Porto Velho (RO) quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Escritora rondoniense apresenta: O Boto da Amazônia nesta sexta + Palco Giratório começa Temporada


Escritora rondoniense apresenta: O Boto da Amazônia nesta sexta + Palco Giratório começa  Temporada - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Uma equipe do Itaú Cultural chega a Rondônia nesta sexta feira dia 6, para realizar a Caminhada Rumos em Porto Velho. 

**********

As inscrições para o Rumos 2019-2020 já estão abertas e, como é tradição, equipes do Itaú Cultural começam as suas caminhadas por todas as capitais do país para explicar como funciona o edital e esclarecer dúvidas. A atividade já passou por Cuiabá (MT),

***********

Nesta sexta feira dia 6 de setembro, das 19h às 21h, o Sesc Esplanada recebe a Caminhada Rumos, formada por Tânia Rodrigues, gerente do núcleo de Enciclopédia, e Marcos Cuzziol, de Inovação.

***********

A proposta é apresentar o edital aos artistas, pensadores, pesquisadores, gestores da cidade e interessados no assunto, esclarecer dúvidas e também trocar informações.

**********

Criado há 22 anos, o Rumos é um dos primeiros editais do Brasil e o instituto, fundado em 1987, há mais de três décadas fomenta a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros.

**********

A instituição abriu, no dia 3 de setembro, as inscrições para a edição Rumos Itaú Cultural 2019-2020.

**********

Por falar em evento cultural, hoje a escola de samba Os Diplomatas realiza a 1ª Seresta do Mocambo com show do grupo Os Anjos da Madrugada.

*********

A programação começa às 20 horas com a apresentação da Banda Vermelha e Branca integrada por b brincantes da escola.

*********

A Seresta acontece na praça São José no bairro Mocambo e se o seresteiro quiser curtir o som dos Anjos da Madrugada confortável, pode adquirir mesa no valor de R$ 80 (4 cadeiras).

*********

Se não, fica como diz o paraense, assistindo da ‘ilharga’ da Praça ou de cima do muro dos Inocentes.

**********

Agora se o seu negócio é curtir uma praia, hoje começa o Festival da Vila Calderita. Com apenas 45 minutos de carro pela estrada de Penal você chega à beira do rio Jamari e na praia de Calderita.

**********

A prefeitura espera reunir durant6e três dias de festa, m ais de 10 mil banhistas e turistas na areia da Praia que vem se tornando no maior atrativo turístico de Porto Velho nos últimos anos.

*********

Outra grande pedida neste final de semana é curtir as apresentações folclóricas que acontecem até domingo dia 8, no Arraial Flor de Candeias no município de Candeias do Jamari a 20 KM de Porto Velho.

*********

Quarta feira 04 participei da programação de abertura da 20ª edição do Flor do Candeia e me encantei com o espetáculo proporcionado pela apresentação da Junina Flor da Primavera.

*********  

Não havia assistido a apresentação da Quadrilha da dona Francisco no Flor do Maracujá e nem no Arraial Comunidade no Sertão lá no Esperança da Comunidade, então fui até Candeias do Jamari conferir, confesso que fiquei junto com a Ana minha esposa, super impressionado com o espetáculo da apresentação da junina Flor da Primavera. Não sei não, mas, se as demais se abestalharem, a Flor da Primavera leva mais um troféu para a Zona Sul.

**********

Quarta também dançou a Girassol das Três Marias apresentando o tema “As Sete Trombetas”. Foi boa!

**********

Ontem foi a vez das juninas Rádio Farol e Mocidade Junina dançarem visando à premiação de R$ 3 MIL que a prefeitura está oferecendo ao grupo vencedor do Flor de Candeias 2019.

**********

Hoje quem se apresenta são as juninas A Roça é Nossa e Rosas de Ouro. As apresentações começas às 21 horas.

**********

Amanhã sábado é a vez da campeã do Flor do Maracujá Junina Juabp e da mais antiga junina de Porto Velho a Rosa Divina.

*********

Agora, se eu fosse dirigente ou promotor de eventos culturais, não perderia a oficina que o pessoal do Rumos Itaú vai ministrar hoje dia 6, no Sesc Esplanada, a partir das 19 horas.


Escritora rondoniense apresenta: O Boto da Amazônia nesta sexta + Palco Giratório começa  Temporada - Gente de Opinião

Palco Giratório começa Temporada, neste sábado

 

A programação do Palco Giratório/Sesc 2019, começa neste sábado dia 7 de setembro, em Porto Velho, com o espetáculo O palhaço de la mancha as 18 horas no Parque da Cidade.

A programação conta com mais de 600 apresentações. O evento é gratuito, mediante doação de 1kg de alimento não perecível.

Por mais de duas décadas o Palco Giratório viaja pelo país ocupando teatros, salas, ruas e praças. O festival emociona o público por meio do teatro, dança, circo e performances.

Este ano em todo o Brasil, serão feitas mais de 600 apresentações e 1.382 horas de oficinas, realizadas por 20 grupos artísticos em 138 cidades.

 

PRIMEIRA SEMANA

 

- O palhaço de la mancha

Companhia de artes cênicas – AM

Duração: 60 minutos

Indicação: Livre

Local: Parque da Cidade

Horário: 18h

- Cria

Cia Suave/ Alice Ripoll – RJ

Duração: 50 minutos

Indicação: 14 anos

Local: Teatro 1 do Sesc

Horário: 20h

 

Domingo (8)

 

- Aquelas: Uma dieta para caber no mundo

Cia manada teatro – CE

Duração: 50 minutos

Indicação: 14 anos

Local: Teatro 1 do Sesc

Horário: 20h

 

Segunda-feira (9)

 

- Naquele bairro encantado - episódio 1: Estranhos visitantes

Cia Teatro Público – MG

Duração: 120 minutos

Indicação: Livre

Local: Avenida José Amador dos Reis, próximo a E.E.F.M Risoleta Neves

Horário: 10h

- Performance: das dores

Taiane Sales – RO

Duração: 15 minutos

Indicação: 16 anos

Local: área de convivência do Sesc

Horário: 19h

 

- Agreste

Cia O Barulho do Acre – AC

Duração: 45 minutos

Indicação: 12 anos

Local: Teatro 1 do Sesc

Horário: 20h

 

Terça-feira (10)

 

- Traga-me a cabeça de Lima Barreto

Cia dos Comuns – RJ

Duração: 60 minutos

Indicação: 14 anos

Local: Teatro 1 do Sesc

Horário: 20h

 

Quarta-feira (11)

 

- Mercado de Performance

Luiz Lerro

Duração: 60 minutos

Indicação: 18 anos

Local: Memorial Rondon - Vila de Santo Antônio

Horário: 17h

- Das cinzas coração

Cia Quimera Criações Artísticas e Teatro Ateliê – RS

Duração: 40 minutos

Indicação: 12 anos

Local: Teatro 1 do Sesc

Horário: 20h

 

Quinta-feira (12)

 

- R.A.L.E - Realidade Apropriada Liberada

Vidência

Artista: Jessé Batista – AL

Duração: 35 minutos

Indicação: 10 anos

Local: Teatro 1 do Sesc

Horário: 20h

Sexta-feira (13)

- Vestido Queimado

Cia Soufflé de Bodó – AM

Duração: 45 minutos

Indicação: 10 anos

Local: Teatro 1 do Sesc

Horário: 20h.


Escritora rondoniense apresenta: O Boto da Amazônia nesta sexta + Palco Giratório começa  Temporada - Gente de Opinião

LITERATURA

Escritora rondoniense apresenta


O Boto da Amazônia nesta sexta

 

O livro “O boto da Amazônia”, de Izabel Cristina será lançado pela Autografia Editora, na Bienal Rio, nesta sexta-feira (6), no pavilhão Verde, Rua 32. 

A proposta do livro é de sensibilizar sobre a educação ambiental iniciando desde a infância, mostrando a importância dos rios e das matas – promovendo o patrimônio natural do Rio Madeira, do micro ao macro cósmico protegendo e garantindo o futuro de todos.

“A ideia de produzir um livro foi desde a minha chegada, nos anos 90, em Porto Velho, pois sempre fui apaixonada pelo Rio Madeira e pelos Botos, e quando lecionava no Centro Educacional Gilberto Mendes de Azevedo SESI, já fazia com meus alunos trabalhos referentes a riqueza, o patrimônio natural do Rio Madeira, onde fiz um mural para fotografá-los e mostrar aos alunos incentivando-os  sobre o valor patrimonial e o pertencimento de cada cidadão pelo nossa riqueza natural”.

Izabel Cristina declara: “Escrever esta obra é simplesmente fantástico! Para mim os botos é uma paixão  e tenho como objetivo incentivar  e promover o maior patrimônio natural do Rio Madeira  e que está na Lei Orgânica do Município de Porto Velho”.

Ela ressalta: “Também quero deixar aqui minha gratidão a empresa que patrocinou parte da obra, o Centro Educacional Cora Coralina onde tem uma comunidade escolar de 600 alunos e com mais de 30 anos de tradição em Porto Velho, não esquecendo que tive um grande apoio da Prefeitura de Porto Velho/Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (SEMED).  

Educação Ambiental

 

O Projeto do Boto Tucuxi vai à Escola, iniciou  em 2017 na Escola Bom Jesus onde levei o personagem para interagir com as crianças e falar da  preservação dos botos promovendo uma consciência ambiental e que devemos ser exemplo não jogando resíduos nas ruas, vias públicas  e que os resíduos devem ser destinados para coleta e para as cooperativas, onde serão transformados em novos produtos e é com esta iniciativa que queremos deixar um legado sobre a Educação Ambiental nas escolas desde a infância pois, em nossas visitas as crianças além de vivenciarem o personagem, realizam desenhos e pinturas  com mais de 20 escolas na rede municipal e em escolas privadas.

Autora

 

Izabel Cristina da Silva é natural de Fagundes, na Paraíba. Radicada em Porto Velho – Rondônia, desde 1990. Pesquisadora, Defensora da Floresta, Mobilizadora Social e Cultural. Tem Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialização em Política, Estratégia e Soberania sobre a Amazônia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RO), Analista Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR-UNESC). Técnica na Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho. Coordena eventos científicos e culturais no Estado de Rondônia. (Por Josy Gomes Murta, da Redação do Conexão Boas Notícias). 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Circo da Fuleragem será a grande atração no Mercado Cultural + A Viradouro conquista seu segundo título no carnaval Carioca

Circo da Fuleragem será a grande atração no Mercado Cultural + A Viradouro conquista seu segundo título no carnaval Carioca

Depois de alguns dias ausente da mídia de modo geral, estamos de volta após um breve período de LUA DE MEL**********Afinal de contas, me casei no sába

III Reunião do Conselho Estadual de Turismo, coordenado pela Setur, define ações para 2020

III Reunião do Conselho Estadual de Turismo, coordenado pela Setur, define ações para 2020

Na III Reunião do Conselho Estadual de Turismo (Cedtur), que aconteceu na manhã de quinta-feira (20) no salão nobre Rosilda Shockness, edifício Pacaás

Lenha na Fogueira e os 40 anos da Banda do Vai Quem Quer

Lenha na Fogueira e os 40 anos da Banda do Vai Quem Quer

Lenha na Fogueira E chegou o grande dia do carnaval de Porto Velho. Hoje tem o desfile da Banda do Vai Quem Quer.***********Aliás, o 40º desfile do ho

Lenha na Fogueira e o Carnaval 2020

Lenha na Fogueira e o Carnaval 2020

Lenha na Fogueira Hoje é o dia do desfile do bloco carnavalesco Us Dy Phora desfilar.A concentração do Bloco do Bosco começas as 20 horas, por trás da