Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Dia do Samba - Asfaltão comemora com a comunidade


2 de Dezembro é a data que o Brasil comemora o dia do Samba.  Ele chegou tão contagiante e envolvente que originou vários outros estilos musicais neste País de tantos segmentos de riquezas e diversidades musicais e culturais.

Para marcar e comemorar este dia, no próximo dia 06, sexta-f

Gente de Opinião

eira, a Família Asfaltão exaltará o Samba e o dia de Santa Barbara comemorado no dia 4 de dezembro. Este encontro de sambistas se dará a partir das 18h00 horas no Bar do Calixto, que fica na rua Jacy Paraná com Brasília.

Como bem disseram Arlindo Cruz e Sombrinha: “...Ser sambista é ver com os olhos do coração, ser sambista é crer que existe uma solução. É certeza de ter escolhido o que convém. É se engrandecer e sem menosprezar ninguém...”, por isso e por manterem acesa a história deste ritmo que nasceu nas senzalas, se abrigou em guetos e favelas, se expandindo para área urbana das cidades brasileiras, este momento será uma grande confraternização, bem como uma homenagem da escola aos sambistas de nossa amada Porto Velho. Salve o samba! salve os sambistas de porto velho!!

“... Aconselho a você, que seja sambista também!...”

Lançamento do samba de enredo

Este encontro de sambistas, será marcado também pelo lançamento oficial do Samba de Enredo de 2014, escolhido no ultimo dia 9 de novembro. O samba que se sagrou campeão é de autoria da dupla de compositores Toninho Tavernard e Marquinhos do Cavaco, e desenvolve o Enredo Porto Velho, Teu “Valor” Cultural, é a Riqueza e o Brilho do Meu Carnaval! de autoria de Silvia Pinheiro.

Samba para Clarice

“...Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho...” (Clarice Lispector).

Se estivesse viva, no dia 10 de dezembro a escritora Clarice Lispector completaria 100 anos e seguindo um calendário organizado pelo segmento da literatura nacional, a agremiação fará uma noite intitulada “Samba pra Clarice”, que será realizado no dia 10, a partir das 19h00, na Casa de Cultura Ivan Marrocos. O Presidente Makumbinha, reforça o convite, ressaltando que a Família Asfaltão sempre recebe os amigos de braços e corações abertos.



A respeito da coluna do último sábado 30, o carnavalesco presidente do bloco Galo da Meia Noite Edson Caula, enviou o seguinte comentário:

*********
Pois é, Sr. Zekatraca, que situação é essa, que se torna ate certo ponto "Bisonha" em relação às atividades da "FESEC", aliás, me deram uma informação quinta-feira um tanto preocupante, de que a entidade que congrega nossas escolas de samba e que hoje tem a frente dois "baluartes" do nosso carnaval, Rogério e Cabeleira, os mesmos não poderão assinar qualquer convênio devido suas funções trabalhistas estarem ligadas não sei se a esfera Municipal, Estadual ou Federal, conforme as leis em vigor. Ainda tem tempo para corrigir tudo isso e fazer acontecer o desfile das nossas escolas de samba. Um ano mais sem desfile, será a "bancarrota" da mais antiga festividade carnavalesca do nosso município que é o Desfile das nossas Escolas de Samba. Eu acredito no potencial de seus atuais administradores. Grato. Edson Caúla, e Viva o Samba.

*********

Por falar em festa, o governo estadual em solenidade que contou inclusive com a participação do odor das Andorinhas. Abriu oficialmente no último sábado, as festividades alusivas ao Natal.

*********

O governador Confúcio Moura acionou o botão que acendeu a iluminação natalina do palácio Presidente Vargas. A festa contou com a apresentação da orquestra da escola Villa Lobos e da Escola de Música Jorge Andrade e do coral da Eletronorte. Foi uma festa muito bonita.

*********

Na iluminação do Palácio encontrei o ex prefeito e amigo Roberto Sobrinho, que em conversa descontraída, disse que: “daqui a alguns dias completa um ano que fizeram aquela palhaçada comigo, me prendendo e até hoje o inquérito não foi concluído e nem tem previsão. Não foi concluído porque não encontraram nada que me incriminasse”.

********

Se eu fosse da editoria política ou até policial, iria levantar junto aos órgãos competentes o que realmente aconteceu ou está acontecendo ou então não está acontecendo no caso do Roberto Sobrinho.


********

Uma coisa ninguém pode negar, no tempo da administração petista, pelo menos as principais ruas de Porto Velho, em tempo de Natal, recebiam decoração e iluminação especial.

********
Este ano Porto Velho está feia na foto em se tratando de decoração natalina e iluminação. Além do palácio, a Catedral Metropolitana também está iluminada o resto nada.

********
Naquela administração tínhamos inclusive as Caixas D’água iluminadas, tínhamos uma programação de cantatas que aconteciam em vários locais da cidade.

********

A Praça da Madeira Mamoré era toda decorada com motivos natalinos. Hoje a decoração são as brasas dos cachimbos de Crack e a fumaceira provocada pelas baforadas nos cigarros de maconha.

********

Se não fosse os moradores da rua José Camacho no trecho entre a Brasília e a Guanabara que decoraram as frentes de suas casas e iluminaram com motivos natalinos a rua Porto Velho não teria nenhuma rua decorada.

********
O erro dos administradores políticos é deixar o povo se lembrar da administração passada, esse é o caso da atual administração municipal.

********
É preciso que o atual prefeito, para quem fiz campanha e votei e quase participo da equipe de administradores, chame o secretariado e dê um choque de alta tensão em seus cérebros, quem sabe assim eles tomem tento e passem a fazer alguma coisa pelo município de Porto Velho.

********
Ouvi dizer que a Fecomércio ou foi o Clube de Diretores Lojistas, firmaram convênio com a prefeitura para fazer a decoração natalina. Será que esse convênio é para este NATAL!


Aprovada alteração no projeto de Lei do FEDEC

A proposição do Projeto de Lei Ordinária (1116/2013) criando o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura (FEDEC/RO), integrante do Sistema Estadual de Financiamento à Cultura (CEFIC) foi aprovada na sessão realizada no último dia 26 de novembro na Assembléia Legislativa de Rondônia. A aprovação tem significado importante para a deputada Epifânia Barbosa, que lutou muito e trabalhou ativamente com este objetivo.

O projeto foi aprovado com apenas uma Emenda, que altera o inciso I do artigo 3º da Lei nº 2.747. De acordo com a parlamentar, “as dotações consignadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) do Poder Executivo do Estado de Rondônia, assegurando o percentual de até 0,5 (cinco décimos por cento) da receita tributária líquida", explicou Epifânia. Os recursos destinados o FEDEC/RO serão utilizados em consonância com a realidade local.

Epifânia salientou que “a referida alteração, a qual objetiva o Projeto de Lei, não perderá a sua finalidade, que é financiar projetos culturais de iniciativo de pessoas físicas e pessoas jurídicas, a fim de fomentar a produção artística cultural”, completou. Desde que assumiu a Presidência da Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa, a deputada tem contribuído para o fortalecimento da cultura rondoniense, por meio de emendas, debates, reuniões, audiências públicas, dentre outras ações, cujo objetivo é definir uma política voltada à preservação da identidade cultural rondoniense. À frente de inúmeras iniciativas para alavancar a cultura local, Epifânia trabalha para consolidar e fortalecer uma cultura tão rica e diversificada que conta inúmeros talentos na música, teatro, artes plásticas, áudio visual, poesia, dentre outras expressões artísticas. “Estamos felizes com a aprovação do FEDEC, pois com mais esta ação damos nossa parcela de contribuição à cultura”, finalizou.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando