Porto Velho (RO) domingo, 16 de dezembro de 2018
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Elsinho promove o Natal Solidário - Exposição Piracema na GAL da Ivan Marrocos


Elsinho promove o Natal  Solidário  - Exposição Piracema na GAL da Ivan Marrocos - Gente de Opinião

Estão abertas as inscrições para a Chamada Música em Movimento, que faz parte do Programa Petrobras Cultural. Estamos buscando ideias inovadoras nas áreas de Circulação de Shows, Festivais e Projetos Especiais. Acesse o nosso site para mais informações e inscreva seu projeto até 4/1/2019:http://petrobr.as/musica-movimento-fb

 

**********


Ontem aconteceu o ensaio geral do espetáculo musical “Tributo ao Menestrel”, cujo homenageado da vez, será este que escreve esta coluna, também conhecido como Sílvio Santos.

 

*********


O show tem total apoio da Funcultural de Porto Velho que além de colocar toda estrutura de palco, iluminação e sonorização, também patrocina o cachê dos músicos da Banda.

 

*********


Sílvio Santos vai receber no palco que será montado no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural, os seguintes artistas.

 

*********


Bado, Thiago Paiva, As Pastoras do Asfaltão, Bainha, Branco Moraes, Zezinho dos Cobras do Forró, Lairton Rocha e Júnior de Castro Alves entre outros convidados.

 

********


O espetáculo está marcado para começar as 19 horas, com as escolas de samba de Porto Velho Diplomatas do Samba, Asfaltão, Armário Grande, Acadêmicos da Zona Leste, Império do Samba, Unidos da Rádio Farol e Acadêmicos do São João Batista apresentando seus pavilhões ao som do samba “O Menino de São Carlos que se Tornou Zekatraca” de autoria do Ernesto Melo.

 

*********


Daí pra frente, Silvinho Santos junto com o maestro Alkbal comandam a banda, acompanhando Sílvio Santos e convidados num repertório que vai de Samba de Breque, Samba Romântico, Samba Canção, Toada de Boi Bumbá, Forró, Reggae e muito Samba Enredo.

 

*********


Serão aproximadamente, DUAS HORAS de show só com músicas do Sílvio.

 

*********


O encerramento do show será com as escolas de samba apresentando seus sambas enredos para o carnaval de 2019. Essa parte do espetáculo será comandada pela direção da FESEC na pessoa do presidente Reginaldo Cardoso – Makumbinha.

 

*********


Pra terminar de verdade, entra em cena o CARNAVAL com as marchinhas da Banda do Vai Quem Quer.

 

********


Aproveito a oportunidade para convidar todos os leitores desta coluna, a prestigiarem o show “Tributo ao Menestrel – Sílvio Santos”. Dizem que vai ter um bolo gigante, pois, Sílvio Santos aniversaria justamente no dia 8 de dezembro. Vai lá que te dou um pedaço do meu BOLO!

 

********


Não estou me alto promovendo, como um cara falou, estou apenas divulgando um evento da Funcultural, que por coincidência será uma homenagem a mim.

 

*********


Se fosse outra pessoa a receber a homenagem com certeza, eu estaria divulgando e com mais ênfase.

 

*********


Como na imprensa de Rondônia, não existe outro colunista cultural, eu mesmo divulgo o show do qual serei a principal figura.

 

*********


Outros colegas artistas em Porto Velho serão homenageados pela Funcultural através do Projeto “Tributo ao Menestrel”

 

********


O primeiro a receber a honraria, foi meu amigo e parceiro BAINHA o segundo foi o ZEZINHO DOS COBRAS e agora serei eu.

 

*********


Com certeza no próximo ano, artistas como Ernesto Melo, José Luiz Machado de Assis – Torrado e muitos outros serão homenageados.

 

*********


O Projeto “Tributo ao Menestrel” veio cobrir uma lacuna dentro do movimento cultural musical de Porto Velho, reconhecendo o trabalho de artistas que colaboram com o desenvovimento cultural do nosso município.

 

*********


Temos que agradecer e elogiar, a iniciativa do Ocampo Fernandes presidente da Funcultural de Porto Velho por tão brilhante ideia.

 

*********


Durante toda esta semana, vou encher o saco de vocês, divulgando o show “Tributo ao Menestrel – SILVO SANTOS” que vai acontecer sábado dia 8 no Mercado Cultural!

 

 

Exposição Piracema, sexta na GAL da Ivan Marrocos

 

Sob a curadoria de Margot Paiva, o artista multimídia Flávio Dutka, abre a exposição “Piracema” na Galeria de Artes Afonso Ligório – GAL da Casa da Cultura Ivan Marrocos, na próxima sexta feira dia 7.

 

Segundo Margot Paiva, as atividades em artes plásticas na Ivan Marrocos no ano de 2018, serão encerradas com a exposição do Flávio na Afonso Ligório, e a dos artistas Gilson Castro e Franciney Vasconcelos na sala Forte Príncipe (1º piso).

 

A exposição Piracema de Flávio Dutka será aberta as 20 horas e segue até o dia 19 de janeiro de 2019. “Para conversar pessoalmente com o artista é só comparecer à Casa da Cultura Ivan Morros a partir do dia 7” convida Margot.

 

 


A respeito do trabalho do Flávio Dutka o professor Nilson Santos escreve:

 

Flávio Dutka é sem dúvida um dos dois artistas plásticos de Rondônia mais versáteis, provocativos. Sua arte distingue e muito dos pintores de quadro que povoam o meio.

 

Esta é a segunda mostra dele retratando a natureza, e as surpresas que nos aguardam são tão impactantes quanto a primeira, surpreendendo na técnica, acaba também por surpreender no olhar, e nos conjuntos que apresenta.

 

Num total de 47 trabalhos expostos, de um total muito maior de telas criadas sobre o tema, boa parte em tom monocromático de preto ou sépia, como sempre faz nos conjuntos que cria, um dos desenhos destoa dos demais, neste caso há uma grata surpresa, que vale a pena identificar.

As obras que compõe esta mostra deveriam ser vista por qualquer rondoniense que se admira com a exuberância da natureza que temos, o gigantismo do rio, a imponência do céu, a representação singular das nuvens, e até mesmo as múltiplas composições dos barrancos dos nossos rios e igarapés são representados nas telas com a dignidade, grandeza e sentimento bucólico que estas imagens nos revelam.

 

 


Estas obras deveriam ser vistas impreterivelmente pelos nossos artistas plásticos, e não são poucos, que ainda insistem em pintar riozinho, barquinho, arvorezinha, cipozinho, oncinha, ararinha, indiozinho com técnica singela demais para quem vive no século XXI.

 

Nesta mostra as telas de Flávio Dutka retratam em grande parte as cenas cotidianas das comunidades do baixo madeira, delas dois detalhes nos chamam a atenção: a primeira é a ausência de pessoas e de animais, são lugares sem rosto que nutre a sensação de abandono, outra delas é a dualidade das imagens: de um lado vemos as cenas das comunidades do baixo madeira, quase sempre com grandes árvores mortas, e de outro, cenas do rio, das matas, do céu com muita personalidade e vida.

 

Há uma grata exceção: um quadro com tons degrade em laranja, sugerindo um fim de tarde, ou um fim de queimada com esqueletos de troncos negros como testemunha, a imagem é tão completa, que não demanda comentários.



 

Flávio, difere da quase totalidade dos pintores de quadros que temos, pela capacidade de pintar um tema bastante regional dialogando com a grande tradição que temos das artes plásticas, dialoga francamente com o impressionismo de Turner, com o naturalismo bucólico de Hoper, com as técnicas de pontilhismo, e com predileção ao sépia de Da Vinci, diga-se de passagem um dos pintores que ele mais persegue, principalmente nos temas proibidos.

 

No conjunto, Flávio faz parte do Coletivo Madeirista, que conta com músicos, atores, fotógrafos, e produtores que produzem arte com densidade, com qualidade e principalmente com capacidade de interlocução com outros centros de fomento a arte.

 

Antes da chegada dos tempos vergonhosos e sombrios que nos aguardam, é muito importante ver a mostra. (Nilson Santos - professor)

 

 

SAMURAI DO MADEIRA



 

Elsinho promove dia 22 o Natal Solidário no campo do Igarapé

 

O atleta Elsinho desembarca nos próximos dias no Brasil e juntamente com seu pai Eudes Araújo, organiza o Natal Solidário. O evento acontece no Campo de Futebol do Bairro Igarapé/Ipanema, próximo a Avenida Pinheiro Machado, na Rua Janaína, 6308-6454.

 

“Será uma grande festa, e está ai o convite para que venham jogar ao lado do Bi-Campeão Japonês e melhor brasileiro no futebol do Japão em 2018”, convida Eudes. A festa será a partir das 16h30 no próximo dia 22. Haverá sorteio de camisetas autografadas pelo Elsinho e outros brindes.

 

A partida festiva será entre os “Amigos do Elsinho” X Escolinha Porto Feliz. “Esta escolinha onde o professor Osmar inciou tudo e Elsinho deu os primeiros chutes na bola e hoje o jogador mantém com seu trabalho está escolinha o que nos orgulha muito”, disse Eudes. (fonte rondoniaovivo)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Estrela Preciada Benesby de Macedo  Os provérbios da Baronesa Benesby

Estrela Preciada Benesby de Macedo Os provérbios da Baronesa Benesby

A família de Saul Benesby e Ana Salgado Benesby transformou o distrito de Abunã num dos principais polos comerciais das terras do hoje estado de Rondô

MP que garante repasse para Fundo de Cultura - Projetos da Rouanet injetaram R$ 49,78 bilhões na economia

MP que garante repasse para Fundo de Cultura - Projetos da Rouanet injetaram R$ 49,78 bilhões na economia

O prefeito de Porto Velho bateu o martelo, quanto à verba ou subsídios, que serão passados às escolas de samba de Porto Velho para o próximo carnaval

Memorial Jorge Teixeira  foi reinaugurado ontem. Ensinamentos dos ditos populares  será lançado no próximo sábado

Memorial Jorge Teixeira foi reinaugurado ontem. Ensinamentos dos ditos populares será lançado no próximo sábado

Bem que desconfiei da veracidade daquela postagem, que fizeram terça passada, em alguns sites dando conta de que o prefeito Hildon Chaves cortaria is

O Magnífico Mestre Sala  Cabeleira ainda é show - Começou o leilão!

O Magnífico Mestre Sala Cabeleira ainda é show - Começou o leilão!

Começou o leilão!*********A cultura em Rondônia, com destaque para a de Porto Velho, começou a semana em polvorosa. Três notícias abalaram as estrut