentar o edital aos artistas, pensadores, pesquisadores, gestores da cidade e interessados no assunto, esclarecer dúvidas e também trocar informações.

**********

Criado há 22 anos, o Rumos é um dos primeiros editais do Brasil e o instituto, fundado em 1987, há mais de três décadas fomenta a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros.

**********

A instituição abriu, no dia 3 de setembro, as inscrições para a edição Rumos Itaú Cultural 2019-2020.

**********

Por falar em evento cultural, hoje a escola de samba Os Diplomatas realiza a 1ª Seresta do Mocambo com show do grupo Os Anjos da Madrugada.

*********

A programação começa às 20 horas com a apresentação da Banda Vermelha e Branca integrada por b brincantes da escola.

*********

A Seresta acontece na praça São José no bairro Mocambo e se o seresteiro quiser curtir o som dos Anjos da Madrugada confortável, pode adquirir mesa no valor de R$ 80 (4 cadeiras).

*********

Se não, fica como diz o paraense, assistindo da ‘ilharga’ da Praça ou de cima do muro dos Inocentes.

**********

Agora se o seu negócio é curtir uma praia, hoje começa o Festival da Vila Calderita. Com apenas 45 minutos de carro pela estrada de Penal você chega à beira do rio Jamari e na praia de Calderita.

**********

A prefeitura espera reunir durant6e três dias de festa, m ais de 10 mil banhistas e turistas na areia da Praia que vem se tornando no maior atrativo turístico de Porto Velho nos últimos anos.

*********

Outra grande pedida neste final de semana é curtir as apresentações folclóricas que acontecem até domingo dia 8, no Arraial Flor de Candeias no município de Candeias do Jamari a 20 KM de Porto Velho.

*********

Quarta feira 04 participei da programação de abertura da 20ª edição do Flor do Candeia e me encantei com o espetáculo proporcionado pela apresentação da Junina Flor da Primavera.

*********  

Não havia assistido a apresentação da Quadrilha da dona Francisco no Flor do Maracujá e nem no Arraial Comunidade no Sertão lá no Esperança da Comunidade, então fui até Candeias do Jamari conferir, confesso que fiquei junto com a Ana minha esposa, super impressionado com o espetáculo da apresentação da junina Flor da Primavera. Não sei não, mas, se as demais se abestalharem, a Flor da Primavera leva mais um troféu para a Zona Sul.

**********

Quarta também dançou a Girassol das Três Marias apresentando o tema “As Sete Trombetas”. Foi boa!

**********

Ontem foi a vez das juninas Rádio Farol e Mocidade Junina dançarem visando à premiação de R$ 3 MIL que a prefeitura está oferecendo ao grupo vencedor do Flor de Candeias 2019.

**********

Hoje quem se apresenta são as juninas A Roça é Nossa e Rosas de Ouro. As apresentações começas às 21 horas.

**********

Amanhã sábado é a vez da campeã do Flor do Maracujá Junina Juabp e da mais antiga junina de Porto Velho a Rosa Divina.

*********

Agora, se eu fosse dirigente ou promotor de eventos culturais, não perderia a oficina que o pessoal do Rumos Itaú vai ministrar hoje dia 6, no Sesc Esplanada, a partir das 19 horas.


Escritora rondoniense apresenta: O Boto da Amazônia nesta sexta + Palco Giratório começa  Temporada - Gente de Opinião

Palco Giratório começa Temporada, neste sábado

 

A programação do Palco Giratório/Sesc 2019, começa neste sábado dia 7 de setembro, em Porto Velho, com o espetáculo O palhaço de la mancha as 18 horas no Parque da Cidade.

A programação conta com mais de 600 apresentações. O evento é gratuito, mediante doação de 1kg de alimento não perecível.

Por mais de duas décadas o Palco Giratório viaja pelo país ocupando teatros, salas, ruas e praças. O festival emociona o público por meio do teatro, dança, circo e performances.

Este ano em todo o Brasil, serão feitas mais de 600 apresentações e 1.382 horas de oficinas, realizadas por 20 grupos artísticos em 138 cidades.

 

PRIMEIRA SEMANA

 

- O palhaço de la mancha

Companhia de artes cênicas – AM

Duração: 60 minutos

Indicação: Livre

Local: Parque da Cidade

Horário: 18h

- Cria

Cia Suave/ Alice Ripoll – RJ

Duração: 50 minutos

Indicação: 14 anos

Local: Teatro 1 do Sesc

Horário: 20h

 

Domingo (8)

 

- Aquelas: Uma dieta para caber no mundo

Cia manada teatro – CE

Duração: 50 minutos

Indicação: 14 anos

Local: Teatro 1 do Sesc

Horário: 20h

 

Segunda-feira (9)

 

- Naquele bairro encantado - episódio 1: Estranhos visitantes

Cia Teatro Público – MG

Duração: 120 minutos

Indicação: Livre

Local: Avenida José Amador dos Reis, próximo a E.E.F.M Risoleta Neves

Horário: 10h

- Performance: das dores

Taiane Sales – RO

Duração: 15 minutos

Indicação: 16 anos

Local: área de convivência do Sesc

Horário: 19h

 

- Agreste

Cia O Barulho do Acre – AC

Duração: 45 minutos

Indicação: 12 anos

Local: Teatro 1 do Sesc

Horário: 20h

 

Terça-feira (10)

 

- Traga-me a cabeça de Lima Barreto

Cia dos Comuns – RJ

Duração: 60 minutos

Indicação: 14 anos

Local: Teatro 1 do Sesc

Horário: 20h

 

Quarta-feira (11)

 

- Mercado de Performance

Luiz Lerro

Duração: 60 minutos

Indicação: 18 anos

Local: Memorial Rondon - Vila de Santo Antônio

Horário: 17h

- Das cinzas coração

Cia Quimera Criações Artísticas e Teatro Ateliê – RS

Duração: 40 minutos

Indicação: 12 anos

Local: Teatro 1 do Sesc

Horário: 20h

 

Quinta-feira (12)

 

- R.A.L.E - Realidade Apropriada Liberada

Vidência

Artista: Jessé Batista – AL

Duração: 35 minutos

Indicação: 10 anos

Local: Teatro 1 do Sesc

Horário: 20h

Sexta-feira (13)

- Vestido Queimado

Cia Soufflé de Bodó – AM

Duração: 45 minutos

Indicação: 10 anos

Local: Teatro 1 do Sesc

Horário: 20h.


Escritora rondoniense apresenta: O Boto da Amazônia nesta sexta + Palco Giratório começa  Temporada - Gente de Opinião

LITERATURA

Escritora rondoniense apresenta


O Boto da Amazônia nesta sexta

 

O livro “O boto da Amazônia”, de Izabel Cristina será lançado pela Autografia Editora, na Bienal Rio, nesta sexta-feira (6), no pavilhão Verde, Rua 32. 

A proposta do livro é de sensibilizar sobre a educação ambiental iniciando desde a infância, mostrando a importância dos rios e das matas – promovendo o patrimônio natural do Rio Madeira, do micro ao macro cósmico protegendo e garantindo o futuro de todos.

“A ideia de produzir um livro foi desde a minha chegada, nos anos 90, em Porto Velho, pois sempre fui apaixonada pelo Rio Madeira e pelos Botos, e quando lecionava no Centro Educacional Gilberto Mendes de Azevedo SESI, já fazia com meus alunos trabalhos referentes a riqueza, o patrimônio natural do Rio Madeira, onde fiz um mural para fotografá-los e mostrar aos alunos incentivando-os  sobre o valor patrimonial e o pertencimento de cada cidadão pelo nossa riqueza natural”.

Izabel Cristina declara: “Escrever esta obra é simplesmente fantástico! Para mim os botos é uma paixão  e tenho como objetivo incentivar  e promover o maior patrimônio natural do Rio Madeira  e que está na Lei Orgânica do Município de Porto Velho”.

Ela ressalta: “Também quero deixar aqui minha gratidão a empresa que patrocinou parte da obra, o Centro Educacional Cora Coralina onde tem uma comunidade escolar de 600 alunos e com mais de 30 anos de tradição em Porto Velho, não esquecendo que tive um grande apoio da Prefeitura de Porto Velho/Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (SEMED).  

Educação Ambiental

 

O Projeto do Boto Tucuxi vai à Escola, iniciou  em 2017 na Escola Bom Jesus onde levei o personagem para interagir com as crianças e falar da  preservação dos botos promovendo uma consciência ambiental e que devemos ser exemplo não jogando resíduos nas ruas, vias públicas  e que os resíduos devem ser destinados para coleta e para as cooperativas, onde serão transformados em novos produtos e é com esta iniciativa que queremos deixar um legado sobre a Educação Ambiental nas escolas desde a infância pois, em nossas visitas as crianças além de vivenciarem o personagem, realizam desenhos e pinturas  com mais de 20 escolas na rede municipal e em escolas privadas.

Autora

 

Izabel Cristina da Silva é natural de Fagundes, na Paraíba. Radicada em Porto Velho – Rondônia, desde 1990. Pesquisadora, Defensora da Floresta, Mobilizadora Social e Cultural. Tem Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialização em Política, Estratégia e Soberania sobre a Amazônia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RO), Analista Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR-UNESC). Técnica na Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho. Coordena eventos científicos e culturais no Estado de Rondônia. (Por Josy Gomes Murta, da Redação do Conexão Boas Notícias). 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira + Palco Giratório apresenta  Se eu fosse Iracema + Edital para artesãos participarem da ExporPorto

Lenha na Fogueira + Palco Giratório apresenta Se eu fosse Iracema + Edital para artesãos participarem da ExporPorto

Lenha na Fogueira Meu amigo Antonio Serpa do Amaral o Basinho postou na sua fan page do face book uma crônica sobre as criticas ao documentário do qua

Musa do festival de Praia  de Costa Marques + Alunos da escola Castelo Branco na Oficina de Teatro

Musa do festival de Praia de Costa Marques + Alunos da escola Castelo Branco na Oficina de Teatro

Lenha na FogueiraO Palco Giratório do Sesc 2019, que está sendo a´presentado em Porto Velho desde o último dia 7 de setembro e vai até o próximo dia 2

Portal Rondônia Tem Tudo  Apresentado ao publico + Em Portugal, atriz de Rondônia  tem papel de destaque em novela

Portal Rondônia Tem Tudo Apresentado ao publico + Em Portugal, atriz de Rondônia tem papel de destaque em novela

Lenha na Fogueira Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho************O Festival Palco Giratório é o maior intercâmbio das artes cênicas do

Palco Giratório apresenta  Teatro dos Imaginários + Aberto o edital  para seleção de bandas que se apresentarão no aniversário de Porto Velho

Palco Giratório apresenta Teatro dos Imaginários + Aberto o edital para seleção de bandas que se apresentarão no aniversário de Porto Velho

Lenha na FogueiraConforme prometido na coluna de ontem, voltamos a nos reportar sobre o documentário “Caçambada Cutuba”, que de início, tinha como obj